Dunkelrestaurant (restaurante às escuras) – uma experiência única

  • SumoMe

Atualizado em Outubro/2016

Uma das experiências mais interessantes que já tive foi jantar em um restaurante totalmente nas escuras. Este é o conceito dos chamados Dunkelrestaurant (“restaurante escuro”) e aqui em Berlim existem dois restaurantes deste tipo, o unsicht-Bar que foi o primeiro restaurante deste tipo na Alemanha e o Nocti Vagus. Se você quiser uma experiência interessante e diferente enquanto estiver em Berlim, fica aqui esta dica.

Eu já fui no unsicht-Bar (o nome já é ótimo, muito criativo: pois unsichtbar significa invisível e ao mesmo tempo contém a palavra “bar”)  e é muito interessante. Quando a gente chega, há um bar/recepção ainda iluminado e lá a gente escolhe uma bebida e o menu: existem cinco tipos diferentes de menu, que são vegetariano, com carne, com frango, com peixe/frutos do mar, e ainda o menu surpresa (clique nos links para ver o preço de cada um dos tipos de menu). Cada um tem 3 ou 4 pratos diferentes.

Depois as pessoas serão buscadas para serem conduzidas às suas mesas pelos garçons, que são cegos!! Isto mesmo, os garçons que trabalham lá são cegos. Faz sentido, eles vivem na escuridão e sabem se movimentar. Uma pessoa normal não consegue se movimentar lá dentro, pois acreditem a gente não exerga um palmo à frente do nariz. Então, o garçom vem buscar os clientes e a gente é conduzido em fila – o garçom vai na frente e a primeira pessoa coloca as mãos nos ombros dele(a), a segunda pessoa se apóia na que está se guiando pelo garçom e assim por diante. E assim a gente chega até a mesa. E lá a gente não tem a menor noção de espaço – a gente ouve as pessoas conversando, mas não tem a mínima idéia se estão sentados em uma mesa à sua direita, esquerda se estão a um metro de distância.

Depois o garçom vai trazer a bebida que a gente escolheu na entrada. Ele explica a disposição dos objetos na mesa fazendo uma analogia com os ponteiros do relógio (olha a foto abaixo), tipo, o copo está a 1 hora. E mais uma coisa, ele não serviu a bebida, lembro que pedi uma cerveja e ele trouxe a garrafa e o copo, disse onde estavam com a analogia dos ponteiros e deixou lá para eu me servir! Mas como é que vou saber se o copo já está cheio ou não se não enxergo nada?? O que fiz foi colocar o meu dedo na borda do copo, um pouco para dentro, e daí fui colocando a cerveja. Quando eu senti a bebida no meu dedo, sabia que já era hora de parar de colocar, pois o copo já tinha enchido.

A disposição dos objetos na mesa em analogia com os ponteiros do relógio (Fonte: www.unsicht-bar-berlin.de)

E mais um detalhe, você escolhe o menu, digamos com carne que tem 4 pratos. Então vai ser uma pequena entrada, sopa, prato principal e sobremesa. Só que no cardápio na entrada não diz exatamente do que é a sopa ou qual é a sobrema. Só se sabe que o prato principal vai conter carne, mas o que acompanha ou exatamente como é, também não diz. Ao invés disto, para cada prato, há uma descrição bem subjetiva. Ou seja, a idéia é que agucemos o nosso paladar e enquanto comemos sem ver ou saber o que é, devemos sentir sabores e descobrir o que é e o que contém.

No final do jantar o garçom nos conduz de volta à entrada iluminada onde pagamos a conta e daí recebemos um cardápio onde tem descrito claramente o que era cada prato. Daí você pode saber se acertou o que supôs que estava comendo.

O unsicht-Bar está localizado em Mitte, na Gormannstr. 14. As estações de metrô mais próximas são Rosenthaler Platz e Weinmeisterstrasse (linha U8) e Rosa-Luxemburg-Platz (linha U2).

O restaurante Nocti Vagus se diferencia pela programação de shows, por jantares temáticos. Há, por exemplo, o jantar romântico, no qual as pessoas jantam na escuridão também, mas acompanhado pelas músicas românticas tocadas em um piano. Clique aqui para saber os preços no Nocti Vagus.

O Nocti Vagus fica na rua Saarbrücker Str. 36-38 (não muito longe do unsicht-Bar). A estação de metrô mais perto é a Senefelder Platz, que pode ser acessada com a linha U2.

Se quiser viver esta experiência única e conhecer um destes restaurantes, faça reserva.

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Daniel says:

    Quanto custa mais ou menos ?

  2. avatar Beatriz says:

    Eles aceitam cartões de crédito? (Visa, Amex, Mastercard). É necessário reservar os lugares com antecedência?

  3. avatar Maria Fernandes says:

    oi isabel, gostaria de saber se existe algum local tipo pronto a comer perto de Alexander Platz? em Londres quase em cada esquina havia uma casa que se chamava Pret-a- Manger em que a gente podia escolher sandes, fruta e bebidas e era só nos dirigirmos ao caixa e pagar.
    (Vou estar em berlim a meio de Maio e espero ver o carnaval das culturas. onde é que se passa o desfile?

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      Em muitos supermercados você encontra sanduíches, frutas já descascadas, cortadas e embaladas pronta para comprar. Na Alexandreplatz tem muitos estabelecimentos comerciais, como por exemplo a Galeria Kaufhof – loja de departamentos que tem a parte de supermercador também. Tem ainda o shopping Alexa, que também tem um supermercado no subsolo.

      Neste link você pode ver por onde passa (marcado em amarelo) o desfile do carnaval das culturas.

  4. avatar Maria Tereza Ferreira De Iuliis says:

    Isabel,
    Seguindo sua sugestão fomos ao Unsicht Bar hoje, fizemos reserva com antecedencia e adoramos a experiencia! Meu marido pediu o menu vegetariano por 44,50 Euros e eu fui de “sea and river” menu, por 49,50. Os pratos estavam ótimos, o que me surpreendeu bastante já que muitas vezes esses lugares que valem pela experiencia não tem uma cozinha excepcional. Com uma garrafa de vinho e 2 expressos gastamos 135 Euros (Deixamos mais 15 Euros de gorjeta para o Markus, que foi nosso garçom. Valeu demais a pena!
    Bjs

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria Tereza,

      Que legal que você foi ao Unsicht Bar e que gostou!! É uma experiência muito interessante mesmo. Obrigada por deixar seu relato, detalhar os valores atuais 8pois faz tempo que fui lá), é super útil para outras pessoas que se interessem.

      Bjs,
      Isabel

  5. avatar Cicero Dantas Bisneto says:

    Parabéns pelo site, realmente sensacional.

    Ouvi dizer que existem cupons de desconto na internet para o unsicht-bar.

    Sabe onde posso encontra-los?

    Desde já, muito obrigado!!

Deixe seu comentário

*