Dresdner Striezelmarkt – O Famoso Mercado de Natal de Dresden

  • SumoMe

MercadoDeNatalDeDresden_Geral

A cidade de Dresden, que se localiza a menos de 200 quilômetros de Berlim, tem um dos mercados de Natal mais famosos da Alemanha. O Dresdner Striezelmarkt  é também um dos mercados de Natal mais antigos do mundo – aconteceu pela primeira vez em 1434 (Imaginem, o Brasil ainda nem tinha sido descoberto!!)!

MercadoDeNatalDeDresden_GeralComPiramideNatalina

Nos seus primórdios este mercado acontecia somente por um dia e a mercadoria vendida era basicamente carne/aves para que os moradores da cidade, após o período de jejum pré-Natal, pudessem se abastecer para a ceia natalina.

Com o passar dos anos outras mercadorias passam a ser oferecidas no mercado. E é um destes produtos oferecidos que dá nome ao mercado:  um pão/bolo natalino originalmente chamado de Strutzel ou Striezel. Hoje em dia este bolo natalino é um dos produtos típicos e tradicionais de Dresden e é conhecido como Stollen ou Christstollen. O Stollen é um pão/bolo de formato comprido e massa compacta, feito com frutas cítricas cristalizadas, uvas passas, especiarias  e coberto com açúcar de confeiteiro.

MercadoDeNatalDeDresden_GeralComArvoreNatal

MercadoDeNatalDeDresden_BarrasERodaGigante

Ao longo de seus quase 600 anos de existência o mercado de Natal de Dresden cresceu bastante, atualmente abrigando cerca de 230 estandes e recebendo anualmente mais de 2,5 milhões de visitantes – de moradores da cidade e imediações, a turistas de outras partes do país e do exterior.

O Striezelmarkt  geralmente começa na quarta ou quinta-feira antes do Primeiro Domingo do Advento. Após uma missa ecumênica na Kreuzkriche (Igreja da Santa Cruz), às 16 horas o prefeito de Dresden abre o mercado de Natal solenemente cortando uma Stollen.

O Striezelmarkt  acontece na Altmarkt , uma grande praça circundada por prédios clássicos e antigos, localizada no centro histórico de Dresden.  O mercado de Natal de Dresden é realmente encantador – para mim um dos mercados de Natal mais bonitos da Alemanha.

MercadoDeNatalDeDresden_GeralComIgrejaDaSantaCruz

MercadoDeNatalDeDresden_CadaDeBiscoitosMenor

Diversos elementos natalinos decoram e embelezam o mercado de natal de Dresden. No centro,  uma grande árvore de natal tendo um presépio de madeira na sua base, em um dos cantos uma enorme Weihnachtspyramide (“Pirâmide natalina”) e em uma das laterais um Schwibbogen (“candelabro natalino”) com o nome do mercado inscrito e a sua edição.

MercadoDeNatalDeDresden_GeralEntrada

Além do belo ambiente e elementos decorativos, as barraquinhas são muito especiais – cada uma com característica própria e única, muitas com figuras e elementos no teto que se movimentam.

Muitos estandes oferecem  os delicados artesanatos e enfeites natalinos alemão feito de madeira – produtos que são típicos desta região.  Além é claro da Stollen, o Pulsnitzer Pfefferkuchen (um pãozinho de mel, gengibre e especiarias da cidade de Pulsnitz ) e o Pflaumentoffel (um bonequinho em formato de limpador de chaminé feito de ameixas secas) são outros produtos alimentícios típicos oferecidos nas barracas  do mercado de Natal de Dresden.

MercadoDeNatalDeDresden_CadaDeBiscoitos

Para as crianças, no Striezelmarkt tem roda-gigante, carrocel, trenzinho e diversas barracas que oferecem uma programação e atividades especiais para os pequenos. Enquanto na Weihnachtsbäckerei (“padaria natalina”) as crianças podem fazer os biscoitos natalinos, na Pflaumentoffelhaus  eles podem fazer artesanato. Tem ainda o cinema Wichtelkino, o teatro de marionete Puppentheater, etc.

MercadoDeNatalDeDresden_Trenzinho

MercadoDeNatalDeDresden_CadaDoTeatroDeMarionetes

O Striezelmarkt tem ainda em sua programação eventos especiais, como as festas do  Pfefferkuchen, do Pflaumentoffel, da Stollen, da Weihnachtspyramide e do Schwibbogen.

O 583º. Striezelmarkt acontece de 29 de novembro a 24 de dezembro de 2017. Funciona diariamente das 10 às 21 horas, sendo que no dia 24/12 somente até às 14 horas.

MercadoDeNatalDeDresden_EntradaSchwibbogen

Como Chegar em Dresden

Além de carro, à partir de Berlim você pode ir até Dresden de  ônibus ou trem. De ônibus a viagem dura de 2 horas e meia a 3 horas (dependendo do ponto onde pegue o ônibus) e de trem com uma conexão direta a viagem dura cerca de 2 horas.

Neste link você pode pesquisar passagens de ônibus Berlim-Dresden com a empresa Flixbus e neste link você pode pesquisar/comprar as passagens de trem com a Deutsche Bahn.

Da estação central de Dresden até o Altmarkt (onde acontece o mercado de natal) é pouco mais de 1 quilômetro.

Hospedagem em Dresden

Abaixo você pode pesquisar hotéis em Dresden, caso decida pernoitar ou passar um tempo maior na cidade.

 

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. avatar Lucas Soares says:

    Oi Isabel, tudo bem? Vou passar o ano novo em Berlin com minha família. Iremos ficar hospedados no Apartments Am Brandemburg Tor, logo em frente ao monumento aos judeus. Não estou achando um site oficial da festa ou coisa parecida, com programação (tipo quem vai se apresentar na festa etc.) e tudo mais… Você sabe se isso existe? Outro ponto é o funcionamento de lojas no dia 31 e 01. Gostaria de ir na Alexanderplatz no dia 01 levar minha noiva e minha mãe na Primark mas não sei se estará aberto…
    Me perdoe a quantidade de questionamentos, já fui duas vezes a Berlin porém nunca nessa época. Agradeço desde já a atenção.

    • avatar Isabel says:

      Oi Lucas,

      Neste link você pode encontrar a programação da festa no Portão.

      O dia 31/12 este ano cai em um domingo, assim o comércio estará fechado (via de regra abrem as lojas voltadas para o turista, de souvenir. E na estação provavelmente deve encontrar algumas lojas abertas). O dia 1o de janeiro é feriado, o comércio permanece fechado.

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*