O melhor de Berlim em junho

  • SumoMe

Estamos em pleno verão, os dias são mais longos, podem ser quentes e nestas condições o alemão procura aproveitar ao máximo o tempo ao ar-livre, afinal de contas são muitos meses de clausura por causa do frio!! Esta é uma época de muitos eventos, festas de rua, competições esportivas, etc.

E se não bastasse isto, este ano temos ainda uma visita ilustre este mês: no dia 19 de junho o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estará visitando Berlim. Às 10hs ele será recepcionado no Palácio Bellevue pelo presidente da Alemanha, Joachim Gauck e em seguida ele se encontra com a chanceler Angela Merkel em seu gabinete. Às 16:30 ele fará um discurso em frente ao Portão de Brandemburgo – portanto atenção quem for visitar o monumento neste dia pois com certeza estará tudo interditado.

Veja o que mais estará acontecendo na cidade e e programe-se (clique nos links para acessar os sites)!

– De 14 a 16 de junho: Belasound (Berlin Latin Sound)

Fonte: belasound.com

O Belasound é um evento musical com artistas da Alemanha, America latina e também dos países europeus de origem latina. Os ritmos são os mais variados, desde rock, pop, samba, salsa, bossa nova, etc. É claro que alguns brasileiros estarão se apresentando por lá, como Ed Motta, Felipe Cordeiro e DJ Marcelinho da Lua.  Além dos shows ainda tem workshops onde você pode aprender um pouco mais sobre como fazer coquetéis, capoeira, dançar salsa, etc. O Belasound acontece no YAAM Berlin, que fica na Stralauer Platz 35, pertinho da East Side Gallery. Os ingressos podem ser comprados aqui.

 

– Dia 15 de junho: All Nations Festival 

Fonte: allnationsfestival.de

O All Nations Festival é um evento em que diversas embaixadas abrem suas portas. Este já o 13º. ano que isto acontece e além de podermos entrar nas belas casas que geralmente abrigam estas embaixadas, em algumas embaixadas há apresentações musicais ou de dança, em outras há uma barraquinha com comida típica do país, etc. Algumas das embaixadas que participarão do evento: Afeganistão, Bolívia, Indonésia, Malásia, Nepal, Venezuela. As embaixadas estarão abertas das 11 às 18 horas para este evento.

 

 

– De 15 a 16 de junho: Festival Gay-Lésbico de Berlim 

Fonte: regenbogenfonds.de

O festival organizado pela associação Regenbogenfonds acontece pela 21ª vez. O evento acontece em torno da Nollendorfplatz (nas ruas Motzstrasse, Eisenacherstrasse, Fuggerstrasse e Kalckreuthstrasse) – uma área já tradicionalmente gay, que fica no bairro de Schönenberg. Nesta festa de rua, que se inicia à partir das 11hs, há barracas de cmidas de bebidas, palcos com apresentações musicais, postos de informação, etc.

 

 

– 16 de junho: Ironman

Fonte: ironmanberlin.com

Uma competição esportiva onde os concorrentes têm que nadar 1,9 km, andar de bicicleta  90 km e correr 21 km. A parte da natação ocorre no rio Spree, na altura do Badeschiff, a corrida de bicicleta leva ao parque Tempelhof (Tempelhofer Damm 106), onde também ocorre a corrida normal e onde fica a linha de chegada.

 

 

 

– 21 de junho: Fête de la Musique

Fonte: fetedelamusique.de

Fête de la Musique  – a festa da música – se orginou em Paris e desde 1995 ocorre também em Berlim. Neste dia você pode curtir os mais variados estilos musicais – clássico,  rock, jazz, pop, eletronic, etc. – em diversos pontos e estabelecimentos da cidade. Como os artistas e bandas que se tocam não recebem pelas apresentações você pode curtir tudo gratuitamente. A programação começa à partir das 16 horas e ocorrem tanto em palcos à céu-aberto como também em ambientes fechados. À partir das 22 horas somente em ambientes fechados.

 

– 22 de junho: Christopher Street Day

Fonte: csd-berlin.de

A Christopher Street Day, ou Parada Gay, que reune cerca de 1 milhão de pessoas ocorre este ano pela 35a vez em Berlim. A parada se inicia às 12 horas e vai da av. Kurfürstendamm (esquina com Joachimstaler Str.) até o Portão de Brandemburgo. Clique aqui para ver a rota.

 

 

 

– 22 de junho: Concerto da filarmônica no Waldbühne

Fonte: berliner-philharmoniker.de

No sábado, dia 22 de junho às 20:15, acontece o tradicional concerto de encerramento da temporada da filarmônica de Berlim. Este concerto acontece no Waldbühne (Glockenturmstraße 1), um anfiteatro localizado nas imediações do estádio olímpico. Além do concerto para violino e orquestra de Felix Mendelssohn Bartholdy, o diretor artístico e maestro titular da filarmônica, Sir Simon Rattle, vai dirigir umas das obras mais populares da música clássica, o 9ª. Sinfonia de  Beethoven.

 

 

– De 28 a 30 de junho: Bergmannstraßenfest

Fonte: bergmannstrassenfest-kreuzbergjazzt.de

Esta é uma festa de rua que acontece todos os anos desde 1994 na rua Bergmannstraße, localizada no bairro de Kreuzberg. São barracas de comida, bebida e 3 palcos onde mais de 50 bandas se apresentam. “Kreuzberg jazzt”!!!

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Camilla says:

    Puxa! Chegaremos 18 e ficaremos ate dia 21. Q peninha!

  2. avatar Boia Paulista says:

    Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  3. avatar Fernanda Scafi says:

    Não vejo a hora de ir pra Berlim! Com ou sem eventos especiais!

  4. avatar Carmem says:

    Isabel,
    Parabéns pelo site! Perfeito!! Muito informativo.. Estou indo à Berlim em julho e já tinha um roteiro bacana, mas depois de conhecer seu site meu roteiro ficou muito melhor e mais detalhado.
    Obrigada por compartilhar suas experiências e seu conhecimento sobre a cidade.
    Bjs e sucesso.

    • avatar Isabel says:

      Oi Carmen,

      Obrigada pelo elogio ao site! Fico contente em saber que foi útil no planejamento da sua viagem.

      Bjs e tudo de bom para vc,
      Isabel

  5. avatar priscilla says:

    Oi Isabel, tudo bem?
    muito legal seu site!
    estarei na Alemanha em agosto e pretendo ir a Belim, voce tem dicas para este mês???

    obrigada
    pri

    • avatar Isabel says:

      Oi Priscilla,

      Entre os dias 02 e 04 de agosto acontece o Festival Internacional da Cerveja – ele ocorre na av. Karl-Marx-Allee (entre as estaçoes de metrô Strausberger Platz e Frankfurter Tor), no bairro Friedrichshain. Dezenas de cervejarias de países diversos apresentam/oferecem suas cervejas.

      No dia 17 de agosto acontece a Potsdamer Schlössernacht – evento cultural com apresentações musicais, dança no parque Sanssouci em Potsdamer.

      Também interessante é que uma vez por ano o prédio onde a chanceler trabalha é aberto ao público. E isto acontece nos dias 24 e 25 de agosto.

      No dia 31 de agosto acontece a “Noite Longa dos Museus“.

      Isabel

      • avatar priscilla says:

        oi Isabel,

        obrigada!!! defini as datas e estarei em Berlim entre o dia 13 e 17/ago, não vou pegar nenhum dos eventos, que pena!
        mas tudo bem! ja estou com uma lista enorme de coisas a fazer e cada vez que entro no seu seu site acrescento alguma coisa a lista!

        Agora so arrumar as malas.. ja estou na expectativa!!
        obrigada pela ajuda e pelo site!!! ótimo!
        bjs
        pri

  6. avatar sylvia druner says:

    Muito bom seu site!!!!
    Sylvia Druner

Deixe seu comentário

*