Mai’45 Frühling in Berlin (Maio/45 Primavera em Berlim) – Exposições e eventos lembram os 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial

  • SumoMe

Tanques na Ebertstr. com o Portão de Brandenburgo ao fundo (Fonte: Imagem fotografada na exposição)

Em 16 de abril de 1945 começa a batalha de Berlim, a batalha para tomar a capital e vencer o regime nazista. Cerca de 2 semanas depois, em 2 de maio, Berlim se rende perante o exército Soviético e em 08 de maio as Forças Armadas assinam a rendição total e incondicional (veja Museu Alemão-Russo Berlin-Karlshorst) . O que restou do regime nazista e anos de guerra foi uma cidade destruída e devastada (não é de se admirar pois cerca de 50 mil toneladas de bombas foram jogadas em Berlim!!!). Mas ainda assim, o lar de berlinenses, soldados, refugiados, pessoas que foram recém-libertadas dos trabalhados escravos impostos pelos nazistas, assim como de sobreviventes dos campos de concentração que voltaram. Como estas pessoas viveram e sobreviveram o pós-guerra, como esta sociedade se organizou é o tema do projeto “Mai’45 Frühling in Berlin” (Maio/45 Primavera em Berlim) – projeto que marca os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

A Catedral de Berlim danificada no fundo (Fonte: Imagem fotografada na exposição)

Em pontos estratégicos da cidade, como no Portão de Brandemburgo e na praça Lustgarten (em frente à Catedral de Berlim), exposições à céu-aberto documentam o cotidiano da cidade, na transição entre a guerra e a paz.  Em cada ponto da cidade, a exposição se dedica a um tema:
Portão de Brandemburgo: “A guerra acaba e a paz começa”
Alexanderplatz: “Abastecendo e alimentando a cidade”
Lustgarten: “Vencedores e Vencidos”
Potsdamer Platz: “Infraestrutura e reconstrução”
– Wittenbergplatz: “Arte e cultura”
– Joachimsthaler Platz: “Refugiados e abrigos”

A exposição “Mai’45 Frühling in Berlin” (Maio/45 Primavera em Berlim)

Mapa com os pontos marcados onde estão as exposições são exibidas

Portanto se você gosta de história e está em Berlim, passeando por estes pontos, não deixe de dar uma olhada na exposição. São informações e fotos super interessantes que nos mostram como esta cidade ficou no fim da guerra (as fotos exibidas geralmente são daquela área onde está a exposição). Esta exposição à céu-aberto se iniciou em 21 de abril e vai até o dia 26 de maio.

A parque Tiergarten e a Coluna da Vitória ao fundo (Fonte: Imagem fotografada na exposição)

Além destas exposições outros eventos marcam os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.  O Museu Histórico Alemão, por exemplo, apresenta uma exposição temporária (até o dia 25 de outubro/2015) com o título “1945 – Derrota. Libertação. Novo Começo – Doze países da Europa após a 2ª Guerra”. Há também tours especiais, performance e exibições de filmes sobre o tema, a maioria em alemão, mas um com legendas em inglês como o “Ich war neunzehn” (“Eu tinha 19 anos” – em tradução livre) exibido na Academia de Artes, que fica ao lado do Hotel Adlon (de 21/04 a 10/05/2015, exibido a cada duas horas, entre as 10 e 18:00hs).

A Igreja da Memória, destruída (Fonte: Imagem fotografada na exposição)

Além disto,  entre os dias 03 e 10 de maio, na Pariser Platz, em frente ao Portão de Brandemburgo haverá uma exposição do artista mexicano Gustavo Aceves intitulada “Lapidarium – Superar limites“. Trata-se de uma instalação de esculturas de cavalos em tamanho real, colocadas de frente para a Quadriga e que “refletem a fraqueza histórica da Quadriga e trazem em si um testemunho da sua própria viagem: migração, procura por asilo e imigração. Para onde os cavalos irão, permanece sem resposta”.

O Palácio de Berlim no fim da guerra (Fonte: Imagem fotografada na exposição)

Comentários - Facebook