IGA Berlin 2017 – Festival Internacional de Jardinagem em Berlim

  • SumoMe

IGABerlim2017

IGA, a abreviação para Internationale Gartenausstellung, é uma exposição/festival da área de jardinagem e paisagismo e que este ano acontece em Berlim. O evento acontece de 13 de abril a 15 de outubro/2017.

O projeto foi construído na área em volta do já existente Gärten der Welt (Jardins do Mundo). Na verdade o parque Gärten der Welt foi expandido, englobando outras áreas em seu torno, como o parque Kienbergpark, o Wuhletal e a colina Kienberg abrangendo uma área de 104 hectares (somente o Gärten der Welt já cobria 21 hectares de área!!!). E novos jardins temáticos e projetos paisagísticos foram adicionados, assim como novas atrações foram construídas.

O mais novo jardim temático, o Jardim Inglês (Fonte: iga-berlin-2017.de)

O mais novo jardim temático, o Jardim Inglês (Fonte: iga-berlin-2017.de)

Os Jardins do Mundo ganharam um “Jardim Inglês” – composto por uma casa de campo em estilo inglês e canteiros plantas e arranjos de flores;  uma “Promenade Aquatica” – uma obra de paisagismo aquático com jardins onde o elemento principal é a água; “Gartenkabinetten” – jardins projetados por renomados paisagistas de diversas partes do mundo, que integraram aspectos culturais e regionais de seus países em seus projetos paisagísticos. Estes jardins foram projetados por paisagistas da Austrália, Tailândia, Chile, China, África do Sul e Brasil! O brasileiro Alex Hanazaki deu sua contribuição e deixa sua assinatura no Festival Internacional de Jardinagem em Berlim.

O Jardim Chinês, um dos jardins do "Gartenkabinetten" (Fonte: iga-berlin-2017.de)

O Jardim Chinês, um dos jardins do “Gartenkabinetten” (Fonte: iga-berlin-2017.de)

No “Galpão das flores”, que é composto por 3 galpões individuais, cobrindo uma área de 3.500 metros quadrados, pode-se apreciar os mais variados tipos de flores, que variarão sazonalmente.

Há ainda um anfiteatro com capacidade para 5 mil pessoas, onde haverá shows e apresentações variadas durante o IGA 2017.

O Anfiteatro (Fonte: iga-berlin-2017.de)

O Anfiteatro (Fonte: iga-berlin-2017.de)

Para as crianças a oferta também é grande: há desde playgrounds ao “Parque Arca” onde se encontram animais como cavalos, ovelhas e bois.  Para os que gostam de um pouco mais de ação, a adrenalina fica por conta do “Natur-Bobbahn”, que são carrinhos em trilhos que, com uma velocidade de até 40 quilômetros por hora, fazem a descida da colina Kienberg até o parque.

Natur-Bobbahn (Fonte: iga-berlin-2017.de)

Natur-Bobbahn (Fonte: iga-berlin-2017.de)

Um dos playgrounds para as crianças (Fonte: iga-berlin-2017.de)

Um dos playgrounds para as crianças (Fonte: iga-berlin-2017.de)

Entretanto, o destaque da IGA é uma nova atração para Berlim, um teleférico – que ligará um lado do parque ao outro! Gôndolas com capacidade para 10 pessoas cada uma, transitam suspensas a até 30 metros de altura, chegando ao ponto mais alto, a colina Kienberg com 102 metros de altitude.  Nas imediações desta estação encontra-se a “Wolkenhain”, uma plataforma de observação que oferece uma vista a 120 metros de altura tanto do parque/dos projetos paisagísticos como da cidade. O teleférico cobre uma distância de 1,5 quilômetro, que deve ser feita em cerca de 5 minutos.

O teleférico - uma das principais atrações do IGA Berlim 2017 (Fonte: iga-berlin-2017.de)

O teleférico – uma das principais atrações do IGA Berlim 2017 (Fonte: iga-berlin-2017.de)

A “Wolkenhain”, a plataforma de observação (Fonte: iga-berlin-2017.de)

A “Wolkenhain”, a plataforma de observação (Fonte: iga-berlin-2017.de)

A IGA Berlim 2017 acontece de 13 de abril a 15 de outubro/2017, funcionando diariamente das 9 às 20 horas, sendo que as bilheterias fecham às 19 horas.

Os ingressos custam 20 euros para adultos e 5 euros para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Para crianças com até 6 anos a entrada é gratuita.

Mapa IGA Berlim 2017 (Fonte: www.berliner-kurier.de)

Mapa IGA Berlim 2017 (Fonte: www.berliner-kurier.de)

Como chegar:  
Entrada “Kienbergpark” – endereço Hellersdorfer Straße 159.
À partir da Alexanderplatz, pegar a linha U5 (direção: Hönow) e descer na estação “Kienberg – Gärten der Welt” (até pouco tempo esta estação tinha o nome “Neue Grottkauer Straße”, portanto é assim que ainda deve encontrar nos mapas impressos do metrô)

Entrada “Gärten der Welt” – endereço Blumberger Damm 44.
À partir, por exemplo, das estações Zoologischer Garten, Hauptbahnhof, Friedrichstr. ou Alexanderplatz, pegar a linha S7 (direção: Ahrensfeld) e descer na estação “Mehrower Allee”, lá pegar a linha X69 (direção: Köpenick, Müggelschlößchenweg) até a parada “Kienbergstraße/Gärten der Welt”.

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Gessi Aguiar says:

    Sabe se tem alguma excursão que sai do Brasil para este evento?

Deixe seu comentário

*