Que roupas usar no inverno de Berlim

  • SumoMe

Para quem esta vindo para Berlim neste época do inverno e não está acostumado(a) com o frio, pode se perguntar o que deve usar para não sofrer muito com o frio.  Por isto vou falar agora das roupas e acessórios que você vai precisar para se proteger do frio da Alemanha e se manter quentinho(a).

– Jaqueta

Uma jaqueta grossa é imprescindível. Com uma boa jaqueta você não vai precisar colocar trocentas blusas por baixo. Eu mesma costumo colocar um pulover ou blusa de manga comprida e nos dias muito frio, coloco uma blusa de frio de lã. E daí a jaqueta por cima. Mesmo porque todos os ambientes fechados são aquecidos, sejam lojas, restaurantes, bares, ônibus ou metrô. E é hábito tirar a jaqueta quando se chega em uma casa, em um bar ou restaurante.

Escolha uma jaqueta de preferência de material impermeável, pois se neva (geralmente as pessoas não usam guarda-chuva) e depois a neve derrete na sua jaqueta, ela não vai ficar molhada e a umidade não vai passar para o seu corpo. Há uma variedade muito grande deste tipo de jaqueta – elas parecem plastificada.

Outra coisa que acho importante é o comprimento. Dê preferência às jaquetas um pouco mais longas, aquelas que vão abaixo do quadril ou até mesmo até o joelho, tipo um sobretudo. Desta forma você já vai estar cobrindo e aquecendo outras partes do corpo também.
Existem jaquetas que são estofadas com pena de ganso – estas são mais caras. Mas você encontra uma grande variedade estofada com material sintético e esquentam do mesmo jeito.

Para as mulheres: eu sei que em geral somos vaidosas e queremos estar elegantes e estas jaquetas grossas não são nada elegantes, eu as chamo de jaqueta de astronauta. É com um macacão de astronauta que acho elas parecidas – por serem muito grossas – e é como me sinto quando estou vestida em uma. Sei que quando viajamos queremos tirar fotos legais, cada dia com uma roupa diferente em frente de cada ponto turístico, etc. Mas numa viagem no inverno para países frios isto fica meio difícil! Não dá para trazer um monte destas jaquetas, pois elas tomam espaço na mala. Então lembrem que estas jaquetas não nos deixam mais bonitas, mas elas esquentam e isto é que é importante. Pensem no conforto e na saúde.

– Sapato

Outro item super importante é o sapato. Eu gosto de bota de cano alto, até na altura do joelho mais ou menos. Assim eu coloco a calça por dentro da bota, a jaqueta comprida e grande  parte do corpo já está coberto e aquecido. As melhores são as forradas, de preferência com lã verdadeira (aquelas bem grossas tipo as botas UGG são ótimas, super confortáveis e mantém o pé quentinho). As botas também devem ser impermeabilizadas antes de serem usadas (nas lojas sempre me falam “passar o produto pelo menos umas 3 vezes antes de usar!!!”) para evitar que entre água.

Não use sapatos com o solado fino, tipo sapato social ou sapato de salto alto. Eles não esquentam muito e se estiver nevando ou com a neve derretida, seu pé vai molhar fácil e congelar rapidinho. Mantenha seu pé seco. Por isto dê preferência aos sapatos que têm a sola mais grossa ou emborrachada. E ao sair para um passeio mais longo, por via das dúvidas, leve uma meia reserva na bolsa – se o pé molhar você pode trocar.

Lembre também de não comprar um sapato apertado. Você precisa de “espaço” para colocar meias (e grossas). Se o pé fica apertado demais, o sangue não circula bem e gela mais rápido ainda. As botas para o período mais frio, que sei que vou usar com meias mais grossas, compro sempre um número a mais.

E por último, uma palmilha isolante também ajuda a evitar que o frio passe para o pé.

– Meia-calça de lã

Com uma meia-calça de lã por baixo da calça jeans já dá para ficar bem aquecido. As meninas podem ainda colocar um vestido de inverno ou uma saia e por baixo a meia-calça. É uma produçãozinha melhor, uma variação para a calça jeans.

Para ser sincera, hoje em dia eu nem uso mais meia- calça por baixo da calça jeans. Me incomoda, me sinto engessada demais. Também, com um jaqueta mais comprida e uma bota de cano-alto, a parte exposta é muito pequena. Então dá para aguentar. Eu uso a meia-calça de lã somente quando coloco um vestido ou uma saia ou quando vou passar muito tempo do lado de fora.

–  Meias

Use uma boa meia grossa. Não precisa colocar quinhetas, só uma desde que grossa, principalmente se você também está usando a meia-calça de lã.

– Cachecol

Item essencial no guarda-roupa de inverno, tanto para as mulheres quanto para os homens. Ele protege seu pescoço e uma parte do peito quando as pontas são colocadas por dentro da jaqueta.

Com um bom cachecol você nem precisa usar blusa tipo cacharrel. Há cachecol de lã, mas de tecido também e como eles são grandes e largos são suficientes para aquecer.

Para as mulheres, o cachecol é um bom acessório para dar uma variada no visual. Você pode usar e abusar dele para caprichar um pouco no visual e não sair na foto sempre com a mesma cara e visual 🙂

– Luvas

Mais um item imprescindível na hora de se aquecer. Aqui também vale a mesma coisa como para a jaqueta. É necessário uma luva mais grossa – só aquelas fininhas de lã que costumamos usar no Brasil não são suficientes. As com material impermeável também são uma boa opção.

– Touca / gorro / boina / chapéu

Aqui você pode escolher o que colocar na cabeça, eu por exemplo, sempre acabo usando um chapéuzinho de tecido pois sempre provo toucas, mas nunca acho que fico legal com uma!
Mas o fato é que você vai precisar deste acessório também, pois protege e esquenta a cabeça e as orelhas.

Se você não trouxe tudo do Brasil, seja porque não achou coisas adequadas ou por serem muito caras, você pode comprar em Berlim. Dê  uma olhada no post “onde comprar roupas de inverno em Berlim“.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Lucelia says:

    olá!
    Adorei seu blog, me tirou muitas duvidas.
    O que eu gostaria de saber, como faço para procurar apartamento pra alugar?
    pois estou indo pra Berlim em março e não tenho noção de como procurar.

    Obrigado!

  2. avatar Grasiele Pacheco says:

    Olá! Adorei o blog, estou planejando ir pra berlim ano que vem e estava justamente procurando um blog que pudesse me dar dicas de adaptar as roupas para o inverno e essa dica aqui do ap foi presente dos deuses hahaha

    Abraços

  3. avatar Renata says:

    Olá, estou pegando muitas dicas no seu site para minha viagem agora em maio. Queria tirar uma dúvida, agora em maio é frio ou já esquentou? Preciso levar casacos mais pesados?

    Att,

    Renata

    • avatar Isabel says:

      Oi Renata,

      A tendência é que já nao esteja muito frio, mas é sempre bom trazer um casao, umas blusas de manga comprida, pois o tempo pode variar. Além disto, mesmo que durante o dia as temperaturas sejam mais amenas, aà noite sempre caem um pouco. E não deixa de dar uma olhada na previsão antes de vir, pois clima varia muito de ano para ano (e também não sei qual época de maio vc virá, se mais no início ou mais para final – que daí deve ser mais ameno ainda).
      abs,
      Isabel

  4. avatar Ana Paula says:

    Olá Isabel
    Chegaremos em Berlim no dia 31/10 e ficaremos até 06/11, depois seguiremos para Praga.
    Vi no site do clima que a temperatura baixou esta semana. Não sei se o casaco do frio do Rio de Janeiro será suficiente. Pensei em comprar um casaco mais pesado em Berlim, se achar necessário. O que você acha?
    Abraços
    Ana Paula

    • avatar Isabel says:

      Na verdade Ana Paula até que estes dias as temperaturas estão amenas para esta época, mas provavelmente até o final da semana deve mudar. Você vê se o que trouxe é suficiente, se não compra algo mais.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Tatiana says:

    Olá, Isabel!

    Vamos para Berlim em fevereiro e estou com muito medo de passar frio. Eu e meu marido estamos em dúvida de comprar jaquetas no Brasil, ou em Berlim mesmo. A relação custo – benefício, o que vc sugere?
    Tenho um sobretudo de couro, mas estou receosa de que não seja suficiente.
    Poderia nos ajudar, por favor?
    Muito obrigada,

    Tatiana

    • avatar Isabel says:

      Oi Tatiana,

      Se este sobretudo for só couro, não tiver nenhum forro, você provavelmente vai passar frio com ele nesta época do ano.

      Você pode comprar algum casaco aqui – a variedade e grande, para todos os gostos e bolsos. Além disto nesta época do ano, geralmente as lojas já estão fazendo promoções.

      Abs,
      Isabel

  6. avatar sandra says:

    olá isabel, grandes dicas! estou chegando em berlim dia 26 de fevereiro e gostaria de umas sugestoes…
    *necessito, na chegada, comprar um casaco pesado. onde poderia ir?
    * gostaria de ir a otimos restaurantes de culinária alemã (almoço e jantar), preferivelmente no mitte ou de onde seja facil retornar ao mitte apos refeição… quais recomendas?
    desde já, obrigada.
    sandra

    • avatar Isabel says:

      Oi Sandra,

      Na Peek und Cloppenburg (Tauentzienstraße 19), por exemplo, há uma grande variedade de casacos. Sem dúvidas na Kadewe, você também encontrará muitas opções.

      Neste link você encontra uma lista de restaurantes que servem a culinária alemã.

      Abs,
      Isabel

  7. avatar Claudio R Thomaz says:

    Prazada Isabel. boa tarde, iremos a Berlim dos dias 25/09/2015 a 05/10/2015, pergunto a você que tipo de roupas levar, pois estará no início de Outono certo ? Será a primeira vez que iremos a Berlin, caso necessite de guia você poderá nos acompanhar ? Qual é o preço ? Desde já agradeço a atenção.

Deixe seu comentário

*