Dicas para viajar com a Easyjet

  • SumoMe

Este é outro post que não diz respeito só a Berlim, ele contém umas dicas para quem vai estar viajando pela Europa com a empresa Easyjet. Para quem não conhece, a Easyjet é uma empresa aérea britânica low cost (de baixo custo) com forte presença na Europa. Eles oferecem vôos para inúmeras cidades européias a preços muito atrativos.

Entretanto ao reservar um vôo com a Easyjet é bom ficar atento à alguns detalhes: por exemplo, a mala a ser despachada não está inclusa no valor da tarifa, é necessário pagar um valor extra para poder despachar uma mala pesando até 20 quilos. Você deve fazer isto online, ao comprar sua passagem, pois se deixar para pagar somente no aeroporto na hora de fazer o check-in custa muito mais caro: enquanto online custa atualmente cerca de 17 euros, no aeroporto custa 40 euros!!!

A empresa te permite levar na cabine uma bagagem de mão, sem custos adicionais. Se for uma malinha, ela deve ter as dimensões máximas de 56 x 45 x 25cm (Atenção: contando com as rodinhas!!).

Eles nao impõem limites de peso, mas é aí onde deve-se ter cuidado, pois se você coloca muita coisa na mala e ela estufa, ela não vai caber naqueles medidores de bagagem que tem no aeroporto e eles podem exigir que você pague por esta mala.

Outro detalhe importante é que se você estiver levando esta malinha como bagagem de mão, você não pode levar mais nada: nenhuma bolsa, nenhuma maletinha para notebook, nada. Tudo deve ser colocado dentro da malinha, senão conta como bagagem adicional e podem querer que você pague por cada item adicional.

Recentemente uma amiga, vindo de Madri para Berlim, trazia consigo somente uma malinha. No ckeck-in ninguém disse para ela colocar a mala no medidor de malas. Somente na sala de embarque, na hora de entrar no avião é que fizeram isto e como a mala tem uns bolsos na frente e deu uma estufada com o conteúdo, ela não entrou no medidor (mesmo tendo as dimensões corretas). Por sorte, o funcionário no portão foi muito legal com ela e a disse para ela abrir a mala, retirar alguns casacos e vestir! Com isto a mala entrou no medidor.

Só que agora vem a outra parte estranha: no avião ela pediu ajuda do comissário para colocar a mala no bagageiro. O cara foi super grosseiro com ela, disse que não estava lá para aquilo, que se a mala estava pesada, ela teria que pagar para despachar, etc. Ela chegou aqui e nos contou esta história e como nos íamos viajar juntas com a Easyjet, meu marido deu uma pesquisada na internet sobre a regras da empresa para bagagem de mão. E pasmem! Ele encontrou uma matéria que fala que pelas normas da Easyjet, não faz partes das atribuições dos comissários colocarem as bagagens no bagageiro. Se são normas ok, mas não precisa ser grosseiro e eu acho que é até uma questão de cavalheirismo.

Bom, pelo menos no que diz respeito a verificar se o tamanho da mala atende às normas, no aeroporto aqui de Berlim é melhor. Tem uma funcionária da Easyjet, que fica antes da entrada para o controle da segurança, e que olha os itens que as pessoas estão levando. Se for uma malinha que parece ser maiorzinha (como aconteceu comigo), ela já te pede para colocar no medidor de malas e se encaixa, ela já colocar a etiqueta “bagagem de mão” na sua mala. Assim acho melhor, você não tem que passar por um sufoco como a minha amiga já na hora de entrar no avião.

Mais um detalhe: a empresa também não garantem lugar para todas as bagagens de mão na cabine. Portanto, se você está com uma malinha, é bom chegar cedo no portão de embarque e ficar na fila para não ser um dos últimos a entrar no avião e assim garantir um lugar para a sua mala.

É bom estar cedo no portão de embarque não só pela mala, mas para não perder o vôo. Prestem atenção no cartão de embarque o horário que está marcado para estar no portão! Eu digo isto, pois nesta viagem recente eu presenciei um casal não poder embarcar. Dava para ver o avião na pista, mas eles já tinham fechado o portão e não deixaram eles entrar mais. Não adiantou brigar, discutir, chorar! Eu ouvi a funcionária dizer que eles teriam que comprar um novo bilhete (ou pagar uma multa). O pior é que já era noite, só tinha vôos no dia seguinte. E isto aconteceu em Copenhague e este casal ainda com duas criancas pequenas eram da Itália. Então imaginem o transtorno – por exemplo, ter que procurar um hotel, sem contar no gasto extra.

Nesta viagem eu também percebi que os vôos saíram super no horário, acho que até um pouco mais cedo. Como a empresa deve ter que economizar ao máximo para reduzir os custos e assim poder oferecer preços baixos e atraentes, cada minuto a menos que ficarem no solo é economia. Por isto, quem for viajar com a Easyjet, fique atento com esta questão do horário.

Viajar com estas empresas de low cost é muito bom e econômico, desde que prestemos atenção às normas e regras, senão pode sair muito mais caro.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Sérgio rocha says:

    Ola,gostei muito das dicas ,que vi nó site.agora queria tirar uma dúvida .já tenho uma passagem comprada na esyget.,e contava só em levar uma bagagem de mão ,mas vou precisar levar uma bagagem outra ,será possível pelo site,ao fazer o chekin,inclui-lá,pagando pela mesma ? Pois espero assim já que resolvi levar mais uma mala ,opitar através do site ,para economizar ,pois dizem que no aeroporto fica mais caro .por favor ,preciso de uma dica ..grato

    • avatar Isabel says:

      Pelo que sei Sérgio você pode “comprar” esta franquia de bagagem antecipadamente – entra no site, com as informações do teu bilhete e daí você deve conseguir fazer isto.

      Abs,
      Isabel

  2. avatar Jessica Lima says:

    To adorando o seu site, mas eu tenho uma pergunta, eles cobram muito caro se por exemplo eu tiver a malinha e uma bolsa ou mochila pequena, para documentos e talz.. ?!

    • avatar Isabel says:

      Oi Jessica,

      Eu nao sei te informar com certeza quanto que cobrariam (eu nunca “pagquei para ver” 🙂 As vezes que viajei levei na cabine só uma bolsa mesmo), mas creio que será o valor que é cobrado por uma bagagem extra.

      Isabel

Deixe seu comentário

*