Dicas do que fazer em Berlim no inverno

  • SumoMe

DicasDoQueFazerEmBerlimNoInverno_Tiergarten

O inverno de Berlim às vezes causa um certo receio em muitas pessoas que pretendem visitar a cidade nesta estação do ano, principalmente nos brasileiros que não estão acostumados ao frio rigoroso. Muita gente que pretende visitar Berlim no inverno me pergunta se é possível fazer passeios nesta época, se a neve causa transtornos e etc. E eu sempre respondo que, mesmo sendo inverno a vida por aqui continua (rsrsrs). É claro que precisamos prestar atenção a algumas coisas e ajustar outras. Assim, logo abaixo, darei algumas dicas para aproveitar melhor uma viagem a Berlim nos meses de inverno e frio.

Mas antes disto, vamos a algumas informações básicas sobre o período:

DicasDoQueFazerEmBerlimNoInverno_EscureceCedo

Esta foto foi tirada no dia 05 de novembro às 16:15hs – olha como já está relativamente escuro, com o Portão de Brandemburgo já iluminado!!!

–> Oficialmente o inverno vai de 21/22 de dezembro até 19/20 de março, mas o período que faz frio mesmo é bem mais longo – novembro já tem bem cara de inverno e é bem frio, assim como em abril ainda podemos ter dias bem friozinhos.

–> As temperaturas, são em média na faixa de -5 a 5 graus durante o dia, sendo que durante a noite e madrugada serão bem mais baixas. É claro que pode ser mais frio ou mais “quente” que isto, mas é exceção fazer -10 graus (ou abaixo disto) durante o dia ou 10 graus positivos nos meses de dezembro ou janeiro.

–> Inverno não é garantia de neve! Sempre irá nevar algumas vezes durante o inverno, mas não é todo dia e nem por dias e dias seguidos, sem parar. Assim, pode ser que você chegue aqui em uma determinada data e tenha neve como pode chegar na mesma data de outro ano e não ter neve. Aqui em Berlim também não temos nevascas, digo como aquelas que ouvimos dos Estados Unidos, que chega a parar quase tudo. Assim, quando aqui neva, geralmente não causa grandes transtornos. O período que pode nevar, via de regra, é do finalzinho de novembro até março (sendo que abril é um mês transitório de estações, super inconstante e pode ainda nevar um pouco).

–> No inverno os dias são bem curtos, escurendo bem cedo. No início de novembro já começa a escurecer por volta de 16:30 / 16:40 e a cada dia vai escurecendo cada vez mais cedo, chegando na metade de dezembro a escurecer por volta das 16:00 horas.  À partir da segunda quinzena de fevereiro já escure depois das 17:00hs e os dias vão ficando cada vez mais longos.

–> Pode chover nos meses de inverno, mas não são chuvas fortes e geralmente não chove o dia inteiro – chove em algum momento do dia,  depois pára, eventualmente podendo voltar a chover outra hora.

 

Conhecendo as informações acima, vamos a algumas dicas e sugestões para aproveitar melhor a cidade nos dias mais frios:

DicasDoQueFazerEmBerlimNoInverno_RoupasFrio

Para encarar o frio de Berlim agasalhe-se adequadamente

1. Agasalhe-se adequadamente

Esta é a primeira e mais importante de todas as coisas. No inverno eu faço tours, passo horas a céu aberto e não é porque já me acostumei com o frio daqui (nunca vou acostumar rsrsrs) – é porque aprendi a usar os agasalhos adequados e assim minimizo o frio. Uma boa jaqueta, sapatos adequados, cachecol, touca/gorro, luvas adequadas são essenciais. Quando eu repito “adequados” é porque devem ser apropriados para o frio daqui. Se eu coloco um sapato de solado fino, uma jaqueta de couro sem forro e aquelas luvinhas de lã fina que geralmente usamos no Brasil com certeza depois de meia hora na rua eu já não vou sentir meus pés e vou estar batendo os queixos de frio (rsrsrs). Neste link você encontra um artigo sobre o que vestir no inverno de Berlim.

2. Consulte a previsão do tempo diariamente

Veja não somente a temperatura, mas a sensação térmica que deve fazer: muitas vezes a previsão é de, por exemplo, 7 graus mas a sensação será de 0 – é uma grande diferença!

Olhe a previsão do tempo hora a hora do dia e também atente para a probabilidade de chuva: muitas vezes na visão geral da previsão do tempo me mostra 10 graus como máxima, mas se eu olho hora a hora, vejo que esta temperatura será  o ápice lá por volta das 15:00hs, a maior parte do tempo que estarei fora será 5 graus – também uma grande diferença. E se olho a probabilidade de chuva vejo que a maior será lá pelas 21:00hs, quando já estarei em casa, assim não vou carregar guarda-chuva desnecessariamente.

Sabendo como será o tempo ao longo do dia você pode se vestir apropriadamente e pode programar seu dia. Se pela manhã deve chover, programe então para este período uma visita a um museu, a uma atração fechada.

Dica de site para ver a previsão do tempo bem detalhada: AccuWeather

3. Intercale atrações à céu aberto com atrações em ambientes fechadas

Para evitar a longa exposição ao frio na rua, programe seu dia intercalando a visita a pontos turísticos que estão a céu aberto com atrações em ambientes fechadas.

Ao se programar, lembre-se que os dias escurecem cedo, assim visite primeiramente os pontos turísticos a céu aberto e deixe as atrações fechadas que não dependem da luz do dia para o final da tarde.

4. Faça pausas

Entre a visita a um ponto turístico e outro, entre em um restaurante, tome um café, um chocolate quente para aquecer. Neste artigo você encontra uma lista de Cafés no bairro Mitte, próximo dos principais pontos turísticos e atrações da cidade.

 

E finalmente, vamos à pergunta que é comumente feita: o que ver e fazer em Berlim no inverno?

DicasDoQueFazerEmBerlimNoInverno_MemorialDoHolocausto

Memorial do Holocausto em dia de neve

Bem, apesar de algumas atrações terem seus horários de funcionamento alterados nos meses de inverno, praticamente todas as atrações de Berlim funcionam nesta época. Além disto alguns dos pontos turísticos mais famosos de Berlim estão à céu aberto!

Assim, (1) visite o Portão de Brandemburgo, o Muro de Berlim, o Memorial do Holocausto. Se você vem à Berlim como turista aposto que não quer deixar de ver estes pontos turísticos, certo?!? Estando apropriadamente agasalhado/a nada o/a impede de andar pelas ruas e curtir a cidade.

(2) Suba na cúpula do parlamento, que em sua grande parte é fechada. Além da bela obra arquitetônica, ainda nos oferece uma ótima vista panorâmica da cidade. Esta visita é gratuita, mas deve ser agendada previamente – saiba mais aqui.

Berlim tem dezenas de museus, alguns mundialmente famosos. Dentre os mais famosos e mais visitados temos o Museu Pergamon, o Neues Museum, o Museu Judaico, o Museu do DDR, a Topografia do Terror. Escolha o tema que lhe interessa e (3) visite museus e exposições nas horas mais frias e escuras do dia. A cidade também abriga muitas exposições temporárias, vale sempre à pena conferir o que está rolando atualmente.

(4) Entre na Catedral de Berlim. Esta imponente obra impressiona não somente por fora, mas também por dentro.

OQueFazerNoInvernoEmBerlim_ParqueTiergarten

Parque Tiergarten

(5) “Perca-se” por horas na Kadewe. Compre, sonhe, inspire-se, saboreie alguma especialidade na área de alimentos e restaurantes desta loja gigante.

Tendo mais tempo na cidade e se gosta de gastronomia e de algo “além do turístico”, (6) visite um dos mercados centrais da cidade.  Estes mercados estão localizados fora das áreas turísticas e além de um passeio gastronômico é uma oportunidade para sentir a vida local.

Se você gosta de flores e natureza, (7) conheça o Jardim Botânico de Berlim. Além das áreas externas, o jardim botânico da cidade tem diversas estufas para abrigar a vegetação de países tropicais e quentes. Assim as temperaturas são bem diferentes das externas,  para reproduzir o clima dos países e continentes onde estas plantas e flores crescem.

Se nevou nos dias que está em Berlim, (8) faça um passeio pelo parque Tiergarten. É lindo coberto pela neve, com tudo branquinho.

Além das atrações e atividades sugeridas acima, você pode (9) curtir o “Winterwelt am Potsdamer Platz” e escorregar na rampa com neve artificial se visitar a cidade de novembro a dezembro ou ainda (10) visitar os belos e pitorescos mercados de Natal entre o final de novembro e dezembro que são atrações tipicamente do inverno.

OQueFazerEmBerlimNoInverno_MercadoDeNatalBerlim_Prefeitura

Mercado de natal em Berlim

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Deixe seu comentário

*