Auguststraße – Uma rua para quem gosta de arte

  • SumoMe

Atualizado em julho/2016

A Auguststraße, que se localiza no bairro Mitte, é uma rua que depois da queda do muro passou por grande transformação. Assim como em outras partes de Mitte esta área era mais abandonada e os prédios estavam em má estado de conservação, alguns foram até ocupados. Com a reunificação, este antigo e histórico centro voltou a atrair a atenção, especialmente de muitos artistas, que passaram então a dar a característica que a rua tem hoje. Atualmente a Auguststraße é o endereço de inúmeras galerias – são mais de 10 galerias em uma rua que não chega a ter um quilômetro de extensão!

Fonte: paulysaal.com

Além das galerias que se enfileiram uma ao lado da outra ao longo da rua, a Auguststraße conta ainda com um destaque, a “Ehemalige Jüdische Mädchenschule” (Antiga escola para meninas judias).  O prédio onde funcionava a escola para meninas judias, que foi fechada em 1942 pelos nazistas, hoje em dia depois de ter passado por uma restauração é um local que abriga as artes, cultura e boa gastronomia. O prédio, que se localiza no No. 11-13 da Auguststraße, é o endereço de duas galerias: Michael Fuchs Galerie e CWC GALLERY. O prédio abriga ainda o Museu  The Kennedys. Em termos de gastronomia o complexo é bem servido com o sofisticado restaurante Pauly Saal, que foi premiado em 2013 com uma estrela pela guia Michelin. Quem quiser fazer um lanchinho mais simples depois de uma visita às galerias ou ao museu, pode ir na Mogg & Melzer Delicatessen.

Entrada do KW Institute for Contemporary Art e ao fundo o Cafe Bravo

O número 69 da Auguststraße abriga ainda o KW Institute for Contemporary Art (Kunst-Werk), um local para exposições de arte contemporânea. O KW foi fundado no início dos anos 90 em um prédio onde antes funcionava uma fábrica de margarina! Inicialmente em péssimo estado de conservação, mais tarde o prédio passou por uma reforma e hoje dispõe de 2.000 m² de área para exposições distribuídas em 5 andares. No complexo alguns artistas têm também seus atelier.  “Escondido” no fundo do pátio do complexo encontra-se ainda o Cafe Bravo onde você pode tomar um café com uma torta ou ainda fazer uma refeição na hora do almoço. A estilosa construção de vidro onde o Cafe Bravo se encontra foi inserida na reforma do prédio e é uma obra do artista americano Dan Graham.

O jardim do Clärchens Ballhaus

Vale a pena ainda mencionar na Auguststraße No. 24 o Clärchens Ballhaus, que não se trata de mais uma galeria de arte.  Clärchens Ballhaus é um café e restaurante que também é um salão de baile (que é o significado do nome “Ballhaus”) que se encontra em um prédio antigo, com a fachada bem surrada  e que é a cara de Berlim 🙂 Na frente do prédio há um agradável jardim onde as mesas são distribuídas ao redor do verde e sob a sombra das árvores, oferecendo um ambiente descontraído e perfeito para sentar e curtir em um dia ensolarado. À noite as luzes que decoram dão um ar romântico ao local. Dentro do prédio, no interior do restaurante o ambiente é nostálgico – aqui as mesas ficam ao redor do salão e no centro as pessoas bailam desde salsa, a tango e swing. A programação é variada e a casa oferece cursos de dança também.

Fonte: www.alcontadino.eu

Famoso também na rua é o restaurante italiano Al Contadino Sotto Le Stelle (Auguststraße 36) que costuma receber ilustres visitantes como Brad Pitt, Angelina Jolie e Quentin Tarantino quando visitam Berlim.

Lista das galerias que se encontram na Auguststraße:
Galerie Berlin: Auguststraße 19
Galerie Schwind: Große Hamburger Straße 1 (fica de esquina com a Auguststraße)
JORDAN / SEYDOUX – Drawings & Prints: Auguststraße 22
aquabitArt Galerie: Auguststraße 35
Galerie Deschler: Auguststraße 61
Galerie Naimah Schütter: Auguststraße 62
–  me Collectors Room Berlin / Stiftung Olbricht: Auguststraße 68
Galerie Gesellschaft: Auguststraße 83
GALERIE LEO.COPPI: Auguststraße 83
de freo gallery: Auguststraße 85

Como Chegar:
U-Bahn: Linhas U6, estação Oranienburger Tor
S-Bahn: Linhas S1,  S2, S25, estação Oranienburger Str.

Atrações Próximas: Nova Sinagoga, Hackescher Markt e Hackesche Höfe

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Boia Paulista says:

    Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. avatar sylvia druner says:

    Oi Isabel ,adoro seu site,estarei em berlim em agosto estou sempre indo e voltando p o Brasil,esperando colocar minha vida em ordem p definitivamente me mudar p ai !Se vc puder poderia me indicar algumas galerias de arte contemporanea? Sei q ha muitas mas n sei onde?? Obrigada desde já. Um abraço Sylvia

Deixe seu comentário

*