“Diversidade Destruída” – Berlim lembra os horrores praticados pelos nazistas

  • SumoMe

Neste ano de 2013 fez 80 anos que os nazistas chegaram ao poder – este acontecimento, os demais que se sucederam e suas consequências é lembrado em Berlim com uma série de exposições e eventos sob o título “Diversidade Destruída” (Zerstörte Vielfalt). Por exemplo, no dia 10 de maio – data em que os nazistas queimaram milhares de livros de autores considerados por eles “não alemães” ou que suas idéias fossem contrárias ao regime – houve um ato ecumênico, com leitura de textos na praça onde isto aconteceu. Assim como na Topografia do Terror estava em exibição a exposição “Berlim 1933 – O caminho para a ditadura” (Berlin 1933 – Der Weg in die Diktatur) – que documentava desde a situação que a Alemanha se encontrava no momento em que os nazistas chegaram no poder, os fatos que aconteceram e ações que foram sendo tomadas  para transformarem a Alemanha em uma ditadura.

Os totens com fotos e histórias de personalidade (Fonte: www.berlin.de)

E quem visitou a cidade nestes últimos meses, sem dúvidas viu colunas/totens com fotos e histórias de algumas pessoas, principalmente em frente à Catedral de Berlim. Estas fotos/histórias são de personalidades e pessoas que tiveram seus direitos cerceados, foram perseguidas e em muitos casos mortas pelos nazistas.

Cartaz do evento que lembra os 75 anos da “Noite dos Cristais”

E no próximo final de semana mais algumas ações estarão acontecendo. A “Noite dos Cristais” que aconteceu há 75 anos também será lembrada. “Noite dos Cristais” é como ficou conhecida a noite de 09 de novembro de 1938 quando os nazistas numa ação em diversas cidades da Alemanha atacaram, depredaram e destruíram sinagogas, lojas e estabelecimentos de judeus.

Por isto, nos dias 09 e 10 de novembro, para lembrar os acontecimentos de 1938 e  chamar a atenção contra o racismo, a intolerância e o anti-semitismo, vitrines de lojas no Hackescher Markt, na Tauenzienstraße/ Kurfürstendamm e na Alexanderplatz ganharão adesivos que dão a impressão do vidro estar quebrado.

Simulação do adesivo na vitrine (Fonte: www.berlin.de)

Ainda no sábado, dia 09/11, acontecerá um concerto na igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche (Breitscheidplatz) também para lembrar a “Noite dos Cristais”. O concerto, com entrada gratuita, acontecerá das 20:15 às 22:15 e será conduzido pela Philharmonische Chor Toonkunst Rotterdam e Tilburger Festival Orchester.

Banner do Concerto em lembrança aos 75 anos da “Noite dos Cristais” (Fonte: www.berlin.de)

E o evento para encerrar este ano temático ocorre no dia 10 de novembro (domingo) no Portão de Brandemburgo. Em instalações multimedia serão apresentadas declarações de milhares de jovens:  “Conosco nunca mais. Diversidade significa liberdade!” – este é lema.

Simulação das instalações multimedia no Portão de Brandemburgo (Fonte: www.berlin.de)

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*