Como planejar passo a passo sua viagem e estadia em Berlim

  • SumoMe

Você está pensando em conhecer Berlim? Abaixo você encontra algumas informações importantes e um passo a passo para ajudá-lo(a) no planejamento da sua viagem (Clique nos links que obterá mais informações).

Antes de mais nada algumas informações básicas:

Berlim é a capital da Alemanha e para visitar o país como turista, brasileiros não precisam de visto, podendo permanecer no país por até 90 dias.

A moeda aceita é o euro e a língua oficial é o alemão. Mas Isabel, terei que aprender alemão para poder me comunicar na cidade? Claro que não! Inglês é uma língua universal e com ela poderá se virar bem em Berlim. Não posso afirmar que, por exemplo, todo e qualquer taxista ou motorista de ônibus que você pegue na cidade fale inglês, mas sem dúvidas nos hotéis e pontos turísticos encontrará pessoas que falem o idioma. Assim como nos principais museus e exposições as informações estão em ambas as línguas: alemão e inglês.

Agora, uma pergunta que já me foi feita muitas vezes é se, sem o alemão e sem o inglês, se somente com o espanhol, por exemplo, dá para se virar em Berlim. Daí eu diria que já fica mais complicado. Sem dúvidas tem muita gente por aqui que fala a língua espanhola, assim como francês, italiano e etc., mas não dá para contar com a sorte de cruzar justamente com estas pessoas.

Com estas informações básicas, vamos lá às etapas do planejamento:

Primeiro Passo

Se você ainda não tem um período específico para sua viagem, se está livre para programar suas férias para quando quiser, o primeiro passo então seria escolher a época que virá. Para isto eu recomendaria ver como é o clima da cidade mês a mês e as características das estações. Lembre-se que a Alemanha tem um inverno rigoroso e pode ser sofrido para quem não está acostumado.

Um outro fator que pode ser levado em consideração é a programação cultural e de eventos da cidade. De repente tem algum evento que lhe interessa em particular e por isto quer estar na cidade no período.

Segundo Passo

Escolhida a época de vim, é hora de decidir quantos dias ficar em Berlim. Este é um aspecto que sempre digo que depende muito de cada pessoa, dos interesses. Se é do tipo de visitar museus e quantos (a cidade tem inúmeros), se quer dedicar um dia para compras, etc. Já vi casos de pessoas que fizeram um bate e volta e outras que ficaram mais de uma semana e me disseram que saiu com a sensação de não ter visto tudo. Mas, via de regra eu diria que 3 dias inteiros  dá para ver os principais pontos turísticos da cidade.

Terceiro Passo

Decidido o período que virá e quantos dias vai ficar em Berlim, a próxima etapa é comprar as passagens. Ha várias companhias áreas que oferecem vôos para Berlim, como TAM, Lufthansa, KLM, Alitalia, TAP, British Airways, Iberia, Air France. Entretanto estes vôos não são diretos, você terá que fazer uma conexão em alguma cidade, que vai depender da cia área que você escolheu. Por exemplo: Se for viajar com a TAM, a conexão será em Frankfurt, se for com a Air France será em Paris e assim por diante.

Se você não estiver vindo direto do Brasil, mas já de outra cidade Européia, você tem ainda as empresas Air Berlin, EasyJet, German Wings, Ryanair, BMI que oferecem vôos para Berlim. Há também a possibilidade de chegar a Berlim de trem. Clique aqui para mais detalhes de Como chegar em Berlim.

Quarto Passo

Reservar a hospedagem. Primeiro veja aqui os melhores bairros para se hospedar em Berlim e aqui veja algumas dicas de hotéis na cidade.

Quinto Passo

Fazer um seguro saúde, que é uma regra, uma exigência para entrar na Europa. De familiares e amigos que já me visitaram nunca foi pedido na imigração para apresentar o comprovante do seguro. Mas é a regra, pode ser solicitado. E além disto, se houver uma emergência, a necessidade de um médico, você estará coberto.

Sexto Passo

Com passagem, hospedagem e seguro saúde em mãos, é hora de decidir como irá do aeroporto/estação de trem até seu hotel. Eu particularmente, quando viajo, dou preferência a pegar um táxi ou serviço de transfer. Estando com malas, geralmente em uma cidade desconhecida, eu acho mais cômodo o táxi/transfer (a não ser que esteja com mala bem pequena e o ônibus/metrô passe na frente do hotel 🙂 ). Mas isto é pessoal. Se você não é assim, o transporte público de Berlim funciona muito bem e se tem uma linha que vai direto para seu hotel, melhor ainda.

Mas se você é como eu e prefere agendar um transfer, pode dar uma olhada aqui, ou ainda ler estas dicas de táxi.

Sétimo Passo

Já resolvido as coisas que serão pagas ainda estando no Brasil, agora é bom calcular quanto dinheiro trazer para Berlim. Neste post você encontra informações para poder ajudá-lo(a) neste aspecto.

Oitavo Passo

Tudo decidido e reservado para chegar na cidade, o próximo passo é planejar o que ver e fazer em Berlim, é hora de montar seu roteiro.

Aqui você encontra uma lista de atrações na cidade, neste link você encontra sugestões de atividades e aqui você encontra opções de espetáculos e concertos. Se gosta de fazer uma comprinhas durante suas viagens, não deixe de olhar esta página. E já saiba onde comer aquele joelho de porco ou salsicha acompanhando de uma boa cervejinha alemã ou ainda dicas de outros restaurantes/bares em Berlim.

Decidido o que será visto e visitado, a pergunta que muitos fazem é: devo reservar/comprar ingressos para alguma atração antecipadamente? A visita (gratuita) a cúpula do Reichstag, o prédio do parlamento, deve ser agendada online com antecedência (veja o post sobre esta atração que lá tem instruções de onde e como fazer o agendamento).

Na maioria das outras atrações, apesar do número de turistas em Berlim ter aumentado consideravelmente nos últimos anos, eu não vejo grandes filas. A não ser que seja uma exposição temporária, algo excepcional, daí pode haver longas filas.

Uma exceção, dentre as principais atrações, é a Torre de TV. Provavelmente por não comportar muita gente ao mesmo tempo, é uma atração que tem fila e que de repente vale a pena já providenciar o ingresso antecipamente.

Nesta etapa é bom saber também como funciona o transporte público de Berlim, para poder se locomover pela cidade, assim como algumas regrinhas e hábitos locais e como lidar com eles.

Nono passo

Chegou a hora de arrumar as malas para Berlim! O que devo levar, o que não pode faltar na minha mala? Aqui você encontra estas respostas.

Décimo Passo

É hora de viajar. Chegue em Berlim e seja “Willkommen” (Bem-vindo). Aproveite sua estadia na cidade!!!

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Sara Nunes says:

    Isabel, meus parabéns pela clareza e objetividade do post!
    Eu estava completamente perdida e esse passo-a-passo é perfeito!!!!
    Muitíssimo obrigada mesmo!

  2. avatar Valeria says:

    Parabéns, adorei o post!
    Isabel, você foi de uma claresa impa, que fiquei me sentido no meu própio país.
    Irei entrar em contato, pois irei a Berlim e gostaria de contratar um guia.
    Obrigada!

  3. avatar Mari says:

    Muito bom seu post e seu blog de modo geral!! Muitas dicas que passam despercebidas quando planejamos a viagem e que são muito importantes. Parabéns!!

  4. avatar Giovanna Zanardo says:

    Oi Isabel!
    Tudo bem?

    Muito esclarecedor o seu post…irá me ajudar bastante no planejamento da viagem (escolhi Berlim como destino das próximas férias há pouco mais de uma semana)!

    Só tenho uma dúvida: apesar de não haver necessidade de visto, quais são os documentos que você indicaria para carregar na hora de passar pela imigração para caso o agente peça algo?

    Muito obrigada e um abraço.

    • avatar Isabel says:

      Oi Giovanna,

      É bom ter consigo o comprovante de seguro-saúde, passagem de volta, hospedagem e cartao de crédito/algum dinheiro consigo para se pedirem poder comprovar que tem como se manter na cidade/país (além é claro do passaporte 🙂

      Abs,
      Isabel

  5. Boa tarde isabel!

    Estou planejando ir a berlim com minha esposa e minhas filhas. Pesquisando na internet achei seu site e gostei muito. Estou pensando ir em janeiro de 2019 e gostaria de saber, se possível, se você poderia me dar alguma dica de qual é a melhor época para eu comprar as passagens com um bom preço. Quantos meses antes? Melhores companhias?. Parabéns pelo trabalho!

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudio,

      Tudo bem?

      Neste link você encontra as empresas que oferecem vôos para Berlim.

      Geralmente o quanto antes se comprar uma passagem (já com uns 6 meses antes da data da viagem), melhores preços pode obter. Mas as companhias áreas também fazem promoções, por isto eu te diria para ir pesquisando de tempos em tempos, ficar de olho no desenvolvimentos dos preços das passagens.

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*