Baladas em Berlim

  • SumoMe

Como eu já comentei antes a vida noturna de Berlim é super agitada e muitos até a consideram uma das melhores do mundo. Aqui a noite é longa e é comum ir “pulando” de um bar para outro até terminar a noite (ou melhor começar o dia!) em uma das danceterias da moda. Seus clubes com música eletrônica e geralmente underground são famosos mundialmente. Mas Berlim tem mais do que bares e clubes underground para oferecer, a cidade tem de tudo para todos os gostos. E não estranhe, pois muitos bares e danceterias ficam super “escondidos”, sem letreiros ou placas, só a   aglomeração  das pessoas denuncia que ali rola uma balada. Veja abaixo uma lista com algumas das baladas mais famosas de Berlim:

– Berghain/Panorama Bar

Berghain (Fonte: Wikipedia)

O Berghain é um clube instalado numa antiga usina de energia e seu nome se deriva de uma combinação dos nomes dos bairros “Kreuzberg” com “Friedrichshain”, já que o clube fica na fronteira destes dois bairros.
O Berghain é o clube mais famoso da cidade e já foi eleito o melhor do mundo. Com esta fama e reputação não é de se estranhar que filas se formem na sua entrada, na verdade praticamente já se tornou uma atração turística. Entretanto nem todos conseguem entrar – você tem que passar pela “aprovação” do leão-de-chácara que fica na entrada. Isto é outra coisa pela qual a Berghain é famosa: os seguranças costumam barrar muita gente. Para aumentar suas chances de entrar, não vá em grupos grandes nem com um look sofisticado, tipo patricinha/mauricinho, neste clube combina mais um visual moderninho e descolado.
No Berghain o estilo de música tocada na pista principal é  eletrônica pesada e no andar superior, no Panorama Bar já é mais leve, sendo tocada house e disco.
O Berghain funciona nos finais de semana, à partir da meia-noite, mas bomba mesmo é à partir das 3hs da manhã. E de sábado para domingo a badalação entra domingo a dentro, sendo comum as pessoas dançarem até o domingo de tarde. Pode haver programação especial nos dias da semana, para saber consulte o site (http://berghain.de/).

Endereço: Am Wriezener Bahnhof – Friedrichshain – Berlim
Telefone: 030 2936 0210
Site: http://berghain.de/

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Ostbahnhof
U-Bahn: Linha U1, estação Warschauer Str.

– Watergate

Watergate (Fonte: www.water-gate.de)

O Watergate é mais um clube super famoso e renomado de Berlim e fica no bairro de Kreuzberg. O Watergate é bem conhecido por três coisas:
(1) Pela bela vista: o Watergate está situado às margens do rio Spree e as paredes de vidro do piso térreo oferecem uma bela vista do rio e da ponte Oberbaumbrücke. Do lado de fora há também uma plataforma sobre a água.
(2) Pela iluminação colorida do teto da pista principal.
(3) Pelos Djs renomados que estão sempre tocando por lá.

O estilo musical tocado é  house e techno e a Watergate funciona às quartas-feiras (à partir das 23 hs) e sextas e sábados, à partir da meia-noite.

Endereço: Falckensteinstr. 49 – Kreuzberg – Berlim
Telefone: 030 6128 0394
Site: http://www.water-gate.de/

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U1, estação Schlesisches Tor

– House of Weekend

House of Weekend (Fonte: www.houseofweekend.berlin)

A House of Weekend é mais uma das top danceterias de Berlim. E não é só top, como também está no topo! A House of Weekend se localiza nos últimos andares de um prédio alto, o “Haus des Reisens” – um prédio com um grande letreiro da Sharp no seu topo, que fica bem pertinho da Alexanderplatz.
A danceteria tem duas pistas de dança: uma no 12º andar e a outra no 15º andar. Grandes janelas de vidro em todo o 12º andar, proporcionam uma vista fantástica de Berlim – muitas pessoas consideram a melhor hora na House of Weekend quando o sol nasce e se tem a vista maravilhosa da cidade. Faz parte ainda da House of Weekend um terraço no topo do prédio, que pode ser acessado por uma escada à partir do 15º andar e se você for nos dias mais quentes com certeza será muito agradável sentar em um sofá ao ar-livre, beber algo e admirar a cidade do alto.
Aqui também a música dominante é techno e house. A House of Weekend é aberta de quinta à domingo, sendo que pode haver uma programação especial em outros dias – conferir no site.

Endereço: Alexanderstrasse 7 – Mitte – Berlim
Telefone: 030 2463 1676
Site: http://www.houseofweekend.berlin/

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8, estação S+U Alexanderplatz

– Tresor

Tresor (Fonte: tresorberlin.com)

O Tresor é um clube famoso e legendário em Berlim – é um dos mais antigos da cidade. O Tresor foi aberto em 1991 e até 2005 funcionava na rua Leipziger Strasse , pertinho da Potsdamer Platz. Após dois anos de pausa reabriu suas portas em uma antiga usina na Köpenicker Strasse.
O Tresor tem três ambientes: o House in Globus, o +4 Bar – de onde se tem uma vista das ruínas da usina, e o “Porão” – que para chegar nele passa por um túnel com 30 metros de comprimento.
Assim como no seu começo, o estilo musical no Tresor é a música eletrônica. O Tresor funciona às segundas, quartas, sextas e sábados, geralmente à partir meia-noite (mas dependendo da programação pode ter outros horários de abertura – ver no site) http://tresorberlin.com.

Endereço: Köpenicker Strasse 70 – Mitte – Berlim
Telefone: 030 695 3770
Site: http://tresorberlin.com

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U8, estação Heinrich-Heine-Str.

– Club der Visionäre

Club der Visionäre

O Club der Visionäre é uma mistura de bar e clube. É um local para ser curtido de dia e à noite. O Club der Visionäre é bem rústico, mas muito legal, ele fica à beira de um canal do rio Spree e tem uma plataforma de madeira sob a água. Portanto no verão e dias quentes você pode sentar do lado de fora, neste deck e até colocar os pés na água.
O Club der Visionäre tem também uma pista de dança, onde geralmente é tocado house. A pista de dança é pequena, portando é normal formar filas depois das 11 horas da noite.
O Club der Visionäre geralmente é aberto à partir das 14:00hs de segunda à sexta-feira e à partir do meio-dia aos sábados e domingos e não tem hora para fechar. Entretanto, dependendo das condições climáticas, os horários de funcionamento podem variar (verificar no site).

Endereço: Am Flutgraben 2 – Kreuzberg – Berlim
Telefone: 030 6951 8942
Site: http://www.clubdervisionaere.com

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S8, S9, S41 e S42, estação Treptower Park
U-Bahn: Linha U1, estação Schlesisches Tor

– White Trash Fast Food

White Trash Fast Food (Fonte: www.whitetrashfastfood.com)

Para quem leu esta lista de danceterias até aqui e está pensando que em Berlim só tem clubes que tocam música eletrônica, aqui vai um exemplo que Berlim tem mais a oferecer. O White Trash Fast Food é uma mistura de restaurante, Biergarten, bar e clube onde o estilo musical é rock. Bandas de rock tocam música ao vivo (ver a programação no site).
O White Trash Fast Food é aberto de segunda a domingo à partir das 12:00hs. O White Trash Fast Food originalmente se encontrava em  Mitte, mas em 2014 mudou para Kreuzberg, ficando do lado do Club der Visionäre.

Endereço: Am Flutgraben 2 – Kreuzberg – Berlim
Telefone: 030 5034 8668
Site: http://www.whitetrashfastfood.com/

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S8, S9, S41 e S42, estação Treptower Park
U-Bahn: Linha U1, estação Schlesisches Tor

– What?!

What?! (Fonte: www.what-club.de)

Aqui vai outro exemplo para quem não estiver afim de ouvir/dançar só música eletrônica. O clube What?! toca os mais variados sons nas suas duas pistas de dança – desde pop e disco a  black music e também techno.
A What?! está bem central, pertinho da Alexanderplatz, mas relativamente escondida: ela está no subsolo do McDonalds da rua Karl-Liebknecht-Strasse.
A What?! funciona às sextas e sábados, das 11 horas da noite às 8 horas da manhã.

Endereço: Karl-Liebknecht-Strasse 11, Mitte- Mitte – Berlim
Site: http://www.what-club.de/

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz

– Salon Zur Wilden Renate

Aqui um exemplo do que eu diria ser a cara de Berlim:  um clube “escondido” em um (aparentemente) prédio de apartamentos com fachada degrada. Este é o Salon zur Wilden Renate, uma danceteria alternativa e com decoração bem excêntrica e inusitada. São várias pistas de danças em pequenas salas distribuídas em três andares. O som tocado é geralmente house e tech house. O Salon zur Wilden Renate funciona de quarta à sábado.

Endereço: Alt Stralau 70 – Friedrichshain – Berlim
Site: http://www.renate.cc/

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, S8, S85, S9, S41 e S42,  estação Ostkreuz

– Asphalt

Asphalt (Fonte: asphalt-berlin.com)

O clube Asphalt está localizado no centro de Berlim, em um dos melhores endereços da cidade: na praca Gendarmenmarkt, no subsolo do Hotel Hilton. Estando situado em um local destes, não é de se admirar que seja um clube onde algumas celebridades costumam dar as caras:  dizem que Madonna e Usher em visita a Berlim já deram o ar da graça por lá!
O Asphalt é também uma mistura de restaurante, bar e clube. O clube é aberto de quinta à sábado à partir das 23 horas e o estilo musical é variado, sendo tocado de house a black music.

Endereço: Mohrenstrasse 30 – Mitte – Berlim
Telefone: 030 2200 2396
Site: http://asphalt-berlin.com/

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U2, estação Hausvogteiplatz ou Stadtmitte; Linha U6, estação Französische Str. ou Stadtmitte

– Felix

Felix (Fonte: www.felix-clubrestaurant.de)

Mais um clube localizado dentro de um hotel de Berlim – e em um dos mais caros e tradicionais da cidade, o Hotel Adlon. Só que a entrada, fica na rua atrás da entrada para o Hotel.
O Felix é uma balada mais chique, para ver e ser visto, portanto produzam-se quando for lá! Mesmo porque quem sabe você não topa com uma celebridade por lá : Paris Hilton, Nicolas Cage, Uma Thurman, Boris Becker e Michael Jordan, entre outros já se divertiram lá.
O Felix funciona às segundas-feiras (“Felix Monday Ladies Lounge”), sextas e sábados, à partir das 23horas e às quintas à partir das 22 horas. O som que toca por lá é diversificado.
Faz parte também do Felix um restaurante, portanto você pode inicar a noite com um jantar e depois ir direto para a pista de dança.

Endereço: Behrenstrasse 72 – Mitte – Berlim
Telefone: 030 3011 17152
Site: http://www.felix-clubrestaurant.de/

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S2 e S25, estação Brandenburger Tor
U-Bahn: Linha U5, estação Brandenburger Tor

– Bar Tausend

Esta casa noturna é mais um belo exemplo do que eu falei no começo, sobre locais que ficam escondidos, sem letreiros, nem placas identificando o clube. O Bar Tausend fica embaixo de uma ponte, por onde passam os trilhos do trem e metrô, bem pertinho da estação Friedrichstrasse. Você jamais imaginaria que ali se encontra uma das mais renomadas e chiques casas noturnas da cidade. O Bar Tausend se “esconde” atrás de uma porta de ferro com o número 11 – passe pela porta e se surpreenda com o ambiente que vai encontrar no Bar Tausend. É também outro local para ver e ser visto!
O Bar Tausend funciona de terça a sábado, à partir das 7:30 da noite. Tanto DJs tocam no Bar Tausend quanto bandas se apresentam ao vivo (ver a programação no site).

Endereço: Schiffbauerdamm 11 – Mitte – Berlim
Telefone: 030 2758 2070
Site: http://www.tausendberlin.com

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, S5, S7 e S75, estação Friedrichstr.
U-Bahn: Linha U6, estação Friedrichstr.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar glauber says:

    acho engraçado os alemães barreram pessoas pelo visual, a segregação e o racismo começam assim, depois vao querer mata-las na camera de gas.
    As pessoas lutaram tanto contra as diferenças, e eles insistem em ser sectarios…. sera que nunca vao aprender?

    • avatar Isabel says:

      Glauber,

      Eu também acho bobo esta coisa dos seguranças barrarem algumas pessoas. Mas não acho que isto tenha a ver com racismo e já dizer que depois irão querer matar as pessoas nas câmeras de gás é um tanto radical. Na verdade esta visão também não deixa de ser um “pré-conceito” (um pré-julgamento). É verdade sim que já aconteceu no passado, mas a Alemanha tem uma política de tolerância muito forte. Não vou te dizer que aqui não exista nenhuma forma de racismo/preconceito, existe sim, como existe em qualquer lugar – pára e pensa se um segurança vai deixar uma pessoa que esteja mal-vestida entrar em um Shopping Iguatemi ou Daslu – templos de consumos dos ricos em São Paulo!!! – isto é forma de racismo também, só que por classes sociais.
      Eu não sei se você conhece a Alemanha ou os alemães, mas eles aprenderam muito sim com o passado. Muita coisa como é aqui hoje é justamente em função deste aprendizado. E eu só posso te dizer que neste 10 anos que moro aqui nunca sofri nenhuma forma de racismo.

      Isabel

  2. avatar Giuliana says:

    Isabel! estou adorando tudo aqui! não consigo parar de ler seus posts!
    estive em Berlin ano passado e a princípio achei que eles eram racistas por fazer essa seleção nas portas das baladas, mas depois de uns dias consegui entender essa “seleção” que eles fazem..
    tem um vídeo que explica muito bem o motivo disso:
    http://vimeo.com/28611626

    • avatar Isabel says:

      Oi Giuliana,

      Tubo bem? Para mim é um grande elogio ouvir que vc está gostando e tem lido os posts apesar de já conhecer Berlim.
      Ainda bem que vc entendeu o porque da “seleção” nos clubes. Ah! Este vídeo é fantástico, adorei. Obrigada por compartilhar.
      Seja sempre bem-vinda por aqui.
      Bj,
      Isabel

  3. avatar Thalys Barauna says:

    E quanto aos preços? Quanto custa em média para entrar nessas baladas? E para beber lá dentro?

  4. avatar Patrícia says:

    Oi Isabel, tudo bem?

    Primeiramente…. Parabéns pelo blog. Espetacular e completo!!!!

    Chegarei em Berlim semana que vem e já pude conferir aqui que não faltam opções de passeios. Porém, como ficarei apenas cinco dias por aí, será que vc pode listar os lugares imperdíveis, que eu não posso deixar de conhecer? Quero muito fazer o walking tour pelos lugares onde existiram os campos de concentração, sou muito chegada à história da Segunda Guerra.

    Mas tem um detalhe: vamos eu, meu marido e a minha filha de quase dois anos… Rsrsrs…

    Gostamos muito de beber, e comer também… Rsrsrs…

    Super obrigada e, mais uma vez, parabéns!!!!

    Ahhhh….. Vamos usar o seu site como guia em Berlim.

    Abraços,

    Patrícia

    • avatar Isabel says:

      Oi Patrícia,

      Obrigada pelos elogios, fico orgulhosa de saber que vai usar o blog como seu guia!

      Neste post eu listo as Top 10 Atrações de Berlim, neste link há alguns post sobre restaurantes, bares.

      O campo de concentração (Sachsenhausen) fica fora de Berlim – a cerca de 1 hora do centro da cidade – e é aberto à visitação (gratuito).

      Abraços,
      Isabel

  5. avatar Christina Hygino says:

    Olá Isabel,
    também só tenho elogios para você e seu blog. Muito muito ótimo. Parabéns mesmo.
    Olha só, na verdade gostaria de obter uma informação/sugestão. Estamos viajando, eu e meu marido, 53, nossa filha, 27 e nosso filho de 20 anos. Eu e meu marido gostaríamos de conhecer um desses clubes que você selecionou, mas imagino que teremos de nos submeter à tal inevitável seleção. Em qual destes clubes citados teríamos maior chance de aceitação, pela questão da idade, e não outras? Nós até aparentamos idade inferior à que temos, mas coroa é coroa, né? Não tem jeito. Obrigada. Beijo.

    • avatar Isabel says:

      Oi Christina,

      Obrigada pelos elogios ao site.

      É difícil dizer pois não há um critério específico – pode ser que vocês entrem sem problemas em qualquer um deles, justamente porque o segurança pode achar “cool” que alguém que já passou dos 25 queira curtir uma balada!
      Não sei qual o estilo de vocês, vê o que preferem, se algo mais underground ou digamos mais convencional. O Bar Tausend, por exemplo, tem um restaurante também (Cantina) que é aconselhável fazer uma reserva. Do restaurante podem continuar curtindo a noite. Mas se quiserem conhecer a famosa Berghain é entrar na fila.

      Bj,
      Isabel

  6. avatar Lena says:

    Oi Isabel! Demais seu site, parabéns!
    Estou indo com meu namorado em meados de abril/14 e temos 6 dias pra aproveitar. Queria saber se você indica alguns sites, de berlim, do meio underground, que falem sobre os shows que vão acontecer cidade, ou feiras e festas ao ar livre, programas que o morador de berlim faz que não sejam tão turisticos, pra gente sentir que está frequentando os mesmos ambientes que eles! Obrigada!

  7. avatar Gabriel says:

    Oi Isabel, muito bom o site!
    você sabe qual a classificação etária em média das baladas? tenho 20 anos… e moro em dublin atualmente, e aqui as baladas geralmente são para maiores de 21 anos hahaha
    Obrigado desde ja 🙂

  8. avatar Rafael says:

    Oi Isabel. Td bem?
    Muito legal seu blog. Varias dicas pra quem esta indo conhecer Berlim, como eu. Com certeza irei na Höfbrauhaus!
    Gostaria de saber se vc sabe de algum site que dê programação de shows, exposições, baladas por data, como existe o wantickets.com para os EUA, por exemplo.
    Obrigado e, mais uma vez, parabéns!

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      Tudo jóia? Obrigada pelo elogio ao blog!

      Acho que a Tip Berlin é como você está procurando. No site você pode pesquisar por data e daí vê o que rola na cidade.

      Abs,
      Isabel

  9. avatar Luyza says:

    Oi Isabel,
    Adorei seu Blog, vou para Berlim em Junho, dia 8, com minha companheira.
    Gostaria de saber se tem alguma informação sobre baladas ou bares predominantemente para o público homossexual.
    Obrigada por sua ajuda, minha viagem está praticamente montada baseado em seu Blog!
    Parabéns pelo profissionalismo!
    Abs

    • avatar Isabel says:

      Oi Luyza,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Demorou um pouco pois estava fora, mas aí vai algumas sugestões:

      No bairro Mitte:

      The Sharon Stonewall Bar
      Kleinen Präsidentenstr. 3
      Estação metrô: Hackescher Markt

      Betty F
      Mulackstraße 13
      Estação metrô: Weinmeister Str.

      No bairro Neukölln:

      Schwuz
      Rollbergstr. 26
      Estação metrô: Rathaus Neukölln

      No bairro Tempelhof-Schöneberg:

      Rauschgold
      Mehringdamm 62
      Estação metrô: Mehringdamm

      BarbieBar
      Mehringdamm 77
      Estação metrô: Mehringdamm

      Hafen
      Motzstraße 19
      Estação metrô: Nollendorfplatz

      Abs,
      Isabel

  10. avatar Raquel Peixoto says:

    Ola Isabel,

    Essas baladas ainda estão em alta em Berlin? Estou indo para lá na semana que vem e gostaria de saber se de 2012 para cá elas continuam no Topo ou surgiram novas baladas.

    Obrigada

    Raquel Porto Peixoto

  11. avatar Suzy paixão says:

    Estou indo para berlin em outubro, gostamos muito de frequentar bare e pubs , mas em nosso grupo irá uma adolescente com 16 anos , acompanhada dos pais, ela poderá participar destes passeios com o grupo?

  12. avatar Vanessa says:

    Ola, Parabéns pelo site.
    Você é muito prestativa e sempre responde!
    As datas são de 2012, existe alguma atualização para este ano?
    Muito obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Vanessa,

      Tudo bem?

      O post está desatualizado, ainda não tive tempo de atualizá-lo. É só entrar no site listado para cada uma das casas noturnas para ver se ainda está online, se está funcionando.

      Isabel

  13. avatar Debora says:

    Olá Isabel!

    Eu e meu marido iremos passar o Ano Novo (2015/2016) em Berlin. Dentre os destinos que iremos durante as férias, Berlin foi o que pareceu ter o Ano Novo mais animado.

    Gostaria de saber se vc acha mais legal passar o Ano Novo na rua, no tradicional portão de Brandemburgo, ou num clube fechado ou ainda combinar os dois? Como estaremos sozinhos, queria algo bem animado! Pois ano novo no Brasil é animação pura!

    Uma vez passei na França, mas foi numa cidade pequena do Sul da França e fomos para uma festa muito boa! Pq já li que em Paris é chato… rsrs

    Bjs e obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Debora,

      Dá uma olhada neste link/página – é justamente sobre o reveillon em Berlim, falo da festa no Portão, tem sugestões de baladas (ainda não atualizadas para este ano, mas geralmente são sempre as mesmas e já pode ir se inspirando).

      Beijo,
      Isabel

  14. avatar Guilherme Gino says:

    Olá Isabel,
    Parabéns pelo excelente blog. Suas dicas são de grande vantagem.
    Sobre a seleção de algumas baladas para definir quem entra ou não, é comum nas maiores capitais do mundo: Londres, Nova York, São Paulo também tem casas assim.
    Você pode falar um pouco ou me indicar algo sobre a noite GLS?
    Visito Berlim de 21/12 até 26/12 de 2015.
    Desde já agradeço.

    Abs.

    • avatar Isabel says:

      Oi Guilherme,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Olha o próprio Berghain (listada acima) é querido pelo público GLS. Tem o Schwuz e neste link você encontra mais uma lista com mais alguns bares.

      Abraço e uma ótima estadia na cidade.
      Isabel

Deixe seu comentário

*