Rotes Rathaus (Prédio da Prefeitura)

  • SumoMe

Rotes Rathaus (Prefeitura Berlim)

Com sua fachada imponente e marcante a Rotes Rathaus, ou Prefeitura Vermelha, é um dos cartões-postais de Berlim. É a sede da prefeitura e da câmara de vereadores de Berlim. Localizada bem pertinho da Alexanderplatz, tem este nome por causa dos tijolos vermelhos  utilizados para sua construção. Desenhada por Hermann Friedrich Waesemann em estilo neo-renascentista, a Rotes Rathaus foi construída entre 1861 e 1869. Este prédio monumental tem quase 100 metros de largura e sua torre mede 74 metros de altura. Na altura do 1º andar tem um friso chamado de “crônica de pedra”,  com 36 relevos em terracota que mostram acontecimentos da história de Berlim e Brandenburgo do século XII até 1871.

Rotes Rathaus (Prefeitura de Berlim) com Fonte Netuno

Prefeitura de Berlim com Fonte Netuno

Como boa parte dos prédios de Berlim, a Rotes Rathaus também foi seriamente danificada durante a Segunda Guerra e restaurada entre os anos de 1951 e 1958. Após a divisão da cidade, a Rotes Rathaus ficou no lado controlado pelos soviéticos e desta forma abrigava a prefeitura de Berlim Oriental, enquanto a sede da prefeitura de Berlim Ocidental passou a ser a Rathaus Schöneberg – localizada no bairro que tem o mesmo nome. Desde 1991, após a queda do muro e reunificação, voltou a ser a sede da prefeitura de Berlim reunificada.

Neptunbrunnen (Fonte Netuno)

Fonte Netuno

Na área em frente a Rotes Rathaus encontra-se uma das fontes mais antigas de Berlim, a Neptunbrunnen – Fonte Netuno.  A fonte tem 18 metros de diâmetro e 10 metros de altura e no seu centro encontra-se a figura do deus romano do mar Netuno, com quatro mulheres à sua volta que representam os quatro principais rios da Prússia: Reno, Elba, Vístula e Oder. Desenhada por Reinhold Begas, a  Neptunbrunnen foi inaugurada em novembro de 1891 e originalmente ficava na praça do Palácio, em frente ao Palácio de Berlim (hoje em dia uma área praticamente vazia ao lado da Catedral de Berlim).  Após o palácio ter sido demolido em 1951 a fonte foi removida da praça do Palácio. Após ser restaurada, uma vez que também sofreu danos na guerra, a fonte foi colocada em 1969 na área entre a Fernsehturm e a Rotes Rathaus.

Marienkirche (Igreja de Santa Maria)

Igreja de Santa Maria

Logo adiante encontra-se a Marienkirche ou Igreja de Santa Maria, uma das igrejas mais antigas de Berlim. Não se sabe exatamente a data da sua construção, estima-se que tenha sido erguida no início do séc. XIII mas a igreja foi mencionada em registros pela primeira vez em 1292. Originalmente era uma igreja católica, mas após a Reforma Protestante, tornou-se uma igreja  protestante luterana.

 Marx-Engels-Forum

Ainda próximo da Rotes Rathaus, encontra-se o Marx-Engels-Forum, um monumento em homenagem a Karl Marx e Friedrich Engels, os autores de O Manifesto Comunista e que são considerados os pais do comunismo. O Marx-Engels-Forum foi construído em 1986 pelo governo da República Democrática da Alemanha e é (era) basicamente uma praça com algumas obras de arte e no centro uma grande estátua de bronze de Karl Marx e Friedrich Engels. Entretanto, por causa da extensão da linha U5 até o Portão de Brandenburgo, esta praça foi cercada e fechada para as obras do metrô e a estátua de Karl Marx e Friedrich Engels foi transferida para a lateral da praça, voltada para a ponte Liebknechtbrücke.

Preço: Grátis

 Endereço: Rathausstraße 15 – Mitte, 10178 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz
Ônibus: Linhas 100, 200 e TXL, parada Spandauer Str./Marienkirche

Atrações Próximas:  Fernsehturm (Torre de TV)Alexanderplatz,   Weltzeituhr , Nikolaiviertel, Catedral de BerlimAltes Museum, Hackesche HöfeMuseu DDR, AquaDom & Sea Life

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*