Melhor época para visitar Berlim

  • SumoMe

Melhor época para visitar Berlim

Quando alguém pretende me visitar eu sempre aconselho a vir de abril até o fim de outubro, principalmente se é a primeira vez que a pessoa está saindo do país. Nesta época o frio ainda não é tão rigoroso e os dias não são tao curtos quando no inverno. Nestes meses é mais agradável andar pelas ruas e há mais opções de coisas a fazer, pelo menos ao ar-livre.

Melhor época para visitar Berlim

Árvores floridas no início da primavera

Em particular acho do final de abril até maio, que é quando as árvores florescem, um espetáculo. Muitas ruas e parques ficam belíssimos. Outubro, com as cores do outono, também é fantástico. Nestes períodos pode-se ver a natureza de uma forma que não estamos acostumados no Brasil.

Melhor época para visitar Berlim

As cores do outono

E por outro lado eu sou fã de neve também. Amo quando neva! Acho que fica lindo tudo branquinho, andar e pegar na neve que acabou de cair, que é tão fofinha. Então o inverno também tem seu lado legal (é só de agasalhar adequadamente). E Berlim não pára no inverno, tem sempre alguma coisa acontecendo na cidade.

Melhor época para visitar Berlim

Parque Tiergarten com neve

Entre o final de novembro e o Natal ocorrem as belas e românticas feiras de Natal. Diversas pistas de patinação no gelo são montadas, assim como uma rampa com neve de 12 metros de altura para escorregar sentado em uma bóia é montada na Potsdamer Platz. Além disto Berlim tem um monte de atrações para ver que não precisa estar a céu-aberto. A cidade é cheia de museus, palácios, casas de show e espetáculos e tem uma vida noturna fantástica.

Melhor época para visitar Berlim

Pista de gelo na Potsdamer Platz

Então eu acho que depende muito do gosto e interesse da pessoa. Berlim tem atividades, eventos e cultura o ano inteiro.

Melhor época para visitar Berlim

Feira de Natal

Clique aqui para saber mais sobre o clima em Berlim, como são as estações, temperaturas, etc.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar lunici curry says:

    achei simplesmente lindas as fotos. estou com uma viagem para o leste europeu para setembro e a primeira cidade que vamos chegar e berlim. meus parabens.

  2. avatar Denise says:

    Adorei seu blog! Já conheço Munique e peguei muito frio… mas Berlin é uma novidade! Estou me programando para conhecer a cidade do dia 22/6 a 01/7, por isso eu pergunto: alguma dica especial? Oque colocar na mala?????
    Forte abraço,

    Denise

    • avatar Isabel says:

      Oi Denise,

      Apesar de ser verão, o calor aqui não é constante – faz dias quentes, depois as temperaturas caem um pouco. Para ter certeza do que trazer é melhor dar uma olhada na previsão do tempo mais perto da viagem, pois varia muito – pode ser que você pegue dias super quentes assim como dias com um friozinho. Mas de qualquer forma eu sempre aconselho as pessoas a trazerem uma blusa de frio, uma jaquetinha mais leve, pois à noite a tendência é que as temperaturas sejam mais baixas.

      Grande abraço,
      Isabel

  3. avatar Maria das Gracas Pereira says:

    Ola, parabens pelo blog, mto bom. gostaria q me desse uma dica, vou p Berlim dia 24/10 e estou na duvida se levo agasalhos pesados ou leves. Obrigada, bjo.

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      Eu diria que os agasalhos são mais para pesados do que leve. Tem dias que as temperaturas não passam dos 11 graus, outros ficam na faixa de 14-15. Mas quando mais para a frente, a tendência é de dias mais frios.

      Isabel

  4. avatar Douglas says:

    Olá Isabel, Tudo bem?

    Vou estar em Amsterdã na primeira semana de Janeiro e como tenho 5 dias, pensei em ir até Berlin..
    De lá eu iria pegar um voo com destino a Madrid..
    Já verifiquei a questão do trem para ir de Amsterda a Berlin e também a questão do voo até Madrid.
    Minhas duvidas: a passagem está bem mais barata saindo do Aeroporto de Berlin-Schönefeld (SXF) do que to Tegel, mas a diferença em taxi será que compensa?
    Outra coisa, todo mundo me fala que pode ser arriscado pegar voo nessa época do ano em função das nevascas.. o que você acha? Quanto ao frio, não vejo problema, sou do sul.. (claro que é bem diferente) mas já estamos acostumados.
    Da pra aproveitar para conhecer mesmo com toda a neve?

    Obrigado..

    • avatar Isabel says:

      Oi Douglas,

      A diferença não é tão grande assim, pois Schönefeld não fica tão afastado da cidade. Neste post você pode obter uma idéia de preços de táxi de ambos os aeroportos e daí decidir melhor.

      Quanto à neve… Dá para aproveitar sim a cidade mesmo com neve. Em Berlim não costuma ter nevascas (aquelas com ventos, de deixar metros de neve).
      E para causar transtornos nos aeroportos também é algo que não acontece com frequência. Mas não vou te dizer que não haja risco nenhum, vai que justamente no período que você vem acontece uma destas poucas vezes!!

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Alexandre freitas says:

    Olá, quero parabenizar pelo excelente blog e se possível pegar algumas dicas e tirar várias dúvidas.
    Sou marinheiro de primeira viagem e estou me programando para visitar Berlim no final do ano. Tenho um amigo que mora na cidade de Berlim a mais de vinte anos e disse que quando visita-lo ele me oferecera hospedagem em seu apartamento. Acontece que eu estava me programando para ir a Berlim dia 20 de dezembro desse ano, ai ele me aconselhou para ir no verão, porque em dezembro o inverno é muito rigoroso e eu possa sofrer muito, já que estou acostumado com o calor, pois sou nordestino, morando no Piauí. Acontece que vasculhando esse blog, observei que outubro seria um excelente mês para eu ir, já que ainda estaria no verão. Como disse no inicio, sou marinheiro de primeira viagem e tenho várias dúvidas gostaria muito do seu auxilio. Lá vão algumas dúvidas;
    1 – Quero passar 15 dias em Berlim, qual dia do mês de outubro seria o ideal para ir?
    2 – Tenho que levar muitas roupas para o frio?
    3 – Compensa eu levar poucas roupas daqui do Brasil e aproveitar e comprar por lá para trazer?
    4 – Roupas e acessórios são mais baratos por lá?
    5 – Quanto em dinheiro devo levar para me manter nesses 15 dias?
    6 – Meu inglês é muito deficiente, é necessário eu aprimorar bem o meu inglês por aqui para ir com mais tranquilidade para Berlim?
    7 – quero muito conhecer lugares históricos que retratem a 2 guerra, tem como vc sugerir alguns lugares?
    8 – Nesses 15 dias é tempo suficiente para eu conhecer outras cidades da Europa?
    9 – Como não tenho nenhuma experiencia com viagens para o exterior, quais dicas você me dá, desde a saída aqui do Brasil, os 15 dias em Berlim até a volta ao Brasil?

    Seus esclarecimentos serão de suma importância para a organização da minha viagem. Desde já agradeço e espero suas respostas.

    • avatar Isabel says:

      Oi Alexandre,

      Outubro já não é mais verão, já é outono, já faz um friozinho por aqui – que para quem esta acostumado com calor, já é um friozão 🙂 Mas é um mês muito bonito também. Vamos lá às suas dúvidas:

      1- Do início ao meio de outubro seria melhor, pois quanto mais o tempo passa maior a probabilidade de esfriar.
      2- Você vai precisar de roupas de frio: jaqueta, algumas blusas de frio/manga comprida, etc.
      3 e 4- Aqui você terá uma variedade grande de roupas de frio e acessórios para escolher. Em outubro as lojas estão colocando as coleções de inverno nas vitrines, ou seja, não se encontra promoções, os preços estão mais altos. Mas há lojas, como a Primark, onde você encontra coisas super em conta.
      5- Esta é uma questão muito pessoal, o que pretende fazer, qual padrão de lugares que gosta, etc.
      6- Sem dúvidas que um inglês mais fluente ajuda muito numa viagem. Por exe., se você visita uma exposição e quer entender as informações expostas, se precisa de alguma informação, se comunicar com alguém, etc.
      7- Topografia do Terror, Memorial de Guerra Soviético
      8- Sem dúvidas, você não necessariamente precisa ficar os 15 dias somente em Berlim.
      9- Providencie um seguro-saúde de viagens, pois este é um dos requisitos que a Alemanha pode exigir na entrada.

      Isabel

  6. avatar Thamiris Pimentel says:

    Olá Isabel!
    Parabén pelo blog! Estou AMANDO.
    Estou organizando e planejando meu primeiro mochilão pela Europa e sou daquelas que quer ler tudo e mais um pouco antes de chegar nos lugares! Seu blog está sendo muito útil.

    Gostaria de pedir uma dica: Na sua opinião, dezembro ou fevereiro? Qual o melhor mês para visitar a cidade?
    São as opções que terei com as férias do trabalho e dos estudos. Estou tentada para dezembro por conta das feiras de natal (vi fotos e me apaixonei!). Sua opinião vai ser muito importante! rs

    Obrigada.
    Beijos!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Thamiris,

      Obrigada pelo elogio ao blog!

      Movi tua pergunta, pois tem mais a ver com esta categoria….

      Eu diria dezembro também, justamente por causa do natal, das feiras natalinas. Sao super pitorescas e charmosas – vale à pena vê-las.

      Bjs,
      Isabel

  7. avatar Deogenes Andrade says:

    Oi Isabel gostei do seu blog é otimo. Estava fazendo o meu roteiro de viagem para o Carnaval de 2015. Quero sair no dia 16/02/2015 ir para Amsterdam depois para Berlim de trem e de Berlim para Praga de trem tambem no fim volto de Praga para o Brasil. Me deu uma desanimada, pois imaginava que nesse periodo o frio seria mais brando. Dá para passer pela cidade ou o frio atrapalha muito? Você já fez essa viagem de trem?
    Se puder me ajudar.
    Desde já agradeço

    • avatar Isabel says:

      Oi Deogenes,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta para esta página, pois tem mais a ver com ela.

      De fato em fevereiro estamos em pleno inverno, é bem frio, principalmente para nós brasileiros que não estamos acostumados com o frio. Mas aqui a vida continua, ninguém fica trancado em casa por causa do frio 🙂 O que precisa é estar bem agasalhado, com roupas adequadas. E se pegar um dia bem frio, dar uma passeada, entrar em um lugar aquecido, tomar algo quente, depois continua o passeio e assim por diante.

      De Amsterdam eu nunca vim de trem, mas para Praga sim. É uma viagem bonita.

      Abs,
      Isabel

  8. avatar José Pires says:

    Isabel!
    Sensacional seu blog.

    Eu e minha Esposa, a partir de 22 outubro; aproveitando o retorno de uma viagem de São Tomé e Príncipe – África. por Lisboa, vamos passar 4 dias em Berlim…vais ser complicado montar nossas malas …rsrsrsrs.

    Ficarei muito agradecido se me ajudar nas seguintes dúvidas:
    1-Final de Outubro, que clima, temperaturas, vamos encontrar em Berlim ?
    2-Que calçado para homens indica para o dia a dia no clima desta época em Berlim?
    3-Gosto de fotografar o Outono, ainda vou encontrar belas paisagens ?

    Por favor, manda no meu e-mail seu endereço em Berlim, para possíveis contatos.

    Um abraço.
    José Pires.

    • avatar Isabel says:

      Oi José,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      – Vocês já encontrarão frio, com temperaturas que não devem passar de 15 graus.
      – Calçados confortáveis (já que devem andar bastante conhecendo a cidade) e que mantenha os pés aquecidos.
      – Acho que aindam encontram sinais do outono.

      Abs,
      Isabel

  9. avatar Raquel says:

    Olá, parabéns pelo Blog.

    Estive em Berlin duas vezes em 2011 (agosto e outubro), peguei bastante sol, deu para usar shorts, estava quente.
    Esse ano pretendo ir no meio de novembro para o fim do mês (2014), pode ser que eu encontre neve já?
    (pretendo começar a viajar por Budapest, acredito que lá esfrie antes de Berlin)

    • avatar Isabel says:

      Oi Raquel,

      Como com clima tudo é possível, de repente você pode pegar algum dia que neve já da metade para o final de novembro, mas é algo que acontece raramente.

      Abs,
      Isabel

  10. avatar José Renato Grama says:

    Boa tarde,
    em Maio é um mes bom para visitar Berlim?

    • avatar Isabel says:

      Oi José,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      como você pode ler no artigo acima, eu menciono que maio é um belo mês – assim muito bom para visitar a cidade.

      Isabel

  11. avatar Ari Junior says:

    Oi, boa tarde.

    Estou me planejando pra ir em 2015/ setembro ou outubro. Os moreno e negros, tem boa receptividade no pais?

    Abraço e fique na paz.

  12. avatar Mario says:

    Estamos programando a viagem para o inicio do mes de junho.
    Normalmente como será o clima.
    Grato

  13. avatar Valdenia says:

    Olá, amei seu blog,

    Estou me organizando para ir pela primeira vez no inicio do mes de setembro e ficar até o fim do mês, devo me preocupar muito com o frio? que tipo de agasalho devo usar? pesados ou leve?

    Desde já agradeço,
    Valdenia

Deixe seu comentário

*