Berliner Markthallen – Mercados Centrais em Berlim

  • SumoMe

Markthalle-MercadoCentralEmBerlim

Sabe aqueles mercados com barracas de frutas, verduras e estandes de comida em galpões ou prédios históricos, no melhor estilo Mercado municipal de São Paulo? Pois bem, Berlim também tem seu mercado central ou municipal (chamado em alemão de “Markthalle”). Ou melhor Berlim tem seus mercados, pois a cidade não tem um único mercado central, por aqui descentralizado, a cidade tem mais de um mercado fechado.

O primeiro mercado fechado de Berlim é aberto em outubro de 1867 e menos de um ano depois já é fechado. Mas à partir de 1883 começa a construção de diversos mercados fechados pela cidade e até cerca de 1890 são contabilizados 14. A maioria foi destruído na guerra ou as construções foram remodeladas para terem outro uso, como abrigar empresas e escritórios, mas três foram restaurados e servem seu propósito original.

Ainda muito menos turísticos que um Covent Garden de Londres ou um Grand Central Market de Nova York, estes mercados tem ganhado cada vez mais popularidade.  Para os moradores locais são excelentes locais para encontrar produtos frescos, muitas vezes orgânicos, de produtores da região. Mas talvez estes mercados estejam até mais atraentes para passeios grastronômicos, pois tem restaurante, bares e diversos estandes de comida. Para o turista, além do passeio gastronômico, é uma oportunidade para sentir a vida local e conhecer melhor a cultura da cidade.

–> Markthalle Neun

Markthalle Neun em Kreuzberg

Markthalle Neun

O Markthalle Neun, que se localiza em Kreuzberg, é provavelmente o mais badalado dos mercados fechados atualmente. Sua “Street food Thrusday” é um sucesso entre os hipsters da cidade, deixando o mercado lotado. Como o nome já indica, “quinta-feira da comida de rua”, é uma espécie de feira gastronômica onde são oferecidas especialidades de todo o mundo: vai da comida alemã à asiática, passando pelas tapiocas brasileiras. Isto mesmo, volta e meia, há um estande oferecendo as nossas tapiocas.

MarkthalleNeun2-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Neun

E a cada terceiro domingo do mês acontece o “Breakfast Market”, quando você tanto pode encontrar os mais variados produtos para o café da manhã como pode também tomar seu café por lá. Há ainda eventos voltados a um produto específico, como o “Cheese Berlin”, dedicado aos queijos, o “BrotZeit”, para aos pães ou ainda o “Wurst & Bier”, dedicado a linguiças/salsichas e cervejas.

MarkthalleNeun3-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Neun

Além destes eventos específicos, você encontra uma oferta gastronômica fixa  que funciona diariamente das 12 às 18 horas (com exceção dos domingos).

Alimentos como frutas, verduras, pães, carnes e peixes podem ser encontrados de terça a quinta-feira, sendo que nas sextas (das 12 às 18 horas)e sábados (das 10 às 18 horas) a oferta de produtos é maior.

MarkthalleNeun4-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Neun

O Markthalle Neun se localiza na rua Eisenbahnstr. 42 e a estação mais próxima é a Görlitzer Bahnhof, da linha U1.

–> Marheineke Markthalle

Marheineke Markthalle (Fonte: www.tagesspiegel.de)

Marheineke Markthalle (Fonte: www.tagesspiegel.de)

O Marheineke Markthalle também se localiza em Kreuzberg, na área do “Bergmannkiez”. O chamado “Bergmannkiez” é uma área vibrante com muitos restaurantes, Cafés e lojinhas em torno da movimentada rua Bergmannstraße. Esta é para mim uma das melhores áreas do bairro Kreuzberg.

No Marheineke Markthalle encontram-se estandes de produtos como flores, frutas, verduras e legumes, leite e seus derivados, pães, carnes. Geralmente são de produtores regionais e muitos produtos orgânicos. Além disto você encontra especialidades mediterrâneas e orientais. Na parte gastrômica você pode escolher entre um restaurante, lanchonetes e Cafés para sentar e saborear alguma coisa.

 Marheineke Markthalle (Fonte: meine-markthalle.de)

Marheineke Markthalle (Fonte: meine-markthalle.de)

Eu acho uma delícia fazer uma passeio combinado pela Bergmannstraße com o Marheineke Markthalle. E se for final de semana melhor ainda, pois do lado do Marheineke Markthalle tem uma feirinha de antiguidades (que funciona aos sábados das 10 às 16 horas e aos domingos das 11 às 17 horas) por onde podemos dar uma passeada também.

Marheineke Markthalle - Mercado Central em Berlim

Marheineke Markthalle

O Marheineke Markthalle é aberto de segunda à sexta-feira, das 08 às 20:00hs e aos sábados das 8 às 18:00 horas. O endereço é Marheinekeplatz 15 e a estação de metrô mais próxima é a Gneisenaustraße, da linha U7.

–> Markthalle Arminius

MarkthalleArminius2-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Arminius

O terceiro dos mercados fechados de Berlim é o Markthalle Arminius, que se encontra em Moabit, bairro não distante de Mitte (onde se concentram as atrações históricas).

Assim como nos demais mercados, aqui você encontrará as bancas de frutas, verduras, pães, carnes e peixes. O Markthalle Arminius também dedica uma parte do seu prédio para as artes, onde artistas diversos apresentam suas obras.

MarkthalleArminius-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Arminius

A oferta gastronômica é variada e deliciosa J Vai de italiano a austríaco/alemão, passando por americano, até peruano e vietnamita. Você pode fazer uma viagem pela culinária mundial em poucos metros quadrados. E os estandes gastronômicos são super charmosos e aconchegantes, com uma decoração bem original – alguns parecem uma sala de estar particular.

MarkthalleArminius5-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Arminius

O Markthalle Arminius fica aberto de segunda à sábado, das 8 às 22 horas, sendo que os estandes de gastronomia abrem à partir das 12 horas. O horário de abertura dos estandes de alimentos varia entre 8 e 10 horas e fecham às 20, de segunda a sexta-feira e até as 18:00 horas no sábado.

MarkthalleArminius4-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Arminius

O endereço do Markthalle Arminius é Arminiusstrasse 2 e a estação de metrô mais próxima é a Turmstr., da linha U9. Se você estiver em Mitte, lá pela Alexanderplatz, Unter den Linden, Portão de Brandemburgo ou ainda nas imediações da Hauptbahnhof (a estação central de trens), você pode pegar a linha de ônibus TXL, indo em direção para Tegel e descer na parada “Turmstr.”.

MarkthalleArminius3-MercadoCentralEmBerlim

Markthalle Arminius

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar maria de lurdes says:

    Isabel, que legal esse post!!! como todos os que você publica e que enriqueceram imensamente a nossa viagem para Berlim. Nossos agradecimentos para a sua generosidade em compartilhar informações e orientações, de forma especial para tornar a descoberta da cidade muito mais produtiva, interessante e agradável. Gostamos muito!

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria de Lurdes,

      Obrigada por seu comentário.

      Fico contente em saber que os posts foram úteis e contribuíram para um melhor aproveitamento da cidade.

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*