O que fazer no dia do natal em Berlim

  • SumoMe

Atualizado em Novembro/2016

O Natal é uma festa religiosa e familiar, que a maior parte das pessoas comemoram em casa com seus entes queridos. Além disto, no dia 24 de dezembro, o comércio e lugares públicos fecham mais cedo ou ficam totalmente fechados. Para você que vai passar o natal em Berlim eu fiz uma lista com coisas que você pode fazer na véspera do natal (clique nos links para saber mais e veja também o horário de funcionamento das atrações em berlim no natal).

 

– Feiras de Natal

Mercado de natal no Gendarmenmarkt

Mercado de natal no Gendarmenmarkt

Um passeio por uma feira de natal pode ser uma boa forma de começar o dia 24. As feiras que funcionam neste dia são:  a da praça Gendarmenmarkt (das 11 às 18:00 horas), a da Potsdamer Platz (até às 14 horas), a da Gedächtniskirche (das 11 às 14 horas), a da Alexanderplatz (das 10 às 14 horas).

 

– Concerto

Concerto no Palácio de Charlottenburg (Fonte: http://www.concerts-berlin.com)

Concerto no Palácio de Charlottenburg (Fonte: www.concerts-berlin.com)

Para os fãs de música clássica o dia de natal pode continuar com um concerto no Palácio de Charlottenburg. A Berliner Residenz Orchester se apresenta às 16 horas do dia 24 de dezembro na Orangerie do palácio.

 

– Ceia  de natal

Fonte: www.restaurant-reinhards.de

Fonte: www.restaurant-reinhards.de

E o mais importante, a noite de natal, você pode celebrar em um dos diversos restaurantes  de Berlim  que  oferecem ceia de natal.  Clique neste link para ver sugestões de restaurantes onde passar a noite de natal.

 

– Missa de natal

oquefazernodianatal_missa

No dia 24 de dezembro há missas em vários horários na Catedral de Berlim (luterana), como por exemplo as 18 horas, as 20 horas e as 22 hs. Na catedral St. Hedwig (católica) que se localiza na Bebelplatz – na avenida Unter den Linden em Mitte, também há uma missa  às 22 horas. E na Gedächtniskirche, entre outros horários, haverá missas às 17, 19 e 23 horas. Só um detalhe é que as missas são em alemão!

 

Dia 25 e 26 de dezembro

E nos dias 25 e 26 de dezembro,  que também é feriado de natal na Alemanha (chamado de zweiter Weihnachtstag), você pode começar o dia tomando um brunch no Café 100 Wasser em Friedrichshain,  no Nola’s am Weinberg ou no Tauro em Prenzlauer Berg, no Midtown Grill na região da Potsdamer Platz, ou ainda no Duke Restaurant (bruch acompanhado por jazz), na região da avenida Kudamm. Vários dos restaurantes listados acima também oferecem brunch nestes dias.

Você pode continuar o dia visitando as atrações que estarão abertas nestes dias de feriado. Vários dos restaurantes listados acima também  oferecem almoço e/ou jantar de natal nos dias 25 e 26 de dezembro.  E há diversos concertos de natal na Filarmônica de Berlim, assim como na Casa de Concertos (Konzerthaus) no Gendarmenmarkt  em horários variados.

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Regina says:

    A verdade é que há bastante opção hein. Bom saber! Feliz Natal, Isabel!

  2. avatar Raul Moura says:

    Excelente seu site.Ótima e objetivas dicas. Parabéns Isabel chego dia 21 no Adlon algumas outras dicas de ceia de Natal? E dia 25 algum museu aberto?

  3. avatar Raul Moura says:

    Isabel quanto custa +\- um passeio guiado seu?

  4. avatar Raquel Bohnen Busanello says:

    Olá Isabel!
    Já fiz um contato anterior com vc, e agora vendo com mais detalhes descobri mais dicas incríveis no seu blog. Eu tinha pedido dicas de restaurantes para ceia de natal. Vi que vc sugere vários restaurantes, vamos estar hospedados no Hotel Íbis Style Berlim City Ost, fica no distrito de Friedrichshain, com acesso a linha de metro U5. O que vc indica de restaurante nessa região para a ceia de natal. Fico no aguardo.
    Um abraço.
    Raquel

    • avatar Isabel says:

      Oi Raquel,

      Pois é, tem um seção toda dedicada à época de natal em Berlim!

      Nesta região que vc fai ficar eu não sei te indicar um restaurante que funcione no dia do natal. Talvez no hotel (pois conhecem melhor a região) possam te dar uma indicação.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Vanessa says:

    Adorei o site!!
    Ele tem me ajudado muito a planejar minha viagem….

    Chego em Berlim na virada do dia 25-26/12 e gostaria de saber qual brunch vc indicaria como o melhor? Do Café 100 Wasser ou do Nola’s? Estou tentando decidir entre eles para fazer a minha reserva…

    • avatar Isabel says:

      Difícil Vanessa dizer se um é melhor que o outro – gosto dos 2. O Nola’s só tem a vantagem de ficar mais central (se estiver hospedada em Mitte).

      Abs,
      Isabel

  6. avatar Ádila says:

    Oi Isabel!
    Estava ansiosa por esse post!!! Vou passar o Natal em Berlim e também meu aniverário! vou selecionar um dos restautantes que vc postou para passer a ceia! muito obrigada! Tem alguma dica legal para passer o aniversário? um bar ou um restaurante?
    O link do horário das atrações de Berlim no Natal não está funcionando! 🙁 poderia atualiza-lo?

    Parabéns pelo blog! está me ajudando muitoooo!!

    Obrigada,
    Ádila

  7. avatar Boia says:

    Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

  8. avatar Carolina says:

    Oi, Isabel!
    Chego em Berlim dia 24/12 e queria saber as atrações que funcionam dia 25/12. Tentei acessar o link, mas não abre. Será que você poderia me dizer o que funciona no dia de Natal para eu saber como fazer com o roteiro?
    Obrigada!

  9. avatar Lícia says:

    Oi Isabel, muito legal o seu blog!!! Estou indo com a família, eu, marido, bebe de 10 meses e bebe de 2a5meses, e vamos ficar aí dos dias 21/12 a 29/12…. ando pesquisando bastante e um dos blog que pesquiso muito é o seu!!! Só fico muito confusa em como funciona o transporte publico por aí… tem algum post sobre isso?!

Deixe seu comentário

*