Berlim para amantes de cinema

  • SumoMe

Hoje começa a Berlinale – o Festival internacional de cinema de Berlim – e isto me inspirou a fazer um post sobre filmes que já tiveram Berlim como cenário. Então se você curte cinema e já viu estes filmes e virá ou está em Berlim, com certeza um passeio para descobrir e conhecer estes locais será muito interessante. E se você ainda não assistiu os filmes e for assistir fique atento(a) para reconher os lugares em Berlim que aparecem nas cenas!

– A Supremacia Bourne

(Nome em alemão: Die Bourne Verschwörung / Nome original: The Bourne Supremacy)

A Supremacia Bourne de 2004, com o astro de Hollywood Matt Damon se passa em Berlim e mostra diversos locais e pontos turísticos da cidade. Inclusive a personagem Marie Helena – a namorada de Jason Bourne no filme é interpretada por Franka Potente, que é uma atriz alemã e que fez o filme “Corra Lola, Corra” (que também se passa em Berlim).

Este é um dos filmes que mais mostra Berlim, são muitas cenas onde é possível reconhecer diversos lugares da cidade: na cena em que Bourne chega a Berlim pela Autobahn (rodovia) podemos ver ao fundo a Funkturm (torre de rádio), depois ele estaciona o carro na Ostbahnhof. De lá ele parte para o hotel Westin Grand, na rua Friedrichstrasse. Ele marca um encontro com Nicky na Alexanderplatz, embaixo do Weltzeituhr – o relógio com a hora nos diferentes fusos horários. E neste momento do filme acontece na praça uma passeata, um protesto – uma coisa que é tão a cara de Berlim! E tem ainda a cena da perseguição policial, onde podemos ver a estação Friedrichstrasse e o rio Spree. Além disto há várias tomadas aéreas tanto noturnas quanto diárias onde pode-se claramente ver a Alexanderplatz, a Torre de TV, o hotel Park Inn, a Potsdamer Platz, o rio Spree e a ponte Oberbaumbrücke. E mesmo algumas cenas que no filme se passam na Rússia, foram na verdade rodadas em Berlim!

As fotos abaixo mostram cenas do filme A Supremacia Bourne (clique na foto para ampliar):

Sony Center e Potsdamer Platz; vista áerea de Berlim; a Autobahn; Ostbahnhof; vista aérea da Oberbaumbrücke; Friedrichstrasse/hotel Westin Grand

Alexanderplatz; Weltzeituhr; Alexanderplatz com a Fonte da Amizade Internacional; Jason dentro de um bondinho

– Desconhecido

(Nome em alemão: Unknown Identity / Nome original: Unknown)

Outra produção de Hollywood que se passa em Berlim. O filme de 2011 traz como protagonistas Liam Neeson, Diane Kruger e January Jones.

Nas cenas do filme, podemos ver claramente vários pontos de Berlim, como a Pariser Platz com o Portão de Brandenburgo, a Oberbaumbrücke no acidente que ocorre com o táxi e ainda o hotel Adlon onde ocorre uma explosão.

As fotos abaixo mostram cenas do filme “Desconhecido” (clique na foto para ampliar):

Liam Neeson e Diane Kruger com a ponte Monbijoubrücke e o Bode_Museum ao fundo; Pariser Platz/Portão de Brandenburgo; hotel Adlon; ponte Oberbaumbrücke

– Operação Valquíria

(Nome em alemão: Operation Walküre – Das Stauffenberg Attentat / Nome original: Valkyrie)

Mais uma grande produção de Hollywood com Tom Cruise no papel de Claus Schenk Graf von Stauffenberg. O filme de 2008, que é baseado em fatos verídicos, retrata a tentativa de Stauffenberg e aliados de assassinar Hitler, tirando-o assim do poder e desta forma acabar com a guerra.

Neste filme podemos ver algumas cenas no prédio que abriga o Ministério das Finanças, na Wilhelmstraße (fica pertinho da Topografia do Terror) e as cenas da execução de Stauffenberg foram gravadas no prédio Bendlerblock, onde hoje funciona o “Memorial da Resistência Alemã”.

As primeiros fotos abaixo mostram o dia das gravações na Wilhelmstraße, que eu fui ver (só que Tom Cruise não estava por lá 🙁 e as próximas fotos mostram as cenas finais, como aparecem no filme (clique na foto para ampliar).

Trabalhos de filmagem na Wilhelmstraße – em frente ao Ministério das Finanças

Cenas do filme

– James Bond – 007 contra Octopussy

O agente secreto mais famoso do mundo, James Bond , também já passou por Berlim. E não podia haver época melhor para um filme de espionagem e conspirações em Berlim do que durante a Guerra Fria. No filme de 1983 com Roger Moore, James Bond passa a bordo de um Mercedes pelo posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental – o Checkpoint Charlie. No filme podemos ver ainda a avenida Kudamm com a Gedächtniskirche ao fundo.

As fotos abaixo mostram cenas do filme James Bond – 007 contra Octopussy (clique na foto para ampliar):

Av. Kudamm com a Gedächtniskirche ao fundo; James Bond de carro passando pela Tauentzienstraße; Checkpoint Charlie; famosa placa no Checkpoint Charlie

– Volta ao Mundo em 80 Dias – Uma Aposta Muito Louca

(Nome em alemão: In 80 Tagen um die Welt / Nome original: Around the World in 80 Days)

Neste filme com Jackie Chan de 2004 já é um pouco mais difícil de reconhecer que é em Berlim, principalmente que a história do filme se passa no século 19 e em outras partes do mundo. Mas quem assistir o filme preste muita atenção, pois as cenas de Londres mostram uma das praças mais bonitas da cidade: o Gendarmenmarkt e nas cenas que se passam em Paris é possível ver o prédio chamado de Zeughaus – que abriga o Museu Histórico Alemão e o Palácio de Charlottenburg.

A foto abaixo mostra atores e equipe de filmagem enquanto o filme estava sendo rodado no Gendarmenmarkt e as próximas mostram as cenas do filme (clique nas fotos para ampliá-las):

Trabalhos de filmagem no Gendarmenmarkt (Fonte: Berlin.de)

Gendarmenmarkt; Zeughaus; Palácio de Charlottenburg

Gendarmenmarkt

– Plano de Vôo

(Nome em alemão: Flightplan – Ohne jede spur / Nome original: Flightplan)

Este suspense de 2005 com Jodie Foster também mostra algumas poucas cenas em Berlim. A mais fácil de reconher: Kyle Pratt (a personagem de Jodie Foster sentada na estação de metrô Alexanderplatz).

As fotos abaixo mostram cenas do filme “Plano de Vôo” (clique na foto para ampliar):

Jodie Foster na estação Alexanderplatz; estação de metrô Alexanderplatz

Bem, esta é uma pequena seleção que fiz, basicamente grandes produções americanas, pois creio que são mais fáceis de serem conhecidas. Mas há vários outros filmes alemães que tem Berlim como cenário, como Good Bye, Lenin! que ficou conhecido internacionalmente.

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*