Clima em Berlim

  • SumoMe

Em Berlim o período mais frio é de novembro a fevereiro e as temperaturas são mais altas nos meses de junho a agosto. Abaixo você pode ver as temperaturas médias mensais, medidas no período de 1971 a 2000.

Mês

Temperatura Diária Mínima (em °C)

Temperatura Diária Máxima (em °C)

Janeiro

-1.9

2.9

Fevereiro

-1.5

4.2

Março

1.3

8.5

Abril

4.2

13.2  

Maio

9.0

18.9  

Junho

12.3

21.6  

Julho

14.3

23.7

Agosto

14.1

23.6

Setembro

10.6

18.8  

Outubro

6.4

13.4   

Novembro

2.2

7.1   

Dezembro

-0.4

4.4

Fonte: http://www.worldweather.org

Veja bem que os dados acima são somente uma média, portanto não se surpreenda se visitar a cidade em julho ou agosto e pegar temperaturas acima dos 35 graus ou visitar em janeiro, fevereiro e as temperaturas estarem abaixo de -10 graus. Isto é exceção, mas pode acontecer.

Vale também lembrar que verão não é garantia de temperaturas altas, como estamos acostumados no Brasil. Na verdade eu costumo dizer que em Berlim temos 8 meses de frio e 4 meses de esperança por dias mais quentes! É que a minha definição para não ser frio é “poder colocar uma blusa de mangas curtas, sair ao ar-livre e não tremer de frio”.  Eu acho engraçado que muitas vezes está fazendo 15, 16 graus e eu ouço de alemães que está “frisch” (fresco)!

Clima em Berlim

As cores do outono

Mas vamos ver como é mês a mês para vocês entenderem como eu cheguei aos 8 meses de frio. A coisa já começa em outubro. Em outubro há dias belíssimos, ensolarados, mas as temperaturas não vão passar dos 13, 15 graus (se tivermos sorte chega a isto). Daí para frente a tendência é só esfriar mais e os dias vão se tornando mais curtos. Em novembro já podemos chegar nos 0 graus. Em dezembro, janeiro e fevereiro não passa dos 5 graus. Se passar o povo já começa a falar do aquecimento global, das mudanças climáticas, etc. As temperaturas ficam mais entre 2 e -7 graus, mas eu já vi até -17 graus, mas como eu já disse acima é exceção. Como eu sei que o brasileiro geralmente quer ver neve, gostaria de acrescentar aqui que o inverno não é garantia de neve em Berlim. Há anos que neva bastante, como no final de 2010 para 2011, mas tem anos que não neva quase nada. Gostaria ainda de dizer que mesmo que você veja o sol brilhando nestes meses, não se engane, o sol não esquenta. Uma vez eu vi uma reportagem em que uma brasileira dizia que “o sol da Alemanha é como lâmpada de geladeira, ilumina, mas não esquenta” – é a mais pura verdade.

Clima em Berlim

Olha aí meu termômetro marcando -17,3 graus

Em março melhora um pouquinho, as temperaturas já podem passar dos 5 graus e da metade pro final do mês já vemos os primeiros sinais de que o pior já ficou para trás – as flores crocus são as primeiras a nascerem (eu não sei se é claro para todo mundo, mas no inverno não cresce absolutamente nada!).  Então só de outubro a março já são 6 meses de frio garantido.

Clima em Berlim

As flores crocus

Daí vem abril, que é um mês meio louco, tem até um ditado em alemão que diz “April, April, der macht was er will” (traduzindo seria algo “abril, abril, ele faz o que quer”). É que o tempo é bem inconstante, em um momento pode nevar e uma hora depois o sol se abre. Mas em termos de temperatura geralmente não vai passar dos 18, 20 graus e mesmo estas temperaturas só se tivermos muita sorte. Já vamos para os 7 meses de frio e daí depois de todo este tempo com temperaturas que não passam dos 10 graus até eu acho que é “fresco” quando faz 15, 16 graus.

Clima em Berlim

Árvores no início da primavera

Maio é um mês belíssimo, é quando as árvores florescem e tudo fica florido e colorido. Já vi em alguns dias de maio, os termômetros subirem até os 24 graus, mas não é sempre e não dura o mês inteiro, é um ou outro dia. Mas em maio, geralmente já podemos aproveitar melhor os dias ao ar-livre e mesmo que as temperaturas não sejam muito altas, o sol já esquenta um pouquinho.

Clima em Berlim

As pessoas aproveitando um dia quente no Badschiff

De junho a agosto é o período da esperança 🙂 Nestes meses tem dias quentes, mas geralmente não é constante, tipo 3 meses direto fazendo digamos 26 graus. Em uma semana esquenta, daí na seguinte as temperaturas já caem de novo. Por isto que eu chamo do período da esperança. Mas por outro lado, como eu já disse acima, não se surpreeenda se pegar um dia que faz 38 graus! Como as temperaturas têm a tendência de serem mais amenas a minha dica é que mesmo se vier para Berlim no verão, coloque na bagagem uma roupa de frio mais leve, mesmo porque as noites e madrugadas raramente são quentes.

Bom e para completar os meus 8 meses de frio temos setembro, pois em todos estes anos que estou aqui este é um mês que foi mais para frio do que quente, quando ele chega já não tenho muita esperança de ter dias quentes. É aquele friozinho para uma blusa de frio mais levinha, mas já precisamos dela.

Clima em Berlim

Parque Tiergarten com neve

Bom, o clima aqui é mais para frio, mas tem uma coisa que acho muito legal e que no Brasil é diferente. Aqui as estações do ano são bem definidas:  na primavera a natureza “acorda” do longo inverno, as árvores florecem e suas folhas nascem de novo, no verão os dias são bem longos com o sol se pondo depois das 20hs, no outono as  folhagens se tornam amarelas e vermelhas e depois caem,  e no inverno as àrvores parecem mortas, não tem folhagens, somente os pinheiros mantém suas folhas, há a possibilidade de nevar e os dias são bem curtos, escurendo por volta de 16:00 / 16:30hs.

É, o clima e o tempo em Berlim é um assunto importante não somente para quem quer visitar a cidade, mas para os alemães também. Na verdade a vida é regida pelo clima.  Algumas atrações e atividades só funcionam entre a primavera e o outono, como os Biergärten (cervejarias a céu aberto), Strandbars (bares também a céu aberto) ou passeios de barco.  No verão as pessoas aproveitam a vida a céu aberto, elas vão para os Biergärten, Strandbars e parques para tomar sol, andar de bicicleta, fazer churrasco (sim, as pessoas se reunem, levam suas grelhas, comida e bebida e fazem seu churrasco no parque – pelo menos naqueles em que é permitido).

  • Tudo branquinho no caminho para o Portão de Brandemburgo

    Inverno 2016 – Neve em Berlim

    E é assim linda e branquinha que Berlim fica quando neva. Abaixo aprecie algumas fotos que tirei pela cidade nestes últimos dias que tivemos neve (para ampliar, é só clicar na … Continue lendo...

    Neve no parque Tiergarten

    Neve em Berlim – 2015

     Foi assim que ficou Berlim no dia 31 de Janeiro/2015, depois da neve que caiu durante à noite - tudo branquinho em Berlim! … Continue lendo...

    O que levar na mala para Berlim

    Arrumando as malas para Berlim: Que roupas levar

    "O que devo levar na mala para Berlim?", "Que roupas devo levar para Berlim?", "Como se vestir para ir a um concerto ou ópera em Berlim?" - estas são algumas perguntas que as pessoas me fazem frequentemente. Então vou dar umas dicas de quais … Continue lendo...

    O intenso contraste do vermelho e amarelo

    Outono 2013 em Berlim

    Caminhos cobertos de folhagens, alamedas, ruas e parques com árvores amarelas, alaranjadas e vermelhas. É uma profusão de cores que a natureza nos presenteia - é outono em Berlim! Aprecie algumas destas belas … Continue lendo...

    Clique na foto para ampliar

    Primavera em Berlim

    A primavera é minha estação predileta em Berlim - as árvores florescem quase que todas ao mesmo tempo, formando um espetáculo de cores. Principalmente nos bairros mais residenciais podemos apreciar este espetáculo da natureza. As imagens falam … Continue lendo...

    Portão de Brandemburgo

    Neve em Berlim

    Este é um foto post: Tudo branquinho em Berlim!    … Continue lendo...

    BerlimOutono

    Outono em Berlim

    Estamos no meio do outono e a natureza nos presenteia com um espetáculo de cores. As árvores estão nos mais diversos tons de amarelo e vermelho. E quando o sol brilha, fica mais lindo ainda. Quem visitou Berlim no último final de semana ou está … Continue lendo...

    Melhor época para visitar Berlim

    Melhor época para visitar Berlim

    Quando alguém pretende me visitar eu sempre aconselho a vir de abril até o fim de outubro, principalmente se é a primeira vez que a pessoa está saindo do país. Nesta época o frio ainda não é tão rigoroso e os dias não são tao curtos quando … Continue lendo...

Comentários

  1. avatar Ivoneide says:

    Parabéns pelo site!.. ele só precisa cair no conhecimento dos viajantes e turistas, ai sim! muito bom os esclarecimentos para quem pouco ou nada sabe da cidade e o clima, costumes, bares, transportes e etc. é uma questão de tempo ele ser conhecido. Muito bom!

    Ivoneide

  2. avatar Ana Luisa Grecco says:

    Olá, amei as dicas! Embarco com minhas alunas em fevereiro para um evento de Dança na cidade e suas dicas foram valiosas….Vamos nos preparar para o inverno pois sairemos do Brasil em pleno verão e seremos recepicionadas com um baita inverno….

    • avatar Isabel says:

      Um evento de danca – que legal! Entao, preparem-se, tragam uns bons casacos pois em fevereiro ainda estamos em pleno inverno – a nao ser que vcs tragam o sol do Brasil 🙂
      Abraco,
      Isabel

  3. avatar Carla says:

    Ei Isabel, tudo bem? Descobri seu blog agora cedo e tô adorando. Sou de BH, tenho uma menina de dez anos que curte muito viajar…. Passaremos o mês de janeiro de 2013 na casa de amigos em Lisboa. Queria aproveitar um pouco mais e dar um passeio por Berlin e Praga na primeira semana de fevereiro. Vc acha muita loucura eu ir nesta época com a minha menina? Um abraço….

    • avatar Isabel says:

      Oi Carla,

      Tudo jóia, e vc?

      Eu nao acho loucura nao! É claro que pode estar bem frio, mas a sua filha já nao é tao pequena, bem agasalhadinha dá para aguentar sim. Eu sei que nós brasileiros nem colocamos a cara na porta com crianca quanto está frio 🙂 mas aqui a vida continua, mesmo nos dias mais frios tá todo mundo com a criancada na rua – entao significa que eles aguentam né?!?
      E vc pode ir intercalando a programacao – vai vendo alguns pontos turísticos, depois faz atividades em ambientes fechados.

      Tomara que se decida por vir e se precisar de mais alguma informacao, dá um toque.

      Abracos,
      Isabel

  4. Adorei o blog Isabel, estou indo para Nuremberg em fevereiro a trabalho e depois estou pensando em passar uma semana em Berlim mas estou com medo do frio pois só fui aí uma vez em setembro e só passei um dia pois estava em trânsito para praga achei Berlim linda moderna, mas não pude ficar então agora tenho uma oportunidade mas estou com medo do frio pois em setembro pra mim já fazia frio sou do nordeste aqui quando faz 26 graus estamos no quarto de moletons e meia o máximo que aguentei foi Ushuaia a 2 graus sensacao termica de menos 4 pois la o vento e de matar.

    • avatar Isabel says:

      Oi Francisca
      Você já vai ter que enfrentar o frio de Nuremberg, então pode enfrentar o de Berlim também 🙂 E olha só, o tempo anda meio doido, até agora houve semanas que vez bastante frio, mas outras em que as temperaturas estavam muito acima da média para a época do ano. Então de repente que na semana que você pretende vir nem vai ser tão frio assim. Aproveita a oportunidade e venha conhecer Berlim.
      Um grande abraço

  5. avatar Bia Melo says:

    Olá, estou indo para Berlim na próxima semana e gostaria de saber se o pior do inverno já passou ou se ainda está demasiado frio e nevando. Ficarei muito grata com quem possa me dar algum retorno . Bia

    • avatar Isabel says:

      Oi Bia,

      O inverno teve uma recaída e na próxima semana deve estar bem frio em Berlim, as temperaturas deve ser de 0 graus para baixo.

      Abraço
      Isabel

  6. avatar Sônia Bayma says:

    Adorei o que foi escrito sobre o mês de Abril, vou estar lá nesse mês. Espero ñ estar tão frio.
    Abraço,
    Sônia Bbayma

  7. avatar rubem severo says:

    Estarei em abril em Berlim, ainda bem que a temperatura estará melhor, sou de Porto Alegre e estou acostumado lcom o frio, mas assim está bom. lParabens pelo blog, esclarece as pessoas que querem viajar, até pasra se prepararem melhor , com rou pas adequadas. Gratos.

    • avatar Isabel says:

      Oi Rubem,

      Obrigada por seu comentário. A minha intenção com este longo post sobre o clima foi realmente dar uma impressão melhor para as pessoas de como o clima é, assim podem se preparar para a viagem.

      E abril – principalmente se você vier mais do meio para o final – pode ser um mês muito bonito. É quando a primavera já começa a dar as cara, começa a florescer – é bem legal.

      Fico te desejando uma excelente estadia em Berlim. Se precisar de alguma informação que não achou por aqui pode perguntar.
      abraços

  8. avatar katia telma lima says:

    Por Favor me ajude,

    Será a primeira vez em berlim em 15 de abril, tô com medo do frio sou do Nordeste que roupa pricipal devo levar?
    abraços
    telma

    • avatar Isabel says:

      Oi Katia,

      Em abril as temperaturas já deveriam estar bem mais amenas, mas este inverno tem sido longo – tem nevado ainda e as temperaturas continuam na casa dos zero graus. Mas pode ser lá para o dia 15 de abril já esteja melhor. Para ter uma melhor impressão dá uma olhada na previsão do tempo mais próximo da tua viagem.

      Mas por agora, o que já posso te falar em relação às roupas é para trazer uma boa jaqueta, blusas de frio, meias mais grossas, cachecol, etc. Pois mesmo que as temperaturas estejam boas durante o dia, à noite com certeza ainda será bem friozinho.

      Abraço,
      Isabel

  9. avatar Lina de Lima says:

    Estive em Berlin em 2011 e adorei a cidade e todos os lugares, os quais eu visitei como meu amor Heinz, fiquei três meses nesta cidade encantadora e conheci muitos monumentos, Museus, igrejas, navegue pelos canais admirando toda a beleza desta Berlin maravilhosa, Alemanha é um país dos sonhos, subi montanha e desci de trem é um país fantástico com tanta historia, ficava maravilhada diante da beleza dos jardins, tudo parece encantado, vive como num conto de fada, para mim, que sou poeta e escritora foi um presente que recebi nesta viagem, fora de meu país que também é tão belo e com muitos lugares deslumbrantes. Viva a Berlin, espero este ano retornar, para passar alguns dias como o meu amor, desfrutando toda a beleza de Berlin e de outras cidades Alemanhas.
    Atenciosamente:

    Lina de Lima- Nila Mali- AIL

    • avatar Isabel says:

      Poxa Lina, como é bom ouvir isto. De fato nao só Berlim como a Alemanha tem lugares lindíssimos. As montanhas, lagos, cidadezinhas sao um encanto – quando viajo tenho a mesma sensacao que vc descreveu – parece como num conto de fadas. Venha de novo sim, tenho certeza que você ainda tem muitos e belos cantos deste país para descobrir e se encantar.

      Abs,
      Isabel

  10. avatar Celma Oliveira says:

    Faço parte de um grupo que irá fazer o trajeto Leste Europeu. Começaremos pela Alemanha onde permanecemos de 29.04 a 30.04.2013.
    Tenho interesse no city tour informado em seu blog, pois o nosso pacote turístico prevê apenas uma visita panoramica em Berlin.
    Qual a sua sugestão para um city tour na terça feira a tarde, gosto muito da área gastronomica também.
    E quanto a preço, por favor forneça o seu orçamento.
    Assim que conseguir falar com o meu grupo, entro em contato novamente.
    Obrigada.
    Celma

  11. avatar Carlos Eduardo says:

    Prezada Isabel,

    Antes de mais nada parabéns pelo site. Só uma palavra para defini-lo: excelente.
    Estou pensando em visitar Berlim em meados de setembro e, como você já citou acima, o clima estaria mais para frio do que calor. Você poderia dizer se chove com frequência nesse período? E, abusando de sua gentileza, informar se 4 dias seriam suficientes para conhecer o melhor da cidade?

    Muito obrigado,

    Carlos Eduardo

    • avatar Isabel says:

      Oi Carlos,

      Obrigada por seu feedback tão positivo! Fico muito feliz em ouvir isto.

      Em 4 dias você consegue ver os principais pontos e atrações de Berlim, é possível ter uma boa visão da cidade.

      Em setembro pode fazer ainda dias lindos, com boas temperaturas. Mas calor é mais difícil. E quanto a chuva não costuma chover muito – na verdade não chove tanto em Berlim: aqui faz frio, venta, neva. E quando chove é mais garoa, chuva fraquinha (a exceção foi o verão passado que choveu muito e forte com raios, trovões, etc.)

      Abrs,
      Isabel

  12. avatar SILAS BOSSOIS says:

    Perfeito seu site!!! Não poderia ser mais esclarecedor!
    Concordo com a Ivoneide: Só precisa ser mais conhecido.
    Parabéns pela bela ideia!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Silas,

      Mas que elogio maravilhoso – fico super lisonjeada e feliz em ouvir isto. Tomara que o site se torne conhecido, que possa ser útil a outras pessoas e que elas gostem também.

      Seja sempre bem-vindo por aqui.

      abs,
      Isabel

  13. avatar Marcio Tietsche says:

    Oi Isabel, adorei seu site, eu ganhei uma bolsa pra estudar um ano e meio em alguma universidade da Alemanha, provavelmente alguma universidade de Berlim, provavelmente embarco em julho e gostaria de saber algumas dicas antes de ir, por exemplo, valores de alugueis, como funciona o transporte, se o custo para compras é alto! Se puder dar algumas dicas ficaria grato!

    E parabéns pelo site ótimo!

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcio,

      O custo de vida em Berlim é mais baixo comparando com outras cidades grandes da Alemanha. Há várias redes de lojas e supermercados que são bem em conta – Lidl, Aldi são exemplos de supermercados bem em conta – você não vai encontrar produtos especiais, mas o básico. Preços de aluguel vai variar muito de bairro para bairro – o principal site para pesquisa de imóveis é o Immobielien Scout24 (infelizmente só em alemão – não sei se vc já fala alguma coisa).
      E você encontra um guia detalhado de como funciona o transporte em Berlim neste link: http://simplesmenteberlim.com/transporte-em-berlim/

      Se precisar de mais alguma informação é só dar um toque.

      Abraços e boa sorte nesta nova empreitada,
      Isabel

  14. avatar André says:

    Oi Isabel!
    Parabens pela pagina!
    Morei em Berlin por um ano e simplesmente amo essa cidade:)
    Adorei as estações lá e concordo com vc que a vida lá depende do clima.
    Espero voltar lá para uma temporada novamente…
    Abraçao!

  15. avatar Fatima says:

    Parabéns pelo site. Amei. Estou pensando em viajar com meu marido em março de 2014 para a Europa Oriental começando por Berlim e suas dicas são preciosas. Obrigada.
    Abraços

  16. avatar Milli says:

    Seu site é ótimo, está me ajudando muito a planejar minha viagem para Berlim.
    Pretendo ir para Berlim por volta do dia 20 de setembro deste ano com meu marido. Li que você disse que é mais para frio do que para quente, mas estou um pouco confusa em relação à temperatura e roupas. Estou com medo de levar muita roupa de frio, que causa muito volume na mala (costumamos carregar apenas uma mala para os dois) e não usar, ou levar poucas e passar aperto. Sei que poderíamos comprar algumas roupas na viagem, mas não gosto de perder tempo em lojas.
    Não sou acostumada ao frio, então quais roupas você sugere que se leve para uma viagem de 07 dias em Berlim nesse período?
    Acha que a temperatura para setembro, para nós brasileiros, pode causar algum estranhamento? Acha uma boa época para ir?
    Aproveitando a oportunidade e abusando de sua gentileza, você acha que em 07 dias dá pra conhecer bem Berlim e ainda de quebra conhecer algum país próximo? Se sim, qual você sugere?
    Obrigada.
    Abraços.

    • avatar Isabel says:

      Oi Milli,

      Semtembro ainda é um ótimo mês para visitar Berlim. O que acontece é que a probabilidade de dias quentes já é menor, mas nao é de fazer dias gélidos. Por outro lado pode ser que faca dias ainda bem quentes – é difícil dizer, pois a cada ano é diferente, o clima muda. O meu conselho é mais perto da viagem dar uma olhada nas previsoes para poder saber melhor o que trazer na mala.

      Em 7 dias dá para conhecer bem Berlim. Se você quise conhecer outro lugar te recomendaria Praga, dá para ir de trem de Berlim (sao 4:45 de viagem). Você poderia ficar 4 dias em Berlim e 3 dias em Praga.

      Abs,
      Isabel

  17. avatar João sérgio raúl says:

    Muito obrigado pela informação, eu sou angolano e estou passando aquí em Berlim15 dias de ferias depois de participar numa feira de negócios intersolar em Munique. É interessante estar nesta cidade e foi muito comovente ver de perto o Muro-de-Berlin

    • avatar Isabel says:

      Oi Joao,

      15 dias em Berlim! Que legal, vai dar para conhecer bem a cidade. É realmente muito legal conhecer o muro de Berlim, ver a cidade onde tantos acontecimentos importantes na história mundial aconteceu.

      Fico lhe desejando uma ótima estadia.

      Abs,
      Isabel

  18. avatar Lina de Lima says:

    Eu estive em Berlin em 2011 e adorei conhecer a cidade que é muito linda, sempre florida e muita limpa, passei pelos canais, estive em vários recantos e cidades vizinhas, foi um verdadeiro sonho e foi minha 1ª viagem internacional, fiquei hospedada na residencia de meu namorado por três meses, visitei museus, igrejas, caminhei pelas praças e ruas admirando as construções antigas, visitei a parte triste da historia da Alemanha, o Muro de Berlin, mas o futuro da Alemanha faz esquecermos daquele lado obscuro do passado, deste povo alegre e feliz com seu país lindo e cheios de coisas lindas que encantam aos que os que visitam, A Alemanha foi um lindo sonho que jamais pensei ter e aconteceu através do meu amor alemão de Berlin, ainda espero retornar e quem sabe ir residir e ficar ao lado do homem amado, escrevi muitas cronicas e poesias pela inspiração por lugares tão belos, como a minha subida a uma montanha e caminhando por um lido bosque, subindo e subindo e a volta fizemos de trem, pois começou a chover, mais mesmo assim foi maravilhoso, Berlin esta no meu coração e pensamentos ,pois, meu amor reside lá!!! amo meu país e amo Berlin, Viva a Alemanha por toda sua luta do passado e toda sua beleza e grandeza do presente e ao meu Heinz que lá esta!!!

  19. avatar ANTONIO MOTA says:

    Vou chegar a Berlim, no proximo dia 24 de Julho 2013, pergunto-te Isabel que tempo posso contar neste periodo( 24 de julho a 30 de julho), Sol/chuva?, que tipo de roupa devemos levar, somos uma familia de 5 pessoas, mas os miudos não gostam de muita roupa…
    Somos PORTUGUESES DO PORTO.
    OBRIGADO

    • avatar Isabel says:

      Oi Antonio,

      As temperaturas nesta época tanto podem estar em um dia na casa dos 28/30 graus, como na casa dos 21 graus (hoje, por exemplo, está assim, mas no início da semana estava super quente!). Para saber com mais precisão é melhor dar uma olhada na previsão um pouco mais perto da viagem, assim vocês sabem com certeza o que colocar na mala. De qualquer forma eu sempre aconselho a trazer um agasalho mais leve, pois à noite sempre esfria um pouco – mesmo em dias que as temperaturas foram mais altas.

      Abs,
      Isabel

  20. avatar Antonio mota says:

    Obrigado ISA,
    seria muita maçada me facultares, mediante a tua vasta experiência, um itinerário de visita a Berlim, sendo que ficamos Hospedados no BEST WESTERN Hotel am Spittelmarkte que o n/check-in é a 24 de Julho (17 horas) e check-out dia 30 (11 horas), por isso serão 5 dias para visitar Berlim. Dia 29 temos marcado a visita ao parlamento às 11.30 horas.
    Que tipo de passes devemos comprar (família de 5 pessoas)?
    E que Restaurantes nos poderás indicar?
    Obrigado pela disponibilidade.
    karolmopi@hotmail.com

    • avatar Isabel says:

      Oi Antonio,

      Há um bilhete para um grupo com até 5 pessoas, este bilhete é válido para um dia (neste link você encontra os preços e maiores detalhes). Caso queira saborear a culinária típica alemã, neste post você encontra uma lista de restaurantes.

      Como vocês terão mais tempo na cidade, podem ver e fazer as coisas com mais calma. Você pode se programar, dividir o tempo para ver as Top 10 Atrações em 2 ou 3 dias – dependendo se vai visitar os interiores das atrações ou não. Mas dentre elas, eu te recomendo visitar o Museu Pergamon, que é muito interessante.

      Em um outro dia, eu te recomendaria, ir no Memorial do Muro de Berlim, na Bernauer Straße – é muito interessante para saber mais sobre a história do muro de Berlim. Você pode fazer isto no domingo, dia 28/07, pois daí você pode combinar com um passeio no Mauerpark – onde tem um mercado de pulgas/antiguidades muito animado aos domingos.

      Em um outro dia você pode ir até Potsdam/Parque Sanssouci – este é um passeio muito bonito e que você gasta um dia todo.

      Você pode também combinar um passeio ao Palácio de Charlottenburg com um passeio de barco (dá uma olhada neste post).

      Abs,
      Isabel

  21. avatar Fabiane Melo says:

    Amei o video de Outono, Isabel!!!
    Parabéns! Vc é muito sensível e tem um olhar bem singelo sobre as coisas. seu blog é de muito bom gosto.
    Parabéns!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Fabiane,

      Obrigada! Espero que quando esteja aqui possa ver a natureza como no vídeo, pois é muito bonito mesmo – não tem como nao ficar sensível 🙂

      Abs,
      Isabel

  22. avatar Diógenes says:

    Olá Isabel,

    Parabéns pelo blog. Tudo perfeito e com informações extremamente relevantes. Eu estarei em Berlim no início de março/14. Já sei que as temperaturas serão baixas, mas você se venta e chove muito nesta época ? Temperatura baixa eu aguento, mas se tiver chuva e vento forte aí fica difícil, pois o que mais gosto numa cidade é andar bastante. Você também sabe me dizer se a região de Friedrichshain é boa de se hospedar ? Eu reservei o hotel Best Western Cith Ost que fica na Frankfurter Allee 57. Muito obrigado pela ajuda, Diógenes

    • avatar Isabel says:

      Oi Diógenes,

      Obrigada pelos elogios ao site!

      De fato em março ainda é friozinho! Este ano foi atípico, fez muito frio em março e daí teve alguns dias, em alguns lugares mais abertos que tinha um vento gélido. Em Berlim não é de chover muito e quando chove não são aquelas chuvas torrenciais.

      Friedrichshain é um bairro residencial, mas com muitos bares, restaurantes – bem jovem e dinâmico. A maior parte dos pontos turísticos se concentram em Mitte.

      Abs,
      Isabel

  23. avatar Rosiméri says:

    Boa tarde. Adorei seu Blog.

    Estou com uma viagem marcada pra Berlim pra Janeiro de 2014. Vc poderia me dizer se eu preciso levar algum tipo de roupa mais leve ou blusas sem manga) ou não terei necessidade delas? E pra dormir, um pijama comum de calça e mangas longas resolve? Antecipadamente, já agradeço.

    • avatar Isabel says:

      Você não precisará de peças curtas, pois no inverno não temos a menor chance de ter dias mais quentes. Para dormim um pijama longo é suficiente, pois os edredons são bem grossos, geralmente feitos com penas de ganso e dai esquenta bem.

      Abs,
      Isabel

  24. avatar Eliana says:

    Olá Isabel, td bem ?
    Encontrei seu blog qdo pesquisava sobre clima em Dressden, Berlim e Praga, pois estou planejando viajar na segunda semana de fev/14, mas estou com medo de não conseguir fazer passeios, caminhar pelas ruas e conhecer as cidades com este frio. Estou acostumada com frio, moro em Curitiba, o inverno aqui este ano tb foi longo demais e bem intenso com temperaturas em torno de 0º e abaixo disso quase toda madruga. As pessoas conseguem fazer programas, visitar lugares?? Pretendo ficar uns 10 dias na Alemanha, já tenho um roteiro pre definido mas o que é imperdível, não posso deixar de conhecer?? Aguardo suas sugestões. Obrigada

  25. avatar Écio e Patrícia says:

    Oi, Isabel,
    Estamos pensando em visitar Berlim e Viena em fevereiro de 2014. Você acha que é uma boa época? Gostamos de frio, pois calor já temos demais aqui em Belo Horizonte. Só temos medo de excesso de neve porque pode atrapalhar nossos passeios e até nossos transportes(fechar ferrovias e aeroportos por exemplo). Pensamos em ir na segunda quinzena de fevereiro. Você acha que estamos com cautela exagerada?
    Abraços e parabéns pelo site.

    • avatar Isabel says:

      Oi Écio/Patrícia,

      olha são poucas as vezes que aqui em Berlim há caos – aeroportos fechados, por exemplo – por causa de neve. Entretanto tudo pode acontecer. De repente vocês estão aqui e pegam “o inverno dos últimos 50 anos” e de repente as temperaturas estão acima da média. Cada ano pode ser uma surpresa. Eu aprostaria na surpresa e viria 🙂

      Abs,
      Isabel

  26. avatar Socorro Goersch says:

    Oi Isabel,

    gostei muito das informações que voce postou, quero conhecer a Alemanha e gostaria de ir no período Natalino.

    Abs.

    Socorro Goersch

  27. avatar Beatriz says:

    Olá Isabel,
    Parabéns pelo blog, excelente trabalho, estou amando!
    Estaremos em Berlim nos dias 12,13,14 de março de 2014.
    Será que ainda está muito frio por aí? neve será?
    No dia 14 queremos ir para Sachsenhausen, mas estou com medo de nos perdermos, é tranquilo o trajeto para chegar lá? Ficaremos proximo a alexanderplatz.
    beijos e parabéns mais uma vez!
    Vc é 1000!
    🙂

    • avatar Isabel says:

      Oi Beatriz,

      Obrigada pelo elogio!

      Olha é difícil dizer com precisão, pois o clima varia de ano para ano. Em março a tendência é ir melhorando, mas este ano mesmo foi suuper frio, nevou bastante, foi bem atípico.

      É tranquilo ir à Sanchsenhausen, você tem que pegar metro até a estação Oranienburg e depois um ônibus que para na porta do campo – o ônibus é que é chatinho, pois passa a cada meia ou 1 hora. Se ver que perdeu podem pegar um táxi, pois não é muito longe.

      Abs,
      Isabel

  28. avatar Kranti says:

    Estou indo dia 22 de fevereiro de 2014.Da para andar no frio?E da para se virar so com Ingles? Nao falo alemao..

    • avatar Isabel says:

      Olha para a gente que mora aqui a vida continua, apesar do frio 🙂 ou seja, a gente sai, anda na rua, etc. Se você pegar dias bem frios, agasalhe-se bem para quando sair não passar muito frio. E se tiver muito, muito frio, você vai fazendo tour, entra em algum lugar fechado, etc.

      Sem dúvidas você consegue se virar com o inglês, principalmente nas áres turísticas deve encontrar pessoas que falem inglês.

      Isabel

  29. avatar carla says:

    Olá Isabel, encontrei o seu blogue numa pesquisa e adorei. Sou portuguesa, de Lisboa, e vou a Berlim 10 dias no inicio do mês de Agosto, com o meu bebé de 1ano.
    Gostaria de perguntar se é muito caro o nivel de vida, os transportes e a visita dos monumentos?
    Sou uma pessoa bem simples. Diga me por exemplo, só para eu ter uma ideia, o preço de um bolo, café, do bilhete do metro, um almoço num restaurante fast food, papas para bebé?. Para eu ver mais ou menos o orçamento para esses dias.
    E para além do top 10 de atrações, tem mais monumentos e locais de diversão para crianças.
    Se puder ajudar me agradeço.

    Obrigada, tudo de bom.

    • avatar Isabel says:

      Oi Carla,

      Na opção “Tipos de Bilhete” você encontra uma lista com o preço dos principais tipos de bilhete disponível, assim como neste link você encontra uma lista de preços com as principais atrações da cidade. Neste outro link você encontra opções de atrações para crianças.

      Se você for em restaurantes simples, pedir pratos mais simples você gasta 10-15 euros/pessoa.

      Abs,
      Isabel

  30. avatar Lisete Maria says:

    Oi, Isabel,
    Estava procurando informações sobre Berlim e me deparei com teu blog. Adorei as informações sobre o clima e as estações do ano. Meu filho estará na cidade entre os dias 8 e 17 de fevereiro participando do Festival Internacional de Cinema e suas dicas me foram úteis e me deixaram mais tranquila. Ah, só complementando, no sul do Brasil, moramos em Porto Alegre, também temos as 4 estações, só em épocas diferentes no ano, cada qual com sua beleza e poesia.
    Abraços
    Lisete

    • avatar Isabel says:

      Oi Lisete,

      Ah que legal que seu filho virá para a Berlinale! Tomara que ele possa aproveitar bem a ciadde (além do festival, é claro). Sim, sem dúvidas é muito legal as estações serem bem definidas, a gente vê co ciclo da natureza a cada ano.

      Um grande abraço,
      Isabel

  31. avatar Carlos Alberto Loewenthal says:

    Bom dia!

    Marcia e eu iremos até Berlim no dia 05 de Maio. Sendo nossa primeira visita estou onservando suas “dicas” aos visitantes. Permaneceremos 5 dias e partiremos para Colonia.
    Muito bacana seu blog. Está ajudando bastante.
    Grato.

    Carlos Alberto Loewenthal

    • avatar Isabel says:

      Oi Carlos,

      Tudo jóia?

      Escolheram um mês legal para visitar Berlim, eu pelo menos gosto muito, é primavera, tudo volta a ficar verde, a cidade ganha outra cara!

      Bom saber que o blog lhes tem ajudado.

      Abs,
      Isabel

  32. avatar Maria Lucia M. Martins says:

    Oi Isabel!
    Eu lhe fiz uma pergunta e ainda estou esperando sua resposta.
    Moro em Brasilia e vou pra Berlim dia 14/3/2014. Gostaria de saber como esta o tempo nesta data.
    Esta muito frio?Vou encontrar neve?
    Desde já agradeço sua atenção
    Maria Lucia

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria Lucia,

      Eu nao consigo responder a todas as perguntas de imediato, no mesmo dia que elas chegam – eu passo o dia fora trabalhando (inclusive muitos sabados e domingos) e o volume de perguntas é grande.

      No momento o tempo está ótimo por aqui, ensolarado, com temperaturas altas para a época do ano (na casa de 11 até 17 graus). Mas até o dia 14 ainda são alguns dias para a grente, de repente pode mudar. Neve é improvável, mas se quiser saber com exatidão como vai estar nos dias que estiver por aqui é melhor dar uma olhada na previsão nos próximos dias.

      Abs,
      Isabel

  33. avatar GISELE says:

    Oii Isabel, meu nome é Gisele mora em Santa Catarina, estou indo para Alemanha no mêsde abril ou maio, gostaria de saber, este mes é frio? e gostaria de saber tambem como esta a economia, para trabalhar na alemanhã, só não sei a cidade que vou ainda. se poderes me ajudar

    abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Gisele,

      Em maio as temperaturas já são bem melhores, já não faz tanto frio, é primavera.

      Dentre os países europeus a Alemanha é o que tem a melhor economia, mas boas chances para emprego vai variar de região para região, cidade para cidade, além da área/profissão.

      Abs,
      Isabel

  34. avatar GISELE says:

    Bom Dia Isabel, Obrigada pela ajuda, vou primeiro para italia para terminar de tirar a dupla cidadania, vou ficar em Pavia, depois vou para alemanha, mais ainda estou vendo emprego.não sei onde tem ainda, voce sabe algum blog ou facebook brasileiros donos de soveterias tem la,? ou algo que eu posso encontrar emprego de modo que seje seguro.

  35. avatar Monica Miranda says:

    Ola Isabel pretendo ir na primeira quinzena de setembro de 2014 a berlim, praga, budapeste e viena…vc sabe informar a previsão do tempo neste periodo para saber que tipo de agasalhos devo levar?

    • avatar Isabel says:

      Oi Monica,

      Em Berlim já começa a fazer um friozinho em setembro, mas também pode fazer dias ainda relativamente quentes. Portanto eu te recomendo mais proximo da sua viagem conferir a previsão do tempo para saber com extatidão.

      Isabel

  36. avatar Valdirio Luiz Junges says:

    Ola Isabel! em primeiro lugar, parabens! voce alem de ser linda é fantastica! acabo de descobrir o seu blog! Eu e minha esposa já estivemos em Berlim no ano 2012, mas apenas 2 dias, agora queremos ir para ficar uns 12 dias, para conhecer e viver um pouco mais de Berlin, gostariamos de ir no final de Novembro para sentirmos o frio de verdade( quem sabe um pouco de neve) e sentirmos já o clima de natal. o que voce sugere. Estou fazendo um roteiro com um mapa que trouxe de lá.Obridada desde já.

    • avatar Isabel says:

      Oi Valdirio,

      Em novembro não é comum nevar, mas já e bem friozinho. Os dias já são bem curtos, geralmente muito nublado. Se vierem mais para o final do mês já podem pegar as feiras de natal.

      Abs,
      Isabel

  37. avatar Conceiçao freitas says:

    Que maravilha seu site, muito prattico e eficiente. Estamos chegando em berlim dia 02/06 ate 06/06 como sera a temperatura nesse periodo? Sou muito friorenta kkkkk. Podemos andar tranquilos pelas ruas a noite?
    Parabens pelas dicas. Abracos

    • avatar Isabel says:

      Oi Conceição,

      É difícil dizer com precisão como o tempo será nesta epoca, pois você tanto pode pegar dias com temperaturas mais quentes, quanto dias com uma frente fria, mas a tendência é de dias com temperaturas mais amenas, talvez na faixa de 18 a 22 graus. Eu te recomendo a dar uma olhada na previsão do tempo mais próximo da sua viagem para saber com mais exatidão.

      Em geral Berlim é uma cidade segura, onde podemos andar nas ruas à noite.

      Abs,
      Isabel

  38. avatar Sigrid Karin Weiss says:

    Isabel,
    Fantástico se blog.
    Estarei em Berlin de 29 de maio a 2 de junho, quando então terei que ir a Bremen para voltr dia 5.
    A única coisa que ainda não fechei foi esta viagem, pois de trem percebi que faz uma troca de trem em Hamburgo, mas com apenas 18 minutos de intervalo, conseguirei isso estando com mais uma pessoa e malas? Você conhece alguma opção diferente, não existem mesmo trens diretos nesse trajeto?
    Preciso voltar dia 5 pois as 15h embarco em Berlim para Frankfurt para retornar ao Brasil.
    Grande abraço
    Sigrid

  39. avatar vanessa says:

    Amei teus textos e fotos. Tudo muito lindo e completo!!!!!! Estou indo para Berlim no começo de junho e anotei várias dicas tuas!!! Levo muitos casacos ou sobreviverie, rsrsrsrs?

    • avatar Isabel says:

      O clima varia muito Vanessa – de repente você chega aqui e pega dias de calor. De qualquer maneira é sempre bom trazer algumas coisas de frio, pois mesmo que de uma esquentada, à noite as temperaturas sempre caem.

      Isabel

  40. avatar Elisabete Marquine says:

    Olá Isabel!
    Como fica a temperatura no mês de Setembro? Sou de São Paulo e estarei em Berlim na primeira semana de Setembro. É necessário levar casaco para esta época do ano?
    Quanto à locomoção pela cidade, é fácil utilizar os trens mesmo sem falar inglês? E a utilização de táxis?

    Abs,

    Bete

    • avatar Isabel says:

      Oi Elisabete,

      Neste link você encontra uma resposta minha dada a outra pessoa quanto ao clima em setembro.

      Na opção Transporte você tem um guia completo sobre como utilizar o transporte público em Berlim, assim fica bem mais fácil de utilizá-lo principalmente se não fala inglês. E quanto ao táxi, neste post você encontra algumas dicas também.

      Abs,
      Isabel

  41. avatar Carolina Sydow Cerny says:

    Olá Isabel
    Parabéns pelo blog. Amei!! Muito bem escrito com dicas preciosas.
    Não conheço a Alemanha mas estou pensando em passar o natal e reveillon passando por Berlim, Munich e quem sabe Nuremberg. É muita loucura?? O frio é muito intenso mesmo??? Como ficam as atrações e restaurantes nessas datas 24, 25, 31 e 01/01?? Fecham museus ou a gente aproveita esses dias também.
    Um grande abraço
    Carolina

    • avatar Isabel says:

      Oi Carolina,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Comparado com o frio que temos no Brasil, é bem frio sim! Porém a gente vive aqui, as pessoas visitam a cidade, ou seja, a vida continua. Você deve sim estar bem preparada, bem agasalhada para poder aproveitar e passear pela cidade. Neste post, por exemplo, dou dicas sobre as roupas e agasalhos adequados e necessários para o inverno daqui.

      Neste outro post você pode ter uma idéia do funcionamento das coisas, atracoes neste período.

      Abs,
      Isabel

  42. avatar karina says:

    Berlim no inverno é para os fortes!!!! muito frio, quase congelei…mas a cidade é muito linda, espero voltar em outras estações. AMO BERLIM.

  43. avatar Hiranita says:

    Isabel, estou encantada com seu blog , já montei meu roteiro baseado em todas informações que li aqui. Estaremos em Munique na Oktoberfest e depois passaremos 5 dias em Berlim. Minha dúvida é sobre o clima aí nesta época , muito frio?

    • avatar Isabel says:

      Oi Hiranita,

      Bom saber que gostou do blog – obrigada!

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Para quem esta acostumado com calor, em outubro já é frio sim, mas não é um frio exagerado. Pode fazer dias muito bonitos, de sol (que não chega a esquentar muito), mas em combinação com as folhas amareladas e avermelhadas do outono, fica muito bonito.

      Abs,
      Isabel

  44. avatar Luciano Melo says:

    Oi! Excelente seu blog! Parabéns pelo trabalho.
    Chego em Berlim no dia 24 de dezembro e fico por aí até o dia 4 de janeiro, quando volto para o Rio de Janeiro. Vou com minha esposa e filho e ficarei na casa de amigos…
    Neste período gostaria de passar uns dois dias numa estação de esqui. Qual a mais próxima de Berlim? Da para fazer um bate e volta ou é melhor ficar por lá uma noite? Tem agência de turismo que vende esses passeios para fora da cidade?
    Obrigado pela ajuda!

    Luciano

    • avatar Isabel says:

      Oi Luciano,

      A região mais próxima de Berlim onde se pode esquiar é Erzgebirge (já na fronteira com a República Checa). Eu não sei te informar se alguma agência oferece passeio para lá.

      Abs,
      Isabel

  45. avatar Anderson Oliveira says:

    Oi Isabel, o blog é mesmo demaisss… não consigo parar de ler. Estarei por aí de 12/09/2014 até 21/09/2014, vi no site Accuweather que a temperatura estará oscilando lá pela casa dos 18º, para carioca acho que é meio frio, porém, não sei se o clima é mais para seco ou úmido, creio que é bom levar casaco mais para pesado, estou certo ou não?

    Um abraço,

    Anderson Oliveira

    • avatar Isabel says:

      O clima daqui é mais seco Anderson. Como o clima varia muito (estamos em agosto e poderíamos ter dias quentes, mas não tem passado de 20 graus) vai que em setembro dê uma esquentada, por isto é melhor dar uma olhada na previsão mais perto da viagem. Mas com certeza deve trazer casacos, não muito pesado, tipo para neve, eu diria médio-pesado.

      Abs,
      Isabel

  46. avatar Beatriz Faraco says:

    Oi Isabel Estou aqui visitando seu blog que é muito interessante e tem ótimas informações. Será nossa primeira viagem a Berlim e gostaria de uma dica sua sobre o que levar (roupas,agasalhos) no mês de outubro. Obrigada, Beatriz

  47. avatar Celia Flores says:

    Olá Isabel.
    Em primeiro lugar quero parabenizá-la pelo site. Muitas dicas legais para quem nunca aí esteve. Pois é, eu, meu marido e meu filho estamos planeando ir a Berlim ao final destes mês e tenho imensas dúvidas. Se o clima ainda está favorável para levar roupas de verão. Se vale a pena comprar tickets de transporte ou é mais viável alugar um carro e se este período permite ainda conhecer algo fora da região. A estadia será de 4 dias. Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Celia,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      É improvável que no final de setembro tenhamos temperaturas de verão, mas com clima tudo é possível – portanto o melhor é olhar a previsão do tempo mais perto da sua viagem.

      Não vale a pena alugar carro para usar dentro de Berlim, a melhor maneira é mesmo à pé e com o transporte público (ou táxi, se preferir).

      Isabel

  48. avatar Danielle says:

    Oi!

    Estou pretendo ir a Berlim na semana santa do ano que vem (4 a 9 de abril)
    Vi que você recomenda mais o finalzinho de abril…
    Como costuma ser o clima no início do mês? E a semana santa, como é?

    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Danielle,

      O clima varia muito de ano para ano. E como você pode ler no artigo acima, abril é um mês bem inconstante – de repente você chega no início do mês e já pega temperaturas bem amenas ou dias ainda super frio 8é ficar de olho na previsão do tempo, mais perto da viagem).

      Isabel

  49. avatar Joyce says:

    oi!

    estou morando perto de Amsterdam e pretendo passar 3 dias em Berlim….considerando atraçoes, é melhor ir no final de setembro ou em novembro?

    Estou morrendo de desgosto por so ter visto sobre o festival das luzes de outubtro agora…ja tenho uma viagem para a italia justamente nos dias que as luzes estarao por Berlim :/
    estou em duvida se vou no frio de vez e vejo feira de natal (tem ja em novembro ne?) ou se vou agora no final do mes.
    lendo seu site ja to programando de voltar em Maio para ver tudo colorido rs

    • avatar Isabel says:

      Oi Joyce,

      Ai é questão de gosto… Em setembro, em termo de natureza, é mais bonito, pois ainda tem folhas nas árvores, esta colorido por conta do outono. Em novembro já não, mas lá no final de mês tem as feiras de natal que são super charmosas.

      Abs,
      Isabel

  50. avatar Loizi says:

    Oi Isabel,
    Irei passar o Natal em Berlim, com meu esposo e minha enteada…gostaria de dicas legais de onde ir no dia 24/12/14….o que é mais tradicional de se fazer? ou se os restaurantes fazem jantar de “ceia”? pois quando passei o Natal em Londres, eles comemoravam no dia 25 no almoço…
    Outra dúvida, para está época de fim de ano, não quero exagerar nos itens da minha mala…mas o que será imprescindível para enfrentar o inverno…(roupas etc.)
    Obrigada,
    Loizi
    Sp

  51. avatar Lidice says:

    Olá Isabel, suas informações estão sendo muito úteis para mim. vou passar o Ano Novo em Berlim, chego no dia 27 de dezembro . Gostaria que vc me informasse se nestes últimos anos tem nevado pois estarei vindo de Lisboa e quero levar roupas adequadas. Um grande abraço Lidice

    • avatar Isabel says:

      Oi Lidice,

      Berlim não é uma cidade que neva muito, mas mesmo assim as temperaturas são bem baixas (geralmente de 0 para baixo) então é bom estar bem preparada, com bons agasalhos.

      Abraço,
      Isabel

    • avatar Vivian says:

      Oi Isabel!! Boa tarde!
      Parabéns pela página! Como a Lidice, Vou pra Berlim dia 29/12 (mês que vem) é a primeira vez.
      Vamos em 10 pessoas, família. Vamos pra passar o Ano Novo! Estou super ansiosa! Sei que vamos pegar bastante frio.
      Gostaria mesmo de ver neve rsrs
      Vamos ficar 04 dias inteiros, estou aqui vendo tudo pra ver o que vamos priorizar pra conhecer, ja que tem muitas coisas pra conhecer e fazer. Enfim, te escrevi mais pra parabenizar! beijão

      • avatar Isabel says:

        Oi Vivian,

        Obrigada por deixar sua mensagem. Vou ficar então aqui na torcida que neve durante os dias que estiver na cidade.

        Beijão,
        Isabel

  52. avatar Caio Sepúlveda says:

    Hallo Isabel! Como vai? Parabéns pelo seu blog, é muito organizado e esclarecedor. Vai me ajudar muito.
    Bem, aqui vai minha duvida: Eu estava planejando ir a Berlim em Julho de 2015 para estudar alemão durante um mês. Aproveitaria esse mês para conhecer outras cidades da Europa e da própria Alemanha. Porém o cambio está muito alto – Terei que abortar a missão. Minha dúvida é a seguinte, ir no final de 2015 e pegar o inverno ou esperar até o verão de 2016 (Morrendo de ansiosidade). Eu tenho muita duvida quanto a isso principalmente por não conhecer o frio europeu e temer não aproveitar bem a viagem.
    Obrigado
    Caio Sepúlveda, RJ – Brasil

    • avatar Isabel says:

      Oi Caio,

      Tudo bem, obrigada. E com você?

      Olha, o inverno é bem rigoroso, acho que especialmente para um brasileiro (e ainda mais do Rio, né?!? :-)), frequentemente vejo pessoas que não estão adequadamente vestidas e aí sofrem mais. Então se preferir vir nesta época é bom estar com as coisas adequadas para o frio. Aqui a vida continua rsrs, mas deve-se agalhar adequatamente para poder fazer os passeios, aproveitar melhor a cidade. No final do ano tem as feiras de natal, que são bem pitorescas, enfim não deixa de ter seu charme.

      Mas… Eu particularmente preferiria o verão! A cidade tem mais a oferecer, os dias são longos, está tudo verde – é outra atmosfera!

      Abs,
      Isabel

  53. avatar Juliana Quinta says:

    Isabel, tudo bem? Quero te parabenizar pelo blog! Excelente! Muitas dicas interessantes! Parabéns! Quero te perguntar se neva em fevereiro. Não conheço a neve e estou indo pra ai no dia 13/02 e fico até o dia 22/02/2015! Nesse período costuma nevar? Vou sozinha e já planejei tudo apenas lendo o seu blog! Obrigada por esse blog super legal viu! Bjs! Juliana

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      Tudo bem, obrigada. E com você?

      Fico feliz em saber que gostou do blog e que lhe tem sido útil.

      Sim, em fevereiro há possibilidade de nevar, mas não dá para dizer se exatamente neste período vai nevar. É muito de sorte. É como sempre digo “inverno não é garantia de neve”. E em Berlim não é de nevar muito. Mas vamos ficar na torcida – quem sabe você pega alguns dias com neve.

      Bjs,
      Isabel

  54. avatar Adriano Silva says:

    Olá Silvana, boa tarde.
    Sou de Fortaleza e consegui uma promocao para Frankfurt e Berlim no perido do carnaval 13 a 20 de Fev.
    Gostaria de saber da sua opiniao a respeito do clima…. dá pra fazer algo ? Falo pq uma outra pessoa nos assustou dizendo que nessa epoca nada funciona devido ao frio… aeroporto fecha …. enfim …. fiquei meio assustado.
    Poderia da seu parecer ?
    Desde já agradeco.

    • avatar Isabel says:

      Oi Adriano,

      O aeroporto não fecha por causa do frio – somente se houver alguma nevasca ou condição que coloque os vôos em risco. Mas isto não é todo dia, acontece vez ou outra. A vida aqui não para por causa do inverno, tudo funciona normalmente (museus, lojas, restaurantes, etc.).

      Isabel

      • avatar Adriano Silva says:

        Muito obrigado Isabel.
        Obrigado mesmo … vc me tirou um peso. A forma que a pessoa me disse deu a entender que não iria fazer nada ai .. rss

  55. avatar Isabel Cruz says:

    Aqui vão algumas informações que, não sendo certezas, nos dão uma ideia da diferença, por exemplo, entre ir no princípio de Abril ou no fim de Abril/Início de Maio.

  56. avatar Pamella says:

    Olá Isabel, estou amando suas dicas no blog. Tenho algumas dúvidas, queria saber sobre o clima no fim de junho, li que pode alterar, mas normalmente, entre 21 a 30 de junho é mais quentes os dias, ou pode ocorrer de esfriar muito. Moro em Salvador e aqui não tem inverno.
    Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Pamella,

      Tudo bem?

      Esfriar demais é improvável, ams às vezes o tempo dá uma de louco rsrs Então é melhor ficar de olho nas previsões do tempo.

      Abs,
      Isabel

  57. avatar Fernanda says:

    Olá Isabel! Seu blog é excelente! Estou programando uma viagem para Alemanha de 10 a 27 de nov de 2015. Sei que o frio será intenso. Minha dúvida é: chove muito, a ponto de atrapalhar o turismo? ABS

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Novembro pode ser um mês chuvoso, nublado. Mas geralmente em Berlim não é de cair aquelas chuvas fortes e também não é de ficar o dia todo. Bem, tem sempre gente vindo, o turismo não para 🙂

      Abs,
      Isabel

  58. avatar Sergio says:

    Olá Isabel.
    Muito bom o seu blog. Tenho me guiado por ele, pois vou visitar Berlim por 1 semana no período de 20 a 27 de abril/2015. Tenho observado nos sites a previsão das temperaturas, mas as informações estão muito desencontradas. Tem diferenças de cerca de 5 ou 7 graus entre um site e outro para uma mesma data. Você poderia me indicar um site confiável e se possível que seja em inglês, para que eu possa pesquisar a previsão do tempo para uma semana uns 2 dias antes de minha partida?
    Obrigado.

  59. avatar Gil says:

    Oi, Isabel

    post muito útil e elucidativo. Única dúvida: em maio, data da minha viagem, o sol se põe a que horas, mais ou menos?
    Abs
    Gil

  60. avatar antonio luis says:

    Pôxa, o clima da Europa é totalmente o inverso do Brasil,digo da Alemanha,pois aqui o Valor sempre persiste e ai em Berlim o frio é que Domina,acho que mesmo aqui no Brasil ter cidades que faz algum frio,não é nem comparavél com o frio de Berlin,mesmo a famosa Curitiba,tem só um friozinho em Comparação,pois Curitiba não fica dias a fio com máximas que não passam dos 5 graus ou zero graus,Curitiba pode até fazer por poucos dias zero grau,mas de tarde já está uns 12 ou 15 graus,que é uma temperatura que os alemães dizem ser freesco…

    • avatar Isabel says:

      Pois é Antonio….

      O clima do Brasil é muito diferente do clima brasileiro. É um clima muito mais frio, dias de calorzão são poucos.

      Isabel

  61. avatar Marcela Barbosa says:

    Ola. Estou indo para Berlim no começo do mes de outubro. E como é a primeira vez gostaria muito de saber sobre o tempo. Devo levar blusas mais leves de frio ou o frio neste mes é rigoroso ?? aguardo sua respostas. E amei o site. Muito legal. PARABENS !

  62. avatar Mayara says:

    Oi Isabel!

    Estou amando seu site! Confesso que estava na dúvida se incluia Berlim no roteiro e vc me deixou apaixonada pela cidade!
    Tenho 21 anos e eu, meu namorado e uma amiga vamos fazer nosso primeiro mochilão pela Europa em fevereiro, que por ser nossas férias é a unica época que podemos ir.. o frio já está mais tranquilo nessa época ou ainda é beem frio? Ainda tem neve? Vc acha que dá para fazer todos os passeios tranquilamente e a pé ou o clima atrapalha? Os dias duram pouco?

    Se vc souber de algum hostel bom poderia me indicar por favor? 🙂

    Obrigada!!
    beijos, Mayara

    • avatar Isabel says:

      Oi Mayara,

      Oh, mas que legal saber que o blog a “influenciou” um pouco a querer visitar Berlim 🙂

      Fevereiro ainda é bem frio e por ser inverno não signica que terá neve – há sempre a probabilidade, mas não dá para dizer que neste ou aquele dia específico vai estar nevando. E sempre digo que a vida continua por aqui, seja frio ou calor (rsrsrs) É claro que você deve estar bem agasalhada, ter as roupas e acessórios apropriados para poder estar do lado de fora, fazendo os passeios, indod e um ponto para outro.

      Aqui você encontra uma lista de hostels com uma boa localização.

  63. avatar Marcela Barbosa says:

    Ola. Estou indo para Berlin daqui 4 dias. Outubro é Frio Berlin ????

  64. avatar Thyago says:

    Olá Isabel,

    Suas dicas são maravilhosas, estou indo a Berlim em janeiro, passo três dias chegarei no dia 06. Pegarei um inverno muito forte?

    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Thyago,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Difícil dizer com precisão como exatamente estará o tempo, quais temperaturas nesta época. Só uma coisa é certa – é inverno e não é um inverno como no Brasil (rsrs).

      Abs,
      Isabel

  65. avatar Silvia Pinheiro says:

    Olá Isabel!
    Estou adorando seu blog. Viajo para Berlim na segunda quinzena de fevereiro, tens ideia da temperatura?
    Silvia

    • avatar Isabel says:

      Oi Silvia,

      Não dá dizer com antecedência como serão as temperaturas, só ficando de olho nas previsões. Dá uma olhada neste artigo, tem uma explicação detalhada de como é o clima por período.

      Abs,
      Isabel

  66. avatar cleusa cillo says:

    Muito claro seu blog, com dicas valiosas, viajo para Berlim em Outubro, depois passo por Viena e Genebra .Obrigada

Deixe seu comentário

*