Hospedagem em Berlim

  • SumoMe

Em Berlim você encontra centenas de hotéis espalhados pela cidade, dos luxuosos e caros cinco estrelas, aos simples e baratos albergues. São muitas opções que o turista tem para escolher.

Para a pesquisa e reserva de hotéis eu recomendo o Booking.com, eu sempre uso este site para fazer reservas de hotéis. Neste site você encontra hotéis não somente em Berlim, mas no mundo todo. As informações sobre os hotéis são bem detalhas e tem também as avaliações das pessoas que eu acho super valiosas na hora de escolher um hotel. E o legal do Booking é que eles tem o site em português também!

Mais uma dica: antes de reservar um hotel, eu procuro o endereço do hotel no Mapa do Google e uso a opção Street View. Eu acho esta função super útil, pois geralmente não conheço a cidade e daí faço uma visita virtual na rua e arredores para ver se é estranha ou não, se tem estação de metrô por perto, se tem restaurantes, lojas e bares nas imediações, etc.

Você quer ter alguém com uma plaquinha com seu nome lhe aguardando no aeroporto para lhe levar até o seu hotel? A TaxiLeader.net, empresa de transfer, presente em diversas cidades européias também oferece o serviço em Berlim. Os motoristas da Taxileader.net são profissionais e licenciados. Eles não lhe cobrarão extra, caso seu vôo atrase..

Se optar pelo táxi, veja as dicas de táxi neste post e se prefere usar o transporte público, clique aqui para acessar a a ferramenta do BVG (cia de transportes) para  calcular uma rota

  • Hotel Adlon (Fonte: www.kempinski.com/de/berlin/hotel-adlon)

    Hotéis 5 estrelas em Berlim

    Meu último post sobre hospedagem em Berlim foi sobre hostel, agora chegou a vez da listinha de hotéis para quem procura um pouco mais de luxo 🙂 E nem sempre este luxo custa horrores, pelo menos comparando com hotéis do mesmo padrão em outras … Continue lendo...

    Fonte:baxpax.de

    Dicas de hostels no bairro Mitte em Berlim

    Muita gente que vem visitar Berlim me pede dicas e indicações de hostel na cidade. Então para quem estiver procurando uma opção econômica de hospedagem em Berlim, abaixo estou listando alguns albergues e hotéis de baixo custo. Esta lista se … Continue lendo...

    Waldorf Astoria Berlim

    Aberto em Berlim o primeiro Waldorf Astoria da Alemanha

    A cerca de um mês o famoso e luxuoso hotel Waldorf Astoria abriu suas portas em Berlim, na Hardenbergstraße 28 – nas imediações da avenida Kudamm. O hotel Waldorf Astoria está abrigado em um prédio novo, alto e moderno que fica do lado da … Continue lendo...

    Mapa de Berlim - Os melhores lugares para se hospedar

    Onde se hospedar em Berlim

    Como eu já mencionei anteriormente, Berlim oferece muitas opções de hotéis que estão espalhados pela cidade. E Berlim é uma cidade bem grande, por isto eu listo neste post os melhores e mais interessates lugares para o turista se hospedar. 1- … Continue lendo...

Comentários

  1. avatar Pamela Paiva says:

    Oi Isabel, como vai ? Vou pra Berlim em setembro/2013.
    Amei seu blog, fantástico, está me ajudando bastante na elaboração do meu roteiro.
    Estou com uma dúvida em relação à minha hospedagem. Achei bacana o Easy Hotel que fica na Rosenthaler Strasse 69 – Pelo que olhei no mapa ele ta mais ou menos próximo ao Portao de Bramdemburgo e tal …. voce acha que é uma localização bacana ? Como estou mochilando a hospedagem mais em conta tem contado muitos pontos a favor …. Agradeço se puder me responder. Att,

    • avatar Isabel says:

      Oi Pamela,

      A localização está muito boa. Esta é uma região super movimentada, com bares e lojinhas da moda, descoladas. Você tem ainda uma estação de metrô bem pertinho e se gostar de andar dá para chegar em várias atrações à pé.
      Abraços,
      Isabel

  2. avatar Susana says:

    Ola! Antes de mais os meus parabéns pelo seu blog. Vou a Berlim durante 4 dias na próxima semana. Vou ficar no Melia Berlin. A localização penso ser muito boa, não? Como estou gravida não posso fazer grandes caminhadas a pé. O que sugere? Metro? Taxi é caro? Dos cafés/restaurantes para brinca algum fica perto do hotel? Agradeço se me ajudar.

    • avatar Isabel says:

      Oi Susana,

      O Melia fica super bem localizado mesmo. Há muitos restaurantes por perto e do lado do hotel fica uma das principais estacoes de metro de Berlim – a Friedrichstraße, onde passa várias linhas de metro. Acho que metro e onibus seria a melhor forma mesmo para voce se locomover pela cidade, pois Berlim tem uma infraestrutura excelente. Voce pode usar o site do metro (www.bvg.de) para calcular as rotas e daí se tiver algum local que voce pretende visitar que fique longe de uma estacao de metro/ponto de onibus voce pode pegar um táxi.
      Se precisar de mais alguma informacao é só dar um toque.
      Abraco e aproveite bastante sua estadia em Berlim.
      Isabel

  3. avatar Gonçalo Cardoso says:

    Olá Isabel, vou a Berlim com a minha família participar na Maratona (29 de Setembro). Marquei o hotel arcotel velvet. Gostava de saber se fica bem situado e se a zona tem restaurantes e lojas para a família.
    Só vou ficar 3 dias, se tiver de ir a 10 lugares quais vão ser os eleitos?
    Adorei o site!
    Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Gonçalo,

      Pelo que vi este hotel fica na Oranienburger Straße 52, certo? É bem central e esta rua é cheia de restaurantes. Voce pode ir a pé a vários lugares, inclusive até a regiao do Hackescher Markt que é excelente para compras.

      Update: Só um detalhe para você não se surpreender… à noite nesta rua há garotas de programa. Mas não se assuste, não precisa se preocupar. O lugar não é baixo nível, tem muitos turistas e é frequentado pelos moradores locais também – eu, por exemplo, sempre vou com meu marido e/ou amigos a bares/restaurantes lá. Estas mulheres ficam lá, mas ficam na dela, não mexem muito com os homens, principalmente se estiverem em acompanhados. Só queria te falar para depois você não pensar que deixei de te informar sobre isto.

      Quanto às atrações dá uma olhadinha no post Top 10 de Berlim

      Abraço,
      Isabel

  4. avatar Mary says:

    Olá Isabel,
    Sabe dizer-me se o hotel Argon Fanke fica longe do centro? Já vi que não fica num destes bairros de que fala mas encontrei um bom preço.

    Obrigada,

    • avatar Isabel says:

      Oi Mary,

      Tudo bem? Pelo que pude ver o hotel Agon Franke fica na Albrecht-Achilles-Straße 57 e este endereço está um pouco afastado do centro, de onde se concentram os pontos turísticos de Berlim. As atrações mais próximas deste hotel são a Gedächtniskirche, zoológico, Kadewe. Ficando neste hotel você precisa pegar ônibus/metrô para se locomover melhor.

      Abraço,
      Isabel

      • avatar Mary says:

        Olá Isabel!

        Obrigada pela sua resposta. Acabei por reservar o hotel TRYP mitte que em principio ficará em Mitte.

        O seu blog é fantástico, certamente irei consultá-lo mais vezes até fazer a viagem.

        Obrigada

        • avatar Isabel says:

          De nada Mary. Acho que foi uma boa escolha, este hotel que você reservou fica melhor localizado – é uma área mais movimentada, tem estações de metrô mais perto e também está pertinho dos principais pontos turísticos.

          E seja sempre bem-vinda ao blog. Volte sempre sim, pois estarei sempre postando coisas novas, que podem servir de inspiração para sua viagem.

          Abraço,
          Isabel

  5. avatar Denia says:

    Olá Isabel,
    Seu blog é fantástico, esclarece sobre um monte de coisas!!!!
    Estamos marcando viagem para a Alemanha em julho. A primeira cidade que vamos será Berlin. Gostaria da sua opinião sobre dois hotéis,: Mercure Berlin City e Mercure Berlin Alexanderplatz. Como vamos ficar pouco tempo gostaríamos de uma boa localização para facilitar o passeio.
    Obrigada.
    Abraço,
    Denia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Denia,

      Os dois hotéis estão bem centrais.

      O Mercure Berlin Alexanderplatz (que o endereço é Mollstraße 4, certo?) está de fato bem perto da Alexanderplatz, que já é um dos pontos turísticos e que fica pertinho de outras atrações. Mas para ir à pé à noite, por exemplo, eu acho o caminho até a praça meio estranho – me parece isolado. É uma avenida grande e larga e alguns prédio me parecem inabitados.

      O Mercure Berlin City (Invalidenstraße 38) já tem um metrô do lado, é só virar a esquina e está no hotel. Da estação vc está no máximo em 5 minutos na Friedrichstraße.

      Bom, mas eu particularmente preferiria o Berlin City.

      Abraço,
      Isabel

  6. avatar Luzicarla Softov says:

    Olá Isabel!
    Parabéns pelo blog. Adorei!!!
    Estava meio perdida procurando os hotéis em Berlim, mas agora ficou mais tranquilo com as infs que encontrei aqui.
    Estou pesquisando hotéis em Mitte e achei um novo hotel: Ivy Berlin Hotel. Parece que será inaugurado em maio, mês que iremos para a Alemanha. Estou em dúvida nele e no Easy Hotel, mas esse ultimo parece ser meio apertado. Como não falo bem inglês, estou em dúvida no Ivy caso algum problema ocorra por ser um hotel novo…
    Vc teria alguma sugestão?
    Abçs,
    Luzicarla

  7. avatar Otto Fernandes says:

    Bom dia, Isabel. Antes de mais nada, parabéns pelo seu Blog, excelente, com ótimas dicas sobre Berlim. Visitarei a cidade em junho e sei que a região Mitte é uma ótima escolha para hospedagem. No entanto, pesquisando, verifiquei que há uma boa relação custo/benefício sobre o hotel Pullman Berlin Schweizerhof, que fica a 5 minutos a pé do Jardim Zoológico de Berlim e da rua comercial Kurfurstendamm. Pergunto se pode ser uma boa opção, considerando que a rede de transporte na Alemanha é excelente. Tb vi que o Melia Berlim é um ótimo hotel que fica na região Mitte. Mas o primeiro hotel oferece algumas vantagens a mais. Gostaria da sua opinião. Obrigado pela atenção.

    • avatar Isabel says:

      Oi Otto,

      O hotel Pullman é sem dúvidas bem localizado, é uma rua tranquila e nela se localizam outros hotéis muito bons. E na verdade, o centro, as principais atrações ficam a poucos quilômetros de distância. E a linha de ônibus 200 (que passa ainda na Potsdamer Platz, na Alexanderplatz) passa nas imediações.

      Agora o Meliá fica do lado de uma estação de metrô, por onde passam várias linhas. Além disto pode ir à pé conhecer boa parte dos pontos turísticos. É uma região mais viva, tem muitas lojas também e o hotel fica de um lado do rio e do outro tem vários restaurantes nas margens do rio. Nesta época que vc vem as mesinhas estão do lado de fora, é bem legal.

      Pela localização eu preferiria o Meliá, agora eu não sei quais são as vantagens que o outro oferece e também não conheço o teu gosto, se você de repente prefere ficar em um lugar mais tranquilo.

      Abraço,
      Isabel

      • avatar Otto Fernandes says:

        Oi Isabel, muito obrigado pela sua atenção e gentileza. Está de fato difícil decidir, uma vez que o hotel Pullman ofereceu uma diária menor com café da manhã, o que no Meliá não proporciona aos hóspedes, a não ser por um preço salgado. No entanto, o Meliá está muito bem localizado. Vou refletir e me decidir. Mais uma vez, muito obrigado!

        • avatar Isabel says:

          Ah Otto então reserve o Pullman! Você estará bem localizado sim, é uma região muito boa e tem transporte – em uns 15 /20 minutinhos você estará no Portão de Brandenburgo, por exemplo. E como você mesmo já disse, o transporte daqui é muito bom, é pontual!

          Abraço,
          Isabel

  8. avatar Rafael says:

    Oi Isabel, tudo bom? Estou indo para Berlim em julho passar a lua de mel e não sei aonde ficar. Gostaria de ficar no MITTE, mas como ele eh grande, não imagino a melhor localização. Queria um hotel bem legal, mais moderninho e romantico tambem. Gostei da sugestao do melia, perto do rio e cheio de restaurantes ao lado de fora…. Não quero pagar taoooo caro assim. Se puder me ajudar… Muito obrigado. Abs., Rafael

  9. avatar Joice says:

    Oi Isabel,

    Ótimo o seu blog!!

    Você conhece o One 80º Hostel?

    https://www.one80hostels.com

    O que me diz da localização dele?

    Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Joice,

      Este hostel fica a poucos quarteiroes da Alexanderplatz, mas numa área já menos movimentada, por isto tenho receio que o caminho à noite, por exemplo, possa ser meio isolado.

      Abs,
      Isabel

  10. avatar Silvia Bettoni says:

    Olá Isabel !!!
    Adorei seu blog , estamos indo a Berlim em jullho meu marido , eu e mais dois filhos ( 23 e 21 anos )
    Nos propuseram o hotel Radison na Alexander Platz que vc acha ?
    Eu particularmente achei muito grande impessoal , não sei … Teriam aternativas na mesma faixa de preço com ambiente agradável ???
    Abraços
    Silvia Bettoni – Bauru – SP

  11. avatar Gilvan says:

    O que vc acha do H2 Hotel Berlim? É bem localizado? Há estação de metrô perto e é fácil o acesso à estação de trem Hauptbahnhof?

    • avatar Isabel says:

      Oi Gilvan,

      O H2 fica na Karl-Liebknecht-Straße, a poucos metros da Alexanderplatz, que é super central. De lá você pode chegar a boa parte dos pontos turísticos à pé. Além disto é excelente para transporte – por lá passam várias linhas de ônibus/bondinho e metrô. Até a Hauptbahnhof sao 3 estacoes.

      Abs,
      Isabel

  12. avatar luiz carlos says:

    Vou para Berlim em julho gostaria de sugestões de passeios e hoteis .

  13. avatar Flávia says:

    Oi Isabel,
    o sue blog tem sido muito útil na preparação da minha viagem. Pretendo ficar no Hotel Gat Point Charlie, ele é bem localizado? Um abraço,
    Flávia

    • avatar Isabel says:

      Oi Flávia,

      Este hotel (fica na Mauerstraße 81-82, certo?) é bem localizado sim. Perto do checkpoint Charlie, da Friedrichstraße, etc. Você pode visitar muita coisa à pé.
      Abraco,
      Isabel

  14. avatar Marc says:

    Olá, vou pegar um vôo de Berlim para Veneza as 06:55 da manhã, sabe me dizer qual a melhor forma de se locomover até o aeroporto? Se terei S-Bahn disponíveis de madrugada? Sairei da estação Anhalter Bahnhof. O que me diz do BelAhr Hotel?

    • avatar Isabel says:

      Durante a semana o S-Bahn começa a funcionar por volta de 4:30 da manhã. Eu não sei de qual aeroporto vc vai viajar, então te aconselho a usar a ferramenta da empresa de transportes (BVG) para calcular uma rota – você obtém a melhor opção de transporte para o dia, horário e destino que vc informar.
      O BelAhr Hotel fica na Stresemannstraße 97, certo? Fica bem central, dá para vc ir à pé para algumas atrações, como a Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, etc.

  15. avatar Mercedes Bizotto Nuhrich says:

    OI guria! Adorei tuas dicas.
    Que achas do ibis Berlin Mitte? Fica MOLLSTRASSE 30.
    Estarei lá em maio….
    Bjs
    MBN

    • avatar Isabel says:

      Oi Mercedes,

      Este endereço fica relativamente central, perto da Alexanderplatz, que já é um dos pontos turísticos e que fica pertinho de outras atrações. Acho que dá para ir à pé até lá, mas por ex. à noite, no escuro e sozinha, eu já não iria – até lá é avenida grande e larga e alguns prédio me parecem inabitados.

      Bjs
      Isabel

  16. avatar helena Castro says:

    Olá Isabel

    Vou a Berlim pela primeira vez visitar a minha neta que é designer e vive lá. Tenho um pequeno negócio de artesanato (cadernodobebe.tumblr.com) e gostava de conhecer locais que vendam tecidos de algodão fora das lojas que a minha neta conhece, onde os tecidos importados são muito caros. Será que há mercados de rua onde os vendam? ou grandes lojas de tecidos nacionais?
    Ponho a mesma questão para papeis que uso para forrar o interior das capas do Caderno do bebé.
    Parabéns pelo seu blog tão bem organizado! Está a ser um prazer usá-lo na preparação da minha viagem.
    Bjs
    Helena

    • avatar Isabel says:

      Oi Helena,

      Tudo bem?

      Eu não conheço grandes lojas que só vendam tecidos. Mas a dica que me ocorre agora é a Ikea – loja que vende de tudo, inclusive alguns tecidos também – e lá as coisas não são tão caras. Eu não lembro agora se eles têm papeis que você possa usar para forrar as capa – de repente você até acha tudo que precisa lá.

      Tem uma loja na Schloßstraße 110 (no bairro de Steglitz) que é especializada em produtos para artesanato. Site: http://www.werken-spielen-schenken.de

      Bjs,
      Isabel

  17. avatar Luiz José says:

    Isabel:
    Assim como os demias lhe parabenizo pelo blog. Prático, objetivo; enfim, bastatnte didático.
    Irei no início de maio à Berlim com esposa e filha de 05 anos e meio. Estaremos hospedados no Mercure Hotel & Residenz am Checkpoint Charlie, localizado na Schützenstraße. Gostaria de saber se à noite é seguro irmos a pé para o Portão de Brandenburgo, para a Potsdamer Platz. Conforme disse-lhe minha filha ainda não tem 06 anos, pelo que li no seu blog, não paga transporte público. É necessário andar com seu passaporte para comprovar sua idade?
    Terei congresso no Berlin Congress Center é seguro ir a pé do hotel pela Grunerstrasse?
    Obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Luiz,

      Obrigada pelos elogios ao site – é sempre um prazer ouvi-los!

      Em geral Berlim é uma cidade segura – principalmente se comparando com as grandes capitais brasileiras, ou seja, você pode andar sim nesta região.
      Para o Berlin Congress Center (Alexanderstraße 11, certo?) acho um pouco longe para ir à pé – voc^pode pegar o metrô na estação Stadtmitte e descer na Alexanderplatz, fica bem perto.
      Eu creio que se você mostrar a carteira de identidade da criança eles aceitam – tem foto e a data de nascimento, que é o que eles precisam ver.

      Abraços,
      Isabel

  18. avatar Penha Gomes says:

    Olá Isabel, amei seu blog , É um passo a passo bem legal com informações e dicas preciosas .Me avisaram que Berlim é difícil de conhecer e que o Metrô é bem diferente, estamos contando com seu blog.
    Nosso hotel foi reservado pela agência, não sei se é bom. O que você acha do NH Kurfurrstendamm ? É bem localizado ou fica em uma área estranha para se andar a noite?
    Estaremos aí em final de maio (23/05), ainda é frio?
    Bjs e obrigada
    Penha,

    • avatar Isabel says:

      Oi Penha,

      Que bom ouvir que gosta e acha o blog útil!

      É o metrô de Berlim pode parecer confuso para quem não está acostumado, é que tem muitas linhas. Mas na verdade é simples e é excelente, eficiente e nos leva a todos os lugares!

      Como o nome já indica, o NH Berlin Kurfürstendamm (Grolmanstraße 41) fica perto da av. Kudamm (ou Kurfürstendamm) que é conhecida principalmente por suas muitas opções para compras. o hotel também fica perto da Savignyplatz, uma praça cheia de restaurantes legais. Na verdade é uma área muito boa, você pode andar à noite sim. Nesta área só não se encontram muitos pontos turísticos – que se concentram no bairro Mitte, mas também não é problema, você chega lá rapidinho, tem um estação de metrô bem perto ou pode pegar ainda a linha de ônibus 100 que sai da estação Zoologischer Garten (que fica a poucos quarteirões do seu hotel).

      No final de maio as temperaturas já devem ser de amenas. Vocês podem pegar dias quentes como dias um pouco mais frequinho – é sempre bom trazer alguma coisa para um frio mais leve (e não deixa de ver as previsões mais próximo da viagem, pois o clima pode variar).

      Abraço,
      Isabel

  19. avatar Leonardo Almeida says:

    Olá Isabel,
    Primeiro gostaríamos de parabeniza-la pela iniciativa. Seu site tem nos ajudado bastante!
    Estamos indo em setembro para a Europa para passar Lua de Mel, e Berlim é um das cidades mais aguardadas. Ficaremos 3 dias e queremos aproveitar ao máximo.
    Tendo em vista o pouco tempo que vamos ficar, seguimos a sua dica e procuramos hotéis em Mitte, mais são muitas opções. Selecionamos duas e não sabemos o que escolher: Monbijou Hotel (que é novo) e o Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz.. Qual você achar melhor? Você tem alguma dica nesta mesma faixa de preço?
    Procuramos sempre ficar próximos de restaurantes, bares e cafés!
    Valeu pelas dicas e muito obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Leonardo,

      Já te antemão – parabéns pelo casamento!

      Na verdade os dois hotéis ficam bem localizados, vocês podem visitar muitos pontos turísticos à pé. Eu particularmente preferiria o Monbijou Hotel (Monbijouplatz 1), está mais perto do Hackescher Markt e da Oranienburger Straße, onde tem vários restaurantes e bares, está perto do rio, etc.

      abraço,
      Isabel

  20. avatar Camila Martins says:

    Oi isabel, tudo bem?

    Adorei seu site, é muito legal!

    Estou indo para Berlin agora em maio e estou tendo dificuldade com hospedagem. Não estou conseguindo achar nada no Mitte. O que vc acha sobre ficar em Friedrichshain? É perto do Mitte?

    Bjos e obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Camila,

      Friedrichshain faz divisa Mitte, mas a distância vai depender do local onde o hotel fica. Procura dar preferência a um que esteja perto de uma estação de metrô, assim te facilita o acesso.

      Você já pesquisou no bairro de Charlottenburg, na região da Av. Kudamm? Acho que é uma boa alternativa também.

      Bjs,
      Isabel

  21. avatar Rafael Anjos says:

    Olá Isabel tudo bem ?

    Estou indo para Berlim em julho e não tenho como fazer reservas pois estarei como mochileiro .Gostaria de dicas de hostel como boa localização e gostaria se possível dicas de points gays . Obrigado e parabéns pelo Blog 🙂

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      Eu não sei os preços, mas estes albergues ficam super centrais, você pode fazer muita coisa à pé. Estou linkando para o booking, assim vc já pode pesquisar preços, disponibilidade e principalmente ver o que outros hóspedes dizem:
      baxpax downtown Hostel/Hotel
      Generator Berlin Mitte
      Cityhostel Berlin
      Hostel near the Brandenburg Gate

      O Eastern Comfort Hostel Boat é um barco que fica atracado no rio Spree à beira da East side Gallery (trecho do muro de Berlim). Fica na divisa entre os bairros Friedrichshain e Kreuzberg – locais com noite agitada.

      O bairro Schöneberg – nas imediações da Nollendorfplatz, Bülowstraße, Motzstraße, Hohenstaufenstraße – é conhecido como o point gay. Mas com certeza há bares gays em outros locais também.

      Abraços,
      Isabel

  22. avatar miriam says:

    Oi Izabel,
    Adorei o seu blog, eu que ja conhecia Berlim, fiquei encantada com suas inormações, também que agradecer pelo seu serviço, no tour que fizemos, suas informações seguras, sua companhia agradavel, todos nós adoramos, um grande abraço, e parabens

    • avatar Isabel says:

      Oi Miriam,

      Muitíssimo obrigada por seu comentário tão carinhoso. Fico muito feliz em ouvir que gostaram do passeio que fizemos (e olha que vindo de quem já conhecia a cidade fico mais lisonjeada ainda!!) – apesar do frio que nos castigou 🙂

      Grande abraço para vocês,
      Isabel

  23. avatar ISABELLA BASTOS says:

    Oi, Isabel! Parabéns pelo blog! Adorei! Vou para Berlim em junho próximo e já colhi várias dicas! Quem sabe você pode me dar mais uma? Você saberia me dizer onde posso encontrar papéis de parede? Aqui no Brasil, nas lojas especializadas, encontramos papéis maravilhosos, made in Germany! Os preços, infelizmente, são astronômicos. Provavelmente aí serão mais em conta. Mas não consegui localizar onde comprá-los. Agradeço desde já a ajuda! Um abraço!

    Isabella

    • avatar Isabel says:

      Oi Isabella,

      Aqui é muito comum papel de parede – acho que toda casa, apartamento tem as paredes cobertas com eles (a maior parte parecem a parede normal com uma textura diferente). Em função disto você os encontra em grande variedade nas lojas de materiais para construção. Algumas redes:
      Bauhaus
      Hornbach
      Obi

  24. avatar Daniele says:

    Olá Isabel
    Sou uma agente de viagens e estou com uma passageira indo à Berlim em Setembro, porém estou com dúvidas de onde seria melhor hospedá-la. Passei as seguintes opções de hotéis para ela (Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz, Radisson Blu, Berlin Marriott Hotel, Crowne Plaza Berlin City Centre e o Pestana Berlin Tiergarten), mas não sei se as localidades são boas. O que me diz desses hotéis? Você tem algum outro hotel nessa categoria para me indicar e que seja bem localizado? Att, Daniele

    • avatar Isabel says:

      Todos estes hoteis estão bem localizados Daniele. Mas dentre eles os que acho melhor localizados são o Radisson Blu e o Marriott.

      Isabel

  25. avatar vera says:

    olá, Isabel
    Parabéns pelo blog. Adorei.
    Gostaria de te pedir umas dicas.
    Estou indo com meu marido para Berlim em setembro.
    Fizemos reserva(pode ser cancelada) no hotel Park Inn by Radisson. Nossa intenção é ficar em um local de fácil acesso e que possamos fazer bons programas a pé. o que vc acha desse hotel?
    Outra dica. pensamos em alugar um carro e ir até Praga, parando em algumas cidades, como Leipzig e Dresden. Alguma dica? Gostaria muito de me hospedar em um castelo no meio do caminho. Vc conhece? O que vc acha? Muito obrigada.
    Beijos

    • avatar Isabel says:

      Oi Vera,

      O hotel Park Inn é um hotel bem grande e fica na Alexanderplatz, no centro da cidade. De lá você pode visitar a maior parte dos pontos turísticos a pé. Além disto há também uma grande estação por onde passam diversas linhas de metrô – é um local muito bom para transporte.

      Dá uma olhada neste hotel nas imediações de Dresden.

      Bjs,
      Isabel

  26. avatar Aderbal says:

    Prezada Isabel,
    primeiramente parabéns pelo trabalho e as ótimas informações que está compartilhando com todos.
    Por favor teria algum conhecimento/informação a respeito do Berlin Mark Hotel, Meinekestraße 18-19 ?
    Quanto a localização, instalações ?
    Procuro acomodações para casal e filho de 12 anos, com café da manhã, teria alguma dica ?
    Agradeço por sua atenção e colaboração.

    • avatar Isabel says:

      Oi Aderbal,

      Tudo bem? Obrigada pelo feedback positivo em relação ao site.
      Eu não conheço as instalaçoes do hotel, posso te falar em relação à localização…Eu acho este hotel bem localizado – esta rua é uma travessa da av. Kudamm, uma avenida famosa, com bastante comércio, tem uma estação de metrô perto (o que facilita a locomoção), o zoologico está perto, etc.

      Abs,
      Isabel

  27. avatar Tatiana says:

    Olá Isabel!
    Estou começando a fazer um roteiro de viagem para ir com meu marido ficar 4 dias em Berlim antes de seguir para a Rota Romântica, porém estou em dúvida com relação a hospedagem pois não gostaria de ficar em uma rua ruim e ninguém como alguém que mora no local para saber sobre isto, assim as opções que me interessaram foram: Pfefferbett Hostel na Schoenhauser Allee 176; The Cats Pajamas Hostel na Urbanstraße 84 10967; PLUS Berlin na Warschauerplatz 6-8; Lette’m Sleep Berlin na Lettestr. 7, Prenzlauer Berg; Wombats City Hostel Berlin na Alte Schoenhauser Strasse 2; Three Little Pigs Hostel Berlin na Stresemannstr. 66, Kreuzberg; ibis Styles Berlin City Ost na Scharnweberstrasse 21-22 10247 e ibis Berlin Mitte na Prenzlauer Allee 4 10405.
    Att,
    Tatiana.

    • avatar Isabel says:

      Oi Tatiana,

      A maior parte destes hotéis estão centrais ou em bairro legal. Entretanto os que considero com melhor localização, que tem uma estação de metrô perto (para facilitar locomoção), etc. são Wombats City Hostel Berlin na Alte Schoenhauser Strasse 2 (está em uma área da moda em Mitte, tem lojas descoladas, bares, restaurantes) e depois Pfefferbett Hostel na Schoenhauser Allee 176.

      Abs,
      Isabel

  28. avatar Ana says:

    Olá Isabel, poderia me recomendar um albergue bem localizado? Ou algum hotel com bom preço? Passarei 4 dias. Obrigada e parabéns pelo trabalho!

  29. avatar erich goertz says:

    Ola Isabel seu blog é simplesmente ótimo, estou indo a Berlim em Abril de 2014 e fiz uma reserva de 12 dias no hotel Ivbergs Hotel Berlin Messe, gostaria de sua opinião sobre o Hotel e umas dicas de passeio. Em nosso roteiro esta Auschwitz por um dia e Dusseldorf por dois. Em Dusseldorf eu tenho parentes. Qual a sua opinião, ela sera muito bem aceita e valiosa. Muito obrigado, Erich e Eliane.

    • avatar Isabel says:

      Oi Erich,

      Pelo que vi este hotel (Heerstraße 5, correto?) fica um pouco afastado do centro, mas você tem uma estação de metrô perto, o que facilita a locomoção. E como você ficará bastante dias, não precisa correr para fazer as coisas, pode gastar um pouquinho mais de tempo para chegar até o centro, nas atrações.

      Abs,
      Isabel

  30. avatar SANDRA says:

    Bom dia ! se ficar hospedada em um hotel no mitte fica muito longe da primark?e da estação que leva até Paris?quais sao os melhores meios de ir até esses locai? agradecida

    • avatar Isabel says:

      Oi Sandra,

      A Primark não fica perto de Mitte, mas está previsto para este ano ser aberta uma na Alexanderplatz (não sei quando vc estará na cidade). A estaçao central de trens fica em Mitte.

      Com o transporte público você pode se locomover muito bem em Berlim. Para ver como chegar em um determinado destino você pode usar a ferramenta do BVG (empresa de transportes) que calcula uma rota.

      Abs,
      Isabel

  31. avatar Eline Neves says:

    Olá, Isabel! Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog, costumo viajar com meu marido por conta própria, sem agências de viagens, e há muito tempo uso os blogs de pessoas que moram no lugar para ajudar a montar o roteiro. E o seu está me ajudando bastante. Obrigada! Bem, estou com dificuldades de encontrar um hotel em Mitte com um valor menor. Vamos para Berlim dia 16 de agosto e deixei para olhar em cima da hora e é alta temporada, verão…tudo fica mais caro, não é?! Rs Se puder me ajudar com algumas indicações em Mitte, agradeço! Penso que alugar um apartamento, ficaremos uma semana, com cozinha equipada, talvez seja mais vantagem e mais em conta, não? Conhece um site chamado Airbnb? Me indicaram e achei estúdios com preços bem legais em Mitte, mas não sei se é seguro, sempre fiquei em Hotel.
    Também gostaria que enviasse pro meu email os serviços de guia com os passeios e valores. Queria fazer um passeio guiado, já que é minha primeira vez na cidade. Meu email: elinebneves@hotmail.com
    Desculpe as muitas perguntas!
    Abraços,
    Eline.

  32. avatar Eline Neves says:

    Olá, Isabel!
    Preciso de uma ajuda sobre Hotel. Gostamos do Hotel Derag Living Gresser Kutfurst, a localização parece ser muito boa, perto da Ilha dos Museus. O que acha? A localização é boa mesmo? De noite a área do Hotel é segura e movimentada pra andarmos à pé?
    Obrigada!
    Eline.

    • avatar Isabel says:

      Oi Eline,

      Tudo bem? O Derag está em uma rua super tranquila (bem perto da embaixada brasileira!). Inclusive outro dia acompanheir umas turistas que ficaram nele e elas me disse que estavam satisfeitas. Para você chegar à pé nas principais atrações você precisaria caminhar um pouquinho mais, mas dá para fazer! E se você já estiver cansada você pode pegar o metrô – tem uma estação do lado e em duas estações você estará na Alexanderplatz. E em geral Berlim é uma cidade segura, principalmente nesta área.

      O Hotel Alexander Plaza fica mais central e as tarifas para este período não me parecem muito mais altas que o Derag. E quanto a apartamento… O Apartments am Brandenburger Tor fica pertinho do portão, você pode dar uma olhada no booking para ver se é bom, os que as pessoas dizem, pois não conheço, só posso te falar pela localização.

      Vou te enviar um email com informações sobre os passeios.

      Abs,
      Isabel

  33. avatar Beto monteiro says:

    Bom dia Isabel! Estava pesqisando sobre Berlin e cheguei ao seu blog! Parabéns pelo conteúdo e sua atenção ao responder as perguntas! Estou indo a Berlim com minha esposa em setembro, iremos correr a maratona, e fizemos reserva no Ibis Berlin Mitte. Minha dúvida é a seguinte, estaremos chegando pelo aeroporto de Schönefeld. Qua seria a estação de metro mais próxima do hotel? seria na Alexanderplatz mesmo, ou teria alguma mais próxima? A preocupação é por estarmos chegando com as malas! Obrigado!
    Beto.

    • avatar Isabel says:

      Oi Beto,

      O hotel Ibis Berlin Mitte fica na Prenzlauer Allee 4, certo? Nao tem uma estacao de metro perto e da Alexanderplatz é um bom pedaco para caminhar! você tem que pegar o bondinho M2 (direcao: Am Steinberg) e descer no ponto “Prenzlauer Allee/Metzer Str.” que daí já fica mais perto do hotel. Se vocês estiverem com muitas malas vê se nao seria mais cômodo pegar um táxi.

      Abs,
      Isabel

  34. avatar Alexandre says:

    Isabel, bom dia.
    Estarei em Berlim por 3 dias em dezembro. Gostaria de informações sobre suas visitas guiadas. Grato.

  35. avatar Vera Bruno says:

    Estarei em Berlim do dia 16/10/2013 até 23/10…será que consigo assistir ao Concerto da Filarmônica?????grata abçs

  36. avatar Vera Bruno says:

    Boa tarde…. estamos em 4 pessoas e escolhemos o Berlim 80º no Bairro Mitte…será que vale a pena esse hotel ou é muito distante dos pontos principais….grata pela sua atenção…abçs

    • avatar Isabel says:

      Oi Vera,

      O Berlim One80º fica perto da Alexanderplatz – dá para ir à pé até lá e eu diria que até outros pontos também. Mas se achar cansativo as distâncias, na Alexanderplatz há várias opcoes de transporte.

      Abs,
      Isabel

  37. avatar judite nina says:

    Ola Isabel!Sou Portuguesa e em Março do próximo ano estou a planear ir a Berlim quantos dias acha que preciso para visitar a cidade?Obg.pela sua atenção.

  38. avatar Antonio Barbosa says:

    Você conhece studios para alugar? A tal fiança, eles devolvem mesmo, não “cozinham” a gente que tem vôo marcado?
    Você também faz tours, não?

    • avatar Isabel says:

      Oi Antonio,

      Você conhece o site Airbnb? Talvez lá você encontre studios. Quanto à fiança não sei te responder.

      Sim, eu também faço passeios guiados. Se tiver interesse você pode me mandar um email (simplesmenteberlim@gmail.com) me informando as datas, quantidade de pessoas, etc.

      Isabel

  39. avatar Thiago barreto says:

    Olá Isabel, parabéns pelo blog, o acompanho a mais de um mês! Eu e minha namorada estaremos em Berlim durante 3 dias em agosto, preciso da sua ajuda urgente!!!! Vimos nos posts anteriores que Mitte é melhor localização para ficarmos, entretanto estávamos focados na avenida Alexanderplatz, conforme indicações, mas vimos que os hotéis na região do hotel Lux 11 sao mais agradáveis e românticos o que você indica??!! Qual sua opinião?..
    Obrigado!
    Thiago

    • avatar Isabel says:

      Oi Thiago,

      O hotel Lux 11 fica na Rosa-Luxemburg-Str. 9-13, correto? Este endereço fica no bairro Mitte também, não muito longe da Alexanderplatz. Na verdade é uma região bem legal, super descolada.

      Abs,
      Isabel

  40. avatar Verena says:

    Oi Isabel . Estou indo com meus filhos e namoradas para Berlin no período de 21/12 e retornado dia 25/12 e então eu preciso de sua sugestão onde poderíamos ficar e quais os lugares badalado e cool que podemos ir pois o nosso perfil é de freqüentarmos lugares que estão na moda .
    Obrigado
    Verena

  41. avatar Monica says:

    Estou adorando seu blog e noto a gentileza da sua parte em responder cada indagação.
    Parabéns, muito sucesso a você e ao blog.

  42. avatar Vanessa says:

    Olá Isabel, bom dia!

    Estou adorando seu blog… parabéns!

    Meu marido e eu pretendemos ir a Berlim no Natal, devemos ficar do dia 23 ao dia 26, depois faremos outros destinos… Já li seu post sobre o que fazer no Natal e gostei muito.
    Vi que é feriado também nos dias posteriores ao Natal e fiquei com receio de não ter muito o que fazer… será que terei problemas com a programação nesses dias?

    Quanto ao hotel, para não termos “surpresas” havíamos pensado em ficar em hotéis da rede IBIS em todos nossos destinos, acha uma boa estratégia?

    Em Berlim vi o Ibis Berlim Mitte (Prenzlauer Allee 4 10405 BERLIN), o que acha?

    Agradeço sua ajuda… caso tenha alguma dica de outros destinos pode me avisar? Pretendo ir a Praga, Paris, Londres e Amsterdã (aliás, devo chegar em Amsterdã e ir direto a Berlim, visitarei Amsterdã na volta).

    Muito obrigada! Abraços,

    Vanessa

    • avatar Isabel says:

      Oi Vanessa,

      Bom saber que tem gostado do blog.

      Eu não creio que vá faltar coisas para vocês verem/fazerem nestes dias 🙂 É verdade que é feriado no dia 26 também, mas a maior parte das atrações turísticas só fecham no dia 24 de dezembro.

      Concordo contigo – muitas vezes também gostamos de reservar hotéis de rede, pois sabemos que tem um padrão e não tem muito o que errar. Este Ibis fica bem perto da Alexanderplatz – que já é centro de Berlim – são 2 ou 3 pontos com o bondinho até lá.

      Abs,
      Isabel

  43. avatar Bárbara Barros says:

    Isabel,

    Parabéns pelos eu blog! Já me sinto íntima de Berlim:) Em outubro passarei 4 dias aí com mais 3 pessoas. Queremos uma hospedagem baratinha e central. Achamos esse aqui: Singer109 – Backpacker Apartment Hostel. Ele fica numa localização de fácil acesso? É central mesmo?Ah,também queremos saber se vocês ainda está trabalhando como guia e qual o valor do passeio que você descreveu que dura 6H??Abraçoo enorme!

    • avatar Isabel says:

      Oi Bárbara,

      Este hotel (Singerstraße 109, correto?) não está muito longe da Alexanderplatz, mas não é uma distancia que dê para ir à pé, vocês precisam pegar o metrô e a estação mais perto fica a 500/600 metros do hotel.

      Sim, eu ofereço o serviço de guia. Eu estou te enviando um email com mais informações.

      Abs,
      Isabel

  44. avatar Leandro Carvalho says:

    Olá Isabel! Seu blog é incrível! Meus sinceros parabéns!!!

    Bem, eu gostaria de pedir algumas sugestões para você. Atualmente estou na Holanda, Wageningen. Estou querendo ir a Berlin passar um fim de semana, daqui uns 15 dias, mais ou menos (6a a domingo). Qual meio de transporte você acha ser mais conveniente para chegar até aí? Como irei sozinho e sou uma pessoa de hábitos simples, procuro um quarto bom, com preço acessível. Não preciso de muito luxo, já que pretendo passear bastante e conhecer o máximo possível da cidade e apenas descansar no final do dia. Neste sentido, que hotel você poderia sugerir e que fosse bem localizado, próximo das principais atrações da cidade?
    Aproveito a ocasião para pedir-lhe mais informações sobre seu trabalho de guia.

    Grato pela atenção!

    Abraços!

    Leandro

    • avatar Isabel says:

      Oi Leandro,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao site!

      Eu daria uma pesquisada nas passagens de trem (Deutsche Bahn) e de avião para ver o que vale mais a pena, velando em consideração o tempo gasto e os preços.

      Eu não sei os preços, mas estes albergues ficam super centrais, você pode fazer muita coisa à pé. Estou linkando para o booking, assim vc já pode pesquisar preços, disponibilidade e principalmente ver o que outros hóspedes dizem:
      PangeaPeople Hostel & Hotel
      baxpax downtown Hostel/Hotel
      Hostel near the Brandenburg Gate

      Estou te enviando um email com informações sobre os passeios.

      Abs,
      Isabel

  45. avatar Lisa Fernandes says:

    Bom dia,
    Parabéns pelo blog! Grande ajuda na preparação da minha viagem em Novembro.
    Vi no booking o hotel H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz, oque me diz? Aconselha?
    Grata pela atenção,
    Lisa Fernandes

  46. avatar Stella says:

    Olá Isabel.
    Seu blog é fantástico!
    O que me diz da localização do hotel Pestana?

    Grata,
    Stella

    • avatar Isabel says:

      Oi Stella,

      O hotel Pestana é relativamente central, mas não é um local muito movimentado, que tenha comércio ou muitos restaurantes por perto. Ele está próximo ao parque Tiergarten, numa área com muitos prédios de embaixadas.

      Abs,
      Isabel

  47. avatar Maurício Accioly says:

    Olá Isabel,
    Pretendo ir a Berlin pela 1ª vez em outubro. Vou me hospedar pelo Bancorbrás, no qual me ofereceu um relação de hotés. Entretando, como não faço idéia da localização de cada um, gostaria de saber, se for possível, qual seria a melhor localização destes:
    1º Arcadia Hotel Berlin
    Frankfurter Allee 73a, Friedrichshain, 10247
    2º AZIMUT Hotel Berlin City South
    Rudower Straße 90 – 94, Neukölln, 12351 Berlim
    3º ECONTEL HOTEL Berlin Charlottenburg
    Sömmeringstraße 24, Charlottenburg, 10589 Berlin
    4º Grand City Hotel Globus Berlin
    Ruschestrasse 45
    10367 Berlin
    5º Holiday Inn Berlin City-East Landsberger Allee
    Landsberger Allee 203, Lichtenberg, 13055 Berlim
    6º AGON Franke
    Albrecht-Achilles-Str. 57, Wilmersdorf, 10709 Berlim
    7º AGON Lichtburg
    Paderborner Str. 10, Wilmersdorf, 10709 Berlim
    Muito obrigado pela sua atenção,
    Maurício Accioly

    • avatar Isabel says:

      Oi Maurício,
      O 1o hotel se localiza nas imediações de uma estação de metrô da linha U5 que vai para a Alexanderplatz, que é centro.
      O 6o. e o 7o. já ficam mais próximos da Av. Kudamm, na região do centro de Berlim Ocidental.

      Abs,
      Isabel

  48. avatar Eduardo Berthier says:

    Olá! Teu blog está sendo de grande ajuda nas minhas pesquisas e soluções para as 2 noites que passarei em Berlin em setembro.

    Gostaria de uma indicação de ouro: terias algum hotel barato, com cama de casal privativo para eu ir com minha namorada, e com uma localização legal em Mitte? O luxo não é o ponto forte, pois passaríamos o dia inteiro na rua, apenas iríamos para o hotel pra tomar banho, dormir, coisas básicas.

    Se pudesse me ajudar, ficaria bem feliz, e aliviado 🙂

    Abraço!
    Eduardo Berthier

  49. avatar Miriam says:

    Oi, Isabel
    Achei seu blog muito bom. Acho que voce já adquiriu bastante da cultura alemã: ele é objetivo, organizado, tem conteúdo, aborda o que é importante e é de fácil navegação.
    Estarei em berlim entre os dias 8 e 11 de dezembro. O meu objetivo em uma viagem de 2 semanas pelas Alemanha são os mercados natalinos. Como é o mercado de Berlim ? Qual seu horário de funcionamento ? Como as cidades alemãs e as pessoas lidam com mercados a céu aberto praticamente no inverno ?
    Parabéns pelo blog e obrigada pela resposta que tenho certeza virá.

  50. avatar Airí says:

    Oi Isabel, parabéns pelo site.
    Cada vez que entro aqui fico mais apaixonada por Berlim.
    Estou mudando praí agora em setembro, com meu namorado. Vamos passar 1 ano fazendo mestrado na universidade de Potsdam.
    Você teria alguma dica de sites pra alugarmos apartamento??
    Pensamos em ficar em um hotel no primeiro mês e deixar pra procurar apartamento quando já estivermos aí. Você acha que é procurar em uma imobiliária ou ir olhando nas ruas??

    Obrigada

  51. avatar Raquel says:

    Olá, Isabel! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo excelente blog. Achei muitas informações valiosas aqui. Praticamente já montei meu roteiro, mas ainda falta uma decisão essencial. Vou para Berlim no final do ano comemorar meu aniversário de um ano de casamento. Li algumas das sugestões e estou pensando em ficar no Meliá. Tanto pela localização, como pelo conforto e café da manhã. O que vc acha? Existe algum melhor e que esteja na mesma faixa de preço? Obrigada desde já.

    • avatar Isabel says:

      Oi Raquel,

      Tudo bem? Obrigada por seu comentário positivo em relação ao blog.

      Talvez tenha lido alguns comentários que fiz sobre a localização do Meliá… Como disse, eu o acho bem localizado, você pode fazer muita coisa à pé, está à beira do rio, na margem oposta há diversos restaurantes, etc. Além de ser uma rede, tem um certo padrão. Então levando em conta estes fatores eu o considero uma boa escolha.

      Abs,
      Isabel

  52. avatar Isabel says:

    Olá
    Um blog muito interessante.
    O que me pode dizer sobre a localização do Citylight Hotel?
    Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Este hotel fica na Böttgerstraße 23, certo? Nele você estaria um pouco afastado dos principais pontos turísticos.

      Isabel

  53. avatar moriza graça says:

    Olá Isabel, primeiramente parabéns pelo blog, é incrível!!
    Irei com meu marido passar 4 ou 5 noites em outubro e à princípio reservamos no Winters hotel mitte am gendamenmarkt, é bom ? E qual seria a estação de trem mais próxima deste hotel para pegarmos um trem da DB para Dresden?
    Desde já obrigada e um abraço
    Moriza

    • avatar Isabel says:

      Oi Moriza,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      O hotel em si não conheço, mas ele fica bem localizado, está central.

      Para chegar na estação central você teria que pegar na estação Stadtmitte a linha U6 até a Friedrichstr. e de lá o S-Bahn.

      Abs,
      Isabel

      • avatar moriza graça says:

        Oi Isabel, muito obrigada pelas informações!
        Chegarei com meu marido em Berlim dia 3 de outubro à tarde. Você tem disponibilidade para um tour conosco no dia 4? Se sim, podemos combinar um roteiro com as principais atrações que você nos indicar? E qual o custo?
        De novo, obrigada
        Abraços
        Moriza

  54. avatar Isabel says:

    Olá Isabel
    Estarei em Berlim 2 ou 3 dias e terei pouco tempo para ver Berlim Aconselha-me o:
    -H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz
    ou o
    – Tryp Mitte
    Cpts
    Isabel

    • avatar Isabel says:

      Oi Isabel,

      Eu acho que o H2 fica mais perto das principais atrações. Dele você pode chegar a vários pontos turísticos à pé.

      Isabel

  55. avatar Regina Celia Lopes says:

    Isabel .

    Estarei em Berlim dias 4,5,6 com 2 amigas.Poderia fazer um city tour com voce?Omeu hotel Berlin Berlin fica na Lutzowplatz 17 , qual melhor transporte para os pontos turisticos’? Qual e o ponto de transporte mais proximo?

  56. avatar Eduardo Oliveira says:

    Olá, Boa noite. Vamos chegar em Berlim no dia 01/11 e até agora não resolvemos quanto ao hotel. Tem alguma sugestão de bom hotel com preço justo e boa localização. Obrigado Eduardo

  57. avatar Dalila Martins says:

    Olá Isabel!
    Viajo muito e nunca encontrei uma informacão tão detalhada das atrações de uma cidade.Penso ir a Berlim dia 27-11-2013e regressar a 1-12 , vou com o meu marido em viagem de negócios por isso vou ter tempo de andar pela cidade.Gostaria de ficar em Mitte ,se for esta a melhor opcão , e de ter uma visita guiada pelos sítios mais importantes.Gostaria de saber o seu precário e que me indicasse um design hotel símpático e o mais central perto de galerias,restaurantes e lojas alternativas.
    Aguardo o seu contato

  58. avatar Luciana says:

    Isabel, obrigadíssima pela sua atenção e tão pronta resposta. Eu estou só com uma preocupação. Nossa intenção é irmos a Berlim de trem depois de passarmos 3 dias em Frankfurt que é onde inicia nossa viagem. A CVC não conseguiu cotar para mim esse viagem de trem, pois não opera esse trecho. Vc acha q posso deixar p comprar, qdo chegar a Frankfurt? Ou é possível eu não encontrar passagem? Outra pergunta, chegando de trem em Berlim, é facil chegar até meu hotel na Alexanderplatz?
    Agradeço demais sua ajuda. Um abraço. Luciana.

    • avatar Isabel says:

      Oi Luciana,

      Você pode comprar as passagens pelo site da Deutsche Bahn (a cia de trens).

      Da estação central de trens vc pode ir à Alexanderplatz com o S-Bahn (metrô) – são 3 estações.

      Abs,
      Isabel

  59. avatar Silvia says:

    Boa noite, Isabel!
    Eu e meu marido vamos a um congresso em Berlim em março de 2014 e ficaremos uma semana. A agência nos indicou o hotel Estrel, onde ocorrerá o Congresso e o Mercure Tempelhof Airport. Me parece que os dois são bem afastados, mas o que mais me preocupa é se tem como eu sair de la usando transporte público. Você poderia me ajudar opinando sobre a localização deles e sobre o transporte? Além disso, taxi é caro? Obrigada, Silvia

    • avatar Isabel says:

      Oi Silvia,

      De fato estes hotéis não estão no centro, mas tem estações de metrô perto. As imediações do Mercure tem mais vida que do Estrel – as ruas próximas são mais isoladas. O congresso que vocês irão participar vai ser em algum deles? Vocês estarão todos os dias no congresso? Para ver se vale à pena já ficar no hotel onde será o congresso, onde vocês passarão a maior parte do tempo.

      E em geral táxi não é muito caro. Tem um post sobre táxi em Berlim, na seção de Dicas.

      Abs,
      Isabel

  60. avatar Francisco says:

    Olá Isabel, seu blog é muito esclarecedor e bastante útil: parabéns. Vou ficar 4 dias em Berlim no final de janeiro e reservei o hotel Amelie Berlin na Reinhardtstr. 21, Mitte. O que vc acha?

    • avatar Isabel says:

      Esta rua é bem central Francisco. Fica perto da rua e estação Friedrichstraße, perto do rio (onde tem diversos restaurantes).

  61. avatar Ana Lucia Sallum says:

    Olá Isabel vou passar o réveillon com meu marido em Berlin chegarei dia 31/12 e ficarei até dia 4/01 reservei no Hotel Grand Hyatt Berlin, vc acha q é bem localizado,perto do metrô? No dia 31 nas redondezas do Hotel fica muito cheio? Chegaremos 12 hs (meio dia) no próprio dia 31. É legal passar o réveillon por ali mesmo?

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana,

      Sim, este hotel é super bem localizado – fica na Potsdamer Platz (onde tem estação de metrô). Apesar de estar central, ele fica em uma rua mais lateral, digamos um pouco mais reservada, então vocês estarão perto do agito, mas sem “muvuca” na porta. E o Portão de Brandemburgo fica a 10 minutos à pé – onde acontece a grande comemoração do reveillon. Mesmo que não entre na área fechada (que precisa chegar mais cedo), você estará nas imediaçoes e pode ver a queima de fogos.

      Isabel

  62. avatar adriana oliveira says:

    Olá Isabel,
    primeiramente parabéns pelo seu blog, ele é ótimo, tem informações importantes para quem vai a Berlim pela primeira vez como nós( eu e meu marido). vamos em janeiro e estou com dúvida quanto a escolha do hotel e sua localização, então recorro a ti. a agencia de turismo nos ofereceu três hotéis: ibis styles alexanderplatz, park inn alexanderplatz e Hotel leonardo na Bismarckstrasse em charloteburg, e não sei qual escolher. gostaria de ficar em lugar movimentado com pessoas andando à pé, principalmente a noite, e que tenha restaurantes, café, lojas e que seja perto de metrô. ou também outro local com as características que mencionei.Podes me ajudar?
    abraço e obrigada
    Adriana

    • avatar Isabel says:

      Oi Adriana,

      Este hotel Leonardo fica na Wilmersdorfer Straße 32, certo? Tem estação de metrô (Bismarckstr.) e também encontram-se restaurantes por perto. Entretanto esta não é uma área turística.

      O Park Inn fica em plena Alexanderplatz, uma praça grande com muito comércio em volta e uma grande estação de metrô e há restaurantes por perto. Tem muita gente que não acha o local dos mais aconchegantes. E o Ibis (Bernhard-Weiß-Straße 8, certo? é que tem hotéis de rede com nomes muito parecidos em endereços variados o que muitas vezes causa confusão) fica bem perto da Alexanderplatz, em uma área um pouco mais isolada.

      Abs,
      Isabel

  63. avatar Evelyn Nascimento says:

    Olá! Primeiro gostaria de elogiar sua página – mto informativa e simples de entender – tudo que precisamos saber! obrigada!
    Estou in do pra Berlin, com minha irmã e meus pais – seremos 4 – achei varias opções de hoteis e apartamentos no booking.com porém gostaria de saber qual seria a melhor opção – e também se é seguro, recomendado ficar em apartamentos!
    Obrigada pela ajuda!

    • avatar Isabel says:

      Oi Evelyn,

      Eu nunca ouvi ninguém dizer que teve problemas com apartamento. Inclusive recentemente na página do blog no Facebook, uma pessoa deixou um comentáio que já fez isto 3 vezes e que deu tudo certo.

      Abs,
      Isabel

  64. avatar Sandra Mazzafera says:

    Isabel, boa tarde/boa noite aí!
    Você conhece o hotel Steigenberger Hotel Berlin? Como não é de nenhuma rede conhecida, gostaria de saber se é bom, confortável e limpo? Obrigada
    Sandra

    • avatar Isabel says:

      Oi Sandra,

      Já acompanhei pessoas que ficaram neste hotel e que ficaram satisfeitos – mas gosto é algo muito pessoal. Eu não posso te dar minha opiniao pessoal, com estes detalhes, uma vez que eu não me hospedo em hotéis aqui. Você pode dar uma lida na opinião de outras pessoas no Booking.

      Abs,
      Isabel

  65. avatar celeste says:

    Oi, Isabel! Tenho acompanhado o seu blog (deveras muito interessante!…) e já estou encantada por Berlim. No proximo dia 4 de dezembro parto para essa cidade. Somos 2 casais e vamos ficar em Arcotel Velvet Berlim (Oranienburger Strasse). Ja temos o transfer do aeroporto para lá. Pelo que pude ler no seu blog, deve-nos compensar comprar o Kleingruppen-Tageskarte – gostaria que me desse a sua opinião. Iremos de 4 a 8 de dez. Sei que há muitos restaurantes na zona, mas há algum em especial que me queira indicar (para além dos que refere já no blog, claro (em outros locais)! Já agora, se me pudesse indicar as linhas do metro que passam por essa zona – como são poucos dias, gostaria de levar tudo mais ou menos pensado….
    Desculpe o atrevimento das minhas questões!… É que quem costuma a programar as viagens é o meu marido e desta vez “tocou-me” a mim e gostaria de “brilhar” 🙂
    Bj
    Celeste

    • avatar Isabel says:

      Oi Celeste,

      Nao sei se a resposta vem um pouco tarde, mas estive viajando (sem comunicacao) e só retornei hoje…

      Bem, as linhas U6, S1 e S2/S25 passam pertinho do hotel. E de fato este é uma área com muitas opcoes de restaurante. Na Auguststraße tem o Pauly Saal, que acabou de ser premiado com estrelas pelo guia Michelin. A poucos quarteiroes do hotel encontra-se o Grill Royal. Outras sugestoes: Lutter & Wegner, Borchardt, Bocca di Bacco, etc.

      Beijos,
      Isabel

  66. avatar Joao Marcos says:

    Ola Isabel, irei a Berlim do dia 07/12/2013 ao dia 12/12/2013 e ficarei no hotel Days inn Berlin West na Kogelstrasse 12-13. Fica muito afastado do centro? Que onibus ou metro pego para o centro para ver os pontos turisticos? Chegarei no aeroporto schonnenfeld. Sabe me dizer quais as melhores opcoes para chegar nesse hotel? Nesse period faz muito frio (neva)? Grato,

    Abs

    • avatar Isabel says:

      Oi Joao Marcos,

      Este endereço fico mais afastado do centro sim – na verdade está nas imediações do aeroporto Tegel. Mas você chega por Schönefeld, certo? Estão em direções opostas e não tem uma opção de transporte direto, você teria que fazer conexões, por isto acho que o mais cômodo é um táxi.
      Para o centro você tem uma estação de metrô nas imediações, a Afrikanische Str., por onde passa a linha U6 que cruza o centro.
      Sim, ja é um período bem frio. Neve varia muito.

      Abs,
      Isabel

  67. avatar vera iris says:

    Prezada Isabel, parabéns pelo Blog. Sensacionais suas dicas e principalmente como você as descreve. Parece uma viagem… Devo ir a Berlim em maio de 2014. Tenho pesquisado alguns hotéis, dicas de amigos e oportunidades pelo Bookin.com. Gostaria de saber o que você acha dos 4 hotéis listados abaixo.

    NH BERLIN MITTE (LEIPZIGER STR. 106 – 111, MITTE)
    • HOTEL ALEXANDER PLAZ ROSENSTR. 1, MITTE, 10178 BERLIM
    • LINDNER HOTEL AM KU’DAMM BERLIN KURFÜRSTENDAMM 24, CHARLOTTENBURG-WILMERSDORF,
    • NHOW BERLIN STRALAUER ALLEE 3, FRIEDRICHSHAIN-KREUZBERG,

    Muito obrigada. Gostaria também de saber mais sobre seu trabalho de guia. Já li seus roteiros básicos, mas como são seus preços?
    Obrigada um abraço, Vera Iris ( Rio de janeiro).

    • avatar Isabel says:

      Oi Vera,

      Tanto o NH Berlin Mitte, quanto o Hotel Alexander Plaza estao bem localizados, bem central. O NH fica perto do Checkpoint Charlie e do Gendarmenmarkt, por exemplo. O Alexander Plaza fica em uma ruazinha menor, mais tranquila, mas super perto do Hackescher Markt e da Ilha dos Museus.

      O Lindner Hotel Am Ku’Damm fica na área que era o antigo centro de Berlim Ocidental. As principais atracoes se concentram em Mitte, mas de ônibus ou metrô é super tranquilo e rápido para chegar em Mitte. Esta é uma área bem legal também, nas ruas nas imediacoes tem muitos restaurantes charmosos e aconchegantes e as opcoes de compras sao muitas.

      O nhow Berlin fica perto da East Side Gallery, também fora do centro. Apesar de estar na divisa de dois bairros da moda, agitados, a área imediata ao hotel nao oferece tantas opcoes de restaurantes, lojas, etc.

      Abs,
      Isabel

  68. avatar Elyane Amorim says:

    Estarei em Berlin do dia 12.04.2014 a 20.04.2014 , eu meu esposo e meus dois filhos de 27 anos e 17 anos ,então gostaria de dicas o que não deixar de ir ver , pq sei que é uma cidade riquissima em culturas , .Gostamos de passeios culturais museus , operas qual casa de opera devo ir ? ja fomos tanto Opera Guarnier qto a Bastilha então qual vc aconselha em Berlim ?? è nossa 1 vez em berlim
    Outra gde duvida em onde ficar , ja fiz reservas no Radissom Blu e Meliah Berlim ? O que vc me sugere???
    Agradeço

    • avatar Isabel says:

      Oi Elyane,

      A principal ópera de Berlim é a Staatsoper. Vocês podem também assistir a um concerto da Filamônica de Berlim, considerada uma das melhores do mundo.

      Neste link você encontra uma lista com as Top 10 Atrações.

      Os dois hotéis estão bem localizados. O Melia fica nas margens do rio (onde tem bastante restaurantes), do lado de uma grande estação de metrô, pertinho da ilha dos museus. O Radisson Blu também fica nas margens do rio, mas do lado da ilha dos museus, pertinho da prefeitura, Hackerscher Markt, etc. Enfim, de qualquer um deles você consegue fazer muita coisa à pé.

      Abs,
      Isabel

  69. avatar Paula Valente says:

    Isabel, sensacional seu blog!!!!! Parabéns!!!

    Vou a Berlim em abril e estou em dúvida entre 2 locais de hospedagem. Um é na Luisenstrasse, quase esquina de Reinhardstrasse. O outro, esquina de Markgrafenstrasse com Rudi-Dutschke-Strasse. Devo chegar em Berlim de trem e volto de avião para o Rio.
    Se você tiver tempo, pode me indicar qual local você acha mais legal? Estou numa dúvida medonha faz dias!! rsrs

    Muito obrigada e, mais uma vez, super parabéns pelo blog!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Paula,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Acho a segunda opcão melhor, a área tem mais vida, além de estar bem perto do Checkpoint Charlie, tem uma estação de metrô.

      Abs,
      Isabel

  70. avatar Clarissa says:

    Olá Isabel!!!
    Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lá pelo Blog. É delicioso de ler e vc é muito atenciosa com os leitores, o q confere um dinamismo ainda maior a esse espaço tão legal.
    Estou pensando em visitar Berlim em Maio e gostaria de ficar no Casa Camper. O q vc acha da localização? Tem metrô próximo? É próximo das atrações?
    Bjs mil e aguardo um breve retorno seu!!!
    Clarissa

    • avatar Isabel says:

      Oi Clarissa,

      O Casa Camper está localizado na área da moda, do burburinho do bairro Mitte – uma área cheia de restaurantes, lojas, etc. É uma área bem legal. E dá para você chegar a algumas atrações à pé. Além disto tem uma estação de metrô praticamente na porta.

      Bjs,
      Isabel

  71. avatar Clarissa says:

    Nossa Isabel, muito obrigada pela pronta resposta!!!
    Quanto ao hotel, é exatamente isso q preciso. Sou estilista e tenho ainda mais vontade de conhecer Berlim por ter se tornado uma cidade super Hype e destino obrigatório de quem faz pesquisa na área.
    Muito obrigada mesmo!
    Assim q confirmar a minha ida, entro em contato com vc, pois quero muito fazer um city tour e acho q vc é a pessoa ideal!!!!
    Bjs mil!!!
    Clarissa

  72. avatar Ivone says:

    Isabel,nem vale a pena tecer mais elogios, mas são bem merecidos.
    Vou a Berlin no fim de Maio e fico por 5 dias. Somos duas pessoas.
    Queremos Hotel na zona de Alexanderplatz,mas a oferta é variada; talvez me possa ajudar ,tenho aqui nomes e dúvidas . Tenho : Leonard Royal Hotel, Park Inn by Radisson, H2Hotel Berlin Alexanderplatz e H2 Hotel Berlin,Alexanderplatz.
    Pretendemos com café da manhã, mas alguns não referem se está no preço. Já vi um site que referia, contudo não sei qual era.
    Pode-me ajudar ?
    Muito obrigada.
    Ivone

    • avatar Isabel says:

      Oi Ivone,

      Você tem pesquisado diretamente nos sites dos hoteís? Eu costumo usar o Booking para fazer pesquisa/reserva de hotéis quando vou viajar. Geralmente é informado as condições da tarifa, ou seja, se tem café da manhã incluso.

      O Park Inn fica diretamente na Alexanderplatz. O H2 fica a 5 minutos à pé, enquanto o Leonard já fica um pouquinho mais afastado (talvez 15-20 minutos à pé, e se não quiser andar por perto tem ponto por onde passam os bondinhos que circulam pela Alexanderplatz).

      Abs,
      Isabel

      • avatar Ivone says:

        Obrigada Isabel, entretanto já decidimos. Ficamos no Ramada am Alexanderplatz,é bem pertinho da Allptz., não é ?
        Há várias hipóteses para visitar Potsdam. Qual aconselha , a excursão de 5 hs, ir por nós próprios no combóio ou…. ?
        Obrigada
        Ivone

        • avatar Isabel says:

          Oi Ivone,

          Eu creio que em uma excursão seja mais fácil né!?! você não precisa se preocupar para onde ir, ainda ouve os fatos e histórias relevantes.

          Isabel

  73. avatar zaira duarte says:

    Olá, Isabel, tudo bem?
    Parabéns pelo blog!! É tudo o que um turista de primeira ou de mil viagens precisa!!
    Vou visitar Belim em maio com uma amiga. A ideia é ficar 4 dias( me parece tão pouco, mas é o que dá, portanto vamos aproveitar cada segundo!).
    Estamos pesquisando tudo o que vc imagina sobre a linda Berlim, mas seu blog é um achado precioso! Ele é o nosso guia-mor, acredite!
    Gostaria da sua opinião sobre o hotel Park Inn by Radisson, na Alexanderplatz 7.
    Como não conhecemos nada, sua opinião é valiosa. Se der, vc poderia dar outras opções?
    Assim que tudo estiver fechado, entramos em contato, pois certamente faremos um city tour com vc!
    bjs,
    Zaira

    • avatar Isabel says:

      Oi Zaira,

      O Park Inn fica diretamente na Alexanderplatz, uma praça bem central, bem movimentada (costumo comparar com as praças dos grandes centros brasileiros) – há muito comércio e muitas opções de transporte. Nao chega a ser uma praça bonita, que tenha charme – talvez por isto eu já tenha ouvido de um ou outro turista que não gostou da localização. Mas também já vi vários outros que ficarão satisfeitos – ou seja, é questão de gosto. O fato é que é bme central e de lá pode fazer muita coisa a pé.

      Caso queira pesquisar por outros hotéis, nesta, nesta, nesta e nesta resposta, eu listo alguns hotéis que acho que tem uma boa localização.

      Bjs,
      Isabel

  74. avatar William says:

    Oi Isabel parabéns pelo blog é muito bom depois de conhecer a linda e fria Holanda-Amsterdam
    agora chegou a vez de Berlin esse Hotel Atlas 3 estrela é bem localizado fica em Bernhard Str. 9, Charlottenburg-Wilmersdorf, 10715 Berlim em Janeiro costuma nevar em Berlin obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi William,

      Este endereço já fica um pouco afastado do centro, onde se concentram os principais pontos turísticos. A nve varia muito de ano para este. Até agora neste ano ainda não nevou nada.

      Abs,
      ISabel

  75. avatar Mauricio Pimentel says:

    Oi Isabel,
    parabéns pelo site. Estarei em Berlin no inicio de abril/14 com minha esposa e dois filhos (25 e 23 anos). Pretendo me hospedar no Hotel NH Berlin Mitte. Ficarei bem localizado com relação a pontos turisticos, restaurantes, segurança, compras, etc…

    Abs,
    Mauricio.

  76. avatar wanda lucia says:

    Ola Isabel
    Iremos ,meus tios e eu, para Berlim em maio ,Escolhemos o MARRIOTT hotel .A localização é boa ?Existe algum hotel deste padrao com melhor localização e/ou serviço ?
    Grata .Seu Blog é especial !
    Wanda

    • avatar Isabel says:

      Oi Wanda,

      Eu particularmente acho a localização do Marriott excelente – ele fica na área Potsdamer Platz, a 2 quarteirões do M.Holocausto, Portão de Brandemburgo, tem diversas opções de restaurantes nas imediaçõ€s, etc.

      Abs,
      Isabel

  77. avatar Célia says:

    Olá Isabel
    Chegados a shoenefeld qual o melhor transporte público para chegar ao ramada hotel alexanderplatz?
    Muito obrigada pela sua informação.

    • avatar Isabel says:

      Oi Célia,

      Você deve pegar o trem regional RE7 ou RB14 e descer na Alexanderplatz – da estação até o hotel são 5,10 minutinhos à pé.

      Isabel

  78. avatar MAURO MARTINS says:

    Oi ISABEL.
    ESTOU COMEÇANDO A FAZER MINHA PROGRAMAÇÃO PARA SETEMBRO, VOU DE BERLIM PARA BUDAPESTE. QUERIA IR DE CARRO, MAS, ESTOU ENCONTRANDO DIFICULDADES PARA ALUGAR CARRO VIA INTERNET. VC TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ALUGUEIS DE CARRO NESTA PARTE DA EUROPA. JÁ FIZ BARCELO PARA PARIS E NÃO ENCONTREI PROBLEMAS EM ALUGAR. AGRADEÇO E PARABÉNS PELO BLOG. GRATO .’.

    • avatar Isabel says:

      Oi Mauro,

      Você já olhou nas grandes empresas de aluguel de carro, como Avis, Sixt, Herz, Europa Car? Creio que nao deva ser problea alugar um carro nestas empresas.

      Abs e boa sorte,
      Isabel

  79. avatar Lisete Maria says:

    Oi, Isabel,
    Obrigada por comentar meu post de ontem sobre clima.
    Como te falei, meu filho vai para o Festival de Cinema e escolheu ficar no hotel Aldea Novum Berlim Centrum. Pelo que vi no site, fica perto de uma estação de metro, restaurantes, etc. Vc conhece? O que acha da localização, sabe algo sobre a segurança nessa área? Se tiver alguma recomendação sobre este assunto ou qualquer outro, agradeço muito.
    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Lisete,

      Quando fui a primeira vez à Berlim eu acabei ficando em um flat nesta área – lembro que um colega da empresa disse que a área nao era das melhores, mas nao achei nada de ruim, nunca vi nada demais (fiquei 2 meses!). Em geral Berlim é uma cidade segura, acho que você pode ficar relativamente tranquila.

      Abs,
      Isabel

  80. avatar Duarte says:

    Olá Isabel,
    muitos parabéns pelo seu site, está excelente e tem me ajudado bastante!
    Em relação ao hotel, tenho uma dúvida o hotel TRYP BERLIN MITTE, no site da Edreams tem uma localização, que parece ser bastante central, mas ao realizar a busca através do booking a sua localização é diferente e bastante periférica na área Mitte. O que acha sobre este hotel e a sua localização?

    Cumprimentos.

    • avatar Isabel says:

      Oi Duarte,

      Este hotel (Chausseestraße 33, correto) já fica um pouco mais distante dos principais pontos turísticos, pelo menos para ir à pé – mas tem estacao de metrô de perto. MAs a uns 15-20 minutos à pé, você chega numa área bem legal de Mitte, onde tem bastante movimentos, muitos restaurantes, lojas, galerias, etc., como nas ruas Oranienburger Str, Torstraße, Linienstraße, etc.

      Abs,
      Isabel

    • avatar Duarte says:

      Obrigada pela dica Isabel. E em relação ao hotel MEININGER Hotel Berlin Mitte, o que acha?

      Cumprimentos,
      Duarte

      • avatar Isabel says:

        Duarte,

        É o que fica na Oranienburger Straße 67-68? Se sim, eu acho esta localização bem legal, a rua é bem movimentada, cheia de restaurantes, lojas, etc.

        Isabel

  81. avatar Paula says:

    Estou arrumando as malas KKK para viajar no final de novembro para Berlim,não quero levar muita roupa de frio porque pretendo comprar ai.Também comprarei alguns presente de natal para os filhos e neta,gostaria de ficar em um hotel 4 estrelas com preço bom no bairro Mitte onde tem uma loja da Primark se estou certa.Quando viajei para Londres fiz compras nessa loja e achei os preços ótimos,por isso estou procurando um hotel que fique perto da Primark.Se puder me ajudar agradeço muito.Obrigada

  82. avatar ana paula says:

    Boa tarde, Isabel.
    Seu Blog é simplesmente fantástico! E pensar que eu parei aqui só para descobrir como chegar do aeroporto ao centro da cidade!!!!
    Queria tirar uma dúvida, eu já estive em Berlin há 3 anos, para uma viagem muito curta de apenas 2 dias, e agora pretendo voltar com minhas filhas adolescentes em Julho (a escolha por Berlin foi delas).
    Tenho pesquisado hoteis perto da Alexanderplatz, e queria sua opiniao se esta é uma área segura e interessante para se hospedar. Eu estou entendendo que a localização e o acesso a esta area seja otima.
    Meu hotel a principio seria o Ibis Styles, pois minha empresa tem desconto na rede.
    Aceito sua sugestao.
    Muito obrigada e mais uma vez parabens.

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana Paula,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog!

      A Alexanderplatz nao é nenhuma praca bonita, com restaurantes charmosos, por exemplo. Há bastante comércio e uma grande estacao de metrô/trens. Da Alexanderplatz pode-se chegar a diversos pontos turísticos à pé. Eu já vi pessoas que nao gostaram do lugar, mas também muitos outros que nao fizeram nenhuma reclamacao.

      Os hotéis abaixo, por exemplo, estao na área do Hackescher Markt – nao é longe da Alexanderplatz, mas uma área que acho muito melhor, tem bastante restaurante, lojas e dá para chegar a alguns pontos à pé.
      Hotel AMANO
      The Circus Hotel
      ibis Styles Hotel Berlin Mitte
      Hotel MANI
      The Weinmeister Berlin-Mitte

      A área do Gendarmenmarkt também acho excelente, da Potsdamer Platz também é bem legal, etc.

      Abs,
      ISabel

  83. avatar Maria J Amaral says:

    Ola Isabel, parabens pelo magnifico Blog!
    Meu marido e eu ficaremos em Berlim de 13-17/marco, hospedados no Hotel Berlin,Berlin, e seguiremos de carro para outras cidades alemas.
    Ele fica bem localizado? Para fazer os passeios sugeridos, voce nos aconselha a ir de carro, a pe ou que tipo de transporte? Ha algum mapa que possa me enviar para melhor planejar nosso tour?
    Agradeco imensamente pela ajuda e aguardo seu amavel retorno!
    Bjs
    Maria

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Este hotel fica na região da Av. Kudamm, não muito distante da loja de departamentos Kadewe, por exemplo.

      Perto deste hotel tem um ponto de ônibus onde passa o ônibus 100 que passa por algumas dos principais pontos turísticos – talvez seja uma boa opção, assim você não tem que se preocupar em procurar lugar para estacionar o carro.

      Nao sei se é isto que procura, mas neste link você encontra um mapa onde marquei a localização dos principais pontos turísticos.

      Bjs e espero que tenha uma ótima estadia em Berlim,
      Isabel

  84. avatar Fernanda says:

    Olá! Adorei suas dicas e já incluí algumas na minha lista.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Vou participar de um evento no ITB e estarei no Hotel Agon Frank ( Albrecht-achilles-straße 57 ). Você tem como me dizer se fica mais caro eu ir de taxi? Pegar taxi em Berlim é caro? No Aeroporto de Berlim, é fácil conseguir taxi?

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Tudo bem?

      Se você estiver chegando por Tegel, um táxi até este endereço deve sair na faixa de 20-25 euros. E sim é tranquilo pegar um táxi nos aeroportos.

      Abs,
      Isabel

  85. avatar Christiano says:

    Olá Isabel! Saio amanhã cedo de Amsterdã para Berlim e vou chegar no HBF. Como chego ao Melia Berlim?Na volta, meu vôo saí do Schoenefeld as 07:25. Como faço para chegar lá e pegar o vôo está hora? Muito obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Christiano,

      O Melia fica pertinho da estação Friedrichstr., por onde passam as linhas S5, S7, S75 e que você pode pegar na Hauptbahnhof.

      Na mesma Friedrichstr. passam os trens regionais RE7 ou RB14 que vão para Schönefeld. Para se programar quanto ao horário, você pode usar a ferramenta do BVG para calcular uma rota.

      Isabel

  86. avatar celia says:

    vou a um congresso que será realizado na Freie Universitat. Estou pensando em me hospedar no centro, pois imgino qure ficar no campus ou nas proximidades da Universidade ficarei fora do circuito dos restaurantes, pontos históricos etc, No meu caso, vale ficar no bairro Mitte e ir de taxi ou metrô ao congresso? Adorei seu blog. Envie-me um e-mail, assim poderemos trocar idéias.
    Valeu! Grata e abraços,

    • avatar Isabel says:

      Oi Celia,

      Tudo jóia?

      Sem dúvidas em Mitte você estará mais central, perto dos pontos turísticos, tem mais movimento. E daí é uma opção sim ir para a universidade de táxi, por exemplo.

      Abs,
      Isabel

      • avatar celia says:

        Isabel,
        gostaria de saber se a rua que liga o H2 Hotel Berlin a Alexanderplat é movimentada ou é uma ruazinha silenciosa para caminhar a noite?
        Grata pela tenção. Aguardo seu retorno.
        Estou vendo em seu blog alternativas de passeios a serem feitos.Vale visitar Potsdam? Qtos dias são necessários?
        Abs.

        • avatar Isabel says:

          Oi Célia,

          A Alexanderplatz é muito movimentada durante o dia pois tem muito comércio, estação grande, etc (à noite já da aquela esvaziada) e a rua que leva até o H2 é grande, passando sempre carros.

          Sem dúvidas Potsdam vale à pena e este é um passeio de 1 dia. São cerca de 1 hora e pouquinho do centro de Belim até lá.

          Abs,
          Isabel

          • avatar celia says:

            Isabel, estou achando que a região dos hoteis: Ibis Mitte, Amano, Mani e Circus possa ser mais interessante para circular a noite. Talvez valha a pena trocar o H2 por um desses. O que vc me diz? O Ibis apresenta uma tarifa acessível.
            Abraços,
            Celia

          • avatar Isabel says:

            Esta área é mais movimentada mesmo Célia, tem muitos restaurantes, bares – é um área muito legal. Eu particularmente daria preferência a ela.

            Abs,
            Isabel

  87. avatar celia says:

    Isabel, grata pela atenção. Já fiz uma forte pesquisa e encontrei boas opções como o H2 berlin, Amano e outros. Sem dúvida, devo fazer um percurso de taxi até a Universidade e o tempo que estiver por conta, já estou no centro próximo dos pontos turísticos.
    Abraços e grata pela atenção

  88. avatar Michelle says:

    Seu blog é maravilhoso, estou encantada com sua atenção com seus leitores. Parabéns!! Estou indo a Berlin em abril, chegarei em Berlin vindo de trem de Hamburgo, pela DB BAHN, logo chegarei na Estaçao Central -Hauptbahnhof, ficarei no HOTEL LUTZOW: KeithstraBe 38, Mitte, Berlin, 10787.Por favor, qual o transporte que tenho que pegar para chegar ao hotel.E para retornar para a estação para ir para Dresden. Desde já muito obrigada!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Michelle,

      Obrigada pelo elogio.

      Olha talvez seja melhor você pegar um táxi, pois não tem um ônibus ou metrô direto para este endereço. Você terá que pegar o S-Bahn (S5 ou S7) na estação central, descer na estação Zoologischer Garten e depois pegar o ônibus 200 (descer na parada “Corneliusbrücke”) ou o ônibus 100 (descer na parada “Bayreuther Str.”) e caminhar até seu hotel – com o ônibus 100 é um pouco mais distante.

      Abs,
      Isabel

  89. avatar Carol says:

    Oi Isabel! Muito bacana seu blog! Chego na próxima sexta em Berlim, no Tegel. Meu hotel é o Ibis Styles Mitte, que fica na Brunenstrabe… Pensei em pegar o TXL até Alexanderplatz e de lá o metro, linha u8, descendo na Rosenthaler… É isso mesmo? O tickets que eu comprar para o ônibus servem para o metrô? Desde já te agradeço pela atenção! Parabéns pela ajuda que você presta aos turistas!

    • avatar Isabel says:

      Oi Carol,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Esta é a melhor maneira de chegar no hotel com o tranporte público. E sim, com o bilhete que comprar no ônibus pode usar o metrô também.

      Abs,
      Isabel

  90. avatar Michelle says:

    continuação: e de táxi, quanto custa? Por favor me envie informações sobre seu acompanhamento para o dia 18 de abril, somos um casal.obrigada!!

  91. avatar Marion says:

    Olá, Isabel! Parabéns pelo seu blog, desde que decidi ir a Berlim leio-o com muita frequência. Gostaria de lhe pedir uma sugestão. Ficarei dois dias inteiros em Berlim e me hospedarei no hotel Meininger Berlin Central Station – Ella-Trebe-Straße 9 10557 e queria saber quais lugares seriam mais viáveis para chegar e que não posso deixar de conhecer. Agradeço muito! Abçs!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Marion,

      A área governamental, onde se encontra o parlamento (Reichstag) fica a 10 minutos à pé do seu hotel. Depois vem na sequência o Portão de Brandemburgo, Memorial do Holocausto e Potsdamer Platz.

      Neste post você encontra as Top 10 atrações de Berlim.

      Abs,
      Isabel

  92. avatar carla kristine nass de andarade says:

    Isabel, amei seu blog e agora passo horas “estudando” ele. Vou em setembro prá Berlin e estou com dificuldades para conseguir hotel, pois como preciso de um quarto para 3, nem todos os hoteis têm.
    Achei um hotel que gostei. EUROSTARS BERLIN. Me pareceu bem localizado, mas será q para andar de noite é uma região legal? Gostamos de fazer o máximo possível a pé e queria um hotel próximo de bares, restaurantes e de uma região que tenha movimento a noite. O que vc me sugere?
    Também gostaria q vc me indicasse um ótimo Kebab em Berlin!!!
    beijos e quando vier a São Paulo, estou à disposição.
    Carla

    • avatar Isabel says:

      Oi Carla,

      O Eurostars fica próximo de uma grande estação de metrô – a Friedrichstr., assim tem muito movimento. Também fica a uma duas quadras da margem do rio, onde se encontram diversos restaurantes. Em geral Berlim é uma cidade segura, acho que pode ficar tranquila. Enfim, é uma boa localização sim.

      O que não falta são lanchonetes de kebap em Berlim – a mais famosa provavelmente é o Mustafa’s Gemüsekebap (fica na Mehringdamm 32 – Kreuzberg), que vende o kebap só de frango. Em Mitte, numa área mais turística tem o All in One, próximo ao Hackescher Markt, na Rosenthaler Straße 43.

      Bjs,
      Isabel

  93. avatar Suse says:

    Olá! Gostaria de sua ajuda. Iremos à Berlim, chegando por SXF, dia 17/junho/14, e gostaria de orientação sobre como chegar ao Mitte. Nosso hotel é o NH Berlin Mitte, na Leipziger 106. Vi no site: Berlim-airport.de, que existe um S-Bahn (RB19), que vai até Potsdamer Platz. Será que fica longe do hotel para ir a pé, com mala? Somos 4 pessoas (casal mais dois filhos adultos). Pelo mapa, parece ser mais perto que a estação Friedrichstasse (RE7/RB14). O que você sugere? Desde já, agradecemos a ajuda.
    Suse

    • avatar Isabel says:

      Oi Suse,

      A Potsdamer Platz fica mais perto do seu hotel – devem gastar uns 15 minutos até ele. Talvez seja também mais fácil para se localizar, pois estas estacoes sao grandes, com varias saídas e na Potsdamer Platz já tem até placa que indica a saída para a Leipziger Platz, que na sequência é a rua.

      Abs,
      Isabel

  94. avatar Paulo says:

    Bom dia Isabel, não encontro elogios para seu site, é irrepreensível, simplesmente singular, perfeito! Parabéns.
    Estou querendo fazer uma surpresa aqui em casa e pensei em providenciar o Reveillon em Berlim, depois que entrei aqui, tenho certeza, rs.
    Vi como opção de hotel o Lindner Hotel AM KU’DAMM, Kurfuerstendamm 24, Berlin, BE, 10719 mas ainda tenho dúvidas quanto a localização, o que te parece?
    Outro ponto para o qual gostaria da sua opnião, se possível, é quanto ao período, em princípio chegaria dia 28/12 as 16h e partiria no dia 3/1 as 20h. Você acredita que seja suficiente?

    • avatar Isabel says:

      Oi Paulo,

      Obrigada pelos elogios ao blog!

      Eu acho que é uma boa localizacao sim – é uma área que é bem movimentada, tem muuuitas opcoes de comércio, restaurantes, um pouco mais à frente tem umas ruas bems agradáveis e charmosas, etc. Nao é no bairro Mitte, onde os principais pontos turísticos se concentram, mas você tem diversas opcoes de transporte e pode chegar em Mitte rapidinho.

      Quanto ao tempo eu acho suficiente – tem gente que chega a fazer um bate e volta para Berlim.

      Abs,
      Isabel

  95. avatar Marco Costa says:

    Oi Isabel, estou indo com minha esposa passar 4 dias em Berlim, na próxima semana. Você tem indicação de uma localidade/hotel que fique em área próxima a bares e restaurantes e que também tenha bom deslocamento por metro? Por falar nisso, existe passe para vários dias como em NY? Obrigado!

  96. avatar Valeria aires says:

    Isabel blog excelente. Parabéns pela grande ajuda em conhecer Berlim. Já me sinto na cudade. Parabéns mesmo. Grata Estarei me hospedando no novotel berlin mitte, é uma boa localização? E a primark já inaugurou na Alexanderplatz? O resto já vi td no seu blog. Chegarei sgora dia 20/05 até 25/05. Beijos

  97. avatar valeria aires says:

    qual a melhor localização: novotel berlin mitte ou hotel Belahr postdamer??

    • avatar Isabel says:

      Oi Valeria,

      A área deste Novotel (Fischerinsel 12) é mais isolada, não tem muito movimento, restaurante, comércio em volta. A área do BelAhr (Stresemannstraße 95-97) é mais movimentada.

      A Primark da Alexanderplatz ainda não foi inaugurada.

      Isabel

  98. avatar Valeria aires says:

    Obrigada Isabel Ja troquei de hotel

  99. avatar Harrisson says:

    Isabel, encontrei seu site e achei muito bacana. Gostaria de uma sugestão: estou indo para Berlim com um amigo em agosto e escolhemos o hotel Winter’s Gendarmenmarkt, em Mite. O que você me diz? E quanto aos bairros? Obrigado, aguardo retorno.

    • avatar Isabel says:

      Oi Harrisson,

      Este hotel fica bem central, numa área boa sim, pertinho do Gendarmenmarkt – um dos belos pontos da cidade.

      Isabel

  100. avatar André says:

    Bom dia! 🙂

    Vou passar 4 dias a Berlim em Maio e estou com dificuldade em marcar hotel no centro. Será que me podia ajudar?

    Quero marcar um quarto para 2 pessoas no centro, 3 noites de 9 a 12 de Maio.

    Nao queria gastar mais de 200 euros pela estadia. 🙂

    Será que consigo encontrar algo?

    Cumprimentos.

  101. avatar Beatris Castro says:

    Bom dia Isabel!!!
    Primeiro quero parabenizar vc pelo blog maravilhoso….sempre quando viajo procuro algo assim para esclarecer as dúvidas que todos tem, mas o seu trabalho é 5 estrelas, parabéns!!!
    Moramos em Santos SP e vamos para a Alemanha dia 19 de Setembro e estaremos em Berlim por tres dias em primeiro a quatro de Outubro.Gostaria que me confirmasse se realmente estou certa conforme o que planejei de acordo com o seu blog:

    Hospedar no bairro Mitte (algum ponto melhor do bairro? alguma rua ou região específica???? sendo que a princípio todas as ruas tem nomes iguais em alemão ehehe)
    Gostamos de caminhar, e por isto gostaria de ficar em pontos interessantes, onde possa sair do hotel e visitar as atrações turísticas,
    Gostamos muito de bares e restaurantes de dia e noite, aqueles que tem nas ruas com ombrelones, acho um charme
    Devemos fazer o city tour com o onibus??? é interessante?
    E que roupa devo levar para estes dias, em relação ao clima

    Mais uma vez agradeço por vc ter feito este trabalho tão legal,já entrei várias vezes!!! Aguardo um retorno seu
    com carinho Beatrís

    • avatar Isabel says:

      Oi Beatris,

      Mitte é o bairro onde se concentram os pontos turísticos, por isto que seria o melhor bairro para se hospedar se quiser alcançar os pontos à pé. Neste resposta você encontra algumas sugestoes de hoteis em lugares com boa infra-estrutura de restaurantes, comércio, etc.

      Em setembro o clima já está mais para frio do que calor, assim é bom já trazer agasalhos. Mas para saber com precisão como o clima estará no período em que se encontra na cidade e assim poder arrumar melhor a mala é sempre bom dar uma olhada na previsão do tempo.

      Abs,
      Isabel

  102. avatar JOSE says:

    Antes de mais parabens pelo site, tem dicas excelentes que vou seguir. Vou a Berlim em junho com a familia (2adultos+2filhos 16 anos) pelo que preciso de 1 hotel que aceite 4 pessoas que 2 nem sao criancas nem adultas. pesquisei no booking e estou indeciso em 5, que agradecia a sua opiniao :
    Ramada Hotel berlin mitte
    H2 hotel alexanderplatz
    Novotel Mitte
    Hotel Suite Novotel Berlin City Potsdamer Platz
    Hotel Novotel Berlin am Tiergarten

    Obrigado desde já !!!

  103. avatar JOSE says:

    Olá. Queria tambem acrescentar à lista o park plaza wallstreet berlin mitte.
    Obg

    • avatar Isabel says:

      Oi Jose,

      O Ramada Hotel berlin mitte e o H2 estão um do lado do outro, próximo da Alexanderplatz, um ponto bem central. O Novotel Mitte e o Park Plaza também são relativamente centrais, mas a área ao redor é mais parada, não tem muito comércio e restaurantes em volta. O Novotel Berlin am Tiergarten a área é mais isolada ainda. E o Hotel Suite Novotel Berlin City Potsdamer Platz também está central, nas imediações tem uma boa infra-estrura de restaurantes.

      Abs,
      Isabel

      • avatar JOSE says:

        Obrigado. Acabei por reservar no Suite Novotel Berlin City Potsdamer Platz, sempre é uma cadeia que estou acostumado e pareceu-me o mas indicado pelas indicacoes do seu blog. Vou seguir suas dicas !!!

        Obg

  104. avatar vanessa says:

    Opa, mais uma questão…estaremos hospedadas em 12 Kalckreuthstrasse, Berlin, 10777. Teremos um bom acesso de metrô às principais atrações??? Valeu!!!!

  105. avatar Domicio Nascimento says:

    Oi Isabel,
    Estou chegando em Berlim no dia 27 de maio, p.v. e ficarei hospedado no InterCityHotel na HaupBahnhof. É melhor pegar um taxi? Tem idéia de quanto fica?
    Obrigado.

  106. avatar Conceiçao freitas says:

    Oi isabel, parabens pelo blog, muito útil .
    Estou indo dia 31/05 para berlim, ficarei no hotel Derag L Grosser Kurfurst, no Mitte, poderia me ajudar como sair do aeroporto para esse hotel?
    E o clima nesse periodo como ta? Preciso levar agasalhos para frio?
    Obrigado
    Abracos
    Conceição

    • avatar Isabel says:

      Obrigada pelo elogio Conceiçao!

      Movi teu comentário pois tem mais a ver com esta seçao. Assim outras pessoas que tiverem a mesma dúvida podem já ver a resposta.

      Olha no tem uma opçao de ônibus ou metrô direto do aeroporto para este hotel, entao talvez seja mais cômodo pegar um táxi (que nao é tao caro). Mas se mesmo assim preferir ir com o transporte público pode entao usar a ferramenta do BVG para calcular uma rota que te dará opçoes variadas, considerando ainda o horário.

      Abs,
      Isabel

  107. avatar Liana says:

    Olá Isabel. Parabéns pelos post, eles são ótimos. Estive em Berlim no ano de 2003. Amei. Agora meu marido quer ir a Europa e, claro, faz questão de conhecer a capital germânica. A questão é que vamos ficar por lá do dia 23 ao dia 26 de setembro. Procurei por hoteis e fiquei horrorizada com os preços. Gostaria de ficar em um local mais central, bonito e seguro. Você poderia me sugerir alguns hoteis? Também pensei em ficar em alguma cidade no entorno de Berlim para diminuir as despesas. O que você acha desta idéia? Você poderia me indicar cidades bonitas e com preço bom que seja de fácil acesso a Berlim.?
    Agradeço a atenção.

    • avatar Isabel says:

      Oi Liana,

      A cidade em volta de Berlim que é bem charmosa (e que as pessoas costumam fazer um passeio até lá) é Potsdam. Mas não sei se seria a melhor opção. Em Berlim tem muita área legal e como tem uma ótima infra-estrutura de metrô, você pode se locomover facilmente. Dá uma olhada em hoeis na área nas imediações da Av. Kudamm, como as ruas Knesebeckstraße, Uhlandstraße, Bleibtreustraße, Rankestraße, Bayreutherstraße, Meinekestraße, Nürnbergerstraße – não é Mitte (o bairro que concentra os pontos turísticos) mas também são bem legais, com restaurantes, lojas, estas são ruas bem charmosas e provavelmente encontre algo mais em conta que em Mitte.

      Abs,
      Isabel

  108. avatar Vilani says:

    Ola Isabel, adorei seu blog, uma salvacao para quem vai ‘a Berlim. Chego em Berlim no proximo dia 16 para um congresso, vou ficar no Hotel Park inn em Alexanderplatz e vi que tem um onibus ( TXL) que sai do aeroporto e vai ate a estacao que parece ficar proxima ao Hotel, como vou chegar a noite minha preocupacao eh com o horario de funcionamento. Sabe ate que horas este onibus funciona? Eh seguro e viavel ir da estacao ao hotel andando? Obrigada
    Abracos, Vilani

    • avatar Isabel says:

      Oi Vilani,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Movi teu comentário para cá, pois a pergunta é relacionada a como chegar a um hotel, assim fica mais fácil para outras pessoas que fiquem no mesmo hotel encontrar a resposta.

      Sua informação está correta, o ônibus TXL faz ponto final na Alexanderplatz – o ponto fica a poucos metros do hotel, entao não será nenhum problema para você ir até ele. Neste link você encontra informação sobre o horário de funcioamento do ônibus.

      Abs,
      Isabel

  109. avatar Paixão por Viajar says:

    Bom dia Isabel, tudo bem?
    acabei de escrever um post sobre Berlim no meu blog e em minhas pesquisas achei o seu site e adorei! Parabéns! Ao falar de hospedagens, coloquei o seu link porque achei bem variado e dá opções pra todos os orçamentos. se quiser ler o link é: http://paixaoporviajar.com.br/tudo-sobre-berlim/
    Beijos,
    Fernanda

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Obrigada pelo elogio ao blog, assim como por linká-lo em seu post.

      Beijos, sucesso e muuuitas viagens 🙂
      Isabel

  110. avatar celia says:

    Isabel,
    Tudo bem?
    Surgiu uma oportunidade de passar um fianl de semana em Berlim.De 27 a 3o próximos.
    Reservei o bax pax down town.(posso cancelar).
    Acha que vale a pena?
    Estarei só e quero ficar em local descolado e ainda com tranquilidade para chegar a noite.
    Vi no mapa que tem uma praça ao lado. Do que se trata? É algo seguro?
    Ainda gostaria de sugetões incríveis para aproveitar o tempo que será curto.
    Grata; espero resposta BREVE.
    Um abraço
    Celia

    • avatar Isabel says:

      Oi Celia,

      Tudo jóia. E contigo?

      Vc me pegou no meio das minhas férias, por isto nao tenho como responder urgentemente a todas as perguntas!

      O baxpax downtown fica bem localizado sim, em uma área boa. Ele é um dos hostels que listo neste post.

      Abs,
      Isabel

  111. avatar Isabel Barros says:

    Oi xará!
    Adorei o seu blog e queria tirar uma dúvida.
    Vou para Berlim nem julho, vou chegar da Itália no Schönefeld perto das 21h. Vou me hospedar no Meininger Hotel Mitte e queria saber qual linha de S-Bahn, U-bahn ou ônibus eu pego pra ele, e se é seguro pegar transporte público nesse horário.
    obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Isabel,

      Tudo bem?

      Movi tua pergunta para cá pois tem mais a ver com esta categoria!

      Você terá que pegar o trem regional até a estacao Friedrichstraße e de lá o S-bahn (S1, S2, S25) até seu hotel. Eu daria preferência a pegar um táxi, já que nao tem conexao direta.

      Abs,
      Isabel

  112. avatar Irene says:

    Olá Isabel.
    Adorei o seu blog e como estou indo para Berlim agora em julho estou precisando de algumas dicas.
    Vou chegar pelo Aeroporto Tegel e ficarei hospedada no Holiday inn Express Berlim City Center. Quero saber qual ônibus ou trem pegar para chegar ao hotel.
    Outra pergunta. Caso eu faça por conta própria os passeios , qual a sequencia vc me recomendaria para conhecer aqueles pontos turísticos recomendados por vc?
    Atenciosamente.
    Irene.

    • avatar Isabel says:

      Oi Irene,

      Tudo bem? Fico contente em saber que gostou do blog – obrigada.

      Movi sua pergunta para esta categoria, pois tem mais a ver com ela.

      Olha como nao tem um ônibus/metrô que vá direto para seu hotel, você teria que fazer baldeação, talvez seja mais cômodo pegar um táxi. Mas se mesmo assim optar pelo transporte público, você pode usar a ferramenta do BVG (empresa de transporte) para calcular uma rota, que te dará as melhores opções dependendo do dia/horário.

      A poucos minutos de caminhada do seu hotel fica a Potsdamer Platz e logo depois vem o Memorial do Holocausto, Portão de Brandemburgo e Reichstag.

      Abs,
      Isabel

  113. avatar Thaís says:

    Oi, Isabel! estou planejando minha viagem para Berlin e me deparei com seu blog. Está sendo muito útil, muito obrigada pelo tempo que dedicou a ajudar outras pessoas, como eu.
    Como nunca fui a esta cidade, gostaria de pedir uma ajuda a voce, me indicando uma região que seria boa me hospedar. Estou viajando sozinha e não queria ficar em um lugar muito isolado, seria bom um de facil acesso ao metro, que não fosse em uma região perigosa e que tivesse algum agito. Devo ficar em hostel… teria algum para indicar também? Muito obrigada, novamente.

  114. avatar Osvaldo Bruno says:

    Olá, Isabel!
    Estou aproveitando seu site para coletar dicas para Berlim. Estou com o Titanic Comfort Mitte reservado. Ele fica na Elisabeth Mara Strasse, 4. É uma região boa de ficar quanto a proximidade dos principais pontos?
    Abs,
    Bruno

    • avatar Isabel says:

      Oi Osvaldo,

      Este hotel é relativamente central (só que a área é bem tranquila sem muitas opcoes de restaurante/comércio – nao sei se isto é importante para você), caminhando um pouco mais pode chegar a alguns pontos à pé. Mas tem também uma estacao de metrô pertinho, o que já facilita a locomocao.

      Abs,
      Bruno

  115. avatar Sanches says:

    Boa tarde Isabel, adorei o seu site, super claro e ilustrativo…
    uma dúvida que pelo roteador piorou em vez de ajudar, vou chegar em Tegel airport as 22hs e tenho que ir ate o Hotel Tryp Mitte na Chaussestrabe 33 Mitte, pelo site do hotel parece ser a mais proxima a estação Schartzkopffstr…. seria mais simples o onibus 128 até Kurt Schumacher Platz seguido no metro U6 sentido que desça até a Schartzkopffsr? Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Sanches,

      Tudo bem?

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Movi teu comentário, pois tem mais a ver com esta seção (assim fica mais fácil outras pessoas encontrarem a resposta quando tiverem a mesma dúvida 🙂

      Sim, está correto esta maneira. Você deve pegar o ônibus até a estação Kurt Schumacher Platz, lá pegar a linha U6 e descer na estação Schwartzkopfstr.

      Abs,
      Isabel

  116. avatar Neima Magnago says:

    Maravilhoso seu blog. Voce poderia citar alguns hoteis proximo a rua Paul Zobel Strasser? Fica em que regiao? Minha filha vai estar em Berlim em Ciências sem Fronteiras e gostaria de visita la. Ela ficara neste endereço. Vamos em novembro. Obrigada. Neima

  117. avatar Eugenio says:

    Boa noite,

    Vou chegar em agosto no aeroporto de Tegel e hospedarei em no Heart of Gold Hostel Berlin, Johannisstraße 11. Gostaria de algumas dicas para chegar através do transporte publico. Obrigado e parabéns pelo guia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Eugenio,

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com esta seção!

      Não há uma opção direta de Tegel para esta área, assim eu te recomendaria pegar um táxi (que não é tão caro). Mas se mesmo quiser optar pelo transporte público você pode usar a ferramenta do BVG (a empresa de transportes) para calcular uma rota – te mostrará as melhores opções dependendo do horario.

      Abs,
      Isabel

  118. avatar Daniela Lugarinho says:

    Oi Isabel! Parabéns pelo blog!! O mais objetivo e claro que encontrei. Vou a berlim em agosto e estou em dúvida se é melhor ficar em alexanderplatz ou centro de mitte. Gosto de ficar perto das atrações mas de ter lugares bacanas e restaurantes para ir a noite. Me indicaram o nh berlim mitte, o nh berlim friedrichstrasse motel one berlin spitelllmarkt e holiday inn alexanderplatz. Oque acha? Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Daniela,

      Obrigada pelo elogio ao blog!

      Dentre os hotéis que você mencionou eu acho os NH melhor localizados e que atendem aos seus critérios. Nesta resposta você pode ver algumas outras sugestões de locais/hotéis que ficam em lugares com uma boa infraestrutura de restaurantes, lojas, etc.

      Abs,
      Isabel

  119. avatar MAYDA CASTRO says:

    Bom dia,
    minha filha esta indo passar uma temporada na Alemanha. Vai dia 25 deste mes – julho – e volta so em março de 2015. Nos primeiros dias vai ficar em TRIER , na casa de um amigo . Depois vai se fixar em BERLIM, onde vai dividir a moradia com uma amiga. Queria saber de vc uma indicação de ap para alugar, que seja simples, pequeno, mas que nao seja num lugar ruim, perigoso, deserto, ou coisa parecida. Pode ser de 1 qto so para as duas, tipo 1 qto, cozinha, banheiro e sala, mas tem que ser com precinho camarada, pois o esquema de viagem delas é com pouca grana. Alem disso, elas vao ficar mais viajando, tipo conhecendo a EUROPA, que nunca foram, entao o ap é so p ter uma base fixa. Se o dinheiro delas der vao viajar para varios aprises. Ou vc acha melhor ficar em hostels ou coisa parecida? é seguro? Elas tem 21 anos e sao estudantes do 7 semestre de direto, mas nunca sairam de casa sem os apis. Se puder me rsponda no meu e-mail. Grata,
    um abraço…
    MAYDA CASTRO

  120. avatar Danilo Santana says:

    PRezada Isabel.
    realmente seu Blog é muito bom, porem fiquei confuso para fazer meu itinerario do aeroporto Schoenefeld até o Hotel Circus no centro de Berlim, Voce poderia me ajudar por favor:

    Obrigado

    Danilo Santana

    • avatar Isabel says:

      Oi Danilo,

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Eu te recomendaria pegar um táxi, pois não tem uma opção que vá direto para seu hotel – teria que pegar o trem regional até a Alexanderplatz e de lá a linha U8 do metrô.

      Abs,
      Isabel

  121. avatar Fabricya says:

    Olá,
    As dicas do site tem sido valiosas para os preparativos da viagem.
    Estarei saindo de trem de Frankfurt Main Hbf para Berlin Hbf (TREM-BAHN) chegando em Berlim no dia 23/08 as 00:32. Pesquisei um hotel próximo a estação o InterCityHotel Berlin Hauptbahnhof (endereço: Katharina-Paulus-Strasse 5, 10557) pelas minhas pesquisas na internet, verifiquei que este hotel fica próximo a estação central de Berlim, inclusive ele me parece um hotel novo, pois não aparece ainda no Google Maps, então gostaria de saber:
    1. Consigo chegar a pé a este hotel desta estação (Berlin Hbf)? E por ser tarde da noite (as 00:32hs) é tranquilo este percurso a pé até o hotel ou é perigoso?
    2. Como faço para chegar no aeroporto Schönefeld saindo da estação Berlin Hbf? Meu voo com a EasyJet as 07:05hs da manhã com destino a Veneza. Preciso sair com quanto tempo de antecedência?

    Caso tenha outra dica de htl de fácil acesso, agradeço.
    E quanto a estação Berlin Hbf ela funciona 24 horas?

    Obrigadaaaa

    • avatar Isabel says:

      Oi Fabricya,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      1. Sim, este hotel fica a poucos metros da estação – 5 minutos à pé.

      2. Neste post sobre a estação central você encontra mais informações que responde às tuas dúvidas.

      Abs,
      Isabel

  122. avatar Ana C. Dias says:

    Ola,
    Seu blog e mesmo fantastico!! Parabens. Estarei em Berlin na data de 17.10/ a 23/10 saindo para Dresden e Praga.
    Volto de Praga na parte da tarde/noite na estacao Berlin Hbf e no dia seguinte meu voo sai as 7:00 do Tegel Aeroporto. Minha pergunta e a seguinte: sigo da estacao para um hotel perto do aeroporto por ficar mais perto do mesmo pela manha ou posso ficar perto da estacao de trem e no dia seguinte posso ir tranquila para o Aeroporto desta regiao. O que voce sugere. Obrigada!! Vou acompanhado suas dicas por aqui.

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana,

      Tem hotel nas imediações do aeroporto, mas não que possa ir à pé, precisaria pegar um táxi, assim você pode ficar em um dos hotéis que ficam do lado da estação central (neste post sobre a estação estão listados estes hotéis) e pegar um táxi para o aeroporto no dia seguinte – como é bem cedo, é super tranquilo, chega lá rapidinho.

      Abs,
      Isabel

  123. avatar Marilia says:

    Oi, Isabel,
    vou para Berlin no final de agosto e gostaria de saber qual a melhor alternativa para ir do aeroporto Tegel até o hotel Ibis Styles Alexanderplatz, chegarei por volta das 21h. Também estou pensando em ir de carro de Berlin até Kiel, vc acha uma boa opção? Ou recomendaria outro meio de transporte?

    • avatar Isabel says:

      Oi Marilia,

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Eu te recomendaria pegar um táxi, pois não tem uma opção que vá direto para seu hotel, teria que fazer baldeação.

      Você tanto pode fazer o trajeto para Kiel de carro quanto de trem.

      Abs,
      Isabel

  124. avatar Maria says:

    Ola,

    Estou indo pra berlin em outubro e estou adorando suas dicas!!!

    Estava pensando em ficae inicialmente proximo a alexanderplatz, mas soube que a noite a regiao é pouco movimentada. Me indicaram ficar proximo a postadamer platz. É a melhor opcao? Sabe se o mandala suites é bom ? Alguma dica de hotel nessa regiao?

    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      O Madala Suite fica na Friedrichstr. – na Potsdamer Platz tem o The Mandala (inclusive já acompanhei diversas pessoas que ficaram nele e nenhum me fez comentário negativo). Há vários 5 estrelas nesta área, você encontrá-los neste post.

      Abraço,
      Isabel

  125. avatar Renata says:

    Olá Isabel, tudo bem?
    Estarei em Londres em novembro e de lá vou pra Berlim. Devo chegar por volta de 22:00h no aeroporto Schonefeld e ficarei hospedada no Íbis Mitte. Há perigo nesse horário? Qual o melhor meio de transporte considerando o horário?
    Desde já obrigada
    Renata

  126. avatar Bruna says:

    Olá!!Primeiramente parabéns pelo fantástico site e obrigada palas dicas importantes que você compartilha conosco. Vou me hospedar 4 dias em Berlim no começo de outubro/2014 e estou em dúvida entre 2 hotéis: NH berlin friedrichstrasse e hotel MANI. Qual você me indica? Qual possui a melhor localização e restaurantes,atrações turísticas por perto? Viajo em casal e sem crianças! Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Bruna,

      O hotel Mani está em uma área mais descolada do bairro Mitte, a área da moda. O NH Friedrichstr. por sua vez fica um pouco mais próximo das atrações.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Bruna says:

        Obrigada Isabel!
        O Meliá Berlim por estar próximo do rio parece ser uma área melhor que a área do NH Friedrichstr. Realmente é melhor ou não tem diferença? Fiquei em dúvida agora entre o Meliá Berlim e o MANI. Li que encontro muitos restaurantes do outro lado do rio e gostaria de entender a diferença das regiões. Essa região próxima ao hotel Mani você diz ser a área da moda, o que seria a área da moda? Restaurantes e bares com pessoas mais jovens? Um bairro mais novo?Bairro com mais lojas e lojas mais chics? Na sua opinião ,considerando que Berlim possue um transporte muito bom, vale a pena estar próxima as atrações turísticas ou estar nessa área da moda? Obrigada mais uma vez.

        • avatar Isabel says:

          Sim Bruna, quando falo em ser uma área da moda é que tem um pessoal mais jovens, lojas de designers locais – não necessariamente chic, pois Berlim tem um lado underground também – lá tem uma mistura. Nao posso dizer o que vale mais à pena ou é melhor, pois vai muito do perfil, do gosto de cada pessoa.

          Abs,
          Isabel

  127. avatar Claudia Justino says:

    Oi. estou usando suas informações para conhecer Berlim em 14/08 até 18/08/2014. Chego agora dia 10/08 as 16;30h no hotel Tryp Berlin Mitte Hotel. Já sei como chegar a Alexander ,mas dai até a Chausseestrasse sem andar, como faço??
    Ah como é mais perto como ir a Hamburgo???
    Obrigadaaaa abraços…
    Claudia Justino
    Campo grande, Rio de janeiro

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudia,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Da Alexanderplatz você terá que pegar o S-Bahn até a Friedrichstr. e lá a linha U6 até a estação Naturkundemuseum.

      Abs,
      Isabel

  128. avatar Letícia says:

    Isabel,

    Você tem alguma referência sobre o hotel A&O Berlin Mitte? Sabe se fica bem localizado?

    abs,
    Leticia

  129. avatar Cristiano says:

    Isabel boa noite. Eu, minha esposa e meu filho de 04 anos estaremos em Berlim do dia 1o ao dia 07 de junho de 2015 para a final da Champions League. Gostaria que voce me recomendasse um hotel nas proximidades do Estadio Olimpico . E se desse localizacao chego facil aos principais pontos turisticos da cidade? Obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Cristiano,

      O estádio olímpico fica afastado do centro – o que eu te recomendaria seria pegar um hotel nas imediações da estação Zoologischer Garten ou Wittenbergplatz que tem uma boa infra-estrutura nas iemdiações, não está longe do centro e por elas passa a linha U2 que vai para o estádio olímpico.

      Abs,
      Isabel

  130. avatar Lúcia Amaral says:

    Vou ficar em Berlim do dia 10 ao dia 15 de setembro no Hotel Seminaris Campus Hotel Berlim, pois meu marido vai participar de um congresso que acontecerá no próprio hotel. Minha pergunta é: o hotel Seminaris fica muito distante das principais atrações da cidade? Me dê uma luz, por favor,.

  131. avatar Gisele says:

    Oi Isabel,
    Estou indo morar 3 meses em Berlim, e minha dúvida é em relação a lugar para morar mais a longo prazo. Já achei os sites que oferecem flats para dividir, mas não sei qual região tem melhor custo/benefício. Você consegue me ajudar?
    Obrigada!
    Gisele

    • avatar Isabel says:

      Oi Gisele,

      O que posso te dizer é que bairros como Mitte, Prenzlauer Berg, Friedrichshain (aqueles da “moda”) são bem caros. Eu me orientaria para escolher algum que tenha um metrô perto, principalmente que ofereça uma boa conexão para sua escola ou trabalho (caso esteja fazendo algo do tipo nestes 3 meses).

      Abs,
      Isabel

  132. avatar Claudia says:

    Olá Isabel, amo seu blog. Estou em dúvida em ficar em um hotel bem próximo da estação de metrô Adenauerplatz , onde também passam vários ônibus ou na Sauvigny Platz. O que acha? Obrigada!!! Claudia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudia,

      Eu acho a savignyplatz melhor, já fica mais perto da estaçao do Zoo, onde pode pegar o ônibus para Mitte, assim como tem uma ótima infraestrutura de restaurantes nesta área.

      Abs,
      Isabel

  133. avatar Adriana says:

    OI Isabel, Boa noite. Parabéns pelo blog, a muito tempo eu te sigo…
    Iremos a Berlim no próximo mês, estamos acostumados a nos hospedar no hotel IBIS , ficaremos ai por 5 dias, Gostaria de saber se a região do IBIS BERLIN OSTBAHNHOF é muito diferente do ibis Berlin Mitte, pois vendo a descrição de ambos não me pareceu uma diferença tao gde. qto. a região, mas a diferença de preço é significativa . Será que vc. pode nos ajudar a decidir onde nos hospedarmos, sei que o Mitte é o melhor lugar, mas esse outro será que fica longe do Mitte? Obrigada.

  134. avatar Fernando Antunes says:

    Boa Noite. Estamos fascinados com o teu Blog, efectivamente está muito claro e ajuda muito principalmente como nos que vai ser a primeira vez que vamos visitar Berlim.
    Tenho uma pergunta . Nos vamos chegar a Berlim no dia 23 de Agosto as 23:40. Vamos estar hospedados no Sana Berlim que fica em Nurnberger Strasse, perto do Jardim Zoológico. Pelo site do hotel tenho que apanha o autocarro (ônibus ) X7 na direcção de Rudow, mas verifico que o horário do ônibus termina as 2330. No aeroporto indicam uma linha de trem. consegues informar-nos qual o melhor transporte que devemos utilizar ? Obrigado Fernando

  135. avatar Alberto a godoy says:

    Isabel, para ir do aeroporto TEGEL ao hotel Ibis budget kurfurstendamm, pego o onibus x9 109 até Jacob-Kaiser -platz , onde pego metro até witenberg platz, para chegar ao hotel,

    Grato pela gentilza
    Alberto – Jundiai SP

    • avatar Isabel says:

      Oi Alberto,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria (conforme solicito a gentileza de observar ao deixar um comentário).

      Você pode ir até a estação Zoologischer Garten e lá pegar o metrô até a Wittenberg platz.

      Isabel

  136. avatar sirley says:

    Oi, Isabel!!
    Amei seu blog!! Parabéns!!

    Estamos indo a Berlim dia 29/12/2014 à 04/01/2015 (eu, meu marido, 2 filhos adolescentes).
    Gostaria de ficar em algum hotel 4 estrelas, em uma área bem divertida, à noite, perto do Portão de Brademburgo e, se possível e o mais importante, com festa de reveillon no próprio hotel. rss
    Vc conhece algum?

  137. avatar William Ferreira says:

    Olá Isabel, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo seu site! Muito bom mesmo.

    Estou indo com a minha noiva para Berlim entre os dias 22 e 24 de Setembro. Gostaria de ter algumas dicas, como região para ficar hospedado e o que fazer nesses 3 dias?

    Obrigado.

    William

    • avatar Isabel says:

      Oi William.

      Tudo bem, obrigada. E contigo?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Nos artigos acima você encontra dicas de hospedagem em Berlim, sobre os bairros, etc. Neste link, por exemplo, você encontra alguns dicas de hotéis em área que acho uma boa localização.

      Neste post também listo as Top 10 atrações de Berlim. Além disto você pode dar uma olhada nas Atracoes de Berlim para ver o que mais te interessa e assim decidir o que ver

      Abs,
      Isabel

  138. avatar marcia says:

    Isabel irei fazer um estagio em berlim, eu queria saber sobre hospedagem mais em conta e mais apropriada tipo flat compartilhado areas comuns (não sei se essa pratica é tao comum em berlim quanto em londres. Gostaria de saber quais as opções e faixa de preço quais as regioes mais em conta…. obrigada.

  139. avatar Gabriela says:

    oi Isabel!!! estou encantada com seu blog!!! Passei o dia de ontem “estudando” tudinho!! rsrsrs estaremos em Berlim de 6 a 11 de outubro e ficaremos no Melia Berlim, vc conhece? bem localizado? Estou indo com meu marido e gostariamos de fazer uns passeios com vc! gostaria de algumas informacoes! Obrigada, Gabriela!

    • avatar Isabel says:

      Oi Gabriela,

      Tudo bem? Legal saber que gostou do blog – obrigada!

      Eu acho a localização do Meliá muito boa – central, perto das atrações e na beira do rio, onde tem diversos restaurantes.

      Já vi teu email e respondo.

      Bj,
      Isabel

  140. avatar Ana Paula says:

    Olá, Isabel.
    Parabéns pelo excelente site.
    Irei a Berlim em janeiro e reservei o hotel Park in Radison na Alexander Platz . Vi que é um hotel imenso e impessoal, mas que parece ter um ótimo custo x beneficio.
    O que acha? A Alexander Platz é perigosa à noite?
    Mais uma pergunta, para comprar o trem Hamburgo/ Berlim, é aconselhável comprar com antecedência ou posso deixar para comprar no dia?

    Obrigada e Parabéns.

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana Paula,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Berlim em geral é uma cidade segura, não temos o nível de violência que estamos acostumados nas grandes cidades brasileiras. A Alexanderplatz, por sua vez, para os padrões daqui não chega a ser o melhor ponto da cidade. à noite fica mais deserta.

      Acho que seria melhor comprar com antecedência (principalmente se pretende reservar lugar) pois tem muita gente que mora em uma das cidades e viaja para a ooutra, então pode de repente pegar o trem cheio.

      Abs,
      Isabel

  141. avatar Nycolas says:

    Oi Isabel! Tudo bem?

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site, está muito bom e completo, principalmente.
    Gostaria de tirar uma dúvida: estou pensando em fazer um intercâmbio na Alemanha por 1 ano, e queria saber, em sua opinião, o que fica mais em conta, se ficar em um alojamento ou em casa de família?
    O valor de auxílio seria de 870 euros/mês, mais um auxílio único de 1320 euros para instalar. É muito pouco?
    As famílias aceitam bem intercambistas?

    Obrigado desde já!

    • avatar Isabel says:

      Oi Nycolas,

      Tudo bem, obrigada. E contigo?

      Eu nao sei te informar como é a aceitação e/ou custo para morar com famílias. O que posso te dizer que é muito comum estudantes dividirem apartamentos, tipo república. Dá uma olhada aqui que tem mais dica neste sentido.

      Abs,
      Isabel

  142. avatar Camila says:

    Oi Isabel!
    Muito bacana o seu blog! Adorei!
    Eu vou à Berlim no final do ano com uma criança pequena (quase dois anos). Eu pensei em alugar um apartamento. Você indica algum site e/ou localização?
    Muito obrigada!!
    Bjo Camila.

  143. avatar Maria Tavares says:

    Oi Isabel
    Parabens pelo seu blog. Estou indo para Berlim de 8 a 12 de Outubro
    chegando pela easyjet em Schoenefeld, pode ajudar-me como ir do aeroporto para o o hotel Mercur Berlin City.
    Acha que estes dias são suficientes para ver o principal de Berlin? Por onde devo começar? Eu gosto muito de andar a pé.
    Obrigada
    Beijos . Maria

  144. avatar Manuela Marinho says:

    Olá,

    Parabéns pela iniciativa é fabuloso encontrar um espaço com tantas informações e disponibilidade em ajudar.

    Estou com dúvidas e preciso muito de ajuda, tenho já reserva no Hotel Mélia Berlim Mitte que fica – Chausseestr. 33, Mitte, 10115 Berlim. Agora tenho 2 possibilidades de voo, 1 chega à meia noite mas custa menos 100€ que um outro que chega às 19h.

    Gostaria de saber, à meia noite quais as opções de transporte entre o aeroporto Schoenefeld e o hotel.

    Caso taxi seja a única opção por quanto fica?

    Caso a diferença não compense irei no avião que chega às 19h, ai qual a opção de transporte até ao hotel?

    Obrigada pela disponibilidade!

    Beijinho

    • avatar Isabel says:

      Oi Manuela,

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Neste post você encontra dicas de táxi, estimativas de preços. Caso opte pelo transporte público, você pode usar a ferramenta do BVG (cia de transporte) para calcular uma rota.

      Bj,
      Isabel

  145. avatar Blandine says:

    Ola, tudo bem??
    Vc tem indicação de algum meio em que eu posso alugar apartamentos por temporada? Tipo 1 mês? Quero viajar pela Alemanha e fazer Berlim de ponto fixo. Obrigada, adorei seu blog,

  146. avatar Helena says:

    olá Isabel, somos 4 amigos que vamos a Berlim no fim de novembro, e estamos indecisos entre dois hoteis: Almodóvar BioHotel 4* e Best Western Hotel President 4* Berlim. Qual nos aconselheria?
    obrigada 😉

    • avatar Isabel says:

      Oi Helena,

      São lugares bem diferentes: o Almodóvr (Boxhagener Straße 83, correto) localiza-se em Friedrichshain – um dos bairros da moda, jovem, mais alternativo. O Best Western Hotel President encontra-se na área do antigo centro ocidental (fica pertoda famosa loja de departamentos Kadewe). A preferência vai muito do perfil de vocês, o que preferem. Uma vantagem que vejo do Western President é por estar mais perto de uma estação de metrô pode onde passam 3 linhas – oferecendo assim mais flexibilidade de locomoção.

      abs,
      Isabel

  147. avatar Buratto says:

    Olá,
    Estou querendo viajar com duas crianças pequenas, 6 anos, em janeiro de 2015.
    Como estará muito frio, qual o melhor lugar ou região para se hospedar? Perto de atrações infantis, restaurantes e lojas ou shoppings.

    Obrigado.

  148. avatar Fabrício Veliq says:

    Olá, em primeiro lugar, achei o máximo seu blog. Super informativo

    Minha noiva e eu queremos passar nossa lua de mel em Berlim, do final de julho a início de agosto (10 dias somente). Estamos na fase de olhar hoteis. Nos encatamos pelo Leonardo Hotel Berlin Mitte (Bertolt Brecht Platz 4, Mitte, 10117). Essa localização é bacana para passeios turísticos de 10 dias?

    Talvez pensamos em fazer um bate e volta em alguma cidade perto ou talvez holanda também.

    Desde já agradeço a atenção.

    • avatar Isabel says:

      Oi Fabrício,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Sim, esta área é muito legal sim – praticamente na beira do rio, onde tem diversos restaurantes, é central, tem uma estação grande de metrô pertinho, etc.

      Abs,
      Isabel

  149. avatar antonio duzek says:

    oi, Isabel, parabéns por essa atitude de ajudar as pessoas – voçe faz um trabalho excelente de ajuda ao próximo.Minha pergunta é; tenho 70 anos e vou a Berlim pela 1 vez e vou ficar hospedado no hotel ALETTO KUDAMM Hardenbergstrasse 21 . a sua localização facilita locomoção para pessoas idosas. um abração bem brasileiro a voçe.

    • avatar Isabel says:

      Oi Antonio,

      Obrigada por seu gentil comentário.

      Neste hotel/endereço tem a estação Zoologischer Garten que é bem grande e por ela passam algumas linhas de metrô. Dali sai ainda a linha de ônibus 100 que passa por diversos pontos turísticos.

      Abraço,
      Isabel

  150. avatar Goncalo says:

    Boa tarde, o seu blog é fantástico, já deixei uma pergunta noutra parte e deixo aqui uma relacionada com hotéis.

    Vou ficar no Hotel Gat Point Charlie perto do Checkpoint Charlie (Mauerstr. 81-82, Mitte, 10117 Berlim)

    é uma boa opção?

  151. avatar Renata says:

    Olá vou para Berlin para o Ano Novo e vamos passar em Brandebourg gate. Estou com difuculdades de achar hotel. o que me indica? Acha que devemos ficar perto de Brandebourg gate ou na regiao da Alexanderplatz? Muito obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Renata,

      A festa da virada acontece no Portão de Brandemburgo, então fica mais fácil se ficaria mais prático se ficar perto dele.

      Isabel

  152. avatar Hannah says:

    Oi Isabel! Nossa seu blog é mara!!! Decidi ir pra Berlim depois da dica de uma migo meu sueco.
    Minha questão: ficarei um mês em Berlim e gostaria de alugar um apartamento. Irei sozinha, e como boa carioca, tenho um pouco de andar a noite sozinha. Mas, ao mesmo tempo, quero ir a bares pra ver gente diferente e fazer amizades. Sendo assim, quais regiões (e sub regiões) você indicaria para uma mulher solteira zanzar pela cidade nos mais diversos horários?
    Desde já te agradeço muito!

    • avatar Isabel says:

      Oi Hannah,

      Tudo bem?

      Talvez para você seja interessante a área entre o Hackescher Markt e a Rosenthaler Platz em Mitte – esta é uma área bem movimentada, além de estar pertinho do pontos turísticos, tem bastante restaurantes, bares, e pode andar tranquilamente.

      Abs,
      Isabel

  153. avatar Thiago says:

    Olá Isabel estou indo para Berlim em janeiro e como somos em 3 pensamos em alugar algum apartamento. Estava dando uma olhada e fiquei na dúvida entre o meininger mitte e o mondrian suites am check point charlie. Gostaria de saber na sua avaliação qual seria melhor de ficar por se tratarem de apartamentos da mesma categoria. E aproveitando vamos ficar 4 dias inteiros, vc acha que vale a pena fazer um bate volta até potsdam ou dresden? Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Thiago,

      Os dois estão bem localizados (o Meininger é o da Oranienburger Straße, certo?), bem centrais e perto de atrações. Difícil dizer qual serisa “melhor”…. Mas talvez eu desse uma preferência maior para o Meininger, pois a rua oferece bastante opções de restaurantes, bares.

      Ambas as cidades merecem sem dúvidas uma visita.

      Abs,
      Isabel

  154. avatar Bárbara says:

    Oi Isabel,
    Seu blog tá de parabéns, esclarece muitas dúvidas e dá mais vontade ainda de viajar pra Alemanha lendo o que você posta!
    Bom, eu estou indo pra Alemanha em janeiro pra fazer um curso intensivo de alemão. Vou dia 04 de janeiro e retorno dia 15 de fevereiro. A escola fica na Ackerstraße, 76 – Mitte.
    Eu vi que você já postou sobre esse bairro, sobre hospedagem em Berlin Mitte. Mas eu gostaria de saber se você não tem informações de apartamentos mobiliados pra alugar, ou pessoas que procuram alguém pra dividir ap. ou até mesmo famílias que hospedam estrangeiros por um tempo. Como você tem os contatos ai, quem sabe poderia conhecer alguém que pudesse me ajudar 🙂
    Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Bárbara,

      Nao deve ser grande problema achar um apartamento mobiliado ou algo para dividir.

      Dá uma olhada neste link que nele dou uma dica de onde procurar estes apartamentos.

      Boa sorte,
      Isabel

  155. avatar isabel ramos says:

    Ola!
    Vou a Berlim num fds em Fevereiro e estou indecisa entre o hotel leonardo berlim e outros. Qual é o melhor sitio?

    • avatar Isabel says:

      Oi Isabel,

      Movi seu comentário pois tem a ver com esta categoria!

      Acima você encontra informações sobre os bairros interessantes para se hospedar e suas características.

      Isabel

  156. avatar Mário Jr says:

    Boa tarde Isabel,

    Minha namorada e eu estaremos em Berlim (1a. vez) entre os dias 07 e 10 de Fev/2015 e ficaremos no hotel Tryp Berlim Mitte, no endereço Chausseestrasse 33, 10115 . Qual a melhor forma de irmos do aeroporto (iremos de Frankfurt para lá) até o hotel? Vale a pena ir de metro? Desde já agradeço pela sua atenção. Abraços.

  157. avatar Gabriela says:

    Oi, tudo bem?

    Quero saber se essa região é boa? WIlmersdorfer Strasse.
    Não estou encontrando preços baratos para a época do Reveillon. Achei esse só com um preço razoável.
    Pode me dizer se o acesso ao centro é fácil?

    Obrigada. 🙂

    • avatar Isabel says:

      Oi Gabriela,

      Tudo bem, obrigada. E com voce?

      Esta é uma super longa, uma rua comercial. Em geral é uma área boa, só que a área da Stuttgarter Platz (que cruza uma parte da Wilmersdorfer Str.) é uma área com bordéis, locais de strip tease. E dependendo do ponto da rua que ficar pode pegar a linha U2 que passa pelo centro da cidade.

      Isabel

  158. avatar Ricardo says:

    Olá Isabel,

    Em janeiro vou estar em Berlim, gostaria de saber qual a melhor localização para ficar hospedado para poder visitar os pontos mais importantes de berlim de preferência a pé porque gosto de conheçer as cidades a pé, obrigado

    Atenciosamente,

    Ricardo

    • avatar Isabel says:

      Oi Ricardo,

      As áreas do Gendarmenmarkt, da Potsdamer Platz do Hackescher Markt por exemplo são áreas que além de centrais (pode-se visitar diversos pontos à pé) têm uma boa infra-estrutura de restaurantes, lojas, etc. São algumas das áreas que acho boas.

      Dá uma olhada nesta e nesta resposta, tem sugestões de hotéis em alguns lugares que considero bons.

      Abs,
      Isabel

  159. avatar Ana Claudia says:

    Oi Isabel!! Primeiro, Feliz Ano Novo!!! Em segundo, queria te pedir uma opinião. Minha filha vai estudar na Charite. Estamos meio perdidas na procura de um apartamento em Berlim…vamos no dia 22 de janeiro. Ela vai morar com duas meninas que tb estão indo estudar em Berlim. Vc me sugere algum lugar em especial para procurar? Um site, uma imobiliária? Muito obrigada!

  160. avatar Luiz Carlos says:

    Oi Isabel,
    parabéns pelo seu blog e Feliz Ano Novo. Ficarei em Berlim de 3 à 8/2/15 e peço sua ajuda quanto a hospedagem : é melhor ficar em um Hotel próximo a Hauptbahnhof (Steigenberger Hotel Am Kanzleramt
    ) ou próximo a Alexanderplazt (Hotel Amano ou Adina) – tenho interesse em conhecer os principais pontos turísticos da cidade, bem como ficar em uma área com boa oferta de restaurantes e locais de compras. DEsde já, obrigado.

  161. avatar Patricia Muehringer says:

    Oi Isabel,

    Muito bom ter um site como o seu para termos todas informaçoes, ele ja esta em meus “Favoritos”. Isabel vou para Berlim dia 21 de abril, no aeroporto de Tegel para o Novotel Berlim Mitte Fischerinsel 12
    Berlin, BE 10179, qual meio de transporte devo pegar? Chegarei as 22 hrs. Obrigada.

  162. avatar Mauro Gato says:

    Olá Isabel, tudo bem?

    Adorando o teu site. Parabéns!

    Então, estarei indo a Berlim pela primeira vez agora em Abril. Vou chegar pelo aeroporto de Shönefeld ás 10:20 a.m vindo de Amsterdam e gostaria de saber como chego, através de transporte público, ao meu Hotel que fica em Mitte ( Hotel MANI – metrô estação Rosenthaler Platz ) e caso pegasse um Taxi quanto sairia a corrida.
    Outra dúvida é quanto ao meu retorno que será pelo aeroporto de Tegel ás 4:50 p.m para Londres. Esta Linha expressa TXL que vai do aeroporto para Alexanderplatz volta o Tegel? Se sim, creio que seria uma excelente alternativa, não?? Quanto custa o passe e como compro?

    Muito obrigado desde já.

    Bjs.

    • avatar Isabel says:

      Oi Mauro,

      Tudo bem, obrigada. E com você?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Você deverá pegar o trem regional até a Alexanderplatz e lá a linha U8 até esta estação de metrô. Na porst Dicas de Táxi você pode ver o précio médio da corrida de táxi e na página sobre Transporte você encontra todas as informações relacionadas ao transporte público em Berlim (tipos de bilhete, onde compra, como usar, etc.).

      Bj,
      Isabel

  163. avatar Filipe says:

    Boa tarde Isabel!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, muito completo e organizado.

    Bom, irei com minha esposa para Berlim e ficaremos na cidade entre os dias 03/04 e 08/04. Pelo que tenho visto o bairro mais interessante para ficar seria o Mitte. Mapeei dois Ibis budget, o Ibis Budget Berlin Alexanderplatz e o Ibis Budget Berlin City Potsdamer Platz. Via de regra gosto de escolher hotéis da rede accor por saber o padrão que encontrarei. Queria saber sua opinião sobre estes hotéis e/ou se você indica outro hotel nesse patamar.

    Transportes, atrações, etc…ainda estou pesquisando…não vi ainda passes para transporte e atrações…existe? Algo do tipo paris pass…e vale a pena?

    Obrigado desde já!

    • avatar Isabel says:

      Oi Filipe,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Este dois Ibis estão bem centrais, em direções opostas e próximos de pontos turísticos distintos. Um outro que eu acho que tem uma localização muito legal é o ibis Styles Hotel Berlin Mitte, pois ele fica em uma área bem movimentada (é Mitte também, aliás aquele trecho do bairro da moda) e com muitas opções de comércio, restaurantes – característica que eu particularmente prezo quando viajo.

      Abs,
      Isabel

  164. avatar Rita de cássia mello says:

    Gostaria de indicação aonde ficar em Berlim,hotel, q n seja caro demais.Assim como indicações do q n deixar de conhecer em Berlim,pois temos poucos dias.

  165. avatar Gabriela says:

    Olá Izabel, estou em dúvidas entre o Hotel Crowne Plaza e o Hampton by Hilton, ambos localizados no mesmo bairro, porém, não sei se existe uma localização melhor entre os dois, como região com mais restaurante e lojas ou mais tranquilo.
    Agradeço se puder me ajudar.

    • avatar Isabel says:

      Oi Gabriela,

      De fato ambos estao bem localizados, em áreas com bastante comércio e restaurantes, as áreas soa bem parecidas. Talvez a área imediata ao redor do Hampton seja um pouco mais tranquila que a do Crowne Plaza.

      Abs,
      Isabel

  166. avatar lucas says:

    Olá Izabel, poderia me falar se o hotel indigo kurdmann é bem localizado em uma área legal ? e o Crowne Plaza ? valeu !

  167. avatar Fátima Mota says:

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog
    Pode me informar se o hotel Ivbergs Berlim Messe está bem situado para visitar e conhecer a cidade?

    • avatar Isabel says:

      Oi Fátima,

      Este hotel não é central, mas como tem uma estação de metrô nas imediações, por onde passa a linha U2, com a qual pode ir para o centro (onde ficam os pontos turísticos).

      Isabel

  168. avatar Mariana Quaranta says:

    Izabel, estou simplesmente encantada com seu site. Lindo, prático, repleto de informações úteis. Muito capricho e organização que muito nos ajuda no planejamento de uma viagem tão especial que é conhecer Berlim. Vou ficar com meu namorado ai de 29 de março a 02 de abril e queria que você me ajudasse a entender melhor as opções de hotel que selecionei (custo x beneficio). Após, seguimos para Praga, Viena e ficamos alguns dias na casa de amigos no interior da Áustria, próximo à Bratislava. Pelo que já li por aqui, a melhor opção é mesmo ficar em Mitte. Você consegue me ajudar neste filtro? No dia 30/03 vamos ao show do David Garrett. 
    Scandic Berlin Potsdamer Platz –
    relexa hotel Stuttgarter Hof –
    Hotel Gat Point Charlie –
    Monbijou Hotel –
    H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz –
    Hotel Augustinenhof –
    Leonardo Royal Hotel Berlin – (Avaliar melhor) –
    Winters Hotel Berlin Mitte – The Wall –
    Obrigada, Mariana

    • avatar Isabel says:

      Oi Mariana,

      Tudo bem?

      Olha, todos estes hotéis que listou estou centrais, próximos a pontos turísticos. Mas dentre eles, eu particularmente gosto mais da área onde estão localizados os Augustinenhof e Monbijou (é uma área mais descolada, com muitas opções de restaurantes, bares, comércio).

      Abs,
      Isabel

  169. avatar Mario says:

    Olá, Isabel.
    Cumprimento-a, inicialmente, pela clareza e pela riqueza de detalhes de seu blog. De fato, para quem viaja pela primeira vez à cidade, seu blog é uma leitura obrigatória.
    A minha dúvida é basicamente em relação à localização do apartamento que vou alugar pelo Airbnb, por 3 noites.
    Vou acompanhado de minha mulher e um amigo e, para nós, a localização é um ponto crucial, para podermos alcançar os pontos turísticos com facilidade (de preferência a pé) e também flanarmos pelos arredores.
    Eu outro tópico, li suas considerações sobre o Mitte e, especialmente, sobre uma localidade chamada Scheunenviertel.
    Separei alguns apartamentos que ficam nas seguintes ruas: Max-Beer-Straße, Sophienstraße, Rosa-Luxemburg-Straße, Almstadtstraße, Alte Schönhauser Straße e Gormannstraße.
    Essas ruas são bem localizadas? À noite, seria um problema andarmos pelos arredores?
    Ou você sugere outras ruas ou outra localidade?
    Muito obrigado.
    Mario

    • avatar Isabel says:

      Oi Mario,

      Tudo bem? Obrigada por seu feedback em relação ao site!

      Estas ruas são bem lcoalizadas sim! É uma área bem legal do bairro Mitte, com muitas opções de comrpas, restaurantes e relativamente próximo de alguns pontos turísticos. Outras ruas nestas imediações: Rosenthaler Str., Weinbergsweg, Ausguststraße, etc.
      E pode andar tranquilamente à noite sim 🙂

      Abs,
      Isabel

  170. avatar Maria Helena says:

    Oi isabel, tudo bem?
    estaremos em Berlim de 25 a 30 de julho de 2015. Pretendíamos ficar no Motel One Spittelmarkt, por indicação de uma amiga. No entanto, o hotel não tem quarto triplo. Terias uma sugestão de hotel pra tres pessoas, casal mais filha de 13 anos, nas imediaçoes do Motel One?
    Att,
    Maria Helena

  171. avatar Fernando says:

    Ola Isabel,

    Primeiramente Parabéns e Obrigado pelas maravilhosas dicas!!!

    A localização do Novotel Berlin Mitte é tranquila para se andar a pé mesmo a noite? Tem opções de restaurantes próximos?
    Entre o Novotel, o Radisson Blu, Apartments Rosenthal Residence e Adina Apartment Hotel Berlin Hauptbahnhof qual a melhor localização?

    Super Obrigado
    Fernando

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernando,

      A área do Novotel é um pouco mais isolada, tem que caminhar um pouquinho para chegar no Nikolaiviertel.

      A Rosenthaler Str. (do Apartments Rosenthal Residence) é uma área muito legal, bem descolada, com muitas opções de lojas e restaurantes.

      Abs,
      Isabel

  172. avatar Fernanda says:

    Oi Isabel
    Parabéns pelo site. Estou adorando as suas dicas.
    Estou indecisa em relação a 3 hotéis e queria sua ajuda. Se você tivesse que escolher um dos três (contando localização, segurança, próximo a restaurantes, bares, pontos turísticos e etc) em qual deles você ficaria?
    – Adina Apartment Hotel Berlin Hackescher Markt
    – NH Hotel Berlin Mittle
    – Clipper City Home Serviced Apartments

    É seguro caminhar a noite nestas 3 regiões?

    Obrigada
    Fernanda

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Os três estão bem localizados (e todos em áreas seguras), em especial os Adina e o Clipper atende ao que procura. Só que áreas com características diferentes: o Clipper está mais próximo do Gendarmenmarkt – uma área mais clássica, um pouco mais sofisticada, enquanto o Adina próximo a uma área mais descola.

      Abs,
      Isabel

  173. avatar Lorena Gomes says:

    Olá Isabel!

    Como ir da estação central Hauptbahnhof para Hotel Park In Radison na Alexander Plaz?
    Veja se é isso mesmo: Metro S7, sentido Ahrensfelde e descer na estação Alexander Plaz.

    Obrigada!

  174. avatar Isadora says:

    Olá Isabel,
    Estou adorando o seu blog, parabéns pelo conteúdo super completo!!
    Estarei com meu marido em Berlim daqui 2 semanas e estamos em dúvida entre 2 hotéis após ler suas dicas de hospedagem:
    The Circus Hotel
    Monbiju Hotel
    Nós chegaremos de carro, por isso é importante que tenha local para estacionar perto, mesmo que dentro da cidade a gente vá se locomover com transporte público.
    Nossa dúvida também está relacionada a possibilidade de ir a barzinhos e restaurantes durante a noite numa região segura a pé!
    Você acha que essas são boas opções?
    Desde já muito obrigada!!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Isadora,

      Os dois hotéis estão na mesma região, ambas bem legais, com muitas opções de bares e restaurantes (e pode andar tranquilamente). Não me lembro agora se nas imediações do The Circus tem algum estacionamento (pode entrar em contato com o hotel e se certificar com eles), mas lembro que na Oranienburger Straße, a algumas quadras do Monbijou tem um estacionamento.

      Abs,
      Isabel

  175. avatar Cleber says:

    Estou adorando o seu blog, parabéns pelo conteúdo super completo!!

    A minha esposa estará chegando em Berlin, vindo de Trem de Amsterdan. Ficará dois dias no Hotel Lützow Keithstr. 38, Berlin, BE, 10787.

    Este hotel é longe do Centro? Qual a melhor forma de chegar da Estação ao Hotel?

    Desde já agradeço a atenção.

    Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Cleber,

      Este hotel está a cerca de 20/30 min do centro, de alguns pontos turísticos. Olha como não tem um transporte direto da estação até o hotel eu acho que seria mais cômodo pegar um táxi, ainda mais se estiver com malas.

      Abs,
      Isabel

  176. avatar Patricia says:

    Isabel !!!!!
    Eu pirei num hotel bem doidinho chamado Catalonia Berlim Mitte, fica na Kopërnicker Strasse 80-82,
    Só que pelo street view achei a rua super deserta, sem nenhum bar, restaurante, nada por perto.
    Estou errada?!?! N
    Vc recomendaria essa regiao p/ quem gosta de ter tudo a mao …. Andando a pé. Nao digo para os pontos turisticos, mas gosto de saber que existem lojas e restaurantes por perto !

    • avatar Isabel says:

      Oi Patrícia,

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      O Street View mostrou direito 🙂 De fato nao é uma área onde saia e já do lado encontre diversas opções de restaurantes.

      Isabel

      • avatar Patricia says:

        Mil desculpas Isabel, fiquei tao empolgada com sua atencao respondendo a todos que acabei escrevendo no lugar inadequado.
        Obrigadooooooo!!!!! Vc foi uma querida !

  177. avatar Leonardo says:

    Oi Isabel!
    Excelente o seu Blog!
    Estou em dúvida entre 4 hotéis para minha estadia em Berlim:
    – ARCOTEL Velvet Berlin
    – Meininger Hotel Berlin Mitte Humboldthaus
    – ibis Styles Hotel Berlin Mitte
    – ARCOTEL John F Berlin
    Vi pelo street view que o ARCOTEL John F Berlin, apesar de parecer o mais bem localizado, está numa região aparentemente sem muitas opções de restaurantes… É isso mesmo? E dentre os outros três, qual seria o melhor para sair a noite sem medo de andar na rua, com mais movimento?

    Abs,

    Leo

    • avatar Isabel says:

      Oi Leonardo,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      O Arcotel John F fica a 2,3 quadras da praça Gendarmenmarkt, onde tem diversas opções de restaurantes (pode andar tranquilamente). O outro Arcotel fica numa rua super movimentada, com muitos bares e restaurantes. O Ibis também fica numa área muito legal, com bastante movimento e diversas opções de restaurantes e bares.

      Abs,
      Isabel

  178. avatar Camila says:

    oi, Isabel!
    Ficarei 7 dias em Berlin e estou querendo alugar um apartamento na Rochstraße,10178, Mitte.
    Você saberia me dizer se é uma boa localização? Vi que é próximo a Alexanderplatz.
    Parabéns pelo site!
    Obrigada!

  179. avatar Rubia Espindola Soratto says:

    Ola Isabel, estou encantada com seu blog.Parabens! Meu esposo eu e nossa bebe de 1 ano e 3 meses estaremos indo a Berlim no inicio de agosto, ficaremos 90 dias,, vc conhece algum site de apartamentos ou flat p alugar, nosso compromisso sera na universidade tecnologica de berlim, pelo q pesquisei e em charlotteburg ou próximo e tbem sobre esse bairro o que vc tem a dizer lembrando que temos uma bebê.muito obrigada, um abraço Rubia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Rubia,

      Dá uma olhada neste link que responder justamente a esta pergunta.

      Charllotenburg é um dos bairros clássicos de Berlim, via de regra um bairro muito bom.

      Abs,
      Isabel

  180. avatar Larissa says:

    OI Isabel, tudo bem?
    Me Ajuda ? Vou pra Berlim dia 3/6. Vou ficar na Rhinstrasse, no Confort Lichtenberg.
    Para chegar ao centro terei que pegar vários ônibus/ trens…vi que para turismo tem a linha 100. Qual ponto próximo ao meu endereço eu consigo pegar esse ônibus de turismo?

  181. avatar Rubia Espindola Soratto says:

    Ola Isabel, td bem? Etamos indo em agosto para berlim, ficaremos 3 meses eu meu esposo e nossa baby de 1ano e 3 meses,o q vc nos indica? Apartamento, flat?
    Obrigada, Rubia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Rubia,

      Diicil dizer, pois acho que é questão de gosto pessoal, se você prefere um apartamento ou hotel…

      Isabel

  182. avatar LARISSA says:

    OI Isabel, obrigada pela dica!!! e seu blog é o máximo..to me guiando por ele. Obrigada!!

  183. avatar Rafael Amaral says:

    Olá Isabel !
    Estou indo para Berlim em outubro passar 3 dias com 4 amigos (25 a 27 anos ) estamos em duvida entre esses dois hoteis: Novotel Berlin Potsdamer Platz e Novotel Berlin Am Tiergarten. Qual o melhor em relação a localização, metrô…etc

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      Eu acho o da Potsdamer Platz melhor localizado, você pode ir à pé para algumas atrações e é uma área mais movimentada.

      Isabel

  184. avatar Mariane says:

    Olá Isabell!
    Irei morar por 3 meses em Berlim com o meu marido e meu bebezinho. Vou procurar pelo airbnb, mas gostaria de saber qual bairro voce me sugere que seja tranquilo para passear com bebezinho e de facil acesso a mercado, farmacia…, pois nao teremos carro para nos lojcomover. Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Mariane,

      Puxa, há tantos bairros bons em Berlim (Charlottenburg, Wilmersdorf, Steglitz, só para mencionar alguns poucos…). Geralmente há uma boa infra-estrutura de comércio, mas é claro que há endereços que tem mais coisas em volta e outros mais isolados. O importante é ter um bom acesso ao transporte público – que é como boa parte das pessoas se locomovem por aqui.

      Abs e boa sorte,
      Isabel

  185. avatar Cristina Tonolli says:

    Oi, Isabel! Tudo bem?

    Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog!
    Vou para Berlim no próximo mês (julho) e fiz reserva no Best Western Premier Hotel Moa.
    Você pode me informar em que distrito esse hotel se localiza e se nas proximidades dele existe transporte público fácil.
    Muito obrigada!
    Um abraço,
    Cris

  186. avatar Cleber says:

    Boa Noite, Parabens pelo Blog.

    Estarei em Berlim no Hotel Moevenpick na Schoeneberger 3 , 10963. de 22 a 26 de Julho. Chegarei pelo Schoenefeld (SXF), as 11:00 da manhã, poderia me dar alguma dica de como chegar no Hotel, somos em 6. Obrigado.

  187. avatar Tania Alli says:

    Olá Isabel…boa noite.
    Estou indo para Berlim em novembro com minha filha e estou amando seu blog…já me ajudou muito no planejamento da minha viagem.Vou ficar 7 dias e um deles vou conhecer Dresden.Bem,minha pergunta é a seguinte:chegarei pelo Tegel e pretendo ficar no Ibis Kudam na Bayeruther Strasse…pelo que vi eu posso pegar o ônibus 109 e descer no Zoogischer Garten…estarei com malas…é possivel pegar um táxi no ponto final do ônibus até o meu hotel?? Estarei com a minha filha…esse hotel tem uma boa localização?? Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Tania,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      O ponto final do ônibus fica relativamente próximo deste hotel, então pode ser que algum taxista não goste muito de fazer um percurso pequeno. Mas pode tentar sim.

      Sim, o hotel está numa boa localização.

      Abs,
      Isabel

  188. avatar Rafael says:

    olá , boa tarde . primeiramente parabéns pelo seu blog , tem todas as informações que alguém possa precisar para viajar para berlim rs 😀 . Gostaria de pedir uma dica pra você , em outubro estarei em berlim , chego no dia 4 , fiquei sabendo que é feriado (aniversario da reunificação alemã . ficarei hospedado em um hotel em Friedrichshain-Kreuzberg na rua Palisadenstr ..desembarcarei no aeroporto tegel , como faço para ir do aeroporto tegel até o hotel ?? tem algum ônibus do aeroporto que me deixe la ? ficarei na cidade 7 dias você acha que vale a pena eu comprar o welcome card berlin ?
    obrigado e parabéns pelo trabalho novamente 😀

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Então, você não vai ter um ônibus direto de Tegel até esta rua, tem que pegar o ônibus TXL até a Alexanderplatz e depois a linha U5 até as imediações da rua.

      Se você for usufruir dos descontos nas atrações e estabelecimentos que o Welcome Card oferece vale à pena. Se for somente pelo transporte, há um bilhete que é válido por 7 dias.

      Abs,
      Isabel

  189. avatar Anelize says:

    Olá estarei indo em setembro para Berlim, estou finalizando a compra do hotel e escolhi o Ibis Berlin Ostbahnhof. Você sabe dizer se a região deste hotel é segura? É possível ir caminhando para as atrações próximas? Obrigada e parabéns, todas as minhas dúvidas sobre Berlim estou sanando aqui.

    • avatar Isabel says:

      Oi Anelize,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Via de regra Berlim é uma cidade segura – pelo menos não temos o tipo de violência que temos nas grandes cidades brasileiras.

      Esta é uma área mais com comercial, empresas – quer dizer mais isolada (não é o comércio de lojinhas). E de atração que tem acessível a pé é a East Side Gallery.

      Isabel

  190. avatar Aline Franzotti says:

    Isabel!!
    Primeiro devo dizer que seu blog é sensacional!! Esta me ajudando muito..
    Mas estou muito confusa onde me hospedar. Vejo alguns hotéis com ótimas avaliações, porem quando coloco no Street view não gosto muito. O Mitte é enorme…Poderia me ajudar em quais partes do Mitte posso andar a noite com segurança, onde tenha maior movimento e restaurantes??
    Obrigada!

  191. avatar Marcelo says:

    Isabel! Passei aqui apenas para te dar parabéns pelo blog e pela sua simpatia e atenção para com as pessoas que passam por aqui te pedindo ajuda e conselhos. Um forte abraço! Ainda não decidi se em outubro vou com uma amiga a Berlim, se caso formos, é aqui q pegarei muitas dicas!!! 🙂

  192. avatar Juliana Carvalho says:

    Olá Isabel, seu site é fantástico !! Parabéns pela iniciativa !!!
    Estarei pela primeira vez em Berlim com mais três amigas dos dias 15 a 20 de outubro. Escolhemos o Ramada hotel , em Chausseestr mitte 118-120, gostaria de uma dica sobre o bairro , se fica próximo a pontos turísticos interessantes . Um enorme abraço !! Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      Este endereço é central, mas para as principais atrações turísticas não são necessariamente distâncias para fazer à pé, já seria um belo percurso (o mais próximo é o Memorial do muro, que dá para ir à pé). Mas você tem estaçao de metrô do lado.

      Abs,
      Isabel

  193. avatar Mariana says:

    Olá Isabel!

    Parabéns pelo site e pela valiosíssimas informações que podemos obter através dele. Muito legal!
    Chego em Berlim no dia 12/11 pelo Zentraler Omnibusbahnhof am Funkturm e gostaria de saber se é tranquilo ir de metrô ou outro transporte público para o hotel ( Sorat Hotel Ambassador – Bayreuther Straße 42-43, DE 10787 Berlin). Saberia informar qual a estação mais próxima?

    Muito obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Mariana,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      A estação mais próxima deste hotel é a Wittenbergplatz, por onde está passando a linha U12. Do terminal de ônibus, a estação mais próxima por onde esta linha passa é a Kaiserdamm.

      Isabel

  194. avatar João Marcelo Martin says:

    Boa tarde Isabel,
    vou a Berlim em Março/2016 com 5 amigos e gostaríamos de dicas de onde se hospedar para ficarmos perto da “parte jovem” da cidade (se houver hehehe), pois gostaríamos de estar perto dos bares, restaurantes….

    Desde já, obrigado!

    Att.
    João

    • avatar Isabel says:

      A região entre a Rosenthaler Platz e Hackescher Markt, no bairro Mitte é uma área bem jovem, descolada. Os bairros que concentram diversas baladas são Friedrichshain e Kreuzberg.

      Abs,
      Isabel

  195. avatar Carla says:

    Chegarei a Berlim em 07/02/16 pela manhã. Estarei com mais 4 pessoas. Meu Hotel é em Mitte. Qual a melhor maneira de ir para o hotel? Algum shuttle vale a pena por estarmos em 5 pessoas e com malas??
    Sairei de Berlim com destino a Munique. Qual o melhor meio de ir até lá?? Gostaria de economizar o maximo de tempo!!

    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Carla,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta pois tem mais a ver com esta categoria…

      Vai depender onde você está chegando (qual aeroporto) e o endereço exato que estará indo. De repente pode haver um ônibus/linha de metrô que vá direto (você pode calcular uma rota com a ferramenta do BVG).

      Você pode pegar um táxi ou ainda agendar um transfer.

      Para Munique a maneira mais rápida é de avião.

      Abs,
      Isabel

  196. avatar Silvia Pinheiro says:

    Oi Isabel,
    Estamos planejando viajar para Berlim na segunda quinzena de fevereiro. Gostaria que me desse algumas dicas de hotel ou Ap. Viajarei com meu esposo, nosso filho de 17 anos e minha sogra. Um hotel legal e com um custo de preferência não muito alto, pois pretendemos ficar uns quinze dias. Ah, pelo que li, um bairro legal para ficarmos é o Mitte.
    Silvia

  197. avatar Ronaldo says:

    Olá. Por favor, entre o easy hotel, circus, ibis budget alexand e h2 hotel… qual vc me indicaria? Vou passar 4 dias, se Deus permitir, em março, e procuro um lugar seguro e q me permita conhecer grande parte das atrações a pé. Desde já, agradeço a atenção e parabenizo pelo excelente blog

  198. avatar Marcela says:

    Isabel,

    Chegarei no Berlim Schoenefeld Airport dia 28/01 às 23h20. Você acha seguro pegar o transporte público sozinha esse horário?

    Abs,
    Marcela

  199. avatar Vanessa says:

    Delícia de blog!!! Parabéns!!! Estamos em Firenze e vamos para Berlim em duas semanas! Estamos em 4 – 1 casal com crianças de 12 e 10 anos! Estamos na duvida entre dois hotéis: Waldorf Astoria ou Steigenberg! Qual está melhor localizado?? Obrigada!!!

    • avatar Isabel says:

      Tem dois Steinberger em Berlim Vanessa. Se for o da Los-Angeles-Platz, praticamente não faz muita diferença a localização em relação ao Waldorf Astoria, pois estão na mesma região. A rua do Steinberger talvez seja mais tranquila, pois é uma rua/praça lateral.

      Isabel

  200. avatar Miriam Kovacs says:

    Isabel,

    Estou vendo dois hotéis em Berlim e estou na dúvida de qual ficar:
    NH Berlim Mitte ou Radisson Blu Hotel.
    Vc poderia me indicar qual acha melhor? O preço é quase igual, só estou na dúvida de qual melhor localização.
    Aguardo seu comentário.
    Obrigada
    Miriam

    • avatar Isabel says:

      Oi Miriam,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com esta categoria.

      Ambos hotéis estão bem localizados, mas acho que a localização do Radisson é mais legal.

      Isabel

  201. avatar maria jose suenaga says:

    ola Isabel , ainda completando o meu comentário acima peco-lhe mais um favor- entre hospedar-se no NH MITTE e no NH COLLECTION , por localização , qual me recomendaria ??? mais uma vez muito agradecida !! levarei comigo a Berlim todo o seu blog impresso !!! excelentes dicas !!
    Abrs,
    Maria Jose

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      Tudo bem?

      Para mim fica até difícil dizer qual deles estaria melhor localizado! Os dois hotéis são bem localizados, bem centrais, próximos de atrações turísticas, tem metrô perto. Acho que qualquer deles que escolha estará bem localizada.

      Abs,
      Isabel

  202. avatar Claudio Rosanes says:

    Oi tudo bem.
    Chegarei em Berlim nos meados de Abril vindo de Praga de ônibus da studentadency que me deixará no terminal Berlin,Zob am Funkturm e de lá irei para o Sorat Hotel Ambassador Berlin na Rua Bayreuther Strasse 42 .
    Qual melhor meio de transporte para me dirigir ao hotel há bons preços ?

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudio,

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com esta categoria.

      Você pode pegar a linha U2 até a estação Wittenbergplatz.

      Isabel

  203. avatar Oscar Macedo says:

    Isabel;

    Espero que possa me ajudar. Irei a Berlin dia 13 de abril e voltarei dia 17 . Meu Hotel chama-se Tryp Berlin Mitte Hotel. Chego via TAM no TXL Airport. Poderia me ajudar como chegar ao Hotel.Desde já lhe agradeço pela atenção.

    PS Se puder ,me dê umas dicas de lugares legais e baratos lá (kkkkkk)
    Grato
    Oscar

    • avatar Isabel says:

      Oi Oscar,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com esta categoria.

      Você não tem uma opçao de transporte direto, terá que pegar o ônibus 128 até a estação Kurt-Schumacher-Platz e lá o metrô, linha U6 até a estação Schwartzkopffstr. – daí é caminhar até o hotel.

      Isabel

  204. avatar maria Abadia says:

    Olá Isabel.. Seu blog é tudo de bom para quem está indo pra Berlim. Irei agora em abril e escohemos o Meininger Berlim Hotel Central Station. O que vc acha da localização? Pensamos tb no ibis Styles Berlim Mitte… Seu palpite por favor. Considere que sairemos de Berlim de madrugada pelo aeroporto Tegel. Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      Os hotéis na área da estação central de trens ficam bem próximos da área governamental e logo adiante Portão de Brandemburgo. Mas a área do Ibis Styles (Brunnenstraße 2) tem mais opções de comércio, restaurantes – é uma área muito legal.

      Abs,
      Isabel

  205. avatar Michelle Giordani says:

    Isabel, tudo bem?
    Fiquei impressionada com o blog, tem toados as informações consolidadas e de uma maneira super fácil de entender, parabéns!!
    Eu não conheço Berlim mas estou pensando em passar alguns meses ai e estou com algumas dúvidas:
    – Vc conhece alguém que aluga apartamento? Ou algum site que tenha apartamentos legais?
    – Qual região você recomenda morar?
    – Queria fazer algum curso ai de marketing ou gestão de pessoas, enfim, ainda estou vendo e estou aberta a experimentar coisas novas… Queria saber se vc conhece algum lugar/escola/universidade que oferece cursos em inglês com duração de aproximadamente 5 meses
    Acho que por enquanto são essas dúvidas.
    Obrigada desde já pela ajuda!
    Abs
    Michelle

    • avatar Isabel says:

      Oi Michelle,

      Tudo jóia, obrigada. E contigo?

      – O maior portal para pesquisa de imóveis é o Immobilien Scout 24. E tem também o o Airbnb.
      – Charlottenburg, Wilmersdorf, Prenzlauer Berg, Steglitz, …
      – Quanto ao curso não sei te informar

      Abs,
      Isabel

  206. avatar Geisa says:

    Oi, Isabel. Tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog! É a minha primeira visita à cidade e estou baseando todas a minha viagem nas informações que você compartilhou por aqui! Porém, estou tendo certa dificuldade em definir o local de hospedagem, por causa de algumas particularidades, será que você conseguiria me ajudar?

    • avatar Isabel says:

      Oi Geisa,

      Tudo bem, obrigada. E contigo?

      Aqui nos comentários há muitas dicas específicas de hotéis, comentários sobre localizacao de hotel e etc. Dá uma olhadinha, talvez te ajude na escolha.

      Abs,
      Isabel

  207. avatar Débora says:

    Olá Isabel….amando seu blog. Por favor, vc sabes me dizer se o hotel Altberlin am Potsdamer Platz, Potsdamer Straße 67, Mitte, 10785, é um hotel bom e o mais importante, se é bem localizado???? Obrigada desde já!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Débora,

      Tudo bemß

      Eu nao conheco este hote/nunca acompanhei ninguém que se hospedou nele. O ponto turístico que você tem mais próximo é a Potsdamer Platz e se for à pé, você tem uns 10 minutinhos de caminhada.

      Abs,
      Isabel

  208. avatar GLORIA SILVA says:

    Olá Isabel!
    Chego em Berlim por volta da meia noite. Gostaria de saber se o hotel que reservei é uma zona segura (NOVUM HOTEL ALDEA BERLIM ZENTRUM).
    OBRIGADA

  209. avatar Tiago says:

    Oi Isabel, parabéns pelo seu blog. Realmente, um dos melhores blogs sobre Berlim!!!
    Estarei indo estudar na freie universidade por um período de 3 a 4 meses no início de 2017. Estou pesquisando lugares para morar durante esse período. Pelo que tenho pesquisado, a universidade fica um pouco distante do centro de Berlim. Como não precisarei ficar todos os dias na universidade, estou na dúvida se alugo um flat ou apto em um bairro próximo a universidade ou se fico em algum bairro mais central como Friedrichshain, pois me permitiria aproveitar melhor a cidade durante esse período. Você sabe me informar se o deslocamento até a freie universidade saindo do centro de Berlim é muito longo? Ou se na sua concepção seria melhor optar por morar mais próximo a universidade? Obrigado!!!

  210. avatar Vitor says:

    Isabel, me ajude!! hehehe
    Parabenizo demais você pelo seu blog e pela sua paciência de responder a nós que planejamos uma viagem como essa e queremos que tudo saia bem.
    Estou pensando em ir pra Berlim, chegando de Veneza (ryanair) e depois ir para Amsterdã de trem. Me ajuda em duas coisas, por favor! 🙂
    A primeira é a localização do hotel, pensei no Ibis em frente à estação central (HBF), achei um bom custo-benefício. Você indica?
    A segunda seria na ida pra Amsterdã. Pensei em pegar um trem noturno, pois nao queria perder 7h do dia, e de noite você dorme e a viagem passa mais rápido. Além disso, ainda posso economizar uma diária no hotel, não é??? Minha dúvida é se o trem é confortável e reclina a poltrona. Pois eu pegaria o trem da DB mais em conta… 39 euros..
    Agradeço muito, Isabel!

    • avatar Isabel says:

      Oi Vitor,

      Os hotéis nas imediações da estação de trem são bem centrais, de fácil acesso para os pontos turísticos.

      Eu nunca fiz viagens norturnas de trem, nao sei te dizer se seria confortável suficiente para “dormir”.

      Abs,
      Isabel

  211. avatar Eduardo Molinari says:

    Isabel, boa noite.
    Queria saber como funciona a reserva financeira para ir para Europa.
    Além do Seguro Viagem, é obrigatório ter quanto de valor? Vou entrar em contato com o consulado, mas vc já tem muitas informações, acho que pode me ajudar.

    Estou indo para Berlim fazer um curso de 6 meses, tenho interesse de estudar e trabalhar…..e quem sabe estender para mais tem vivendo por ai e trabalhando.
    Será que poderíamos conversar via email ou outra plataforma?

    Obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Eduardo,

      Tudo bem?

      Olha nestas questões aí é melhor se informar mesmo com o consulado, pois são os que melhor conhecem as regras e podem te orientar direitinho.

      Abs,
      Isabel

  212. avatar Silvio Marcos Dias Santos says:

    Isabel, bom dia!

    Gente, que trabalho maravilhoso esse que você protagoniza… Meus parabéns!!!
    Me chamo Silvio e te mandei um e-mail esta manhã pedindo informações sobre como seria ter um guia para 2 dias em Berlim. Chego na tarde do dia 27/07 no Aeroporto de Schönefeld. Não conheço a cidade e por isso acabei reservando um hotel que pelo que vi depois parece muito longe (Shoet 7). Paguei cerca de 200 reais por duas diárias, mas estou considerando ir para um lugar mais próximo, no centro, onde a mobilidade seja boa e adequada ao curto tempo que ficarei na cidade. Sou mochileiro e pretendo uma viagem econômica. Pode me dar uma dica? Concorda comigo que o Soeht 7 é muito distante e não vale a pena?

Deixe seu comentário

*