Partes da East Side Gallery podem ser removidos

  • SumoMe

O primeiro pedaço sendo removidos (Fonte: Der Tagesspiegel)

Eu estou surpresa, mas é isto mesmo que você leu! Um dos principais símbolos de Berlim, a East Side Gallery, que é o trecho remescente mais famoso do muro de Berlim  e que recebe milhares de visitantes todos os anos, está ameaçado!!!

Partes do muro, que contém pinturas que foram feitas por artistas de diversas partes do mundo, devem ser removidas para dar lugar a construções na área. A administração regional confirma a remoção, pois deve ser construída uma ponte para pedestres e ciclistas sobre o rio Spree assim como uma saída de emergência para os visitantes do parque Spree. Além disto um empreendimento imobiliário está planejado.  O prédio de luxo „Living Levels“ com 63 metros de altura ser construído às margens do rio Spree. E aos olhos dos críticos esta é a verdadeira razão para a “queda do muro”. É claro que esta intenção causou indignação em muita gente.

Estas partes removidas devem ser levadas para outro lugar na cidade. Alguns até já especulam que seriam levadas para o Mauerpark.

Na verdade esta remoção começou hoje, às 8:30 da manhã (horário local) o primeiro pedaço do muro já foi removido. Felizmente, como o povo alemão briga por seus direitos e pelo que acreditam, diversos demonstrantes se reuniram no local para protestar e tentar impedir a remoção e obtiveram sucesso – por volta das 11 horas os trabalhos foram interrompidos, pelo menos por enquanto. Com certeza esta história ainda vai render muito. Vamos acompanhar e torcer para que achem uma outra solução e decidam manter os 1,3 km intacto com todas as suas belas pinturas.

Policiais retiram o “pedaço” feito de isopor que os demonstrantes coloram no lugar do pedaço removido (Fonte: Der Tagesspiegel)

Protesto contra a remoção do muro (Fonte: Der Tagesspiegel)

Demonstrante e a polícia (Fonte: Der Tagesspiegel)

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Maria Lucia says:

    Isabel,
    Achei o seu blog muito útil. Pude chegar aos locais recomendados, com as suas sugestões de acesso e não tive problema algum.
    Já estive outras vezes nesta cidade que adoro, mas sempre encontro alguma coisa diferente para fazer.
    Por pura sorte a conheci pessoalmente e a parabenizo novamente.
    Abraço
    Maria Lucia

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria Lucia,

      Tudo bem? Obrigada por passar aqui para deixar um comentário.

      Para mim foi uma super surpresa encontrá-la, ainda mais depois de saber da coincidência de você ter conhecido a Hercília (que já estava com um passeio agendado comigo!) no congresso e de tê-la recomendado meu blog. Quando ela me contou pensei “mas que mundo pequeno”! Mas ainda nos cruzarmos por Berlim foi uma super, super surpresa 🙂

      Grande abraço e venha mais umas 5, 10 vezes à Berlim 🙂
      Isabel

Deixe seu comentário

*