Führerbunker – O Bunker de Hitler

  • SumoMe

Uma coisa que algumas pessoas me perguntam quando visitam Berlim é sobre o bunker de Hitler – se ainda existe, onde fica, etc. Acho que assim como o muro de Berlim, é uma coisa que ainda hoje exerce um grande fascínio em muita gente. Não é de se admirar, pois foi lá que um dos piores ditadores na história da humanidade passou seus últimos dias.

O chamado bunker de Hitler, era um abrigo subterrâneo a 5 metros de profundidade com cerca de trinta salas distribuídas em dois pavimentos: o Vorbunker no pavimento superior e o Führerbunker um nível abaixo, onde ficavam os aposentos de Hitler (na foto abaixo pode-se ver uma representação gráfica de como era o bunker). Este abrigo subterrâneo se localizava embaixo dos prédios e jardins que faziam parte da Chancelaria do Reich (o escritório e também residência de Hitler) e tinha saídas para o prédio principal e para os jardins.

Como era o abrigo subterrâneo de Hitler

Foi no bunker que Hitler se suicidou com um tiro em 30 de abril de 1945. Eva Braun, que foi namorada de Hitler por anos e com quem ele ainda se casou na noite anterior no bunker, também cometeu suicídio ingerindo um cápsula de cianeto. Os corpos dos dois foram queimados no jardim, próximo à saída do bunker. Juntamente com eles também cometeram suicídio Joseph Goebbels (Ministro da Propaganda) e sua esposa, que antes havia envenenado suas 6 crianças. Com estes suicídios basicamente chega ao fim na Europa a Segunda Guerra Mundial, que custou mais de 55 milhões de vida.

Fonte: William Vandivert—Time & Life Pictures/Getty Images

Após o fim da guerra os soviéticos demoliram as ruínas da Chancelaria do Reich e após algumas tentativas explodem o bunker.

Hoje em dia o que se pode ver é somente um estacionamento e um painel informativo que indica que era ali o bunker de Hitler. Mas por muitos anos nada indicava que o local já abrigou o bunker de Hitler. É que as autoridas alemãs tinham receio que o lugar pudesse se tornar um santuário, um lugar de adorações para neonazistas. Foi somente em 2006, um pouco antes da Copa do Mundo da Alemanha, que este painel foi colocado no local.

O local, hoje em dia, onde ficava o bunker de Hitler

O local fica na esquina das ruas Gertrud-Kolmar-Straße com In den Ministergärten. Estas ruas ficam entre a Potsdamer Platz e o Portão de Brandemburgo e a poucos metros do Memorial do Holocausto.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação S+U Potsdamer Platz
U-Bahn: Linha U2, estação S+U Potsdamer Platz

Atrações Próximas: Memorial do Holocausto, Portão de Brandenburgo, Reichtag, Parque TiergartenPotsdamer Platz

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Romulo Vasconcelos says:

    A derrota da Alemanha na 1a. guerra (onde Hitler lutou pelos Alemaes (mesmo sendo Austriaco) gerou um grande caos politico-social. Ninguem se entendia, nao havia autoridade. Uma verdadeira insatisfaçao de todo povo. Naqueles anos, a Russia havia passado por um transtorno politico quando o Imperador foi destituido e instalado o regime comunista. A situaçao na Alemanha era um ambiente perfeito para expansao daquele regime. Entao as coisass ccomeçaram por ahi. Nos anos seguintes, Hitler e seus adeptos formaram um partido que ganharam eleicoes seguidas e chegou a chanceler do Reich. Eu creio firmemente que a 2a. guerra foi causada pelo temperemental, megalomaniaco e prepotente Hitler por medo do comunismo, e espirito de vinganca contra Inglaterra e França.

  2. avatar jurandyr da silva says:

    Concordo com o sr. Alvaro Paulino Souza.

  3. avatar Leone machain says:

    Concordo que deveriam reabrir o bunker para visitação.

Deixe seu comentário

*