Prenzlauer Berg

  • SumoMe

Prenzlauer Berg Berlim

Prenzlauer Berg é um bairro de Berlim, é o que chamam aqui de “Szeneviertel”, ou seja, é o bairro da moda, é um bairro com muitos bares, restaurantes, lojas, galerias e imóveis com preços nas alturas.

Prenzlauer Berg Berlim

Muitos restaurantes e bares

Prenzlauer Berg está localizado na parte que era Berlim Oriental, quando a cidade era dividida. Originalmente Prenzlauer Berg era um bairro operário e na época da cidade dividida era predominantemente habitado por estudantes e jovens, muitos deles artistas. Isto porque, mesmo os prédios e construções não tendo sido tão danificados durante a guerra como em outras partes de Berlim, o governo da Alemanha Oriental não investiu muito na região, os prédios ficaram degradados e em mau-estado e por isto muito mais barato para se viver. Com isto o bairro já foi ganhando sua característica jovem e artística.

Prenzlauer Berg Berlim

Prédios restaurados contrastam com prédios ainda degradados

Desde a queda do muro e reunificação da cidade, o bairro tem passando por um processo de mudança. Atraídos por esta atmosfera jovem e boêmia, muita gente de outras regiões da Alemanha e também estrangeiros (em sua maioria franceses, americanos, ingleses e espanhóis, mas também muitos brasileiros que vivem em Berlim moram lá) se mudaram para o bairro. Os prédios têm sido restaurados, muitos em apartamentos chiquérrimos. Muitos dos alemães que se mudam para o bairro vêm de regiões mais ricas da Alemanha e podem comprar os imóveis. Com estas mudanças, Prenzlauer Berg se tornou um bairro super caro em se tratando de imóveis. Isto gera também muitas críticas, pois argumentam que com isto os antigos moradores são obrigados a deixarem o bairro pois não podem mais pagar o aluguel (existe até um termo usado para este fenômeno, chamado de gentrificação). O fato é que hoje em dia, os moradores de Prenzlauer Berg tem um melhor poder aquisitivo e a porcentagem de acadêmicos entre os moradores também é alta. Prenzlauer Berg ainda é conhecido como o bairro das jovens famílias, grávidas e grande quantidade de crianças. Isto se deve ao fato de boa parte dos moradores serem jovens, numa porcentagem maior que em outros bairros de Berlim. Há muitas creches, parquinhos e lojinhas de roupa infantil no bairro.

Prenzlauer Berg Berlim

Prédio famoso do bairro (a frase me alemão diz “capitalismo mata e destrói) – os moradores são contra restauração

Como eu falei no início Prenzlauer Berg é um bairro com muitos bares, restaurantes, discos e  galerias. Há também muitas lojinhas de marcas locais e descoladas, lá você não vê aquelas lojas de rede que tem em toda esquina. As ruas do bairro são largas e os prédios são de arquitetura antiga, que restaurados são muito bonitos. Eu particularmente gosto muito de Prenzlauer Berg, da atmosfera do bairro, por isto recomendo para quem visita a cidade dar uma passadinha por lá.

Prenzlauer Berg Berlim

Pátios de prédios que são verdadeiros oásis verdes

Prenzlauer Berg não está longe do centro de Berlim, fica a 3 ou 4 estações de metrô da Alexanderplatz, acessível com a linha U2. As ruas e praças mais famosas são:

– A praça Kollwitzplatz é o endereço mais caro e chique do bairro e ao seu redor encontram-se alguns restaurantes, bares e lojinhas. Na praça tem um playground para as crianças e aos domingos tem feira. Para chegar na Kollwitzplatz o melhor é descer na estação Senefelderplatz do metrô.

Rua ao redor da Kollwitzplatz

– A praça Helmholtzplatz e as ruas Lynchener Strasse, Raumerstrasse, Dunckerstrasse e Lettestrasse que circundam a praça também formam outra área com grande concentração de bares e restaurantes. Para chegar nesta área é melhor descer na estação Eberswalder Strasse.

Prenzlauer Berg Berlim

Danziger Strasse

– Na Schönhauser Alle, a principal avenida do bairro, encontra-se a Kulturbrauerei, uma antiga fábrica de cerveja que foi transformada em um centro cultural. No complexo de prédios da antiga cervejaria encontram-se restaurantes, danceteria, cinemas, salas de concerto, teatro e eventos. A Kulturbrauerei tem três entradas: Schönhauser Allee 36, Knaackstrasse 97 e Sredzkistrasse 1. Descer na estação Eberswalder Strasse.

Prenzlauer Berg Berlim

A Kulturbrauerei

– Na Kastanienalle, provavelmente a rua mais famosa do bairro, é também cheia de restaurantes e lojinhas. Nela fica também o Prater (Kastanienallee 7-9), o mais antigo Biergarten de Berlim. Neste  Biergarten tem alguns eventos e apresentações também. Por exemplo, uma vez em que eu estive lá  tinha uma apresentação artística/acrobática. Para chegar na Kastanienalle é só descer na estação Eberswalder Strasse.

Prenzlauer Berg Berlim

O Biergarten Prater

– A Oderberger Strasse, que é uma travessa da Kastanienalle, também tem muitos restaurantes e lojas.  Seguindo esta rua até o final chega-se ao Mauerpark, outra atração do bairro. Aos domingos tem muita gente na rua, nos restaurantes e cafés – muitos que com certeza antes deram uma passadinha no Mercado de Pulgas do Mauerpark.

Prenzlauer Berg Berlim

A Oderberger Strasse

Você pode ainda combinar um passeio por Prenzlauer Berg com uma visita ao Memorial do Muro de Berlim da Bernauer Strasse, que fica nas imediações.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Cecilia Branco says:

    Olá gostei do seu blog. Irei a Berlim em março e gostaria de ter mais informações sobre a apresentação da Filarmônica e outros locais que têm música clássica neste período. Um abraço e obrigada

    • avatar Isabel says:

      Que legal Cecilia que está vindo visitar Berlim!

      Entao o calendário com a programacao, assim como maiores informacoes para os concertos na Filarmônica podem ser encontrados neste link

      Inclusive às terças-feiras no horário do almoço tem um mini-concerto gratuito no foyer da Filarmônica (olha este post: http://simplesmenteberlim.com/concertos-gratuitos-na-filarmonica-de-berlim/)

      Tem também concertos na Casa de Concerto (olha o calendário com a programação do mes de março) e na Catedral de Berlim estará sendo apresentado a Paixão Segundo S. João, de sebastian Bach. No final da página deste link voce pode ver as datas das apresentações.

      Interessante pode ser também os concertos que há no Palácio de Charlottenburg, há inclusive uma combinação de jantar e concerto. Dá uma olhadinha neste post que publiquei a respeito.

      Abraços,
      Isabel

  2. avatar ilana says:

    Oi Isabel, tudo bem? gostaria de uma opinião sua,
    Vou morar apenas 2 meses em Berlin pra fazer um curso, e estou mto em duvida de qual parte seria melhor morar, para aproveitar bem a cultura da cidade, então estou entre Friedrishain, Prenzlauer Berg e Mitte (Rosenthaler Platz)… o que você acha?
    Obrigada, abs, Ilana.

    • avatar Isabel says:

      Oi Ilana,

      Os 3 bairros são bem legais, mas eu provavelmente ficaria com Mitte – pois como o nome indica 🙂 fica no meio, no centro. De lá você pode ir facilmente tanto para estes dois bairros e aproveitar o que eles têm a oferecer, quanto para outros bairros.

      Abs,
      Isabel

  3. avatar manoela lecue says:

    Em qual rua acho discos de vinil neste bairro?
    Existem outros bairros em que lojas de vinil fiquem concentradas?
    Outra coisa: costuma nevar em Berlim em janeiro? Vamos estar aí, na 1ª quinzena de janeiro.

    muito obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Manoela,

      Algumas lojas em Prenzlauer Berg
      Vopo: Danziger Straße 31
      – Club Sound Records: Eberswalderstraße 32

      Você também pode encontrar muitos discos de vinil nos mercados de pulga – em Prenzlauer Berg tem o do Mauerpark aos domingos.

      Quanto à neve, varia muito, há anos que neva outros não.

      Isabel

  4. avatar manoela lecue says:

    Muito obrigada Isabel!
    Estou lendo teu blog há dias e adorando! É muito completo, parabéns!
    Pretendemos ficar no Hotel Meliã, na Friedrichstr.
    Esta localização é boa, certo?

  5. avatar luanda says:

    Olá Isabel, gostei de seu posto, viajo agora dia 21 fev/15 por isso pergunto se conhece o hotel Pension intervarko em Greifswalder Str. 225, Pankow, 10405 Berlim, Alemanha, fui recomendada pelo bairro, mas tenho interesse também conhecer a noite em Berlim, foi uma boa escolha ou deveria ficar mais no centro? Abraços ;))

    • avatar Isabel says:

      Oi Luanda,

      Na verdade este endereço está relativamente central. O único “incoveniente” é que você não tem uma estação de metrô perto, o que facilitaria o deslocamento. Mas para conhecer a noite, vai depender de onde quer ir (os bares, clubes são espalhados por várias áreas da cidade) e daí pode pegar um táxi.

      Abs,
      Isabel

  6. avatar Gabi K. says:

    Este site é perfeito! Estou planejando minha viagem para Berlim, vai ser mês que vem, e aqui estou encontrando todas as informações que eu preciso!

Deixe seu comentário

*