Museumswohnung WBS 70 (Apartamento Original da Alemanha Oriental)

  • SumoMe

Imagine voltar no tempo e poder visitar Berlim Oriental?!? Voltar no tempo não é possível, mas visitar um apartamento original da época oriental, é possível sim.

No bairro de Hellersdorf em Berlim, o tempo simplesmente parou para um determinado imóvel. Quando os prédios e apartamentos dos conjuntos habitacionais foram modernizados em 2004, a empresa de imóveis “Stadt und Land Wohnbauten-Gesellschaft” não reformou um apartamento e o transformou em um “apartamento museu”.

O quarto de casal

Detalhes da decoração do apartamento

O apartamento é um WBS 70 (“Wohnungsbauserie 70”), designação dada na época para este modelo de apartamento. Os prédios eram construídos com elementos pré-fabricados e por isto ficavam prontos muito rápido – em cerca de 18 horas a estrutura de um apartamento destes estava pronta. O material usado era simples – as portas tinham uma moldura de madeira, preenchidas com papelão prensado e cobertas com um papel imitando madeira; o piso era coberto com PVC ou feltro. Somente em Hellersdorf foram construídos 42 mil unidades deste tipo de apartamento nos anos 80.

Os conjuntos habitacionais do período oriental, típicos nestes bairros

O apartamento tem cerca de 61 metros quadrados, 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Praticamente a metade dos apartamentos construídos em Hellersdorf tinham esta configuração. Neste tipo de imóvel  podia morar uma casal com até 2 filhos.

A cozinha

O apartamento está inteiramente equipado e decorado com móveis e objetos originais, tudo produto da Alemanha Oriental. Das camas e armários ao potinho de plástico da manteiga em cima da mesa da cozinha, é tudo daquela época. É um verdadeiro museu! E nas imediações só tem estes prédios com a arquitetura característica da Alemanha Oriental.

Mais um quarto do apartamento

E mais alguns detalhes dos móveis e utensílios encontrados no apartamento

O aluguel de um apartamento destes era muito barato, custava 109 marcos por mês. Mas para equipá-lo do jeito que ele está custava muito para as pessoas, em especial considerando que o salário médio bruto era de 1.322 marcos (em 1989). Veja alguns exemplos dos preços de determinados móveis e equipamentos:
– TV a cores: 4.200 marcos
– Estante: 4.000 marcos
–  Mesa da cozinha: 73 marcos
– Sofa: 920 marcos
– Poltrona: 380 marcos

A entrada do apartamento e o banheiro

Este apartamento museu pode ser visitado aos domingos (exceto feriado), das 14 às 16 horas. Provavelmente a porta do prédio deve estar fechada, então você toca a campanhia onde tiver escrito “Museumswohnung” que a pessoa que fica lá neste período vai abrir a porta. Daí é só subir um lance de escadas e o apartamento fica do lado direito. O apartamento fica relativamente afastado do centro, a cerca de meia hora da Alexanderplatz, mas acessível com o metrô.

Outros cantos da sala de estar/jantar

Preço: Grátis

Endereço: Hellersdorfer Str. 179 – 12627 – Berlim

Como Chegar:
Pegar a linha U5 (direção Hönow) e descer na estação Cottbusser Platz

 

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*