Vem aí a 31ª Noite Longa dos Museus

  • SumoMe
Lange Nacht Der Museen

Fonte: http://www.lange-nacht-der-museen.de/

Na noite de 25 de agosto de 2012 acontece a 31ª Noite Longa dos Museus. A Noite Longa dos Museus (em alemão “Lange Nacht der Museen”) é um evento que ocorre duas vezes por ano, nos meses de  janeiro e agosto, quando mais de 100 museus em Berlim ficam abertos até altas-horas com uma programação especial, como concertos, apresentações e diversas visitas guiadas.

Com exceção do Museu Pergamon, todos os museus da Ilha dos Museus participam do evento, assim como o Museu Jadaico, o DDR Museu, Museu do Muro no Checkpoint Charlie, Museu de História Natural e o Museu Histórico Alemão. Muitos outros museus menos tradicionais (e inusitados) também participam como o Museu Alemão Currywurst (Currywurst é uma especialidade de Berlim – é linguiça grelhada, servida com curry, maionese e catchup), Museu do Açúcar, Museu do Cânhamo (maconha), Museu da Energia, MOCTA – Museum of contemporary TrashArt (museu com arte contemporânea feita de material reciclado), Museu da Homossexualidade, Museu de Jogos de Computador, Museu do Filme e da Televisão, etc.

Não são somente museus que participam do evento. Diversas outras atrações de Berlim abrem suas portas nesta noite, como por exemplo a Catedral de Berlim onde acontecerá concertos e uma visita guiada no famoso órgão de tubos da catedral; a Berliner Rathaus, onde o visitante pode ver entre outras, a sala do prefeito; o prédio Alte Kommandantur na avenida Unter den Linden, que é a sede da empresa Bertelsmann e onde haverá uma visita guiada além de apresentações; o Palácio Charlottenburg, onde o  visitante poderá ver os salões de festa e os cômodos do rei Friedrich O Grande, assim como acontecerá concertos. Para quem esta com criança tem coisas interessantes também como o Aquário, o planetário, o Museu para Crianças Labirinto e o Loxx, uma exibição que mostra Berlim em miniatura – maquetes com mini casas e pédios, trens que se movimentam, carros, etc.

Neste dia linhas especiais de ônibus são colocadas ligando as atrações. No total são sete linhas e com exceção de uma, todas elas partem do Kulturforum Potsdamer Platz (endereço: Matthäikirchplatz – que fica pertinho da Potsdamer Platz).  Você não necessariamente precisa ir até lá ou usar estes ônibus, você pode simplesmente usar as linhas de metrô  e ônibus normal para chegar na atração que lhe interessa. Clique nos nomes das rotas para poder ver os pontos e as atrações que se encontram nas imediações deste ponto: Rota 1, Rota 2Rota 3, Rota 4, Rota 5, Rota 6 e Rota 7.

O evento vai das 18:00 horas do sábado às 2 da manhã de domingo. O ingresso, que dá direto a entrar em todos os estabelecimentos participantes, custa 18 euros. Crianças até 12 anos não pagam e o ingresso para estudantes custa 12 euros. Este bilhete dá direito a usar o transporte público (nas zonas tarifárias ABC) das 15 horas do sábado até às 5 da manhã do domingo, assim como dá direito a usar as sete linhas de ônibus especiais. Os ingressos podem ser comprados online, nos museus participantes, nos pontos de venda de bilhetes do metrô, nos centros de informação para turistas.

Uma lista com os estabelecimentos participantes com seus respectivos endereços, sites e links para a programação especial (infelizmente o site Lange Nacht der Museen está somente em alemão) no dia da Noite Longa dos Museus pode ser encontrado aqui.

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*