Onde se hospedar em Berlim

  • SumoMe

Mapa de Berlim – Os melhores lugares para se hospedar

Como eu já mencionei anteriormente, Berlim oferece muitas opções de hotéis que estão espalhados pela cidade. E Berlim é uma cidade bem grande, por isto eu listo neste post os melhores e mais interessates lugares para o turista se hospedar.

1- Mitte

Na minha opinião o melhor bairro para se hospedar é Mitte. Mitte é o bairro mais central de Berlim, é lá que estão concentrados a maior parte dos pontos turísticos da cidade. Além disto tem muitos bares, restaurantes, lojas. Enfim, tem de tudo!

No bairro de Mitte fica a parte mais antiga de Berlim, onde se encontra o Nikolaiviertel, a Catedral de Berlim e a Ilha dos Museus. O bairro engloba também a área entre a Pariser Platz, onde fica o Portão de Brandenburgo, e a Alexanderplatz – onde estão a Torre de TV e o Prédio da Prefeitura. Nesta área encontram-se ainda a famosa avenida Unter den Linden com suas diversas atrações, a rua Friedrichstrasse –  que oferece muitas opções para compra e a belíssima praça Gendarmenmarkt com a Casa de Concertos e as duas igrejas quase idênticas.

Mas o bairro Mitte é grande e faz parte dele também uma área chamada de Scheunenviertel, uma área que antes da Segunda Guerra era bastante habitada pelos judeus. Ali se concentram lojas de designers locais, galerias de arte, diversos bares e restaurante. É uma área moderninha, jovem, descolada e cheia de criatividade. Desta área fazem parte as ruas Münzstrasse, Neue Schönhauser Strasse, Alte Schönhauser Strasse, Rosa-Luxemburg-Strasse, Linienstrasse, Tucholskystrasse e Oranienburger Strasse – onde fica a Nova Sinagoga. O Hackesche Markt e Hackesche Höfe também se localizam nesta região.

Utilize o formulário abaixo para pesquisar hotéis em Mitte (se já tiver, informe as datas de chegada e saída):

 

2- Tiergarten

Não somente o parque leva o nome de Tiergarten como também o bairro. Além do parque Tiergarten, neste bairro se encontram o Reichtag (o prédio que abriga o parlamento alemão), o Prédio da Chancelaria Federal (onde a chanceler trabalha), a estação central de trens (Hauptbahnhof), o Palácio Bellevue, o Memorial do Holocausto, assim como a Coluna da Vitória. Assim como Mitte, o bairro de Tiergarten engloba diversas áreas, mas a melhor parte para o turista se hospedar é na Potsdamer Platz, uma área nova e moderna que foi construída após a queda do muro e que é também uma das principais atrações de Berlim. Próximo a Potsdamer Platz encontram-se ainda a Filarmônica de Berlim e a Nova Galeria Nacional.

Utilize o formulário abaixo para pesquisar hotéis no Tiergarten (se já tiver, informe as datas de chegada e saída):

 

3- Charlottenburg

O bairro de Charlottenburg era o centro de Berlim Ocidental, na época que a cidade era dividida. Como já dá para imaginar o Palácio de Charlottenburg está localizado neste bairro. Lá também fica a  famosa avenida Kudamm, a igreja Gedächtniskirche, o zoológico e a loja de departamentos Kadewe (formalmente já está no bairro de Schöneberg, mas a loja fica bem pertinho da Gedächtniskirche). A área da praça Savignyplatz e da rua Kantstrasse são cheias de restaurantes, cafés e lojas. É justamente esta área, nas imediações da Kudamm que acho a melhor parte do bairro para se hospedar.

Utilize o formulário abaixo para pesquisar hotéis em Charlottenburg (se já tiver, informe as datas de chegada e saída):

 

4- Prenzlauer Berg

Prenzlauer Berg é um bairro que ficava em Berlim Oriental,  quando a cidade era dividida. Desde a queda do muro, o bairro vem passando por um processo de renovação e se tornou um dos bairros da moda de Berlim.  Não é um bairro que tenha muitos pontos turísticos, mas é lá que fica o Memorial do Muro de Berlim da Bernauer Strasse, o Mauerpark onde aos domingos tem um mercado de pulgas e o karaokê que já se transformou em uma atração. Por outro lado o bairro tem outros atrativos, é lotado de restaurantes, bares, galerias e lojas. A Kulturbrauerei, por exemplo, uma antiga fábrica de cerveja transformada em pólo cultural fica em Prenzlauer Berg.  Dentre as ruas e praças mais famosas do bairro estão a Kastanienalle, Schönhauser Alle, Oderberger Strasse, as praças Kollwitzplatz e Helmholtzplatz (juntamente com as ruas Lychener Strasse, Schliemannstrasse, Dunckerstrasse e Lettestrasse que a circundam). E Prenzlauer Berg fica bem perto da Alexanderplatz, são poucas estações de  metrô.

Utilize o formulário abaixo para pesquisar hotéis em Prenzlauer Berg (se já tiver, informe as datas de chegada e saída):

 

5- Friedrichshain

Friedrichshain é outro bairro que ficava em Berlim Oriental e hoje é um bairro mais alternativo, habitado por muitos estudantes. O bairro fica ao leste da Alexanderplatz e também tem passado por um processo de renovação nos últimos anos – prédios que estavam muito degradados estão sendo gradativamente restaurados. Depois de Prenzlauer Berg, Friedrichshain é o outro bairro da moda. Também não tem muitos pontos turísticos, mas é lá que fica o trecho remanescente do muro de Berlim mais conhecido e visitado, o East Side Gallery, às margens do rio Spree. A O2 World, uma arena para shows e eventos esportivos, fica ali pertinho da East Side Gallery. Em Friedrichshain também encontram-se danceterias, muitos bares e restaurantes, principalmente nas imediações da rua Simon-Dach-Strasse e da praça Boxhagener Platz, que seria a parte mais interessante para o turista.

Utilize o formulário abaixo para pesquisar hotéis em Friedrichshain (se já tiver, informe as datas de chegada e saída):

 

6- Kreuzberg

O bairro de Kreuzberg já começa depois da East Side Gallery, do outro lado do rio, e fazia parte de Berlim Ocidental. Kreuzberg é  outro bairro com vida noturna vibrante, principalmente na região da Oranienstrasse e Schelisches Tor. A área que considero melhor para o turista se hospedar é na parte noroeste do bairro, que já faz divisa com Mitte. É lá que se encontram as famosas atrações Checkpoint Charlie e o Museu Judaico de Berlim, assim como a exposição recém-aberta BlackBox Kalter Krieg.

Utilize o formulário abaixo para pesquisar hotéis em Kreuzberg (se já tiver, informe as datas de chegada e saída):

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Marcelo says:

    Estou indo para Berlim e achei este post muito bom, pois para quem nao conehce a cidade ajuda muito na hora de procurar um hotel. Tenho uma pergunta: Mitte seria o bairro mais caro, já que é o mais central?
    Obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcelo,

      Nao necessariamente. Em Mitte tem muitos hotéis 5 estrelas, mas vc encontra também hotéis mais simples, albergues, etc. O mesmo se aplica a restaurantes, bares, etc. Tem de tudo, para todos os gostos e bolsos.

      Abracos

  2. avatar Raquel says:

    Estamos indo a Berlim em fevereiro de 2013 pela primeira vez. O seu blog tem sido extremamente útil, com dados claros de horários, preços, indicações de atrações. Obrigada pelo trabalho e parabéns!
    Conseguimos reservar pelo booking, com boa taxa, o Kempinski Hotel Bristol Berlin. É possível identificar a região e se é fácil o deslocamento?
    Meu abraço, agradecido pela ajuda,

    • avatar Isabel says:

      Raquel, o hotel Kempinski fica na avenida Kudamm – que é muito conhecida. É no antigo centro de Berlim Ocidental e naquela época este era um dos melhores hotéis da cidade (se nao o melhor). É uma avenida com muitas lojas e a Gedächtniskirche, o zoologico e a Kadewe estao bem perto, acessíveis à pé. Tem uma estacao de metro do lado do hotéil e a poucos quarteiroes fica ainda a estacao Zoologischer Garten – que é uma das principais estacoes, onde passam diversas linhas. Vcs estao bem localizados.
      Um grande abraco,
      Isabel

  3. avatar Regina Célia says:

    Adoro o fato de Berlim ser uma excelente opção para todos os bolsos e gostos!

  4. avatar Franc says:

    Isabel, parabens pelas dicas. Gostaria de saber se mitte é “east” ou “west” ?

  5. avatar Stefanni says:

    Ola, tudo bom?

    Estou organizando minha viagem para Berlin em junho.
    Irei para estudar 2 semanas e meu marido me encontrará la. Pensei em ficar em Mitte, será que preciso reservar hotel ja, ou consigo alguma coisa boa a barata na hora?
    seu blog e show!!

    obrigada!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Stefanni,

      Tudo bem e obrigada pelo elogio. E contigo tudo bem? Vai vir aprender a língua alema?

      Berlim tem uma oferta de hotéis excelente, sao muitas as opcoes. Mas esta época que voce virá é período de férias, provavelmente há uma procura maior por hotéis, entao pode ser que as melhores ofertas sejam encontradas com antecedencia. Eu no seu lugar iria pesquisando, ver os hotéis que te interessam e ir olhando periodicamente para ver como os precos se desenvolveram. Se ver que nao muda muita coisa, pode entao deixar para o last minute.

      abraco,
      Isabel

      • avatar Stefanni says:

        Ola! tudo bom? Estou tentando aprender o alemao, mas esta dificil srrsrs.
        Fiz reserva para o Hotel Gat Point Charlie, vc o conhece? Foi uma boa escolha?
        Quero ir para Paris também, conhece alguma coisa de la? tem alguma sugestao?
        Obrigada e Feliz pascoa!!

        • avatar Isabel says:

          Oi Stefanni,

          A localização do Hotel Gat Point Charlie é bem central, poderá fazer muita coisa à pé.
          Quanto à Paris… apesar de já morar há um bom tempo na Europa ainda não fui conhecer a cidade, portanto não tenho nenhuma dica.
          Abraços e Feliz Páscoa (atrasado:-)
          Isabel

  6. avatar Ronaldo Guilherme Schmidt says:

    Ola, ja estive 2 vezes em Berlim (2007 e 2011) e pretendo voltar mais vezes.

    Tenho uma duvida sobre a Berlin antes de 1989. Berlim fica dentro da Alemanha Oriental, uma parte da cidade de Berlim pertencia Alemanha Ocidental, visitei aquele museu perto do ckeckpoint onde mostra as tentativas de fuga do lado oriental para ocidental.
    Pergunto: Como as pessoas que moravam em Berlim no lado ocidental viajavam ate a Alemanha Ocidental?

    • avatar Isabel says:

      Oi Ronaldo,

      Tudo bem? Que legal que já esteve aqui algumas vezes e ainda pretende voltar!

      Esta é uma boa pergunta mesmo… Olha nao era das tarefas mais fáceis para o pessoal de Berlim Ocidental viajar para a Alemanha Ocidental. Para viajar de carro as pessoas tinham 3 rodovias (chamadas de Transitrouten) que levavam à diferentes regioes da Alemanha Ocidental. Só que – enquanto passando pela Alemanha Oriental – os carros nao podiam sair da rodovia, entrar em alguma cidade. Além disto para sair de Berlim os carros eram controlados, as pessoas precisavam mostrar passaporte e isto gerava longas filas.

      As pessoas poderiam viajar também de aviao ou de trem, mas os trens nao faziam paradas na parte oriental, viajavam direto e só paravam quando chegassem na parte ocidental.

      Abraco,
      Isabel

  7. avatar Fabio Siqueira says:

    Isabel,

    Estarei em Berlim para correr a Maratona, apos isso ficarei alguns dias para aproveitar a cidade, eu eminha esposa gostamos de noite, bares, clubs, etc, estou na duvidad de qual regiao ficar, voce sugere alguma area em especial.
    Achei um hotel chamado Leonardo Royal Hotel berlin Alexanderplatz, e legal? Voce poderia dar algumas dicas para quem gosta de noite?

    • avatar Isabel says:

      Oi Fabio,

      Os bairros com maior concentracao de bares e clubes sao Friedrichshain, Mitte, Kreuzberg e Prenzlauer Berg. Entao como Mitte está no centro acho que seria o melhor bairro para ficar, assim seja qual for o bar/disco que voces forem, voces estarao +- no meio do caminho.

      Este hotel que voce mencionou fica meio que na divisa Mitte/Friedrichshain/Prenzlauer Berg. Entretanto nao tem nenhuma estacao de metro pertinho, que vc possa ir à pé – que é uma coisa que facilita a locomocao.

      Abs

  8. avatar Jaime says:

    Ola. Vou chegar numa quinta feira em Berlim e retorno sabado de manha para o Brasil. Eh melhor ficar no centro ou proximo do aeroporto, pois vou ter a minha bagagem? Gostaria de ficar no Mitte, tem acesso facil para o aeroporto, quanto tempo leva? Em Abril, o que sugere para conhecer?
    Abs.

    • avatar Isabel says:

      Oi Jaime,

      Em Mitte você fica mais perto dos pontos turístico e daí facilita para conhecê-las, principalmente que vc não terá muito tempo na cidade. Se você for chegar por Tegel, tem a linha TXL que vai do aeroporto até a Alexanderplatz em cerca de 40 minutos. Mas depois que reservar seu hotel e quiser saber qual exatamente a melhor conexão para o hotel/aeroporto, considerando o endereço, dia e horário, você pode usar a ferramenta da empresa de transportes (BVG) para calcular uma rota.
      Como teu tempo é pouquinho eu te sugiro dar uma olha nas Top 10 atrações de Berlim e ver o que mais te interessa conhecer dentre deste tempo que terá na cidade.
      abs,
      Isabel

  9. avatar Vinicius Carvalho says:

    Olá! Me dá uma dica: eu vou ficar em um hostel em Berlim East. Onde exatamente no mapa ali em cima fica? É uma boa localização?

    Parabéns pelo blog!!

    Fica com Deus!

    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Vinicius,

      No mapa acima há dois bairros que se encontram em Berlim East: Prenzlauer Berg e Friedrichshain. Mas há vários outros bairros que ficam na região leste de Berlim. Se vc passar o endereço exato do hotel posso te falar melhor sobre a localização.

      abs,
      Isabel

  10. avatar Neila says:

    Oi Isabel,

    Estou pesquisando hotéis e os que encontrei em Mitte estão muito caros. Procurei algum hostel com quarto duplo e banheiro privativo e tb não encontrei. Vc conhece algum lá? Nas minhas pesquisas, gostei de três hoteis: Best Western Hotel City Ost, Derag Hotel Koenigin Luise e Holiday Inn Mitte. Qual desses vc acha que é mais bem localizado e melhor para locomoção com segurança?

    Abraços.

    Obrigada e parabéns pelo site!!!!

    • avatar Isabel says:

      Neila,

      Pelo que vi são estes endereços certo? Sendo assim, dos três o que acho com melhor localização é o Best Western Hotel City Ost – tem uma estação de metrô bem perto e com ela em poucos minutos você está na Alexanderplatz (praça bem central).
      Best Western Hotel City Ost (Frankfurter Allee 57-59)
      Derag Hotel Koenigin Luise (Parkstraße 87)
      Holiday Inn Mitte (Hochstraße 2)

      Eu não sei se são na faixa de preço que procura, mas estes albergues ficam super centrais, você pode fazer muita coisa à pé. Estou linkando para o booking, assim vc já pode pesquisar preços, disponibilidade e principalmente ver o que outros hóspedes dizem:
      baxpax downtown Hostel/Hotel
      Generator Berlin Mitte
      Cityhostel Berlin
      Hostel near the Brandenburg Gate

      abs,
      Isabel

  11. avatar Neila says:

    Obrigada, Isabel! Adorei as dicas.
    abços.

  12. avatar Ricardo Mendes says:

    Oi Isabel, sou de Natal – Rio Grande do Norte. Estarei em Setembro em Berlin para correr a Maratona. Qual dica você daria sobre Hotel próximo da largada da prova que sera no Portao de Bardenburg ( categoria econômica). Irei com minha esposa.

    Parabéns pelas dicas valiosas do blog.

    Abraços !

    Ricardo

    • avatar Isabel says:

      Oi Ricardo,

      Eu dei uma olhada no Booking e já tem muita coisa esgotada para este período. Ou então os preços são bem altos. O que você pode dar uma olhada é o MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof – os preços me parecem ser bem razoáveis. Ele fica perto da estaçao central de trens e você vai levar uns 15 minutos à pé até o Portão de Brandenburgo ou pode ainda pegar o metrô na estação e descer no Portão.

      abraços,
      Isabel

  13. avatar Christian says:

    Oi Isabel, que trabalhão manter este blog, hein?! Parabéns. Ajuda pacas. Este mês inaugurou um hotel Ibis perto da Ku’damm. BAYREUTHER STRASSE 41. Preços bacanas sem café da manhã. Queria saber se compensa, se há lugares bons e baratos na região pra fazer essa primeira refeição. Ou é melhor pagar um pouco mais pra ficar em Mitte? Estou indo com minha filha de 14 anos. Muito obrigado. Abs. Chris

    • avatar Isabel says:

      Oi Christian,

      Esta é um região bem movimentada, tem muitas opções de restaurantes e comércio. Você tem estação de metrô perto e para ir para Mitte, na parte onde se concentram as atrações você pode pegar o ônibus 100, que passa pertinho.

      Abs,
      Isabel

  14. avatar Adriana says:

    Olá Isabel,
    Adorei seu blog, informações maravilhosas.
    Meu marido e eu estaremos em Berlim em setembro/13 (12 a16), e pretendo ficar no Mitte (seguindo sua sugestão).
    Você teria uma indicação de hotel seguindo a linha “bom custo beneficio”.
    Grata pelas informações do blog.
    Adriana

  15. avatar Adriana says:

    Oi Isabel ,
    muito obrigada pela disponibilidade em ajudar. Vou entrar nos links.
    Se encontrássemos mais blogs como o seu, seria muito mais fácil organizar nossas viagens.
    Muito obrigada.
    Adriana

  16. avatar Adriana says:

    Oi Isabel,
    Depois de ler todas as suas dicas e fazer uma análise conjunta com meu marido, achamos que os hotéis abaixo poderiam ser boas opções:
    – ARCOTEL John F Berlin
    – H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz
    – Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz
    – Radisson Blu Hotel, Berlin
    Qual você recomendaria, pensando que meu marido não pode andar grandes distâncias por causa de problemas no joelho.
    A ideia é fazermos visitas aos pontos turísticos durante o dia e a noite para sairmos para jantar, assistirmos a uma ópera ou tomarmos um drink.
    Gostaríamos de ficar numa região onde fosse fácil o acesso ao transporte, que pudéssemos andar com segurança tanto de dia, quanto a noite.
    Caso tenha algum evento legal ai, entre 12 e 15 de setembro, e pudesse nos informar para programarmos, agradeceria também. Nesta época já podem ser encontrados enfeites de natal?
    Como funcionam os passeios guiados?
    Mais uma vez, muito agradecida pela ajuda e boa vontade.

    • avatar Isabel says:

      Oi Adriana,

      Todos os hotéis que você listou estao bem localizados, mas acho que o melhor é o Radisson Blu – está à beira do rio, do lado da catedral de Berlim/ilha dos museus. Há restaurantes por perto e é seguro.

      No Nikoliviertel tem uma loja que vende aqueles enfeites de natal de madeira.

      Estou te mandando um email com informacoes sobre os passeios.

      Abs,
      Isabel

  17. avatar Ana Paula says:

    Ola isabel!

    Boa noite!
    Gostaria também de obter informações sobre passeios guiados em Berlim, você poderia me enviar um e-mail com as informações?

    Obrigada!

  18. avatar roberto muniz says:

    ola Isabel
    Estarei em Berlim em dezembro/13 qual a melhor localização para hoteis perto da ilha dos museus e o o tour hop on hop off. Voce acha que dá para alugar um carro e passear pela alemanha sem problemas ?
    Parabens pelo blog e obrigado pelas respostas
    Roberto

    • avatar Isabel says:

      Oi Roberto,

      O hotel mais perto é o Radisson Blu Hotel – ele fica atrás da Catedral e a poucos metros dos museus. Fica também bem perto da prefeitura – um dos pontos de onde saem os ônibus hop on ho off.

      Outros hotéis nas imediações:
      Hotel Alexander Plaza
      monbijou hotel
      ARCOTEL John F Berlin
      Hotel de Rome – Rocco Forte

      O carro você quer usar em Berlim ou para viajar para outras cidades da Alemanha? Bem, para Berlim eu acho que a melhor opção para conhecer a cidade é com o transporte público. Se para para viajar pela Alemanha lembre-se que nesta época costuma nevar – e dependendo da região neva bastante, o que pode deixar a situação nas estradas meio caóticas. Também para dirigir nestas condições precisa-se de mais atenção e cuidado, mais perigoso.

      Abs,
      Isabel

  19. avatar Najela Bruck says:

    Olá, Isabel! Tudo bem?
    Entre is dias 22 e 25 de outubro, estarei em Berlin, fazendo um mochilão com uma miga. Lendo seu blog, acho que o bairro Mitte pode ser uma boa opção. Você conhece algum albergue para nos indicar?
    Parabéns pelo trabalho.
    Obrigada
    Najela Bruck

  20. avatar Mariana says:

    Olá Isabel, tudo bem??

    Passarei por berlim em setembro para ir pra amsterdã. Meu voo chega no aeroporto Tegel e preciso me deslocar até o Aeroporto Schoenefeld para pegar uma low coast. Considerando que terei um bom tempo para o deslocamento (cerca de 3 horas), qual você acha que é a forma mais econômica e rápida de ir de um ao outro isabel??

    Agradeço desde já,
    Mariana

    • avatar Isabel says:

      Oi Mariana,

      Você deve levar pouco mais de uma hora para fazer o percurso com o transporte público.

      Em Tegel pegar o ônibus 109 (direção: Zoologischer Garten) e descer na estação Jakob-Kaiser-Platz. Lá pegar a linha U7 (direçã: Rudow) e descer no final. Por fim pegar o ônibus X7 até Schönefeld.

      Abs,
      Isabel

  21. avatar Agnes says:

    olá Isabel,
    parabéns pelo blog é ótimo, imagino que tenha muito trabalho para mante-lo, mostra que gosta do que faz, porque é perfeito.
    chegaremos no aeroporto Tegel, vindo de Paris e vamos nos hospedar no Hotel Park Inn Radisson
    o que é melhor taxi ou transporte público ? considerando as malas, após 12 dias longe de casa.
    abraços,
    Agnes

    • avatar Isabel says:

      Oi Agnes,

      É demanda um certo tempinho 🙂 Mas eu gosto mesmo do que faço!

      Se você estiver com mala de rodinha não será grande problema ir com o transporte público, pois a linha de ônibus TXL sai do aeroporto e faz ponto final na Alexanderplatz – a pouco metros do Park Inn. Mas se preferir pegar um táxi, sai na faixa de 25-30 euros.

      Abs,
      Isabel

  22. avatar karina says:

    OI Isabel,

    Parabéns pelo site, tem ótimo conteúdo, gostamos muito!
    Estamos pensando em ir para o Reveillon de 2013/2014, estamos pensando em chegar dia 27, aproveitar a festa e conhecer a cidade, e nao temos ainda muita informação das festas de rua e festas fechadas para esse ano. Dada a sua experiência, o que pode se esperar de eventos para esse ano?
    Outra coisa, estamos pensando em conhecer a cidade após a festa, vamos ficar ou no Mitte ou no Tiergarten e gostaríamos de saber quais os passeios que você recomendaria para essa época do ano?

    Muito obrigada,

    • avatar Isabel says:

      Oi Karina,

      Neste link você encontra uma série de posts sobre o reveillon em Berlim. Foi do ano passado, mas você já pode se basear e se inspirar para se programar.

      Abs,
      Isabel

  23. avatar Suely Almeida - Recife says:

    Que bom encontrar esse site! É realmente o que precisamos para viajar. Estou indo meu esposo e 02 filhos para Belim, no periodo de 27/12 a 02/12, e gostaria de receber algumas indicações de Hotel . para nós em Mitte com custo econômico e passeios que possamos fazer nessa época e também dicas para roupas uma vez que o período é muito frio e aqui no Nordeste não temos com adquirir as roupas necessárias para suportar a temperatura.

  24. avatar Cristiana Medici says:

    Olá, adorei o seu blog ! estou indo pra Londres em Mrço de 2014 e vou ficar 3 dias em Berlin para conhecer . Vou estar sozinha . Alguma dica de Hotel bem localizado para transportes , pontos turisticos e compras ? tambem gosto de sair a noite , mas não sei se é legal sair sozinha por lá . Obrigada bj

    • avatar Isabel says:

      Oi Cristiana,

      Nesta resposta eu listo alguns hotéis tipo boutique (pois foi o que a pessoa me solicitou). Eles ficam numa área agitada e descolada de Mitte.

      Nesta outra resposta tem alguns hotéis nesta área, mas também em outras que considero bem localizados, em locais que não ficam isolados – talvez uma boa para quem estiver sozinha.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Cristiana Medici says:

        Oi Isabel,

        Obrigada pela resposta e pelo email . Que grande descoberta achar vc em Berlin ! principalmente pq vou estar sozinha . Vou da uma olhada nos hoteis e te falo . Vc acha que 3 dias estaria bom para conhecer Berlin ? a principio vou fechar do dia 03 a 07/03/2014

        Abs

        Cristiana

        • avatar Isabel says:

          Obrigada Cristina:-)

          O tempo varia muito de pessoa para pessoa – já vi casos de gente que fez “bate e volta” como tem gente que fica mais de uma semana e me disse voltar com a sensação de não ter visto tudo 🙂 Mas a maior parte do turista fica nesta média de tempo, ou seja, é possível você visitar os principais pontos da cidade e ainda fazer aquelas comprinhas 🙂

          Abs,
          Isabel

  25. avatar Cristiana Medici says:

    Oba! adoraria que nevasse . Sempre viajo no verão ! qdo fui reservar o Amano vi o IBIS BERLIN KURFUERSTENDAMM em TIERGARTEN . O que acha? o preço é um pouco melhor , mas se a localização não for tão boa vou optar pelo AMANO . bjos

  26. avatar Cristiana Medici says:

    Oi Isabel ,

    Desculpe por tantas perguntas rsrs mas vc indicou o Hotel Gat Point Charlie que tb gostei . Esta com um otimo preço . O que acha para quem vai sozinha ? bj

    • avatar Isabel says:

      Tanto o Gat Point quanto Ibis estão bem localizados. Gat Point, que fica em Mitte está mais perto de onde se concentram os pontos turísticos. O Ibis fica na região da Av. Kudamm, área com bastante comércio.

      Isabel

      • avatar Cristiana says:

        Ola Isabel,
        Minha viagem esta chegando . Devo optar mesmo pelo IBIS
        kurfuerstendamm . Estou pensando em chegar dia 07/03 (6a feira) e
        sair no dia 10 (2a feira ) . Vou fazer passeios turisticos , mas tb gosto de compras. Quais os horarios do comercio ai ? abre sabado e domingo ? bj obrigada

        • avatar Isabel says:

          Oi Cristiana,

          O comércio em geral é fechado aos domingos (as lojas de souvenir, em alguns pontos turísticos são abertas) e aos sábados ficam abertas até as 20 horas, algumas lojas até as 21 hs.

          Abs,
          Isabel

  27. avatar Sandra Mazzafera says:

    Gostaria de saber se os bairros Tiergarten, Kufuerstendamm e East são legais para ficar. Estou procurando hotel pelo Priceline e não aparece o Mitte. Obrigada. Excelente blog sobre a cidade.

  28. avatar Camila Araujo says:

    Ola Isabel! Correndo o risco de ser repetitiva, sou obrigada a te dar os parabens pelo seu blog, que eh de muita qualidade!
    Estou indo em abril com marido e filho adolescente para Berlim. Gostaria de sua opiniao quanto a localizaçao dos seguintes hoteis:
    Fjord hotel Berlin
    TRYP Hotel Berlin
    Moevenpick Hotel Berlin.
    Suite Novotel Berlin potsdamer Platz
    Outra coisa que temos visto sao apartamento localizados bem no coraçao de Mitte, que nos interessou pelo local. O que nos diz, valeria a pena?
    Nosso estilo de passeio eh conhecer o maximo de atraçoes turisticas e comercio durante o dia, e jantar em algum lugar legal a noite, podendo retornar ao hotel com segurança, mais tarde.
    Obrigada pela atenção!
    Camila

    • avatar Isabel says:

      Oi Camila,

      Os hóteis Mövenpick e Suite Novotel ficam relativamente próximos um do outro e por sua vez ficam perto (dá para ir à pé) de alguns pontos turísticos como a Topografia do Terror, Checkpoint Charlie e Potsdamer Platz. Na Potsdamer Platz e imediações você tem opções de restaurantes e depois pode ir tranquilamente até o hotel.

      Abs,
      Isabel

  29. avatar Maria Estela says:

    Ola Isabel!

    Estou novamente por aqui.
    Primeiro obrigado pelas inforamaçoes sobre os bares com Blues, soul, jazz e rock. Serao nossos point.
    Agora preciso outra info.
    Ainda nao temos hotel. Vamos em 3. Pensavamos se fosse possivel encontrar um quarto conjugado. Nao precisar ser exatamente no centro. pode ser a uns 5km, com tanto que tenha uma U ou S.
    Obrigado.

    LG

    Estela

  30. avatar Lucianna De Cicco says:

    Oi Isabel, estarei viajando para Berlim no carnaval. Andei pesquisando hotéis e li em algum jornal ingles sobre o Cosmo Hotel, eles o classificaram como top 5 na categoria hotel boutique. O que voce acha? Como estará bem frio na epoca da minha viagem, estou optando por ficar perto de estação de metro e um bom 5 estrelas. Tem alguma outra dica? Obrigada.
    Sds,
    Lucianna.

  31. avatar Giselle says:

    Olá, Isabel!
    Seu blog é demais! Perfeito e por isso peço a sua opinião!
    Estou indo com meu amado pra Berlim em 26 de setembro de 2014 pra correr a maratona. Ficaremos por lá 7 dias e estamos tentando fazer uma viagem econômica. Rsrsrsrs… Escolhi o Plus Hotel, que fica na Warschauer Platz 6 – 8, Friedrichshain-Kreuzberg, 10245. Os hoteis no Mitte estavam muito caros para este período e eu precisava de um local que fosse barato e que facilitasse chegar ao Portão de Bradenburgo onde será a largada da corrida. Acha que foi uma escolha ruim?
    Alem disso, o que vc sugere de roteiro? Queriamos fazer uma viagem de carro pra alguma cidadezinha proxima? Alguma sugestão? Beijos, muito obrigada e parabéns pelo seu blog!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Giselle,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Este ponto exato eu não acho dos melhores para se hospedar. E apesar de ter uma estacão por onde passa o S-Bahn, as linhas que por ali passam não vão direto para o Portão de Brandenburg, você deve fazer conexão e pegar uma outra linha (ou descer na estação central e caminhar um pouquinho mais até o Portão).

      Na Oranienburger Str. há alguns hotéis/albergues que creio não sejam muito caros e além de ser uma rua legal, passa a linha de metrô que vai para o Portão. Alguns exemplos:
      MEININGER Hotel Berlin Mitte
      Generator Berlin Mitte
      Hotel 38

      Ou estes outros que ficam na área da Av. Kudamm e também com estação de metrô perto, a Zoologischer Garten, por onde passam as mesmas linhas do hotel que você reservou, mas já com uma distância um pouco menor do Portão:
      aletto Kudamm Hotel & Hostel
      Hotel Aida am Kurfürstendamm

      Bem, são somente algumas idéias, pois não sei se é o tipo/categoria de hotel e preços que busca. Estou linkando estes hotéis para o Booking, assim você pode pesquisar os preços como também ler a opinião de outros hóspedes sobre o hotel em si.

      Abs,
      Isabel

  32. avatar WARD PORTELA says:

    oi, estou nesse endereço Bundesallee 75, 12161, Berlim, estou muito longe das atrações.
    vale a pena pagar uma multa e cancelar a reserva ?

    • avatar Isabel says:

      De fato nete endereço você fica mais afastado das principais atrações turísticas, mas como o metrô de Berlim funciona muito bem você pode chegar tranquilamente no centro. Entretanto se a multa de cancelamento não for muita alta de repente vale à pena.

      Isabel

  33. avatar debora says:

    Isabel, o seu Post é o MUST!!!ajudando muito, mas estou muito indecisa para decidir qual hotel fica, reservei os hotei abaixo, mas não sei se a localização esta boa, quero ter a melhor localização com melhor custo beneficio, para sair a noite a pe e voltar sem preocupações.
    pode me ajudar com a sua opiniao ou sugerir algo, vou ficar 6 dias em Berlim!
    Titanic Comfort Mitte
    Elisabeth-Mara-Straße 4, Berlim
    Best Western Hotel am Spittelmarkt
    Neue Grünstraße 28, Berlim
    Wyndham Berlin Excelsior
    Hardenbergstr. 14, Berlim

    o ultimo foi uma amiga que indicou, mas nao sei ao certo se foi uma boa localização, me parece longe de tudo!

    Obrigado e Parabéns!

    • avatar Isabel says:

      Oi Debora,

      O Titanic e este Best Western ficam bem próximos um do outro. É relativamente central e tem uma estação de metrô perto. Mas esta área é mais traquila, não é muito movimentada, não é cheia de lojas e restaurantes nas imediações. Mas em termos de segurança não é nenhum problema – em geral Berlim é segura e nesta área também. O Wyndham fica na área que era o antigo centro de Berlim Ocidental – nas imediações tem bastante comércio e muitas ruas por perto são bem agradáveis. De fato os pontos turísticos se concentram em Mitte, mas este hotel fica perto da estação Zoologischer Garten que oferece muitas opções de transporte. Em 20/30 minutos chega no centro (Mitte) nos principais pontos turísticos.

      Abs,
      Isabel

      • avatar debora says:

        E o Ibis? Bom? Gostaria algo entorno dos 450/500 Euros para 5 diarias, você indica algum Hotel de boa localização para fazer quase tudo a pé de manha e de noite?
        Obrigada mais uma Vez!
        Parabéns pelo SITE, mais uma vez!!!

        • avatar debora says:

          Eu quis dizer o ibis Berlin City Potsdamer Platz.
          Obrigada

          • avatar Isabel says:

            Oi Débora,

            Este Ibis (Anhalter Straße 4) fica realtivamente próximo da Potsdamer Platz, do Checkpoint Charlie, etc. – dá para você fazer muita coisa è pé e é uma área segura.

            Abs,
            ISabel

  34. avatar Eva says:

    Olá! Parabéns pelo blog, está me ajudando mt no planejamento de minha primeira viagem a Alemanha. Por gentileza, vc pode opinar qual a melhor localização, o hotel NH Berlin Mitte ou o H2 AlexanderPlatz? Chegaremos em berlim a partir do aeroporto Tegel e sairemos de berlim para Amsterdam pela estacao central de trens. Gostariamos de um hotel onde pudessemos sair a pe, inclusive a noite para jantar ou fazer um lanche proximo. Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Eva,

      Na verdade os dois hotéis estão em área movimentadas e andando um pouco logo chega-se a restaurantes. Acho que eu particularmente preferiria o NH pois está a poucos quarteirões do Gendarmenmarkt (uma bela praça) onde se encontram bons restaurantes.

      Por outro lado se você estiver pensando em usar o transporte público para chegar/sair o H2 seria melhor, pois com o ônibus TXL você desce pertinho deste hotel (pega no aeroporto) e da estação Alexanderplatz você pode pegar a linha de metrô para a estação central.

      Abs,
      Isabel

  35. avatar Ylka Franck says:

    Bom dia, realmente seu blog e maravilhoso!!! estou indo a Berlim no fim de Setembro e gostaria de saber como esta a temperatura nessa época por aí? E outar dúvida e sobre o Hotel Radison Blu, se ele e afastado ou próximo a bares, lojas, restaurantes como o Kempinski? se vc sabe se e um bom hotel esse Radison? Obrigada, Ylka. MEU E-MAIL É ylkatamaral@yahoo.com.br.

  36. avatar Ylka Franck says:

    O que vc acha do Radison Blu? Ele dar para ir a pé para a rua das lojas e para aquela loja enorme, acho que Kawade?! Tem opção de bares e restaurantes próximo? Ou vc acha melhor o Kempsiki? Obrigada Ylka.

    • avatar Isabel says:

      Oi Ylka,

      Obrigada pelo elogio ao site.

      O Radisson Blu fica a uns 10/15 minutinhos à pé da área do Hackescher Markt,onde se encontram restaurantes, bares e lojas. Entretanto a Kadewe não fica nesta região, ou seja, não dá para ir à pé.

      Em setembro já faz um friozinho mais leve.

      Abs,
      Isabel

  37. avatar Paula says:

    Oi Isabel,

    Quero ir à Berlim em agosto/2014 e vi o hotel Hampton by Hilton Berlin que fica em Charlottenburg-Wilmersdorf. É um bom lugar pra ficar hospedado? Fácil se locomover pra outros lugares da cidade?

    Um abraço,

    • avatar Isabel says:

      Oi Paula,
      O hotel Hampton by Hilton (Uhlandstraße 188-189) – apesar de não estar em Mitte, onde se concentram os principais pontos turísticos – se localiza numa área que também acho ótima. Nas imediações são ruas super agradáveis, com muitos restaurantes, lojas por perto, etc. E transporte não é problema. Em poucos minutos você chega a estações de metrô variadas, inclusive a Zoologischer Garten que é bem grande e onde faz ponto final/inicial o ônibus 100, por exemplo, que vai para a Alexanderlatz em Mitte.

      Abs,
      Isabel

  38. avatar Taysa says:

    Isabel fiquei encantada com seu blog. Simplesmente perfeito! Quanta dedicação e carinho com cada um. Parabéns! Abusando da sua boa vontade estou indo para Alemanha em junho/julho e ficarei 5 dias em Berlim. Reservei o hotel Adelante em mMitte. Vc acha que ele tem uma boa localização. Minha preocupação é que viajo com minha mãe de 75 anos e minha filha de 14, então segurança e proximidade é uma prioridade.
    Quais os melhores bate-volta de Berlim?
    Alguma dica de hospedagem e passeios par outras cidades, ainda vou a Munique e arredores, Lago Konstanz, floresta Negra, frankfurt (e um pedacinho da Áustria e Suíça).
    Obrigada desde já pelo carinho e atenção.

    • avatar Isabel says:

      Oi Taysa,

      Este hotel (Borsigstraße 1) fica próximo a uma área bem movimentada que oferece muitas opções de restaurantes, bares, lojas. E em geral Berlim é uma cidade segura, acho que pode ficar tranquila, eu não costumo ouvir que aconteça incidentes nesta área.

      Potsdam (parque/palácio Sanssouci) fica a cerca de 1 hora de Berlim e é um passeio que vale muito à pena. Não sei se teria interesse, mas muita gente gosta de visitar o campo de concentração de Sachsenhausen que também fica a cerca de 1 hora de Berlim.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Taysa says:

        Muito obrigada pelas informações, já me sinto mais segura só de ler sua resposta. Você é realmente incrível! Parabéns e muito sucesso! Depois conto minhas aventuras! Bjs

  39. avatar Heitor says:

    Boa Noite, vou ficar no hotel H2 Hotel Berlin Alexanderplatz e meu voo chegara as 19 horas, existe algum metro para eu ir do aeroporto de Tegel ate perto do hotel? Obrigado! Parabens pelo excelente site.

  40. avatar Poliana says:

    Olá Isabel,
    Parabéns pelo blog! Gostaria da sua ajuda. Estou em dúvida entre esses hotéis e como não conheço nada de Berlim gostaria da sua opinião para realizar a escolha, abaixo seguem os nomes que pesquisei. Tenho três dias inteiros na cidade, gostaria que o hotel fosse perto dos principais pontos turísticos, para não perder tempo.
    1- Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz;
    2- Hotel AMANO;
    3- Hotel Angleterre
    4- Titanic Comfort Mitte
    5- Best Western Hotel am Spittelmarkt
    6- Hotel Augustinenhof
    7- Mikon Eastgate Hotel
    8- Ramada Hotel Berlin Mitte
    9- NH Berlin Alexanderplatz

    Muito Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Poliana,

      Diversos deles ficam em Mitte, mas alguns mais centrais que outros. Há alguns que ficam em áreas mais isoladas, ou seja, onde não tem muito comércio, lojas, etc. nas imediações. Abaixo os que acho melhor localizados:
      1, 6, 8 e que acho melhor ainda, pois é uma área bem legal, movimentada o 2.

      Abs,
      Isabel

  41. avatar Lucila says:

    Isabel, olá! Primeiramente parabéns pelo site e principalmente por morar em uma lugar tão especial.
    Estou indo com meu marido para Berlim no final de agosto. Sei que pelas suas indicações o melhor bairro é o Mitte. Porém tem muitas opções, e eu estou perdidinha. E como serão apenas 03 dias, gostaria de um hotel que fosse próximo de metro, estação de trem (porque a principio vamos para Hanover de trem), e de lugares com lojas, restaures e pontos turístico (para ir a pé). Seria muito pedir seu auxilio em especificar um bom lugar dentro do bairro? Assim fica mais fácil procurar no booking os hotéis próximos. Desde já muito obrigada 🙂

  42. avatar Renata says:

    Olá Isabel, tudo bem?
    Recebi uma ótima cotação para o A&O Hotel Berlim Mitte. Você conhece, tem boas referências dele?
    Obrigada
    Renata

    • avatar Isabel says:

      Oi Renata,

      Tudo bem, obrigada. E contigo?

      Do hotel em si não posso dizer nada, somente da sua localização. Ele está relativamente perto da estação central, mas acho que em uma área tranquila, que não tem muito comércio, mais residencial.

      abs,
      Isabel

  43. avatar Luis says:

    Ola, adorei seu site… Estou indo com minha esposa e filho de 4 anos dia 19 de dezembro para Berlin. Estou na duvida se fico 4 ou 5 dias e principalmente onde ficar!!! Se eu optar por ficar no hotel do lado do portao de brandeburgo seria perto de comercio restaurantes etc?
    Afinal sair a noite no drio com uma crianca nao seria tao agradavel.
    Entre mitte , a area do zoo e o portao onde seria mais adequado para meu perfil.
    Preciso ter opcoes noturnas pertos dependendo do meu filho. E transporte proximo…
    Poderia ajudar?
    Grato e felicidades

  44. avatar Danielle says:

    Olá!

    Quem se hospeda no Mitte “precisa” comprar passe de transporte ou pode fazer tudo andando?
    Eu e meu marido adoramos andar!

    Bjs!

    • avatar Isabel says:

      Depende do ponto de Mitte Danielle – o bairro é grande e não é de todo ponto que dá para chegar andando nas atrações.

      Bj,
      Isabel

  45. avatar Ricardo says:

    Olá, quero desde já felicita-la pelo blog, estou indo com a minha esposa e um bebê de 2anos a Berlim dia 29 de abril e vou ficar 4 noites, pensei ficar no hotel h2 alexanderplatz, (será boa opção para dar um passeio a pé a noite) ou recomendaria outro? Já agora aproveito para perguntar qual a melhor maneira de ir do aeroporto de Schonefeld para o hotel e qual a melhor maneira de conhecer a cidade com uma criança de 2 anos. Obrigado

  46. avatar Patricia Bahia Vanderlei says:

    oi Isabel,

    tudo bem? estou indo para Berlim de 13 a 19 de outubro e gostaria de saber qual melhor localização de Hotel apar ir sozinha:
    – Hotel 4 Youth am Mauerpark Berlin Mitte
    – Hotel Sylter Hof Berlin Superior
    – MotelPlus (pelo mapa achei longe)
    -The Cat’s Pajamas Hostel (já ouviu falar desse hostel? só fcaria na opção quarto individual, pois prefiro banheiro privativo)
    estou com dificuldade, já que vou sozinha e queria algo bem localizado perto de metrô.
    Quanto custa seu trabalho de guia por um dia?
    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Patricia,

      O 4 Youth am Mauerpark e o Sylter são os que tem melhor localização. O Sylter tem mais opções de metrô nas imediações e nesta rua passa o ônibus 100 que passa pelas principais atrações. O 4 Youth am Mauerpark tem uma estação a alguns quarteirões e fica numa área muito legal.

      Abraço,
      Isabel

  47. avatar Thais says:

    Olá Isabel, tudo bem?

    Vou a Berlim em outubro. Não fechei hotel ainda mas estou pesquisando na região de Mitte (o que você acha do Ibis Mitte, na Prenzlauer Allee?) .

    Ainda não é certo, mas é provável que estarei sozinha. Berlim é tranquila pra quem viaja só?

    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Thais,

      Tudo bem, obrigada. E contigo?

      Deste hotel com o tram (bondinho) você chega rapidinho a Alexanderplatz e de lá os demais pontos turísticos.

      Eu já vi muitas pessoas que estavam viajando sozinhas, então creio não ser um problema.

      Abs,
      Isabel

  48. avatar Silvia says:

    Boa tarde Isabel!
    Achei teu blog sensacional, repleto de informações…
    Iremos conhecer alguns países no leste Europeu e passaremos por Berlin nos dias 18 e 19.11.14. Ficaremos no Hotel Park Hotel Blub- Endereço: Buschkrugallee 60, 12359.
    Conheces alguma atração por perto?Alguma dica da região em que ele está localizado??Supermercado por perto?
    Desde já muito obrigada.

  49. avatar Claudia says:

    Oi Isabel! Estou adorando o seu Blog e lendo-o avidamente! Estamos chegando a Berlim em 14 de abril de 2015, onde ficaremos dez dias. Por favor, gostaríamos de uma dica de bairro e de hotéis que se localizam numa região central (de fácil acesso – de preferência a pé – à maior parte dos passeios sugeridos por você em seu Blog), por preços razoáveis, bem perto de estação de metrô/trem e de restaurantes. O hotel deve ser limpo, com quarto com banheiro privativo, e, se possível, contar com serviço de transfer aeroporto/htl/aeroporto. A propósito, qual a distância do aeroporto até a parte central da cidade, onde se localizam os hotéis? Quanto à época do ano, é possível que ainda esteja muito frio, em torno de 19 graus, ou menos, durante o dia? Desde já agradeco, se você puder responder às minhas questões. Parabéns pelo Blog!

    • avatar Isabel says:

      Oi Cláudia,

      Dá uma olhada nesta e nesta resposta, tem sugestões de hotéis em lugares que considero bons.

      De Tegel para o centro são cerca de 11-13 km (claro que varia de acordo com o ponto pois o bairro Mitte, o mais central, é grande). Sim, em abril pode fazer até menos de 19 graus – mas não é algo que se possa afirmar com antecedência, varia de ano para ano.

      Abs,
      Isabel

  50. avatar Gabriela says:

    Olá, gostaria de saber se o Adagio Berlin Kurfurstendamm que fica na Lietzenburger é bem localizado.
    Obrigada,

    • avatar Isabel says:

      Ele não se localiza em Mitte (onde se concentram os principais pontos turísticos), mas esta é uma área muito boa e com o transporte público pode chegar facilmente nas atrações.

      Isabel

  51. avatar Gabriela says:

    Obrigada Izabel pela dica. Estarei em Berlim em março para correr a meia maratona e gostaria de ficar perto da largada que será nas mediaçoes da Alexanderplatz.
    Estou em dúvida no Ramada, Indigo Berlim e Park inn by Radisson. Gostaria da sua opiniao.
    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Gabriela,

      A única coisa que posso dizer é em relação à localização. E estes hotéis estão bem próximos um do outro, então neste aspecto não faz grande diferença.

      Abs,
      Isabel

  52. avatar Gabriela says:

    Mas a localização é boa para se hospedar ?

  53. avatar Lucas says:

    Oi, gostaria de sua opinião com relação ao Apart hotel Adagio. Fica em uma área boa de se hospedar ? é tranquila e segura ? parabéns pelo ótimo trabalho.

  54. avatar Gabriela says:

    Olá Izabel, o que você acha da localização do Adagio Kurfurstendamm, na Lietzenburger str. ? é um lugar tranquilo de ficar ? um bairro legal ?

  55. avatar MauroBok says:

    Olá isabel!
    Parabéns pelo ótimo site.
    Estarei de 25 a 01/01 em Berlim.
    Vou me hospedar no Leonardo Htl Berlin Mitte. A localização me parece boa.
    Pode confirmar. Conhece esse htl? Qual a sua impressão.
    Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Mauro,

      Tudo bem?

      Este hotel (Bertolt-Brecht-Platz 4, correto?) é bem novo, foi inaugurado há pouco tempo e está numa localização muito boa, central, próximo de restaurantes, comércio, etc.

      Abs,
      Isabel

  56. avatar mercia rocha herdle says:

    Olá Isabel, boa tarde!
    Estou indo para Berlim no final de janeiro com minha filha de 14 anos, . Será que você teria contato com pessoas que alugam apartamentos? Gostaria de chegar ai com tudo já organizado.
    Obrigada pela atenção
    Mércia

    • avatar Isabel says:

      Oi Mercia,

      Tudo bem?

      Não tenho contatos pessoais para te indicar.

      Mas o Immobilienscout24 é o maior portal para busca de imóveis na Alemanha, você pode tentar procurar por apartamento neste site.

      Abraço e boa sorte,
      Isabel

  57. avatar Bia Gordo says:

    Isabel, tudo bem?
    Suas dicas são super úteis, obrigada por compartilhar!!!
    Queria sua opinião entre os hotéis Abba e Kudamm 01. O que você acha melhor?

    Obrigada, Bia

    • avatar Isabel says:

      Oi Bia,

      Tudo jóia. E contigo?

      Em termos do hotel em si não posso te falar muita coisa, pois não me hospedando não posso dizer nada sobre as instalações, serviços, etc. só posso te dar minha opinião em termos de localização. O Abba está um pouco mais central que o Kudamm 101, que já vai ficando numa área da avenida um pouco mais isolada. E as opções de transporte/metrô próximos do Abba também são melhores.

      Abs,
      Isabel

  58. avatar Michele Campos de Miranda says:

    Olá Isabel,

    muito obrigada pela generosidade em compartilhar tantas informações conosco. Estou indo com um amigo para Berlin passar o Natal, mas estamos bem econômicos nessa viagem, compramos as passagens numa promoção e sonhávamos em conhecer Berlin então vamos aventurar. Mas apesar de já ter visto suas várias dicas de hoteis, se você tiver um hostel beeeemmm em conta para nos indicar que não fique tão mal localizado eu adoraria receber sua dica! Fico no aguardo ok? muito obrigada, e um ótimo natal para todos nós! abçs

  59. avatar Bruna says:

    Olá Isabel!!
    Estou indo turistar em Berlin agora, do dia 22 ao 26 de março, mas ainda nao escolhi o albergue!
    Eu adorei esse albergue: Generator Hostel Prenzlauer Berg , mas estou muito em duvida se devo reservá-lo ou se procuro por outro. O que voce acha? Pode me ajudar? A localização é boa? Muito obrigada pela ajuda! e estou pensando também em ir com meu amigo passar um dia em Potsdam. Voce recomenda??
    Muito obrigada mais uma vez! e se tiver mais dicas de passeios, estou aceitando! Beijo!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Bruna,

      Tudo bem?

      A área em volta deste hostel (Storkower Str. 160, correto) é um pouco isolada. Mas com o Tram em uns 10 a 15 minutos já está na Alexanderplatz.

      Sim, com certeza Potsdam e o parque/palácio Sanssouci merecem uma visita.

      Beijo,
      Isabel

  60. avatar Larissa says:

    Ola Isabel!

    Queria parabeniza-la pelo blog. Estou amando ler as suas dicas e super animada para conhecer Berlim!

    Vou para Berlim com a minha mae em Outubro e fiquei mto na duvida da localização do hotel. Como vou com ela, gostaria de me hospedar em um lugar com fácil, acesso tanto do aeroporto TXL e da estacão de trem central (uma vez que vamos chegar de avião e vamos sair de Berlim), porem ao mesmo tempo que a gnt consiga visitar o máximo de ponto turístico caminhando.

    Estamos planejando fazer os 10 locais que vc mencionou num outro post (gostaríamos de se hospedar em algum lugar que a gnt consiga fazer o máximo de coisas a pé) e mais conhecer o campo de concentração Sachsenhausen (que vamos precisar pegar transporte publico)

    Reservamos esses 4 hoteis e estamos mto na duvida, qual seria a melhor localização p conhecer os pontos turísticos.

    – St.Christophers`s Apartments
    – Ibis Hotel Berlin Mitte
    – BNB near Brandenburg Gate
    – Check In Hostel Berlin

    Ficamos mto agradecidas se voce puder nos ajudar.

    Obrigada!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Larissa,

      Todos os hotéis que listou estao bem centrais, mas acho o BNB near Brandenburg Gate (Wilhelmstr. 48, Mitte, 10117 Berlin, Deutschland) um pouco melhor localizado, pois estaria “na metade” do centro histórico, facilitando assim acessarem os pontos turísticos.

      Abs,
      Isabel

  61. avatar Anderson Scheid says:

    Olá, Isabel.
    Parabéns pelo seu trabalho! Sua dedicação em orientar outras pessoas a realizar o sonho de conhecer Berlim é louvável.

    Vou para a Alemanha em setembro/2017 e estou em dúvida sobre quantos dias ficar em Berlim.
    Inicialmente dividi a viagem assim (em noites): 06 em Berlim, 01 em Dresden, 01 em Nuremberg, 5 em Munique e 03 em Frankfurt.

    06 dias é o suficiente para conhecer Berlim e arredores (Sachsenhausen e Potsdam)?
    Você sugeriria alguma alteração no meu cronograma (mais dias em um lugar e menos em outro)?

    Obrigado!
    Anderson Scheid

  62. avatar antonio cerqueira says:

    Isabel,

    Me ajude.
    Qual melhor lugar para se hospedar perto de lojas e restaurantes.
    Estou em duvida pelo Radisson Blu, Casa Camper e Amano.
    O Circus tem otimas recomendações mas não tem ar condicionado e irei em setembro, acho que deve ser imprescindível pelo calor.
    Mas pode sugerir outros também.

    • avatar Isabel says:

      Oi Antonio,

      Todo que mencionou ficam bem localizados. O Casa Camper e o Amano (o que fica na Auguststr. 43) ficam na mesma área, que oferece muitas opções, é uma área bem descolada. Por isto, dentre os que menciona eu particularmente escolheria um destes dois.

      Isabel

  63. avatar Caroline Severo says:

    Oi Isabel!

    Estou vendo uma casa no airbnb, e lá diz a seguinte descrição sobre a localização:

    “Berlim antigas construções típicas em um bairro residencial tranquila, mas muito vibrante perto da Kurfürstendamm. Bons restaurantes, cafés e bares, lojinhas, o teatro lendário “Schaubühne” ao virar da esquina, no Lehniner Platz ….. Savignyplatz próximo e mais!”

    Sabes se é um bom lugar? Pelo que entendi é pertinho do teatro Schaubuhne.

    Eles só disponibilizam o endereço certinho após a reserva.

    Obrigada!!!!

  64. avatar Fernanda almeida says:

    Isabel estou pensando ir a Berlin 4 noites e ficar em apartamento somos 4..vi 3 apartamentos Stars apartaments Berlin schoneberg , Apartments Schimdt e Apartments & Boardinghouse Berlin este ultimo fica em Friedrichshain Kreuzberg.que acha da localização para visitar..pode ir a pé ou é preciso transporte.Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Os pontos históricos se concentram no bairro Mitte – pelo que vi nenhum destes apartamentos que listou fica no bairro, mas nao é problema, pois com o transporte público – que funciona muito bem – você pode transitar facilmente (importante é ver se tem uma estação de metrô nas imediações que daí já facilita bastante). O último que menciona (se encontrei o correto no mapa, pois aparentemente tem outros com mesmo nome em locais diferentes), apesar de dizer que é em Kreuzberg já está bem na divisa com Mitte, ou seja, diversos pontos você pode chegar à pé.

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*