O tradicional artesanato alemão

  • SumoMe

ArtesanatoAlemao_Detalhe

O artesanato alemão se destaca principalmente pelos enfeites natalinos – são muitas figuras e delicados objetos de madeira, geralmente esculpidos à mão. Este artesanato é típico do Erzgebirge, uma região no estado da Saxônia, já bem próximo da fronteira com a República Tcheca.

Erzgebirge foi uma região de extração de prata  e estanho e quando, no século 18, a mineração começou a decair, os mineradores e seus familiares precisaram encontrar novas formas de ganhar dinheiro. Sendo as condições naturais da região pouco favoráveis para a atividade agrícola, o trabalho com madeira – material abundante nesta área com florestas – passa a ser a alternativa. Nascendo assim a tradição do trabalho artesanal em madeira na região de Erzgebirge.

ArtesanatoAlemao

Dentre os produtos clássicos que hoje são usados como enfeites de Natal na Alemanha, temos:

Weihnachtspyramide (Pirâmide natalina)

ArtesanatoAlemao_PiramideNatalina

A pirâmide natalina é um enfeite que pode ser composta de uma a várias camadas, tendo no topo uma espécie de hélice. Esta hélica gira através do calor de velas colocadas nos cantos de cada camada da pirâmide. No centro de cada camada há figuras relacionadas com o natal, como um presépio ou anjos, mas também podem ser ornamentadas com motivos relacionados aos mineradores, às florestas, etc. Há pirâmides natalinas dos mais variados tamanhos – de centímetros a metros de altura. Tradicionalmente a hélice é movimentada pelo calor das velas, mas hoje em dia existem pirâmides natalinas elétricas.

ArtesanatoAlemao_PiramideNatalinaMercadoNatal

Este belo enfeite natalino decora não somente as salas de estar, mas também os mercados de Natal – em muitos deles podemos ver pirâmides natalinas gigantes. No mercado de natal de Berlim em frente a prefeitura, por exemplo, tem uma pirâmide natalina. No mercado de Natal da Alexanderplatz e em frente ao palácio Charlottenburgo, tem um estande que é um bar/lanchonente em formato de pirâmide natalina.

Nussknacker (Quebra-Nozes)

ArtesanatoAlemao_QuebraNozes

O quebra-nozes é um bonequinho de madeira geralmente no formato de um soldadinho, rei ou cavaleiro. Através de uma alavanca nas costas, a boca do bonequinho é aberta, onde seria colocada a noz para quebrar. Mas hoje em dia, estes bonequinhos servem basicamente de figura decorativa, especialmente na época do natal.

Assim como a pirâmide natalina, o quebra-nozes pode ser encontrado em tamanhos variados e também enfeita mercados de natal, além dos ambientes fechados.

ArtesanatoAlemao_QuebraNozesMercadoNatal

Schwibbogen (“Candelabro natalino”)

ArtesanatoAlemao_CandelabroNatalino

Schwibbogen literalmente significa algo como arco suspenso e que estou chamando aqui de candelabro natalino, pois é um enfeite composto de um arco que leva no seu topo velas e embaixo deste arco encontram-se figuras. Este “candelabros” geralmente são colocados nas janelas.

Originalmente as figuras embaixo do arco representavam os mineradores, seu cotidiano e o das suas famílias, mas hoje mostram motivos cristãos e natalinos, assim como florestas, animais ou paisagens. As velas no arco eram uma forma dos mineradores expressarem sua necessidade de luz, pois passavam os dias dentro de minas em montanhas e especialmente nos dias curtos dos meses de inverno, quando iam para o trabalho ainda estava escuro e quando voltavam para casa já tinha escurecido de novo.  Além disto, a luz dos “candelabros” acesos nas janelas ajudavam os mineradores na escuridão a seguir o caminho certo de volta para casa.

ArtesanatoAlemao_JanelaComCandelabroNatalino

O primeiro Schwibbogen que se tem conhecimento data de 1740 e era de metal. Mas nos dias de hoje ele é basicamente feito de madeira e são em sua maioria elétricos.

No época do Natal, vemos estes “candelabros” na janela de praticamente todas as casas na região de Erzgebirge. É muito fofo e charmoso passar por uma pequena cidade e na escuridão ver somente aqueles arcos iluminados nas janelas. E eles também se encontram em tamanho maior à céu aberto, permanentemente, nas cidades desta região. É um elemento que virou marca registrada do Erzgebirge. Não somente nesta região o Schwibbogen é utilizado como enfeite, hoje ele é um ornamento natalino usado por toda a Alemanha, encontrando-o não somente nas residências particulares mas também nos mercados de Natal.

ArtesanatoAlemao_CandelabroNatalinoNaBarraca

Räuchermann ou Räuchermänner (Homenzinho Fumante)
ArtesanatoAlemao_Homenzinho Fumante

Fonte: www.erzgebirge-palast.de

Outro enfeite de natal muito popular, o Räuchermann é um bonequinho de madeira. Uma parte do corpo do bonequinho é oca e no seu interior colocamos um pequeno incenso, que ao ser queimado, a fumaça sai pela boca do bonequinho parecendo que ele está fumando.

Existe uma grande variedade de Räuchermann, muitos deles representam profissões – tem bonequinho representando mineiro, médico, bombeiro, cozinheiro, etc.

ArtesanatoAlemao_HomenzinhoFumanteNaLocomotiva

Fonte: www.erzgebirge-palast.de

Existem também cenários completos que utilizam esta idéia da fumaça. Tem por exemplo, um cenário com uma pessoa cozinhando e a  fumaça sai pela chaminé. Ou ainda a fumaça saindo de uma panela ou de um bule.

Os Räuchermänner, além de serem fofinhos para decorar, ainda aromatizam o ambiente.

– Kuckucksuhr (Relógio cuco)

ArtesanatoAlemao_RelogioCuco

Fonte: www.schwarzwaldpalast.de

E por fim, já que estou falando do artesanato alemão, não posso deixar de mencionar o Kuckucksuhr – o relógio cuco. Hoje mundialmente famosos, os relógios cuco são típicos da região da Floresta Negra. Há uma grande variedade de modelos, tamanhos e tipos de relógio cuco. Tem para todos os gostos – dos clássicos de madeira aos coloridos e mais modernos.

Onde Comprar o Artesanato Alemão

Os enfeites natalinos de Erzgebirge podem ser encontrados nos mercados de Natal – há vários estandes que vendem este artesanato, não somente nos mercados de Natal das cidades desta região, mas por toda a Alemanha.

Mas se você não visita Berlim e/ou Alemanha no período natalino, você também pode comprar e levar estes belos enfeites para decorar sua casa no Natal, pois há lojas físicas que funcionam o ano todo e são especializadas no artesanato típico da Alemanha. Nestas lojas você geralmente encontra os artigos natalinos e também os relógios cucos.

A Käthe Wohlfahrt, por exemplo, é uma famosa rede de lojas especializada nestes artigos. Ela também tem uma filial em Berlim, localizada na Kurfürstendamm 225-226. Além da Käthe Wohlfahrt, em Berlim você também pode comprar o artesanato alemão:

– No Nikolaiviertel, na rua Propststraße 8, você encontra a loja Erzgebirgischer Weihnachtsmarkt
– Na Friedrichstraße 194-199, você encontra a loja Erzgebirgshaus

 

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*