O que fazer com crianças em Berlim

  • SumoMe

OQueFazerComCriancasEmBerlim

Nos meses de férias escolares no Brasil, acompanho muitos turistas que visitam Berlim com seus filhos. Muitos querem que suas crianças aprendam a história onde ela aconteceu, outros simplesmente aproveitam o período de férias escolares das crianças para viajar.

Para conhecer a história, Berlim é perfeita, afinal a cidade é um livro de história a céu aberto. O que pode ser mais enriquecedor e marcante do que aprender, por exemplo, sobre o Muro de Berlim, estando em frente à este?!?

Entretanto, somente história e monumentos pode ser entendiante para as crianças, especialmente para as com pouca idade. E para não ficar monótono para os pequenos, os pais precisam combinar a visita a pontos turísticos tradicionais de Berlim com atrações mais específicas para as crianças.

Assim,  se você estiver na cidade com filhos pequenos, abaixo você encontra dicas e sugestões de atrações em Berlim para visitar com crianças e adolescentes.

Primeiro você encontra uma lista de atrações que se encontram em ambientes fechados, ou seja, atrações que podem ser feitas em qualquer época do ano, mas que são em especial ideais para se fazer naqueles dias de inverno frios e/ou em dias de chuva:

Museu Alemão de Tecnologia de Berlim

OQueFazerComCriancasEmBerlim_MuseuAlemaoDeTecnologia

O Museu Alemão de Tecnologia  é uma ótima atração para visitar em Berlim com crianças e adolescentes. A exposição do museu está dividida em 18 seções, que mostram a evolução tecnológica, entre outras,  nas áreas telecomunicações, informática, filme e fotografia. Destaque para as áreas de aviação, transporte e navegação. Nelas se encontram expostos diversos aviões e barcos de tamanhos variados e até locomotivas inteiras.

O museu conta com mais de 26 metros quadrados de área, portando é bom planejar um bom tempo para a visita ou focar nas áreas de maior interesse.

Para mais informações sobre o Museu Alemão de Tecnologia, como os horários de funcionamento, valores dos ingressos, como chegar, etc. É só clicar neste link.

Museu de História Natural

OQueFazerComCriancasEmBerlim_MuseuHistoriaNatural

Possuindo mais de 30 milhões de objetos, o museu de História Natural de Berlim  está dentre os maiores da Alemanha na sua categoria. Em sua exibição você poderá ver muitos animais empalhados, fósseis e minerais. Um destaque do museu é o salão com esqueletos e ossos de dinossauros. Inclusive, aqui encontra-se o maior esqueleto de dinossauro montado no mundo, um Giraffatitan brancai, com 13,27 metros de altura.

A consulta sobre os horários de abertura do Museu de História Natural de Berlim, assim como a compra dos ingressos pode ser efetuada neste link.

O Museu de História Natural se localiza na Invalidenstraße 43 e a estação de metrô mais próxima é a Naturkundemuseum, por onde passa a linha U6.

A seguir temos cinco atrações que são oferecidas pela mesma empresa, assim os ingressos podem ser comprados individualmente ou em combinação de atrações, o que torna mais barato, caso queira visitar mais de uma destas atrações. Nos respectivos sites, você poderá ver a oferta de ingressos combinados.

AquaDom & Sealife

OQueFazerComCriancasEmBerlim_AquadomSealife

O AquaDom & Sealife é uma atração bem legal para quem gosta da vida aquática, sendo um programa ideal para toda a família. É uma atração composta por um aquário cilíndrico, o AquaDom, e por tanques normais, o Sealife – que inclusive se encontram em prédios separados.

O Sealife tem aquários que mostram a vida marinha dos lagos da região, rios do país e dos oceanos. O AquaDom, que é o maior aquário cilíndrico do mundo, é um aquário vertical com 25 metros de altura e 12 metros de diâmetro e no centro tem um elevador. De dentro deste elevador, admiramos as centenas de peixes coloridos que vivem neste aquário.

Clique  neste link para saber mais sobre o AquaDom & Sealife.

Little BIG City Berlin

OQueFazerComCriancasEmBerlim_LittleBigCityBerlin

Little Big City representa Berlim em miniatura, com reconstruções de cenários históricos que contam acontecimentos marcantes da cidade, desde os seus primórdios até a época moderna. Tem maquete que mostra o incêndio no parlamento em 1933, outra mostra a cidade devastada após a segunda guerra mundial enquanto outra mostra o muro de Berlim dividindo a cidade.

Esta é uma ótima atração para visitar com as crianças em Berlim. Os pequenos podem aprender de maneira divertida e interativa a história que marcou não somente Berlim e Alemanha, mas o mundo.

Neste link você pode obter mais informações sobre o Little Big City Berlin, sobre como chegar, horário de funcionamento, etc.

Berlin Dungeon

OQueFazerComCriancasEmBerlim_Dungeon

Dungeon em Berlim (Fonte: www.thedungeons.com)

Berlin Dungeon  é algo como “casa do terror”. Em grupos vamos sendo conduzidos para salas com aspecto macabro, onde artistas vestidos a caráter e tentando nos assustar, encenam passagens sombrias da história da cidade, abordando temas como a inquisição e a peste negra.

As encenações duram pouco mais de uma hora e são feitas em alemão e inglês, ocorrendo as apresentações em inglês diariamente às 14:30 e 16:45.

O Dungeon é uma atração mais apropriada para adolescente – inclusive não sendo recomendado para crianças com menos de 10 anos e não é permitida a entrada de crianças com menos de 8 anos.

Neste link você encontra as informações sobre os tipos de ingressos oferecidos, assim como os horários de funcionamento.

O Berlin Dungeon está localizado na Spandauer Straße 2, entre a Catedral de Berlim, a Prefeitura e a Torre de TV. A parada mais próxima é a de ônibus “Spandauer Str./Marienkirche”, por onde passa as linhas 100, 200 e TXL. E a poucos minutos à pé se encontram as estações Hackescher Markt (linhas S5, S7 e S75) e Alexanderplatz  (linhas U2, U8, U5, S5, S7 e S75).

LEGOLAND Discovery Centre Berlin

OQueFazerComCriancasEmBerlim_Legoland

Diferente de algumas cidades, onde a Legoland é um parque de diversões à céu aberto, a Legoland de Berlim é um parque indoor. Entre as atrações se destacam o cinema 4D, Berlim em miniatura e a Fábrica de legos, onde as crianças aprenderão como os legos são fabricados e podem ainda criar sua própria peça, que ao final poderá levar de lembrança para casa.
A Legoland Discovery Centre Berlin é uma atração mais interessante para crianças menores, eu diria para crianças com até 10 anos de idade, mais ou menos.

Para saber os valores atuais dos ingressos, assim como os horários de funcionamento, clique neste link.

A Legoland Discovery Centre Berlin se encontra no prédio do Sony Center, no endereço Potsdamer Straße 4. A estação de metrô mais próxima é a Potsdamer Platz, por onde passam as linhas U2, S1, S2 e S25.

Madame Tussauds

OQueFazerComCriancasEmBerlim_MuseuCeraMadameTussauds

O museu de cera Madame Tussauds é outra atração que agrada a adultos e crianças. Especialmente se a pessoa nunca esteve em nenhum outro museu do tipo. Afinal quem não gosta de tirar uma foto “abraçadinho com uma celebridade” :

O Madame Tussauds de Berlim, tem muitas figuras de personalidades da política, como Barack Obama e John F. Kennedy, do esporte como Messi e Cristiano Ronaldo, da música, como Michael Jackson e Beatles e é claro muitos atores de Hollywood. Diversas personalides e artistas alemães também tem sua figura de cera no museu.

Neste link você pode obter mais informações sobre o Madame Tussauds, sobre como chegar, horário de funcionamento, etc.

Além das atrações citadas acima, se estiver em Berlim nos meses de novembro, dezembro não deixe de visitar o “Winterwelt am Potsdamer Platz” (Mundo do inverno na Potsdamer Platz). Apesar de ser a céu aberto, com certeza será diversão garantida para toda a família escorregar na rampa com neve artificial 🙂

OQueFazerComCriancasEmBerlim_WinterweltAmPotsdamerPlatz

E por fim, seguem as sugestões de atrações que são a céu aberto e ideiais para dias de primavera-verão e dias mais amenos:

Estádio Olímpico

OQueFazerComCriancasEmBerlim_EstadioOlimpico

Se seus filhos são fãs de esporte, sem dúvidas uma visita ao estádio olímpico de Berlim pode ser interessante. É um estádio que já sediou jogos olímpicos e final de copa do mundo. E imagine ainda se puder assistir algum clássico do futebol europeu?! Vale a pena ficar atento(a) ao calendário com a programação do estádio para ver se no período que se encontra na cidade não vai rolar algum jogo.

Mais sobre o estádio olímpico de Berlim, sua história, horários de visitação e como chegar pode ser visto neste link.

Jardim Zoológico

OQueFazerComCriancasEmBerlim_JardimZoologico

Esta é uma atração que agrada a adultos e crianças. E Berlim tem ainda dois zoológicos para oferecer!! O mais conhecido é o Zoologischer Garten, que também é o zoológico mais antigo da Alemanha. Este zoológico se localiza na região mais central, na turística área da Kudamm. No  Zoologischer Garten encontram-se mais de 19 mil animais de cerca de 1400 diferentes espécies em uma área de 35 hectares. Ao lado deste zoológico tem ainda o Aquário, onde se encontram as mais variadas espécies de peixes, além de cobras, crododilos, tartarugas e sapos. É possível compra ingressos individuais, assim como um ingresso combinado para visitar o Zoologico e o Aquário.

O segundo zoológico de Berlim chama-se Tierpark (“Parque dos animais”) e se localiza no bairro Lichtenberg. Este zoológico foi construído no período que Berlim estava dividida em Oriental e Ocidental, uma vez que o Zoologischer Garten ficou no lado ocidental.  A quantidade de animais do Tierpark é menor que do Zoologischer Garten, entretanto sua área é muito maior: nele se encontram atualmente cerca de 9 mil animais de 790 espécies em uma área de 160 hectares – na área do Tierpark encontra-se o Palácio Friedrichsfelde e seu bonito jardim. Apesar de não se localizar em bairro turístico, é super fácil chegar ao Tierpark: é só pegar a linha U5 na Alexanderplatz e descer na estação Tierpark – são cerca de 20 minutos.

Além dos jardins zoológicos Berlim tem muitos parques e praças com playground e área de lazer para as crianças, que são ideais para deixar as crianças correrem, brincar ou simplesmente relaxar em um gramado. Um exemplo é o parque Tempelhof, ideal para andar de bicicleta, patins ou simplesmente soltar pipa.

OQueFazerComCriancasEmBerlim_ParqueTempelhof

Outro exemplo é o parque Gleisdreieck, que se encontra atrás do Museu Alemão de Tecnologia. Com seus 26 hectares, o parque Gleisdreieck tem uma pista de skate, playground, mesas de pingpong, etc.

 

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*