Carnaval na Alemanha

  • SumoMe
CarnavalNaAlemanhaColonia_Folioes2

Carnaval em Colônia (Fonte: www.koeln.de)

Assim como no Brasil, o carnaval  também é comemorado na Alemanha. Nas cidades ao longo do Rio Reno, como Düsseldorf, Bonn, Aachen e Mainz, a festa tem grande tradição. Mas é a cidade de Colônia que tem o carnaval mais famoso da Alemanha, atraindo milhares de pessoas todos os anos.

CarnavalNaAlemanhaColonia

Aliás, aqui na Alemanha o “Karneval” (como se diz/escreve em alemao) começa oficialmente às 11:11 do dia 11 de novembro – portanto: 11/11 às 11:11 🙂  Neste dia as cidades com tradição de carnaval, comemoram o início da temporada. Mas a folia principal acontece no mesmo período que no Brasil. As comemorações principais começam na quinta-feira com a “Weiberfastnacht” (Carnaval das mulheres) e vão até a “Aschermittwoch” (quarta-feira de cinzas). Mas é claro que na quinta-feira não somente as mulheres caem na folia, a folia é para todos.

CarnavalNaAlemanhaColonia_CarroAlegorico

O ponto alto da folia é na segunda-feira de carnaval, que é chamada de “Rosenmontag”. Neste dia há desfiles de carros alegóricos pelas principais ruas do centro da cidade. As esculturas de papel dos carros alegóricos geralmente representam acontecimentos do ano que passou e satirizam personagens e acontecimentos políticos do país. Dos carros alegóricos são jogados para a multidão que assiste o desfile “Kamelle”, ou seja, bombons, balas, doces e chocolates.

CarnavalNaAlemanhaColonia_Kamelle

Os Kamelle (doces e bonbons) sendo jogados para a multidão (Fonte: www.wz.de )

O carnaval da Alemanha é um verdadeiro carnaval de rua – tem jovens, crianças, pessoas mais idosas pelas ruas. Todas as pessoas usam fantasias criativas e engraçadas e comemoram pelas ruas das cidades, regadas a muita cerveja 🙂 Aqui ou lá tem música também, mas é mais no estilo marchinha de carnaval.

CarnavalNaAlemanhaColonia_CarroAlegorico2

Carro alegórico satirizando políticos (Fonte: www.sueddeutsche.de)

Há muito anos quando fui conhecer o carnaval de Colônia fiquei bem surpresa: uma, pois até então não associava carnaval com a Alemanha e foi interessante ver toda aquela gente comemorando fantasiada – independente de fazer parte de um carro alegórico ou não – eu, inclusive até comprei um chapéu engraçado para “improvisar” uma fantasia, já que não fui fantasiada. E segundo, foi que associo carnaval com verão e calor e ver neve caindo em pleno carnaval, como naquele ano, para mim foi surreal 🙂 Eu também adorei o “Kamelle”, me diverti tentando pegar os doces que eram jogados.

CarnavalNaAlemanhaColonia_Eu

Independente de temperaturas baixas e/ou neve as pessoas na Alemanha, com algumas diferenças,  curtem o carnaval do mesmo jeito que a gente no Brasil. Para quem tiver uma oportunidade vale a pena conhecer este carnaval.

CarnavalNaAlemanhaColonia_Folioes

CarnavalNaAlemanhaColonia_Decoracao

Hospedagem em Colônia

Abaixo você pode pesquisar hotéis em Colônia.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Alessandra says:

    Boa noite Isabel,

    Moro em Praga e estou indo pra Berlin nesse fim de semana (16/02) pra comemorar meu aniversário.
    Algum restaurante balado e divertido com comida boa pra fazer meu niver mais especial? Estou indo com grupo de amigos todos na faixa dos 35…
    Algum site pra u ver o que tá rolando na cidade? Tipo festas legais , algum DJ famoso tocando ?
    Obrigada

Deixe seu comentário

*