5 de Fevereiro de 2018: Zirkeltag – 28 anos Com e Sem Muro de Berlim

  • SumoMe
Zirkeltag_28AnosComESemMuroDeBerlim

A rua Dorotheenstraße – em 1983 com muro e hoje (Fonte: www.morgenpost.de)

Em 13 de agosto de 1961 é construído o Muro de Berlim. No dia 09 de novembro de 1989, cai o Muro de Berlim. Da sua construção até sua queda foram 28 anos, 2 meses e 26 dias.

Hoje, dia 05 de fevereiro de 2018, fazem exatos 28 anos, 2 meses e 26 dias que o Muro de Berlim caiu, igualando assim, seu tempo de existência e o tempo que deixou de existir.

A data tem sido denominada de “Zirkeltag” e tem sido lembrada com uma série de reportagens de jornal, rede de TV e rádios locais. O foco é o testemunho de pessoas que viveram aquela época e  suas vivências, assim como o desenvolvimento da cidade após a remoção do muro. O jornal Morgenpost, por exemplo, faz uma comparação interativa de fotos, mostrando diversos pontos da cidade com o muro de Berlim e o mesmo local, neste ano de 2018, sem o muro.

Zirkeltag_28AnosComESemMuroDeBerlim_StresemannstraßeNiederkirchnerstraße

A Niederkirchnerstraße com muro e hoje, sem muro (Fonte: www.morgenpost.de)

A data também é lembrada pelo Memorial do Muro de Berlim com uma exposição fotográfica, que documenta como o muro se desenvolveu ao longo dos anos, mostrando as transformações na cidade entre os anos de 1961 a 2018.

A exposição é gratuita e vai de 06 de fevereiro a 15 de agosto de 2018, de terça a domingo, das 10 às 18:00hs. A exposição acontece no Centro de Visitantes (Besucherzentrum) do Memorial do Muro de Berlim, localizado na Bernauer Straße 119.

Zirkeltag_28AnosComESemMuroDeBerlim_ExposicaoMemorialMuro

A exposição fotográfica: 28 Anos – Berlim Com e Sem Muro (Fonte: http://www.berliner-mauer-gedenkstaette.de)

E para você que vem visitar a cidade e quer ver restos do muro de Berlim, neste artigo eu listo onde encontrar os trechos e restos remanescentes do muro de Berlim.

Restos do Muro de Berlim - Topografia Terror

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*