Dresdner Striezelmarkt – O Famoso Mercado de Natal de Dresden

  • SumoMe

MercadoDeNatalDeDresden_Geral

A cidade de Dresden, que se localiza a menos de 200 quilômetros de Berlim, tem um dos mercados de Natal mais famosos da Alemanha. O Dresdner Striezelmarkt  é também um dos mercados de Natal mais antigos do mundo – aconteceu pela primeira vez em 1434 (Imaginem, o Brasil ainda nem tinha sido descoberto!!)!

MercadoDeNatalDeDresden_GeralComPiramideNatalina

Nos seus primórdios este mercado acontecia somente por um dia e a mercadoria vendida era basicamente carne/aves para que os moradores da cidade, após o período de jejum pré-Natal, pudessem se abastecer para a ceia natalina.

Com o passar dos anos outras mercadorias passam a ser oferecidas no mercado. E é um destes produtos oferecidos que dá nome ao mercado:  um pão/bolo natalino originalmente chamado de Strutzel ou Striezel. Hoje em dia este bolo natalino é um dos produtos típicos e tradicionais de Dresden e é conhecido como Stollen ou Christstollen. O Stollen é um pão/bolo de formato comprido e massa compacta, feito com frutas cítricas cristalizadas, uvas passas, especiarias  e coberto com açúcar de confeiteiro.

MercadoDeNatalDeDresden_GeralComArvoreNatal

MercadoDeNatalDeDresden_BarrasERodaGigante

Ao longo de seus quase 600 anos de existência o mercado de Natal de Dresden cresceu bastante, atualmente abrigando cerca de 230 estandes e recebendo anualmente mais de 2,5 milhões de visitantes – de moradores da cidade e imediações, a turistas de outras partes do país e do exterior.

O Striezelmarkt  geralmente começa na quarta ou quinta-feira antes do Primeiro Domingo do Advento. Após uma missa ecumênica na Kreuzkriche (Igreja da Santa Cruz), às 16 horas o prefeito de Dresden abre o mercado de Natal solenemente cortando uma Stollen.

O Striezelmarkt  acontece na Altmarkt , uma grande praça circundada por prédios clássicos e antigos, localizada no centro histórico de Dresden.  O mercado de Natal de Dresden é realmente encantador – para mim um dos mercados de Natal mais bonitos da Alemanha.

MercadoDeNatalDeDresden_GeralComIgrejaDaSantaCruz

MercadoDeNatalDeDresden_CadaDeBiscoitosMenor

Diversos elementos natalinos decoram e embelezam o mercado de natal de Dresden. No centro,  uma grande árvore de natal tendo um presépio de madeira na sua base, em um dos cantos uma enorme Weihnachtspyramide (“Pirâmide natalina”) e em uma das laterais um Schwibbogen (“candelabro natalino”) com o nome do mercado inscrito e a sua edição.

MercadoDeNatalDeDresden_GeralEntrada

Além do belo ambiente e elementos decorativos, as barraquinhas são muito especiais – cada uma com característica própria e única, muitas com figuras e elementos no teto que se movimentam.

Muitos estandes oferecem  os delicados artesanatos e enfeites natalinos alemão feito de madeira – produtos que são típicos desta região.  Além é claro da Stollen, o Pulsnitzer Pfefferkuchen (um pãozinho de mel, gengibre e especiarias da cidade de Pulsnitz ) e o Pflaumentoffel (um bonequinho em formato de limpador de chaminé feito de ameixas secas) são outros produtos alimentícios típicos oferecidos nas barracas  do mercado de Natal de Dresden.

MercadoDeNatalDeDresden_CadaDeBiscoitos

Para as crianças, no Striezelmarkt tem roda-gigante, carrocel, trenzinho e diversas barracas que oferecem uma programação e atividades especiais para os pequenos. Enquanto na Weihnachtsbäckerei (“padaria natalina”) as crianças podem fazer os biscoitos natalinos, na Pflaumentoffelhaus  eles podem fazer artesanato. Tem ainda o cinema Wichtelkino, o teatro de marionete Puppentheater, etc.

MercadoDeNatalDeDresden_Trenzinho

MercadoDeNatalDeDresden_CadaDoTeatroDeMarionetes

O Striezelmarkt tem ainda em sua programação eventos especiais, como as festas do  Pfefferkuchen, do Pflaumentoffel, da Stollen, da Weihnachtspyramide e do Schwibbogen.

O 583º. Striezelmarkt acontece de 29 de novembro a 24 de dezembro de 2017. Funciona diariamente das 10 às 21 horas, sendo que no dia 24/12 somente até às 14 horas.

MercadoDeNatalDeDresden_EntradaSchwibbogen

Como Chegar em Dresden

Além de carro, à partir de Berlim você pode ir até Dresden de  ônibus ou trem. De ônibus a viagem dura de 2 horas e meia a 3 horas (dependendo do ponto onde pegue o ônibus) e de trem com uma conexão direta a viagem dura cerca de 2 horas.

Neste link você pode pesquisar passagens de ônibus Berlim-Dresden com a empresa Flixbus e neste link você pode pesquisar/comprar as passagens de trem com a Deutsche Bahn.

Da estação central de Dresden até o Altmarkt (onde acontece o mercado de natal) é pouco mais de 1 quilômetro.

Hospedagem em Dresden

Abaixo você pode pesquisar hotéis em Dresden, caso decida pernoitar ou passar um tempo maior na cidade.

 

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Deixe seu comentário

*