Linha de ônibus 100 – O city tour mais barato de Berlim

  • Sharebar

Uma excelente e econômica opção para um city tour com ônibus em Berlim é a linha 100 (Bus 100). Esta linha é muito legal, é praticamente uma linha turística, pois ela passa pelos principais pontos turísticos de Berlim no seu trajeto entre a estação Zoologischer Garten e a Alexanderplatz.

A linha 100 faz parte do sistema de transporte público de Berlim e é por isto que sai bem mais barato que um tour com os ônibus turísticos de empresas privadas. Atualmente um bilhete unitário está custando 2,40 euros, então sai uma pechincha. Além disto, se você já tem um bilhete diário ou outro bilhete do BVG válido, você pode pegar o ônibus sem custos adicionais. E pegando a linha você pode entrar e sair do ônibus para ver uma atração, tirar foto e depois esperar pelo próximo ônibus para continuar o tour. Só lembrando que se você estiver com o bilhete unitário, ele só é válido por 2 horas e para uma direção (saiba mais sobre os tipos de bilhetes disponíveis e como usá-los).

Os ônibus são de dois andares,  só que são fechados, eles não têm o teto aberto como aqueles ônibus turísticos hop on hop off. Por isto a minha dica é: tente sentar nos bancos da frente no andar de cima,  pois de lá você terá um vista bem legal, você verá Berlim de camarote!

Paradas do ônibus 100

Na imagem acima você pode ver o itinerário do ônibus 100, com os nomes das paradas. E a seguir eu listo as atrações que podem ser vistas (clique nos links para saber mais), iniciando o trajeto na estação Zoologischer Garten e indo em direção à Alexanderplatz, assim como as respectivas paradas (marcadas em negrito), caso queira descer para a foto:

Na parada Breitscheidplatz, à direita do ônibus encontra-se a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, a igreja semi-destruída na guerra. Logo após esta parada, pode-se ver do lado esquerdo, um imponente arco em estilo chinês, emoldurado por elefantes, trata-se do “Portão dos Elefantes” –  uma das entradas para o zoológico de Berlim.

Depois de percorrer um trajeto paralelo à Tauentzienstraße e atravessar o canal, o ônibus entrará numa alameda que corta o parque Tiergarten. Na parada Großer Stern, você pode ver a Coluna da Vitória.

Um pouco mais adiante, na parada Schloss Bellevue, do lado  esquerdo encontra-se o Palácio Bellevue. O ônibus continua seu trajeto pelo Tiergarten, onde também do lado esquerdo pode-se ver a Casa das Culturas do Mundo, que fica na parada Haus der Kulturen der Welt.

Mais adiante na parada Reichstag/Bundestag, encontra-se o monumental prédio do Parlamento Alemão, o Reichtag. Também encontra-se ali o Kanzleramt, o prédio de onde a chanceler governa o país. E como o nome já indica, na parada Brandenburger Tor, encontra-se o cartão-postal mais famoso de Berlim, o Portão de Brandemburgo.

Depois o ônibus pegará a Unter den Linden – uma bela avenida, onde pode-se ver belas construções:  na parada Staatsoper, do lado direito encontra-se a Ópera de Berlim, a Bebelplatz, os prédios Kronprinzenpalais e Alte Kommandantur; do lado esquerdo, a universidade Humboldt, a Neue Wache e o belíssimo prédio Zeughaus, que abriga o Museu Histórico Alemão.

Após passar a bela ponte Schlossbrücke, na parada Lustgarten, você verá do lado esquerdo a imponente Catedral de Berlim e ao fundo o Museu Antigo (Altes Museum), um dos 5 museus que fazem parte da Ilha dos Museus.

Um pouco mais adiante, na parada Spandauer Str./Marienkirche, vê-se do lado direito a Prefeitura de Berlim com a fonte Netuno, assim como a Marienkirche ou Igreja de Santa Maria.  A Torre de TV  pode ser vista tanto nesta parada como na próxima e penúltima, na Alexanderplatz. A poucos metros desta parada o ônibus chega no seu ponto final.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Comentários

  1. avatar Rafael says:

    Olá,

    Gostei bastante desta dica. Ainda pretendo ir a Berlin e vou levar em conta essa dica. :)

    O site também está com outras ótimas dicas, há opção de assinar por feedburner (ou similar) via e-mail as novas postagens?

    Obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      Tudo bem?

      Ainda nao tenho estas funcoes no blog, mas pretendo implementar em breve. Por enquanto, se vc quiser pode curtir a página do Facebook, onde posto novidades com frequencia.

      Abraco,
      Isabel

  2. avatar Thais says:

    Ainda bem que descobri seu blog a tempo! Eu e meu marido vamos passar em Berlim no final de maio/início de junho e estou amando as várias dicas daqui!

    • avatar Isabel says:

      Oi Thais,

      Também fico feliz que descobriu o blog. É sempre um prazer receber novas visitas (e saber que tem mais brasileiros vindo conhecer Berlim!).

  3. avatar Verônica says:

    Ola isabel, em junho estarei em Berlim. Adorei seu blog! Ótimas dicas.

    • avatar Isabel says:

      Oi Verônica,

      Obrigada por seu feeback – é sempre muito gratificante ouvir que o blog é útil para as pessoas.

      Espero que curta muito e goste de Berlim.

      Abs,
      Isabel

  4. avatar Ana says:

    Oi Isabel,adoro seu blog.Estarei em Berlim em maio e gostaria de saber onde comprar os tickets do onibus numero 100.
    Obrigada
    Ana

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana,

      Obrigada – é sempre bom ouvir que alguém gosta do blog.

      A linha de ônibus 100 faz parte do transporte público de Berlim e os bilhetes podem ser comprados por exemplo nas máquinas automáticas nas estações, com o motorista, etc. Dá uma olhadinha no post “Onde comprar os bilhetes“.
      abs

  5. avatar Neila says:

    Oi Isabel,
    Adorei o seu blog!!!! Vou para Berlim em junho e ele está ajudando muito a concluir o meu roteiro… adorei a lista com os preços dos ingressos dos Museus!!!!
    Queria te perguntar uma coisa, Faz muito frio na Alemanha no final de maio e início de junho? Que tipo de roupa devo levar para usar nesse período?

    Obrigada e parabéns!!!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Neila,

      Bom ouvir que blog está te ajudando a planejar sua viagem.

      Esta época não deve fazer muito frio, pois é praticamente início do verão. Mas verão aqui não é garantia de temperaturas altas, há dias que podem ser super quentes, outros com temperaturas mais amenas (tipo 18 graus durante o dia) e cada ano pode ser um pouco diferente. O mais seguro é dar uma olhada nas previsões do tempo mais próximo da viagem para ver como está. Mas já posso te dizer para trazer roupas leves, mas também algo para um friozinho mais leve, uma jaquetinha, blusa de manga comprida, etc. – mesmo porque, geralmente à noite as temperaturas caem um pouco.

      abs,
      Isabel

  6. avatar Luiz José says:

    Isabel.
    Outra dúvida. Você cita o ônibus S 100 do Zoológico para Alexanderplatz. O sentido inverso também é possível? Por exemplo, é possível pegar o S100 no Reichtag e ir ao zoológico?
    Obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Sim Luiz! É um ônibus normal, que transita nos dois sentidos. No ponto do Reichstag pegue no sentido Zoologischer Garten para descer no zoológico.

  7. avatar stefanni says:

    Oi, estou em Berlim, para fazer este passeio de onibus posso comprar o ticket da semana e usa-lo ou dever ser somente o individual?
    obrigada!!
    Stefanni

    • avatar Isabel says:

      Oi Stefanni,

      você pode pegar o ônibus 100 com qualquer tipo de bilhete que seja válido (unitário, diário, mensal, etc.).

      abs e tenha uma ótima estadia na cidade,
      Isabel

  8. avatar Antonio says:

    Isabel.
    Parabéns pelo blog. Simplesmente fantástico. Você é show.
    Estaremos em agosto mas teremos tempo livre sómente numa quinta feira e a partir de meio dia, a partir do zoológico. Pretendemos usar a linha 100 e ir visitando os pontos até Alexanderplatz. Você acha que daria tempo ainda de ir para Potsdam a partir de Alexanderplatz ou acha que não vai dar pelo pouco tempo?
    Outra pergunta: caso queiramos ir a Primark, será necessário bilhete para as zonas ABC ou sómente AB?
    Abraços e mais uma vez. Parabéns pelo Blog

    • avatar Isabel says:

      Oi Antonio,

      Obrigada pelos elogios ao site.

      Para chegar na Potsdamer Platz você pode descer no ponto do Reichstag ou do Portao de Brandemburgo. Do Portao de Brandemburgo até a Potsdamer Platz sao 3 quarteiroes.

      A Primark está dentro da zona AB.

      Abs,
      Isabel

      • avatar antonio says:

        Olá Isabel, desculpe, acho que não me expressei direito. A pretensão é ir ao Palacio/Parque de Sanssouci depois de ter feito o roteiro com a linha 100 e chegar a Alexanderplatz. Pela distância será que daria tempo para fazer tudo em uma tarde?
        Abs. Antonio

        • avatar Isabel says:

          Oi Antonio,

          Eu acho que bem apertado ir para Sanssouci – você precisa de cerca de 1 hora (com o transporte público) para chegar lá e o parque é grande, vale à pena ir com um pouco mais de tempo. A na ser que você só queira mesmo visitar o Palácio Sanssouci.

          Abs,
          Isabel

  9. avatar SANDRA says:

    Oi Isabel , a linha 100 funciona normalmente nos dias de domingo? agradecida

    • avatar Isabel says:

      Oi Sandra,

      A linha 100 que faz parte dos transportes públicos, entao funciona aos domingos.

      Isabel

  10. avatar Lille Cruzz says:

    Oi Isabel!
    Parabéns pelo site!
    Chegarei em Berlim dia 26 de julho, gostaria de fazer o tour pela linha 100, penso que o melhor será o bilhete diário ,com ele posso visitar todos os pontos? Eu o encontro no aeroporto?
    Quanto a Potsdam como seria uma visita com você?
    Grata
    Lille

    • avatar Isabel says:

      Oi Lille,

      Com o bilhete diário você pode usar todos os tipos de transporte (inclusive a linha 100 – que faz parte do sistema de transporte público) e entrar e sair do ônibus/metrô quantas vezes quiser. Há locais de venda nos aeroportos, mas você também pode comprar os bilhetes em qualquer máquina automática (não sei se já chegou a ler, mas na opção “Transporte“, falo sobre os tipos de bilhetes, como comprá-los, etc.).

      Quanto aos passeios te enviei um email com maiores informações.

      Abs,
      Isabel

  11. avatar Celso Viana says:

    Ola, eu e minha familia iremos a Berlim em setembro próximo e gostaria de saber se é legal fazer esse percusso da linha 100 a noite, como um tour noturno. Vou me hospedar na região de Checkpoint Charlie. Por onde começar e terminar? Grato.

    • avatar Isabel says:

      Oi Celso,

      Se você ainda não passou pelos pontos turísticos, eu particularmente acho melhor durante o dia, assim você pode ver e ter uma visão melhor. Mas se durante o dia já passou por alguns dos pontos, já tem uma visão da cidade e quer ve-la à noite, com certeza vale à pena sim. O Checkpoint Charlie está um pouco mais perto da Alexanderplatz – daí fica a teu critério se você começa o tour mais perto do seu hotel ou se começa do ponto mais afastado (Zoologischer Garten) e termina no ponto um pouco mais perto.

      Abs,
      Isabel

  12. avatar TEREZA says:

    Oi Isabel !
    Adorei suas dicas e estou anotando todas para ver se consigo aproveitá-las o máximo possível.
    Embarco na próxima semana para Berlim e tenho certeza de que vou adorar. Qualquer dúvida eu te pergunto.
    Abs
    Tereza

  13. avatar Romana Ferreira Filippini says:

    Cada vez mais gosto do seu blog e das suas dicas Isabel.Muito obrigada.Gostaria d saber como contratar os seus serviços de guia turistico pelo menos no primeiro dia de nossa estadia em Berlim que será dia 29 de setembro e quanto custa.Um abraço.

    • avatar Isabel says:

      Oi Romana,

      Obrigada por seu feedback. Já te enviei um email com informações sobre os passeios guiados.

      Abs,
      Isabel

  14. avatar Beatriz Petrucci says:

    Vou pela primeira vez a Berlim , com duas amigas, em abril de 2014. Ficaremos lá do dia 24 a 28. Como é o clima nesta época? Como devo programar meu tempo, para conhecer os pontos mais importante e bonitos? Devo ir a Potsdam? Tem dica de hotel bem localizado e preco bom? Aguardo tua resposta, e obrigada Beatriz

    • avatar Isabel says:

      Oi Beatriz,

      Em geral o clima no final de abril já é mais ameno (saiba mais sobre o clima aqui), mas clima é algo que varia muito, este ano, por exemplo nesta época ainda estava muito frio.

      Neste post você encontra uma lista com as Top 10 atrações de Berlim, assim pode se programar. Potsdam é um passeio para um dia, tem o Parque Sanssouci com palácios, pavilhões, belos jardins – sem dúvidas vale à pena conhecer.

      Abs,
      Isabel

  15. avatar Elyane Amorim says:

    oLA
    Vale a pena , eu andar no onibus 100 e 200 ? . E nossa 1 vezx em Berlim , outra coisa vc conhece algum guia que fale portugues e que possa ir conosco a Dresden e Postdam , e claro e cobre um preço razoavel…
    Estaremos em Berlin , dos dias 12.042014 a 20.04.2014 , e algum motorista que fale e portugues e faça tours aeroporto ida e volta e claro que fale portugues…

    • avatar Isabel says:

      Oi Elyana,

      Acima você tem uma descrição do ônibus 100, que sem dúvidas é uma opção interessante.

      Eu mesma ofereço o serviço de guia em Berlim, assim como faço passeios para Potsdam. Caso tenha interesse, neste link você pode obter mais informações, assim como ler depoimentos de pessoas que já fizeram o tour.

      Eu não conheço nenhum motorista que fale português.

      Abs,
      Isabel

  16. avatar Marina says:

    Isabel,

    ótimas dicas no blog. Gostaria de ter uma ideia de quanto dura todo o percurso da linha 100, caso eu não desça para fotos. Parti do seu post das 10 atrações e inclui mais alguma coisa. Mas, como terei pouco tempo, pensei em dar uma geral pela cidade no último dia… com essa linha, sem paradas. Quanto tempo dura? Obrigada, Marina.

  17. avatar carlos dias santos says:

    Boa noite adorei seu blog. uma duvida o bilhete city tour 48h abc serve para o ônibus turístico ONIBUS COMUN trem e metro?
    ESTAREI EM BERLIM DIA 23 DE JULHO 2014

  18. avatar Jessica says:

    Olá Isabel!

    Estou indo sozinha para Berlim no inicio de novembro/2014 e ficarei apenas sexta, sábado e domingo de manhã; Poderia me dar algumas dicas de passeios para quem estará sozinha e por pouco tempo em Berlim?
    O blog é ótimo e estou anotando muitas dicas!

    Obrigada!
    Att,
    Jessica M.

  19. avatar Alberto a godoy says:

    \\estarei em berlin de 09/10 a 14/10, adoreia as dicas tem mais alguma, vo eu e minha esposa, a passeio.
    A temperatura nessa época.

Devido ao grande volume de perguntas (e meu tempo limitado) e para agilizar a obtenção da sua resposta, assim como para manter o blog organizado, eu peço a gentileza de observar o seguinte antes de postar um comentário/pergunta:

1- Verificar nas diversas categorias, páginas e posts se a sua questão/dúvida já não foi abordada. Da mesma maneira, nos comentários deixados por outras pessoas e suas respectivas resposta.

2- Deixe sua pergunta/comentário nas categorias/páginas/posts referentes ao tema. Exemplo: Quer saber sobre um determinado hotel, sobre a localização, como chegar nele, etc. - deixe seu comentário na página “Hospedagem” se o hotel/hostel não é mencionado em um post específico. Se quer saber como está o clima em um determinado mês, deixe sua pergunta na página “Clima” ou se quer saber onde comprar determinado produto, deixe seu comentário em “Compras” e assim por diante.

Deixe seu comentário

*