Sobre o blog

  • SumoMe

 

Oi e seja bem-vindo(a) ao Simplesmente Berlim!

O Simplesmente Berlim é um guia turístico sobre Berlim feito por mim, Isabel, uma brasileira que já passou muitos invernos na cidade. A primeira vez que vim para Berlim foi no final de 2000 e cerca de 2 anos depois vim com a intenção de ficar cerca de 1 ano. Os planos foram mudando, o tempo passando e quase 10 anos 13 anos (atualizando a informação 🙂 )  depois ainda continuo aqui!

Neste anos vi a cidade mudar e se transformar. Foram tantas coisas novas que foram construídas e outras várias restauradas. Neste período foram construídos entre outros o Memorial do Holocausto, o museu de cera, o Museu do DDR. Enquanto os fantásticos Museu Bode e Museu Novo na Ilha dos museus foram restaurados e reabertos. Quando cheguei aqui o Palácio da República, que ficava ao lado da Catedral de Berlim ainda estava de pé e depois o vi sendo demolido. Vi a moda dos Strandbars (bares “de praia” a céu aberto) começar e a cada ano se expandir. Vi os horários de funcionamento das lojas mudarem (graças!). Quando cheguei aqui as lojas e supermercados fechavam as 18hs durante a semana e no sábado às 13:00/14:00hs (dá para acreditar?!?). Foi um choque para quem morava em São Paulo e estava acostumada com supermercados 24 horas e shopping aberto aos domingos. Mas foi e é muito bom ver todas estas mudanças e aproveitar as coisas novas que Berlim sempre tem a oferecer.

Já faz muito tempo que eu quero fazer um blog para falar da cidade e suas atrações, mas me ocupei com outras coisas e só agora (agosto de 2012) tirei o “projeto” da gaveta. No blog Simplesmente Berlim voce vai encontrar informações como em nenhum outro guia de viagens.  Você vai conhecer a cidade sob a perspectiva não de uma agência que promove a cidade, mas de  uma brasileira que mora na cidade há praticamente uma década e que já visitou e viu bastante coisa na cidade. Ao escrever os artigos eu levo em conta as diferenças culturais e desta forma procuro dar dicas relevantes.

No Simplesmente Berlim eu falo dos pontos turísticos da cidade, contando os fatos históricos importantes, as curiosiodades, como você pode chegar de metrô ou ônibus no local, outras atrações que tem por perto, etc.  Você vai encontrar também um guia super detalhado sobre o transporte público de Berlim, sobre compras, o clima e melhor época para viajar, os eventos que estão rolando na cidade, assim como notícias e novidades, além é claro de muitas dicas e fotos.

Seus comentários, críticas e sugestões são bem-vindos. Se você tem alguma dúvida pode perguntar, que terei o prazer de ajudar. Eu só peço a gentileza de deixar suas perguntas e dúvidas nas categorias corretas, assim fica mais orgaizado e fácil outras pessoas encontrarem as respostas caso tenham as mesmas dúvidas (o que muitas vezes acontece). Um exemplo: quer saber como está o clima em um determinado mês? Deixe sua pergunta na página “Clima”. Quer saber sobre um determinado hotel, sobre a localização, como chegar nele, etc.  Deixe seu comentário na página “Hospedagem” se o hotel/hostel não é mencionado em um post específico.  Se quer saber onde comprar determinado produto, deixe seu comentário em “Compras” e assim por diante.  Se o comentário deixado não pertencer àquela categoria eu o moverei para uma página/post mais adequado.

Por outro lado se você  já conhece Berlim, diga o que achou e/ou deixe a sua dica para outros turistas. Sinta-se à vontade também para compartilhar os posts/atrações nas redes sociais e não esqueça de curtir a nossa página no Facebook.

Bom, eu espero que você goste do blog e que ele o ajude tanto a preparar sua viagem para Berlim como a desfrutar do melhor que a cidade tem para oferecer.  E volte sempre pois terá sempre novidades.

Comentários

  1. avatar Vivian says:

    Ola Isabel!

    Estou morando apenas 3 meses em Berlin e estou amando, também estou fazendo um blog e deve ter a mesma data que o seu mais ou menos, comecei em agosto também! Gostei muito do seu blog! Para o inverno estava pensando em comprar roupas térmicas, você sabe onde posso encontrar? E que tipos de casacos aguentam o inverno rigoroso daqui? Por favor se puder me dar dicas de roupas eu agradeço. estou querendo conhecer o Primark que você falou! Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Vivian,

      Que legal, mais uma brasileira em Berlim!

      Que coincidencia… eu vim publicar um post sobre o que usar no inverno quando vi teu comentário 🙂 Olha nesta época do ano quando comeca o frio eu sempre vejo algumas roupas térmicas na Tchibo. Vc já conhece esta loja? Na verdade o négocio principal deles seria café(!!), mas todas as semanas eles colocam à venda uma linha de produtos diferentes e tem de tudo, inclusive roupas que nesta época sao de frio. Nesta época acho que vc pode achar até no Lidl estas blusinhas térmicas para colocar por baixo.

      Estas roupas térmicas me parecem ser mais usadas para a prática de esporte ao ar-livre no inverno (como correr), por isto acho que vc pode encontrar também em casas de artigos esportivos. Em Steglitz, onde fica a Primark, tem uma loja grande de artigos esportivos chamada SportScheck, creio que lá vc encontrará uma grande variedade. Entao se vc for a Primark pode dar uma passadinha por lá. Na Primark eu nao sei se vc encontra roupas térmicas, acho que só normais, mas a variedade é grande e os precos sao muito bons.

      Eu particularmente nem uso roupas térmicas. Eu só uso mesmo uma jaqueta grossa mais comprida e por baixo um pulover normal.

      Se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar será um prazer. Depois vou te visitar no seu blog também.

      Abracos,

      • avatar Vivian says:

        Ola Isabel! Hoje que vi sua resposta a minha msg! Obrigada pelas dicas! Vou procurar! Caso vá ao meu blog ele está fora do ar no momento, estava mudando de servidor, e vou ter que começar do zero praticamente! Repassar todos os posts, mas com o tempo volto a ativa! Feliz ano novo pra vc e sua família. Deus abençoe mto vcs!

        • avatar Isabel says:

          Oi Vivian,

          Já visitei o teu blog algumas vezes. Adorei ler, ver as impressões que você vai tendo de Berlim, dos alemães. Me lembro logo que cheguei, pois me chamava a atenção praticamente as mesmas coisas. Reative-o sim, pois está muito legal.
          Também fico desejando para você e sua família um 2013 cheio de paz, saúde e realizações.
          Bjs,
          Isabel

          • avatar ivete boletta says:

            Simplesmente ótimo seu blog Isabel:Não o conhecia ,mas já curti no face e recomendarei p/ amigos.Cheguei ontem de Berlin/Dresden…; (fui a um casamento como atividade principal e o resto giraria a partir daí), mas pude conferir que as suas dicas são ótimas…Só p/ confirmar o aeroporto em construção continua inacabado…me lembrei do Brasil!!! Parabéns, adorei berlin e o seu site

          • avatar Isabel says:

            Obrigada Ivete!

            Pois é, a novela do aeroporto continua rsrsrs Eu me pergunto se um dia será mesmo aberto, pois já foi tantas vezes anunciado novas datas e depois adiado de novo. Nem parece ser Alemanha, com o país que as coisas funcionam (pelo menos uma parte 🙂

            Abs,
            Isabel

  2. avatar Olivia says:

    Olá Isabel,
    gostei muito do seu blog sobre Berlim e acredito que irá ajudar-me quando estiver aí na passagem
    do ano; depois de ler tanta dica legal, só sinto não poder ficar uma semana no mínimo curtindo a cidade, pois tem muita coisa boa para ver;
    conheci Berlim quando ainda existia o muro que separava a parte ocidental da oriental, passei no Checkpoint Charlie, de carro, quando tudo era revistado e fui rever a cidade faz apenas dois anos, ou seja, em 2010 e estarei retornando agora, para o Reveillon; gostaria de saber qual o local em Berlim, onde as pessoas se reunem para a passagem de ano, que não seja local fechado, algo parecido com a Champs Elysées de Paris; será o Portal de Brandenburgo?
    suas dicas sobre o transporte público foram as melhores que já li, e o mais importante, servem para praticamente toda a Alemanha, não só Berlim; se tivesse estas dicas em 2010, quando fiquei alguns dias em Essen, e com um grupo de até 5 pessoas, teria economizado alguns euros.
    Vou deixar a dica do seu blog para amigos quando forem para a Alemanha e principalmente para quem for para Berlim. Obrigada e Parabens pelo blog.

    • avatar Isabel says:

      Nooosa Olivia, vc chegou a conhecer a cidade na época do muro!?! Deve ter sido uma experiencia incrível. Ainda bem que é passado, pois agora a cidade é uma delícia, sem fronteiras, tanta coisa foi construída e reconstruída depois da queda do muro. Eu nao conheci na época do muro, mas agora é um outro feeling, muito melhor!
      A grande festa do reveillon de Berlim acontece no Portao de Brandenburgo sim – na verdade a área entre a Coluna da vitória (que abrange a Strasse des 17. Juni) até o portao! No portao há um palco onde bandas se apresentam, há queima de fogos e tem barraquinhas ao longo da Strasse des 17. Juni. Vc já passou a virada no ano na Europa? É que é uma época bem fria para passar a céu aberto – eu particularmente nao sou muito fa.
      Eu nao sei se vc chegou a ver, mas na pág.inicial do site tem um link para posts sobre o reveillon 2012/2013 em Berlim – tem algumas sugestoes de lugares fechados também e eu pretendo publicar outras ainda.
      Muito obrigada pelo elogios ao site – eu espero mesmo poder ajudar as pessoas que vem conhecer a cidade. Inclusive se vc tiver alguma dúvida pode perguntar que se souber terei prazer em responder.

      Abracos,

  3. avatar Patricia Rosana Coelho Rigon says:

    Oi , gostei muito do seu blog vou para Berlim em janeiro de 2013 …. Beijos

  4. avatar Tatiane says:

    Oi, Isabel,
    Gostei muito do site. Gostaria de saber se vale a pena comprar as botas da Primark para o frio dái, estou indo agora no fim do ano e estou com medo do frio!rs Se possível poderia mandar a resposta no meu e-mail? obrigada!

  5. avatar marta says:

    Oi Isabel, bacana teu blog! Dia 20 AGO 2013 embarco p Belim. Contarei com tuas dicas!!!!!

    • avatar Isabel says:

      Legal Marta. Tomara que o site possa ser bem útil na preparacao da sua viagem. Se precisar de alguma informacao, dá um toque.

      abracos,
      Isabel

  6. avatar Ivoneide says:

    Parabéns Mais uma vez!.. seu site é muito bom mesmo, acredito que tras importantes informações a quem pretende viajar para Berlim, suas vivências e conhecimento super importante para auxilio dos que buscam sérias informações num site confiavél. È questão de tempo para ser um site de primeira. Sucesso!

    Ivoneide

  7. avatar Vaneza Narciso says:

    O blog é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!! Excelente trabalho, continue.
    Abs,

  8. avatar Natalia says:

    Oii Isabel, tdo bom?

    Meu nome eh Natalia , e estarei indo pra Berlin agora final do ano , passarei no novo ai \o/ \o/ seu site eh mto mto mto bommmmmm … me ajudou agora 100% … auhhahuauhha ameiii … soh q eu ainda tenho mtas preocupaçoes com o frio e o metro .. poderiamos conversar via email???
    meu email eh natydonegatti@hotmail.com … se quiser e procura no face pelo esse mesmo nome do email xD

    bjussssss

  9. avatar Gil Torres says:

    Oi Isabel,

    Tudo bem? Parabéns pelo Blog. Eu estou morando em Berlim há 15 dias. Comecei a estudar a língua para ano que vem, se der, começar o mestrado. Suas dicas têm sido valiosas e estou começando a me aventurar na cidade e nas suas opções de cultura. Tenho gostado muito daqui. Antes de decidir por Berlim, visitei a cidade e me apaixonei. Sei que viverei ainda muitas experiências, boas e ruins, mas faz parte da vida. Bem, se você souber mais sobre concertos de música clássica e jazz, eu vou adorar. Ja tenho lido suas dicas sobre estes gêneros musicais.
    Grande abraço.
    Gil

    • avatar Isabel says:

      Gil, mais um brasileiro na cidade – que legal! E vc chegou a tempo para o início do inverno, né??!? 🙂
      Fica de olho no blog que sempre que eu souber de alguma coisa interessante estarei postando.
      Boa sorte com o aprendizado da língua – que nao é das mais fáceis. E as vivencias, boas e ruins, nos ensinam tanto, eu sempre digo que fazem parte do meu crescimento pessoal. Um grande abraco e “viel Spaß” na descoberta da cidade,
      Isabel

  10. avatar Regina Célia says:

    Parabéns pela iniciativa, Isabel. Estive na Alemanha (incluindo Berlin) em 2010 com meu marido e voltaremos em junho de 2013 com alguns amigos. Seu blog vai me ajudar muito na pesquisa de novos lugares. Um grande abraço!

    • avatar Isabel says:

      Que legal Regina que vc vai voltar a Berlim – significa que gostou! E fico feliz que o site possa te ajudar a descobrir novos lugares nesta cidade que tem muito a oferecer. Qualquer dúvida ou pergunta, é só dar um toque que se eu puder ajudar será um prazer. Um grande abraco, Isabel

  11. avatar Myrna says:

    Olá Isabel,

    Congrats pelo seu blog! Estamos indo para Berlim para passarmos a semana de Natal e seu blog nos ajudou muito a programar a viagem!
    Mais uma vez, parabéns!
    Myrna e Marcelo

  12. avatar Renata says:

    Oi Isabel,

    Parabéns teu site é SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!! Em fevereiro estarei em Berlim a passeio! Adorei as tuas dicas.

    Bjs.

    Renata

  13. avatar Lucymar says:

    Oi Isabel,

    Meu nome é Lucymar, e estou apaixonada com seu blog, amei saber onde posso ir no dia 31/01 de janeiro de 2013. Nosso plano é passar a virada do ano ai? Do dia 31 para 01/01/2013.
    Nos moramos aqui na Holanda e vamos de carro pra Berlim. Se possivel gostaria de saber sobre estacionamento?
    Johannes meu marido consegui a reserva para este Hotel, Azimut Hotel berlim city South – Rudower strasse, nr.90. Sabemos que fica 15 km do centro.
    Voce poderia nos informar a respeito do estacionamento. Qual seria o melhor lugar e mais segura para deixarmos o carro. Pois acredito que algumas ruas vao estar fecha para a grande festa.
    Como vce nao sou muito apaixonada pelo inverno mais eu e meu marido queremos passar o Reveion diferente.
    Caso vce sabe de um hotel, legal mais perto ou melhor com um preço legal pode nos indicar tbe’m . Ficarei agradecida.
    Bjos.
    Lucymar.

    BOAS FESTAS e um FELIZ 2013 com saúde e de grandes realizaçoes!!!

    Lucymar.

    • avatar Isabel says:

      Oi Lucymar,

      Provavelmente o melhor seja vocês irem de metrô para o centro (deixar o carro estacionado na estação de metrô mais próxima do hotel de vocês). Mas se vocês não estiverem a fim de pegar metrô eu te recomendaria o estacionamento do hotel Radisson Blu – eu e meu marido sempre deixamos o carro ali quando queremos ir naquela região e o estacionamento não é dos mais caros, chega a ser mais barato do que na rua. Este hotel fica na Karl-Liebknecht-Straße 3 – de lá até o Portão de Brandemburgo são cerca de 2km – é um trecho que dá para fazer à pé.
      Te desejo também um Feliz Natal e ótimo ano novo em Berlim e um 2013 melhor ainda, com muita saúde, paz e sucesso.
      Abraços,
      Isabel

  14. avatar Magali says:

    Oi Isabel!
    O teu site esta maraaaaaaaaaaaaaavilhoso, ja visitei Berlim duas vezes e sou simplesmente apaixonada pela cidade. O teu site retrata Berlim de uma maneira especial
    .Para quem nao conhece recomendo visitar e para quem conhece recomendo voltar. O teu site vai ajudar muitos Brasileiros a descobrirem esta cidade por um olhar diferente.
    Nunca encontrei um site com tantas informacoes, esta completo, tudo que as pessoas precisam saber para aproveitarem Berlim podem encontrar neste site.
    Parabens continue com este projeto que so tem a crescer.
    Thank you
    Magali

    • avatar Isabel says:

      Muito obrigada Magali. Fico super feliz que goste de Berlim e que o site possa ajudar as pessoas a descobrirem esta cidade fantástica. Tomara que possa voltar mais vezes em Berlim e seja sempre bem-vinda no site.
      Abraços,
      Isabel

  15. avatar Luciane says:

    Olá Isabel!
    Primeiramente, parabéns pelo blog! Ainda não consegui ler tudo que eu gostaria, mas já adianto que está realmente maravilhoso. Cheguei nele quando fui pesquisar sobre o clima de Berlim em fevereiro. Acabei de voltar da Itália, peguei um frio bem agradável em Roma, porém um geeeeloooo em Veneza, e como vou a Berlim no mês que vem, comecei a me desesperar e pesquisar sobre a temperatura. Nós, brasileiros, não estamos habituados com o inverno europeu mesmo, e é sempre bom sabermos o que enfrentaremos para que não hajam surpresas inesperadas. Já vi que terei muito o que ler por aqui, para que possa aproveitar muitas dicas suas sobre a cidade, onde ficarei com mais 3 amigas durante 1 semana.
    Um ano Novo cheio de realizações para você e continue nos ajudando assim!!! Rsrs
    Bjokas!,
    Lu.

    • avatar Isabel says:

      Oi Lu,

      Que legal que estará vindo conhecer Berlim! É, em fevereiro o friozinho ainda está pegando, mas por outro lado pode até ser que vc pegue dias mais amenos – até agora tivemos semanas com temperaturas bem abaixo do que é normal para esta época.
      E seja sempre bem-vinda no site.
      Beijos,
      Isabel

  16. avatar Guál Dídimo says:

    Olá Isabel, estou de mudança para Berlin com o intuito de estudar Alemão agora em Fevereiro. Estou com bastante dúvidas em relação a acomodação. As que a Escola me ofereceu ficaram muito pesadas para meu orçamento. Cê tem alguma dica? O ideal para mim seria um quatro (studio) pequeno mesmo por no máximo €175-200 por mês.

    • avatar Isabel says:

      Oi Guál,

      O que é muito comum para estudantes e pessoas jovens na Alemanha é dividirem apartamentos, morar em repúblicas, que aqui são chamadas de WG. Desta forma consegue-se um quarto muito mais em conta. Este site é especializado nisto.

      Caso não te agrade, tem o site immobilienscout24, que é o maior e melhor portal para pesquisa de imóveis. Neste link você já encontra uma pesquisa que fiz para você em Berlim para um aluguel de no máximo 200 euros. Só que a maior parte dos apartamentos (mas nem todos) são em bairros mais afastados. Dá uma olhadinha:

      Boa sorte na procura e se precisar de mais alguma coisa dá um toque.

      Isabel

  17. avatar Cinthia says:

    Olá Isabel!!!
    Seu site é simplesmente SENSACIONAL!!!!!!
    Completíssimo, atual e com dicas extremamente úteis – aliás nao só para quem está vindo conhecer Berlim, como também para os “alte Hasen” (“coelhos velhos”) entre nós que já moram aqui há bastante tempo! 😉
    Parabéns!!!!! Que o site cresca cada vez mais e te traga muito sucesso! Com certeza vou recomendar a todo mundo do Brasil que um dia quiser vir pra cá!
    Beijao,
    Cinthia

    • avatar Isabel says:

      O Cinthia,

      Vindo de você que é uma autoridade no assunto Berlim, fico mais ainda lisonjeada com este elogio!

      Obridadíssima.

      Bjs,

  18. avatar Ana Rita Oliveira de Barros says:

    Izabel

    Parabéns por esta brilhante iniciativa.
    Izabel estarei visitando berlim nos dias 23 , 24 e 25 de março juntamente com duas irmãs . Ficaremos hospedadas no Hotel Holiday iNN Express Berlin City Centre na Stresemannstrass.
    Por seu um periodo muito curto que dicas vc nos daria para prioritariamente visitarmos ? e quanto a opções de compras , roupas e acessorios femininos o que vc nos recomenda? Sua empresa realiza city tour ? se sim qual o valor por pessoa ?
    Desde ja agradeço sua atenção

    Abraços

    Ana Rita
    Abraços.

  19. avatar Pedro Luiz Gomes says:

    Isabel

    Faz mais de tres horas que estou lendo teu blog e não dá vontade de parar. Logo que comecei postei uma solicitação de ajuda pois vou estar aí em junho. Mas após ler a postagem da Olívia resolvi tb colocar uma experiência minha por aí. Já estive em Berlim por duas vezes. A primeira foi no início dos anos 80. Ainda tinha o muro, com o Checkpoint, toda a fiscalização para atravessar e após a Berlim Oriental que acho que foi a cidade mais bonita que conheci até hoje. Nesta mesma época conheci vários paises do bloco incluindo Moscou com todas as limitações ao turismo. A segunda vez em Berlim no final de 90 já não existia mais o muro e foi meio chocante pois aquela beleza que eu tinha visto não existia mais( digo em termos de Arquitetura) pois detesto comunismo, PT e outros radicais. Para meus olhos aquele contraste entre as duas Berlim que tive oportunidade de ver era muito bonito. Mas mais uma vez parabéns pelo blog e até junho.

    • avatar Isabel says:

      Nossa Pedro, fico super lisonjeada que está gostando de ler o blog!

      E que interessante a sua experiência de ter passado pelo Checkpoint Charlie! E mais interessante também a sua perpectiva de ter se decepcionado com a arquitetura. Agora entao é que muita coisa mudou. Tantas coisas foram restauradas e tantas outras construídas e ainda estao em construcao (sempre digo que Berlim é um eterno canteiro de obras).
      Tomara que nao se decepcione desta vez!

      Abracos e espero “ve-lo” sempre por aqui.
      Isabel

  20. avatar Roscio says:

    Ola Isabel, parabéns pela dedicação e a riqueza de detalhes das suas respostas aos questionamentos dos leitores. Fico aí de 19/04 a 22/04 e como somos 5 adultos e 1 bebê de 1 aninho, ao invés de hotel, pensamos em alugar um apto como em Paris. Gostaria de saber se conhece algum site de aluguel de apto e quais regiões você recomenda.
    Grande abraço

    • avatar Isabel says:

      Oi Roscio,

      Tudo bem?

      No Booking, além de hotéis, também é possível encontrar apartamentos.
      Tem o Oh-Berlin, o airbnb

      Por concentrar a maior parte dos pontos turísticos eu sempre digo que o melhor bairro para o turista se hospedar é Mitte. Mas tudo depende muito de uma série de fatores. você, por exemplo, que vem com um grupo grande e prefere um apartamento pode escolher um outro bairro. O que acho importante é ter uma estação de metrô por perto, poid aí facilita a locomoção. Dá uma olhada no post “Onde se hospedar em Berlim“, nele descrevo os principais bairros para os turistas, o que tem a oferecer, suas características, etc.

      abraços,
      Isabel

  21. avatar Beatriz says:

    Você falou sobre o que vestir no inverno, mas, com certeza, o verão não é semelhante ao nosso. Daí pergunto-lhe, o que levar para o verão. Tenho uma filha de 14 anos, que viajará comigo pela Alemanha a partir de meados de junho, sendo que um dos destinos é Berlin (início de julho). Ela já está separando as roupas e acho que está levando muitas regatinhas e shorts. Sei que estas mudanças climaticas não nos faz acreditar muito na metereologia. O que você sugere?

    • avatar Isabel says:

      Beatriz,

      Como eu menciono em clima, pode chegar a fazer 38 graus em Berlim – é raridade, mas pode acontecer. O mais comum mesmo é um verão ameno, faz-se dias quentes, depois as temperaturas dão uma caída.
      Ela pode vir a precisar de shorts e regatas, mas não deve deixar de trazer calça e umas blusinhas de frio mais leve – mesmo porque geralmente à noite é mais friozinho.

      abs,
      Isabel

  22. avatar sandra nunes says:

    Oi Isabel,
    Estou adorando seu blog, ja imprimi varias paginas, suas dicas sao muito boas.
    Vou chegar em Berlim dia 09/ 06/2013, depois vou p/ praga, viena e fazer a rota romantica.
    Nao sou muito pratica p/ arrumar mala, vi que a media da temperatura ai vai estar em 22 graus.
    Voce acha que vou poder usar calca e bota ou vai estar quente para isso.
    Por favor me diga o que devo usar!
    Grande abraco.
    Sandra

    • avatar Isabel says:

      Oi Sandra,

      Acho que um tênis é mais adequado, muito dificilmente em junho você virá precisar usar botas. Pode ser que você já pegue dias com temperaturas até um pouco mais altas (24, 25 graus). E no sol esquenta mais ainda. Não esquece que vc vai caminhar bastante, vai estar fora bastante tempo.
      Você pode até trazer roupas mais leves, mas também não deixe de trazer calça e blusinhas/jaqueta de frio mais leve, pois mesmo que durante o dia seja quente à noite as temperaturas sempre caem um pouco. E não deixe de mais próximo a sua viagem ver a previsão do tempo, pois cada ano pode ser diferente.

      Abs,
      Isabel

  23. avatar Gaspar Santana says:

    Oi Isabel
    Parabéns pela objetividade, riqueza e alma do site, o que não é fácil conseguir. Consegues fazer com que nos sintamos em casa lendo ele e acompanhando cada dica. Vamos em maio pela primeira vez a Berlim e já estamos com a certeza que será uma viagem inesquecível pela riqueza de informações que transmites.
    Obrigado e durante a estada ou na volta entraremos em contato.
    Obrigado, Gaspar

    • avatar Isabel says:

      Oi Gaspar,

      Muito obrigada pelo comentário tão carinhoso! É sempre gratificante ouvir tal coisa.

      Maio é um mês muito agradável para visitar Berlim. Espero que goste muito e vou ficar esperando seu contato para me contar como foi.

      Um grande abraço,
      Isabel

  24. avatar Rachel says:

    Oi Isabel! Vou para Berlim em maio com minha mãe (72 anos) e minha sobra (68 anos). Estou pensando em alugar uma carro. Isso é tranquilo? Ou vai ser mais complicado do que usar o transporte público?
    Obrigada
    Rachel

    • avatar Isabel says:

      Oi Raquel,

      Tudo bem?

      Oi Raquel,

      Tudo bem? Há poucos diaa, alguém me perguntou algo semelhante e respondi o seguinte (que também vale para o teu caso):

      “Eu não sei se alugar um carro é a melhor opção pois no centro é difícil achar lugar para estacionar, não é em todo lugar que acha um estacionamento ou que você pode parar. Então mesmo que alugue um carro, muitas vezes terá que parar meio longe e caminhar de qualquer jeito. Berlim tem uma ótima infraestrutura de transporte público, mas em alguns casos nem vale muito a pena pegar um ônibus ou metrô, pois as atrações estão relativamente próximas umas das outras. Mas se a sua mãe e sogra têm dificuldades para andar, estas distâncias maiores vocês poderiam fazer com táxi. E no centro, na parte turística tem umas bicicleta-táxi: tem dois assentos atrás cobertos e na frente vai a pessoa (o dono da bicicleta) guiando. Neste link você pode ver uma foto para ter uma idéia!”

      Abs,
      Isabel

  25. avatar Ivone Silva says:

    Oi, como vai Isabel?
    Vc recebeu a info. que te enviei?
    Tudo de bom pra vc.
    Abraco,
    Ivone

  26. avatar ELIANE says:

    Querida, a coisa mais maravilhosa foi conhecer o seu blog. Vou fazer uma viagem e conhecer vários países e minha missão é fazer os roteiros.Estava muito atrasada com a programação a cumprir e encontrei o seu blog. Que maravilha, consegui colocar o roteiro em dia, Que Deus te abençoe, pois você fez uma verdadeira caridade, pois estava muito cansada de procurar em vários locais e encontrei tudo em um só. Continue ajudando os viajantes. Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Eliane,

      Muitíssimo obrigada por seu comentário tão carinhoso! Fico realmente feliz em ouvir que as pessoas gostam do que encontram aqui no site.
      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda,
      Isabel

  27. avatar yêda Vidal de Araújo says:

    Oi Isabel
    Vi seu blog por acaso. Estamos chegando em Berlim dia 28 de maio (final do dia) . Ficaremos até dia 30, meu vôo sai no final da tarde. Gostaria que vc me informasse o valor transfer do hotel para o aeroporto para um casal ( o nosso hotel é na Alexanderplatz) e tb o preço de um city tuor de 4 horas pelos principais pontos turísticos . Vc sabe informar o valor do jantar na torre de tv ( média. por pessoa). Falaram que é muito caro porém que vale a pena e precisamos reservar com antecedência por isso queria ter idéia do preço. Aguardo seu retorno. obrigada yêda

    • avatar Isabel says:

      Oi Yêda,

      O restaurante da torre de tv é bem legal mesmo, pois o chão gira – enquanto comemos podemos ir tendo a vista da cidade em 360 graus. E fato é melhor reservar, pois é bem procurado. Não sei se você sabe, mas mesmo com uma reserva tem que pagar normalmente para subir – o mesmo preço de quem vai somente até a plataforma panorâmica. Neste link você encontra o cardápio do restaurante, onde pode dar uma olhada nos preços.

      E referente ao tour te mandei um email com informações mais detalhadas.

      Abs,
      Isabel

  28. avatar Diogo says:

    Isabel

    Estou neste momento em berlim com a minha namorada, queria-lhe agradecer por toda a informacao e dicas, tem sido muito util para planearmos e orientarmo-nos na cidade. O seu site esta a ser fundamental nesta nossa viagem. Muito Obrigado.

    Muitos Parabens Isabel

    • avatar Isabel says:

      Oi Diogo,

      Muito obrigada por passar aqui para deixar seu feedback tão positivo. É muito bom saber que o site está sendo útil durante a sua estadia em Berlim. Espero que aproveite muito e goste da cidade.

      Abs,
      Isabel

  29. avatar Tâmara says:

    Olá, Isabel.
    Gostei muito de seu blog, pois tem informações muito importantes para quem vai visitar Berlim pela 1a vez. Eu, meu marido e minha filha estaremos em Berlim em Julho e gostaria de saber se vc faz algum serviço de guia.
    Aguardo informações.
    Abç
    Tâmara

  30. avatar Thaís says:

    Isabel, como faço para contratar você para ser guia na cidade? Abs, Thaís

  31. avatar Jose Senna says:

    Obrigado pelo sua encantadora atenção nesses 4 dias que estivemos juntos em Berlim. Até a próxima visita. Bjs Nelli e José

    • avatar Isabel says:

      Oi José,

      Eu que agradeço a companhia maravilhosa e altos papos que tivemos (mais com a Nelli pois as duas não gostam de conversar quase nada, né? 🙂
      Beijo no coração e que a continuação da viagem seja bem “florida”

  32. avatar Lubelia Carvalho says:

    Olá Isabel!
    O seu blogue é perfeito,estou encantada!
    Queria saber se me pode ajudar no seguinte:
    Vou com 3 amigas no dia 25 de Agosto de madrid para Berlin,mas o nosso voo chega a Berlin Schoenefeld ás 00:05,
    e vamos ficar no Amstel House Hostel Berlin Waldenserstraße 31, 10551 Berlin.
    Eu já via as indicações no site do Amstel house como chegar lá,mas como já chegamos de madrugada não sei qual será a melhor opção para essas horas da noite,você tem alguma ideia?

    Continue o excelente trabalho 🙂
    Obrigada e parabéns

    Lu

    • avatar Isabel says:

      Oi Lubelia,

      Obrigada pelos elogios.

      Já que vocês chegarão tarde eu te aconselharia a pegar um táxi até o hotel. Eu creio que deve dar algo em torno de 40-45 euros.

      abs,
      Isabel

  33. avatar Sandra Mara says:

    Oi Isabel!
    Adorei seu blog e vou precisar muito de você! Começarei a programar nossa viagem agora em Maio. Irei no final do ano por volta de 25 de dezembro e passarei o Reveillon em Berlim!
    Vou querer dicas! Irei com meu marido e nosso fiotinho de 09 anos!
    Bjs!

  34. avatar Bruna Alves says:

    Oi, Isabel!!!
    Tudo bem?
    Vc tem algum email de contato??

    Beijos

  35. avatar Nena Rodrigues says:

    Oi Isabel , sou fã do seu blog,parabéns . Suas dicas sobre Berlim são sensacionais e de grande ajuda para o planejamento da minha viagem. Você tem dicas sobre Praga e Budapeste também? Tem algum blog que vc conheça ? Estou precisando de ajuda para estas duas cidades. Obrigada e Bjs Nena

    • avatar Isabel says:

      Oi Nena,

      Obrigada pelo elogio.

      Você conhece o site Viaje na Viagem? Talvez lá você encontre informações que possam te ajudar no planejamento da viagem para estas duas cidades.

      Bjs,
      Isabel

  36. avatar Rosana says:

    Oi,vc sabe informar se no passeio de barco ,tem condicoes boas para cadeirante

    • avatar Isabel says:

      Rosana,

      Creio que não são todos os barcos que são paropriados para cadeirantes. Da empresa Stern und Kreis há alguns barcos que fazem rotas específicas (dá uma olhada no link). E pelo que pude encontrar a empresa Reederei Riedel inaugurou este ano 2 barcos que são apropriados para cadeirante e que fazem o roteiro pelo centro da cidade.

      Isabel

  37. avatar FRANCISCO CAMURÇA TELES says:

    ESTAMOS DE PASSAGENS COMPRADAS PARA BERLIM DIA 2 DE SETEMBRO DE 2013, EU, MINHA ESPOSA JOANA, MEU IRMÃO JORGE E SUA ESPOSA GRAÇA…….SOMOS DE FORTALEZA-CE.
    QUEREMOS INFORMAÇÕES SOBRE O PREÇO QUE VOCÊ COBRA POR EXEMPLO PARA ESSE PASSEIO DE 6 HORAS……”CORAÇÃO DA CIDADE ESTENDIDO”…E OUTROS PASSEIOS TAMBÉM.
    AGRADECEMOS ANTECIPADAMENTE SUA RESPOSTA…!!!

  38. avatar Vladimir says:

    Vou a Berlim esse ano, seu blog está me ajudando bastante. Obrigado, seu trabalho é maravilhoso Danke

  39. avatar Vitoria Cavalcanti says:

    Isabel

    Espero que você tenha recebido minha mensagem. Adorei conhecê-la e conhecer Berlim com você!
    O roteiro “ coração de Berlim estendido “ é muito enriquecedor, principalmente no contexto histórico.
    Você é uma excelente guia. Fiquei encantada com o seu trabalho e recomendo a quiser fazer o mesmo.

    Um abraço
    Vitória

  40. avatar Jamil says:

    Isabel, bom dia
    estaremos em Berlim de 28/12 a 04/01 e gostaríamos (2 casais) de verificar quanto ficaria uma visita guiad a de 2 ou 3 dias para que pudéssemos conhecer um pouco da historia da cidade .
    grato
    Jamil

  41. avatar lurdinha says:

    Ola Isabel,

    Parabéns pelo seu blog,pelo seu trabalho e profissionalismo.
    Adoramos ter conhecido Berlim com vc.,foi muito agradavel.
    Abraços,bjs.
    Lurdinha

    • avatar Isabel says:

      Oi Lurdinha,

      Muito obrigada Lurdinha – foi um prazer acompanhá-las em Berlim. Espero que o resto da viagem tenha corrido tudo bem (e a Angelina achou o Brad por aí :-)?

      Um grande beijo para você e para as meninas,
      Isabel

  42. avatar ROSELIA DE MOURA BOMFIM says:

    Olá Isabel,
    Fazendo pesquisa sobre os pontos turísticos de Berlim, encontrei seu excelente blog.
    Eu, meu marido e minha filha iremos para Alemanha em juho, e iremos para Berlim em 24 de julho. Ficaremos pouquíssimo tempo e queremos dar uma geral no local. Chegaremos a Berlim por vota das 16h do dia 24 de julho, nos hospedaremos no Meininger Hotel, com check-out em 27 bem cedo. Ainda iremos a Hamburgo dia 26 de julho.
    Gostaria de saber sobre a disponibilidade para nos acompanhar e dar-nos algumas dicas.
    Desta forma, a nossa preferência é de marcarmos a tarde dodia 24 com você.

    Aguardo um contato seu
    Um abraço
    Rosélia.

  43. avatar angelina sipoli bertin says:

    Oi Isabel.Que prazer falar c/ vc.
    Conhecer Berlim em sua companhia foi maravilhoso.
    Mais uma vez obrigada.
    P.S. O meu Brad Pitt estava me esperando em Londrina!!!!
    Qdo vier ao Paraná,nos procure.
    bjs e saudades…

    • avatar Isabel says:

      Angelina querida,

      Que bom receber notícias suas… E obrigada pelo carinho – eu que tive o prazer de acompanhar pessoas tão simpáticas e agradáveis. Com certeza as procurarei quando for conhecer Londrina.

      E veja só, você procurando o Brad pelas Europas e ele aí tão pertinho 🙂 com certeza um Brad brasileiro é bem melhor 🙂

      Beijos,
      Isabel

  44. avatar Silvana says:

    Cara Isabel
    Vou estar em Berlim juntamente com minha filha Luisa nos dias 06 e 07 de junho próximos.
    Vi que voce tem uns roteiros prontos e como nao conheço a cidade acho que seria mais proveitoso, com o pouco tempo que tenho de conhecer os principais pontos turisticos com uma guia.
    Voce poderia me dizer os preços de uma visita guiada, os dois proiemeiros roteiros de coração da cidade de 4 e 6 horas me interessaram.
    Voce teria disponibilidade para o dia 06 jujnho. Chego em Berlim por volta das 11:30 da manha.
    Aguardo seu retorno e desde ja agradeço
    Silvana Grochwski

  45. avatar Roberto says:

    Olá,
    gostaria de parabenizá-la pelo Blog.
    Leio muito sobre turismo no mundo ( principalmente na Internet ), e graças a Deus viajo pelo menos uma vez por ano, e afirmo nunca ter lido nada tão objetivo, sincero, claro, conciso, etc. “Simplesmente” ótimo. Estarei em Berlim, pela primeira vez, nos dias 13,14 e 15 de junho, e tenho absoluta convicção que estas informações contidas no seu Blog serão totalmente úteis.

    Grato,
    Roberto.

    • avatar Isabel says:

      Puxa Roberto, mas que elogio tão fantástico – muito obrigada mesmo!
      Espero mesmo que as informações contidas no blog ´lhes sejam úteis durante a sua visita à Berlim.

      Abs,
      Isabel

  46. avatar Rony Ilona Hoffmann says:

    Isabel vou a Berlim em agosto , com uma amiga. Teu blog é muito bom e já indiquei a outras pessoas. Tenho recebido algumas notificações no Face mas gostaria que entrasses em contato pelo E.mail para combinarmos algum acompanhamento. Gostaríamos de saber sobre detalhes e preços dessa possibilidade. Abs Rony

  47. avatar sandra nunes says:

    Oi Isabel, tudo bem?
    Estou com viagem marcada p/ Berlim,Praga,Salzburg e rota romantica para sabado agora dia 08/06
    Estou um pouco apvorada com esta chuva, vc acha que vamos ter problemas com as estradas?
    Sera que esta chuva vai passar?
    Bjs
    Sandra

    • avatar Isabel says:

      Oi Sandra,

      Aparentemente Salzburg não foi afetada pelas enchentes, enquanto uma cidade da rota romântica sim. Para os próximos dias o tempo parece que vai firmar.

      Bjs,
      Isabel

  48. avatar Vanessa says:

    Ola Isabel tudo bem?
    Gostei bastante do seu blog.Atulamente eu moro em Londres, mas estou querendo me aventirar e mudar um pouco… talvez passar um meses em Berlim…
    tenho medo apenas porque nao conheco ninguem por ai…
    nao falo alemao tb…rsrs
    tenho passaporte europeu… consigo desconto em escolas de alemao?

    Obrigada…

    Vanessa

    • avatar Isabel says:

      Oi Vanessa,

      Tudo bem? Já que vc já mora em Londres, fica atá mais fácil, já está acostumada com o estilo de vida europeu. E aprender a língua pode ser um bom comeco em Berlim/Alemanha – você consegue conhecer muita gente também desta maneira. Quanto aos descontos em escola, eu creio que nao – mas é só suposicao, você precisaria perguntar nas escolas.

      Abs,
      Isabel

  49. avatar VR says:

    Olá!
    Parabéns pelo seu blog! Estive em Berlim este fim de semana e inspirei-me nas suas dicas!
    Promovendo o seu blog no meu blog 😉 recomendo!
    Abraços
    Vera Rodrigues
    http://vbubbly.blogspot.be/2013/07/o-tuga-em-berlim.html

    • avatar Isabel says:

      Oi Vera,

      Obrigada por seu feedback e pela propaganda no seu blog. Já fiz uma visitinha – adorei as fotos.

      Abs,
      Isabel

  50. avatar Natalia says:

    Oi, Isabel! Conheci seu blog esses dias, e achei fantástico! Passei 2 meses estudando em Berlin ano passado, e foram os melhores meses da minha vida! Eu sempre viajei muito e dizia que não moraria fora do Brasil, mas depois de visitar Berlin tudo mudou! rss Meu sonho é morar aí, masss meu namorado não quer sair do Brasil. Quem sabe um dia ele se convence também rss
    Seu blog dá muita nostalgia, ler seus posts só me faz lembrar do que eu falei no primeiro dia que cheguei em Berlin e passei em baixo do portão de Brandemburgo: Berlin é suficiente para uma vida inteira, mas uma vida inteira não é suficiente para Berlin! Apesar de passar 2 meses aí, ainda tem coisa que eu queria fazer! Pq não é só visitar pontos turísticos né, é viver a vida berlinense mesmo, ir a Biergartens, andar e deitar de bobeira no Tiergarten, andar a cidade inteira a pé e imaginando tudo que já aconteceu na história desse lugar… Todo dia tem coisa nova pra fazer aí! Enfim, é muito incrível!
    Queria deixar aqui meus parabéns não apenas pelo seu blog, mas também a vc, sua atitude de se mudar pra essa cidade incrível e de fazer um blog tão bem feito! Vc coloca tudo detalhado, bem explicado, com as direções de como chegar, isso é ótimo 🙂
    Espero voltar sempre, não apenas a Berlin mas a outras cidades da Alemanha também. Esse país é demais!
    Beijos!

    • avatar Isabel says:

      Oi Natalia,

      Que bom ler um comentário tão positivo sobre Berlim, sobre o blog! É de fato uma cidade única, que não conhecemos todas as suas facetas, muito menos a entendemos em poucos dias. Para mim foram, posso dizer, anos!!! A cada dia a gente se surpreende com uma coisa nova.
      Tomara que possa voltar em breve – mesmo que seja só para matar a saudade e ver o que está rolando, o que tem de novo, etc.

      Beijos,
      Isabel

  51. avatar Patricia says:

    Oi Isabel,
    Adorei seu blog, muito bom!
    Vou para Berlin dia 30 de dezembro e vou embora dia 5 de janeiro de manha, gostaria de saber algumas coisas:
    1- se neste periodo terei problemas para visitar todos os lugares em virtude dos feriados do final do ano;
    2- pelo que vi voce e guia, quais seriam os valores dos roteiros para fazer os roteiros sugeridos a pe;
    3- qual a estacao de esqui mais proxima de Berlin.
    Muito obrigada, Patricia

    • avatar Isabel says:

      Oi Patrícia,

      Bom saber que gotou do blog – obrigada!

      1- No dia 31/12 e 1o. de janeiro algumas atrações podem fechar mais cedo/abrir mais tarde. Dá uma olhada neste post como foi ano passado para ter uma idéia.
      2- Estarei te enviando um email com mais detalhes sobre o serviço de guia
      3- Ao redor de Berlim não tem estação de esqui. O mais próximo seria a região Erzgebirge – que já fica a pouco mais de 300km de Berlim.

      Abs,
      Isabel

  52. avatar jorge says:

    estarei aí dia /20/08/2013 juntamente com a mariangela espero que de tudo certo em nossos passeios espero tb uma otima recepção por vc rsssss abraços até dia 20

    • avatar Isabel says:

      Oi Jorge,

      Tudo bem? Pois é, eu também espero não me desencontrar de vocês rsrsrs Com certeza dará tudo certo e faremos um ótimo passeio. Divirtam-se até lá.

      Abs e até breve,
      Isabel

  53. avatar Marcia Weigt do Amaral says:

    Oi Isabel,

    Amei o site!!!Super detalhado e bem escrito!!Incrível mesmo!Estarei aí no fim do ano e estou com umas dúvidas.Estaremos com minha filha de 16 anos no Reveillon e gostaria de saber se é permitido menores na festa do Portao de Brandenburg(imagino que nas outras festas que vc postou seja proibido).Outra dúvida:vc saberia indicar algum site onde eu possa comprar bota de neve e roupas térmicas?Meu tio mora na Alemanha e gostaria de mandar para a casa dele antes de nós chegarmos aí.Super obrigada,
    Bjs Marcia

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcia,

      Orbigada pelos elogios ao site.

      Pelo que sei menor de idade pode entrar na festa do Portão sim (a não ser que mudem as regras para este ano).

      Dá uma olhada na Globetrotter e na SportScheck, acho que você pode encontrar estas coisas para o inverno.

      Bjs,
      Isabel

  54. avatar Marcos Henrique says:

    Isabel, Parabéns pelo blog.
    Chegaremos no TEGEL e nosso hotel fé o art’otel berlin kudamm. Qual a melhor opção para nos delocarmos?

  55. avatar Maria Heloisa de Mello Crivelli says:

    Oi, Isabel!
    Gostaria de agradecer-lhe pelo passeio e deixar registrado, aqui, a recomendação para que todos que tiverem oportunidade de estar em Berlim entrem em contato com você e façam uma visita guiada . Realmente vale muito a pena! Fiquei encantada com o seu conhecimento e profissionalismo.
    Espero voltar um dia.
    Bjs

    Heloisa

    • avatar Isabel says:

      Oi Heloisa,

      Muito obrigada pelo carinho e atenção – para mim foi um prazer acompanhar uma família tão simpática.

      Espero que volte mesmo e que possamos nos rever.

      Um beijo para todos vocês,
      Isabel

  56. avatar Silvana Schaefer says:

    Boa noite Isabel, sou agente de viagens no Brasil e hoje fazendo uma pesquisa sobre Berlim para meus passageiros encontrei voce ( que bom !!!!!! )
    Meus passageiros ( são super legais) vão chegar em Berlim dia 14/08 e no dia 16/08 vão começar um tour.
    Pergunta : como faço para que eles possam ( se possível ) entrar em contato para talvez fazer um tour guiado por voce ?????
    aguardo sua resposta se possível em meu e mail.
    Obrigada pela ajuda.
    Silvana

  57. avatar ROSELIA DE MOURA BOMFIM says:

    Olá Isabel, to passando pra registrar que o capricho deste seu blog se espelha no passeio que temos com você como guia em Berlim. Muito interessada em atender e agradar o cliente. Muito interessada em saber e conhecer Berlim para multiplicar as informaçoes importantes. Isso tudo com muita simpatia e paciência.
    É um tour maravilhoso, tranquilo, no ritmo imposto pelo cliente. Você é simplesmente Bárbara em Berlim!

    muito obrigada
    um grande abraço!

    • avatar Isabel says:

      Rosélia querida,

      Muito obrigada por seu feedback! Foi um prazer acompanhá-los e é gratificante ouvir que ficarão satisfeitos com o passeio, minha companhia, meu trabalho.

      Um grande abraço para você e família,
      Isabel

  58. avatar Julio says:

    Olá, Isabel!

    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Viajarei à Alemanha na próxima semana e ficarei um dia e meio em Berlim, mas estou com algumas dúvidas quanto às viagens de trem. Comprei algumas passagens de 2ª classe (viagens diurnas mesmo) e não reservei assento (trens IC e ICE). Você pode me explicar se há alguma indicação de qual vagão eu devo entrar? Na passagem não consta nada (se bem que eu não entendo alemão).
    Outra pergunta é sobre o transfer time. Comprei uma passagem de Dresden a Nuremberg que possui transfer na estação de Naumburg (Saale) de 6 minutos. Chegarei na plataforma 2 e embarcarei na plataforma 3 (mesma plataforma, apenas lados diferentes). Chegarei em um trem IC e embarcarei em um ICE. Este tempo curto é suficiente para o transfer?
    Muito obrigado pela atenção!
    Abraços,
    Julio

    • avatar Isabel says:

      Oi Julio,

      Se você não reservou assento você pode entrar em qualquer vagão (fora os da 1a. classe) e sentar em qualquer lugar que esteja vago. Se acontecer de alguém ter reservado justamente esta poltrona, você vai para outra que esteja vazia (geralmente é indicado acima no assento que ele está reservado, mas nem sempre).

      Se a plataforma for a mesma, se você não tiver que descer paltaforma, subir escada para chegar na outra, e o trem não atrasando, será suficiente. Se a plataforma de embarque for em frente mesmo você só terá que atravessá-la. Você comprou a passagem pelo preço normal ou a tarifa reduzida? É que se foi a tarifa normal, o bilhete é válido para qualquer trem naquele dia, ou seja, caso perca um pode ver qual o próximo e pegá-lo.

      Abs e boa sorte,
      Isabel

      • avatar Julio says:

        Olá, Isabel!

        Muito obrigado pela resposta e pelas dicas.
        Eu comprei tarifa reduzida sim, mas espero que dê tempo de fazer o transfer em 6 minutos. Vou viajar rezando para o trem não atrasar. De acordo com as fotos que vi da estação, não será necessário descer e subir escadas para acessar outra plataforma.
        Parabéns mais uma vez pelo excelente blog!
        Abraços!

        Julio

  59. avatar Jussara Piola says:

    Olá Isabel.
    Eu e mais três amigas resolvemos viajar em julho e cada uma sugeriu um lugar e grande foi minha surpresa e temor, quando Berlim foi incluída e aprovada por todas para fazer parte do roteiro. E coube a mim a tarefa de pesquisar e organizar a visita de cinco dias à cidade. Fiquei desesperada, pois não sabia nada sobre Berlim, foi quando encontrei o seu blog maravilhoso e ele norteou toda nossa estadia. É um blog facilitador, útil, atual e imprescindível para quem quer conhecer Berlim. Parabéns pelo trabalho. E como me apaixonei por Berlim, estarei sempre por aqui para saber das novidades. Bjs

    • avatar Isabel says:

      Oi Jussara,

      Obrigada por deixar seu comentário e pelos elogios contidos nele. Fico feliz em saber que o blog é útil para quem vem visitar Berlim.

      Bjs,
      Isabel

  60. avatar beatriz says:

    Oi Isabel, desde que resolvemos ir a Berlim venho curtindo seu excelente site. Vamos fazer um pacote pelo Leste Europeu, que termina em Berlim. Como achamos pouco tempo a estada do pacote na cidade, resolvemos prolongar mais 3 noites. O hotel é o Intercontinental na Budapester Strasse. Temos como prolongar nossa estadia nele ou escolher outro, Não sei se ele é central ou de fácil locomoção. Tem um Ibis próximo com preço muito melhor. O que você recomendaria?
    Nós também perdemos o transfer para o aeroporto na volta. Não tenho idéia de quanto custa táxi ou se é fácil ir de metro, trem, onibus, etc.
    Muito obrigada se você puder me ajudar

    • avatar Isabel says:

      Oi Beatriz,

      O hotel Intercontinental fica a cerca de 20-30 minutos de Mitte, dos principais pontos turísticos e o ônibus 100 que vai para o centro passa nas imediações. O intercontinental é um 5 estrelas enquanto o Ibis é mais simples – então é teu critério ver o que prefere. O ibis (Bayreuther Strasse 39, correto) fica até mais perto de uma estação de metrô, assim como a famosa loja de departamentos Kadewe.
      Um táxi de Tegel para esta região vai sair na faixa de 25 euros.

      Abs,
      Isabel

  61. avatar Ana Paula says:

    Olá Isabel
    Vou me reportar a todos os comentários anteriores, realmente o seu blog é sensacional!
    Estarei indo para Berlim em 31/10 com meu marido e mais 1 casal, ficaremos até 06/11 e depois para Dresden(2 dias) e Praga(3 dias). Em Berlim, estamos programando alugar carro no dia 05/11 e ir à Postdam e no dia seguinte seguir para Dresden e deixar o carro lá, você acha isto interessante?
    De Dresden para Praga vamos de trem, mas tenho dúvidas quanto à compra do bilhete, se devemos comprar através de algum site aqui no Brasil mesmo ou se deixamos para comprar na estação ou em Berlim.
    Gostaria também de combinar com vc 1 dia de tour pela cidade.
    Se puder nos ajudar, desde já agradeço a atenção.
    Abraços
    Ana Paula

  62. avatar Ricardo César says:

    Oi Isabel,

    Estou indo correr a Maratona em setembro. Chego ai dia 27.09 e fico até o dia 02.10. Gostaria que voce me repasse os custos e sugestões de passeios pela cidade. Vou ficar no hotel Meiniger, no Mitte. Já entrei em contato com voce anteriormente. Estou com muita disposição de conhecer o que for possível .

    Abraço

    Ricardo Cesar

  63. avatar Karina Cassa M Benevenuti says:

    Olá Isabel,
    você tem disponibilidade para um passeio por Berlim no dia 02/setembro (segunda-feira)?
    Estarei em Leizpig, numa viagem curta, do dia 30/08 a 03/09. Tenho folga no dia 02, e estava pensando em ir de trem para Berlim, e passar o dia. Sou eu e mais uma amiga.
    Seu site/blog é realmente muito legal.
    Aguardo seu retorno.
    Karina.

  64. avatar Fátima Guimaraes says:

    Oi Isabel,
    Realmente deve-se elogiar sempre e quando o trabalho realizado é de 1ª qualidade.
    O seu blog é simplesmente espectacular!!!
    Bem estruturado, com elementos históricos sem exagerar nas explicações, de muito fácil leitura.
    Confesso que me surpreendeu pela positiva e com ele consegui perceber perfeitamente as atrações e delimitações de Berlim.

    Comprei um Guia American Express e com o seu Blog compreendi muito melhor o que realmente é importante e imperdível ver em Berlim. Este é o melhor elogio que lhe posso fazer.
    Vou aproveitar suas dicas, nomeadamente o espectáculo gratuito à noite no rio Spree, o passeio de barco que vou optar pelo mais complecto (cerca de 3 Horas) e o aluguer de bicicleta.

    Gostaria de lhe colocar algumas questões que tenho, vou estar em Berlim entre 10/09 a 14/04 e preciso que me ajude com o seguinte:
    – li que a visita á torre da TV´dura cerca de 20 minutos e custa cerca de 15 euros, pode-me confirmar essa informação?
    – onde posso comprar uma T-Shirt dos Rammstein, que o meu marido é fan e o grupo é alemão?
    – li que se pode visitar o Museu Pergamo às quintas-feiras ao final da tarde livremente, consegue-me confirmar essa informação?
    – pode-me dizer em alemão como se escreve um prato que é tipo “joelho de boi”, prato que comi em colónia e gostei muito?
    – qual a sua opinião sobre a Berliner Republic para se comer?
    – vamos apanhar o comboio expresso do aeroporto Schonefeld para a estação de metro Fredrchstrasse, com esse mesmo bilhete podemos apanhar o metro para a estação de Stadmitte?

    Fico aguardando suas informações.
    Obrigada.

    Fátima

    • avatar Isabel says:

      Oi Fátima,

      Obrigada pelos elogios ao blog.

      Vamos às respostas:
      – Que eu saiba não tem um limite para ficar na torre de TV, você fica o tempo que quiser. Mas a esfera/plataforma de observação não é muito grande. Em pouco tempo você já deu a volta e viu a cidade. Há tipos de ingressos variados. Na Lista de Preço das Atrações em Berlim você encontrará os tipos de ingressos disponíveis com seus respectivos preços.
      – Pelo que sei não existe mais esta opção de visitar o Pergamon gratuitamente no final do dias das quintas-feiras.
      – Eu só conheço o “joelho de porco”. Se for este você o encontra sob o nome de “Schweinshaxe” (que é assado, o couro é crocante) ou “Eisbein” (que é cozido).
      – Se estiver a fim de comer comida alemã o Berliner Republic é uma boa opção. Fica super bem localizado na margem do rio.
      – A tarifa para o transporte público é integrada, ou seja, com um mesmo bilhete pode pegar metrô, ônibus,… Na página sobre “Transporte” você pode obter mais informações sobre os tipos de bilhetes, como usá-los, etc.

      – Eu não sei te informar onde comprar camiseta do Rammstein.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Fátima Guimaraes says:

        Oi Isabel,

        Obrigada pelas suas respostas.
        Estou devorando seu blog e apontando suas dicas!!

        Tenho pena de não o ter encontrado antes de marcar a viagem .
        Vou estar 3 dias e meio e acho que vai ser pouco tempo para ver tudo…Berlim é tão cultural e moderna que confesso tem sido uma muito agradavel surpresa ler tudo acerca desta bela cidade.
        Acho que vou amar BERLIM!!!

        Depois da viagem dou noticias.

        Bjos
        Fátima

        • avatar Isabel says:

          Oi Fátima,

          Que bom saber queo blog a tem dado inspiração. Espero que ame mesmo Berlim.

          E vou ficar esperando suas noticias depois da viagem.

          Bjs,
          Isabel

        • avatar Fátima Guimaraes says:

          Oi Isabel, Tudo bom?

          Cá estou eu dando noticias da minha viagem a Berlim.

          Berlim é uma cidade grande e cheia de História!!! É um museu gigante!!
          Acho super interessante os alemães não terem vergonha da sua História e atrocidades cometidas na era Nazi. É importante aprender com os erros cometidos no passado. Todas as exposições gratuitas na rua são super ilucidativas do trauma vivido no tempo do Hitler.

          Vale mesmo a pena visitar os museus que são do melhor que há. Deixo uma dica: se pretende visitar museus existe uma cartão para museus, que cuata 24 € e vende-se nos postos de informação que é compensador comprar. Ao final do 3º museu dos mais conhecidos já pagou o investimento e poderá ver muitos mais.
          Deixo a minha opinião sobre o espectáculo a céu aberto e de luzes perto do Parlamento, que vi graças à Isabel. Vale a pena ver e o espectáculo começa às 20:30 h mesmo, dura 30 minutos e as legendas em ingês são muito pequenas. Aconselho a ficar o mais próximo possível.
          Por fim, deixo mais uma informação de carácter de utilidade para os viajantes: Berlim é enorme e as distâncias são muito grandes, daí que é compensador comprar titulos de transporte e a rede de transporte é excelente!!
          Se optar por andar muito a pé vai ver que será penoso e cansativo…

          Espero voltar a Berlim daqui a 5 ou 6 anos para ver as diferenças, uma vez que a cidade está a ser remodelada e existe muita construção nova.

          Beijinhos Isabel e obrigada pelas sua dicas que foram muito uteis.
          Danke.
          Fátima

          • avatar Isabel says:

            Oi Fátima,

            Tudo bem? Que bom receber notícias suas e da sua viagem!

            É uma grande verdade o que diz sobre os alemães exporem o que se passou aqui – mesmo sendo um capítulo muito triste da história. Mas a idéia é esta, passar esta história para as próximas gerações, não deixar que cai no esquecimento e de preferência que estas coisas não venham a acontecer de novo.

            Além dos centros de informação, o Museum Pass pode ser comprado também diretamente nos museus. Neste post tem mais algumas informações sobre este bilhete.

            Sim, volte em Berlim para ver como a cidade se transformou – pois este ano é de fato um grande canteiro de obras.

            Beijos,
            Isabel

  65. avatar Eduardo says:

    Oi Isabel!

    Parabéns pelo site! Excelentes dicas!
    Não sei se eu não procurei direito, mas há informações sobre a East Side Gallery?
    E o Tacheles? Fechou mesmo? Continua aberto para visitação?

    Em outubro tem algum festival ou evento específico tradicional na segunda quinzena?

    Valeu! E parabéns de novo!

    • avatar Isabel says:

      Oi Eduardo,

      Obrigada pelo elogio ao site.

      Aqui está o post sobre a East Side Gallery. E o Tacheles fechou mesmo.

      O Festival of Lights vai estar acontecendo até o dia 20/10. E no site da Eventim – empresa que vende ingressos – você pode ver se há algum outro festival, shows no período que estará na cidade que de repente pode te interessar.

      Abs,
      Isabel

  66. avatar vera says:

    Oi, Isabel
    Sensacional seu blog.
    Poderia me ajudar com algumas dúvidas?!
    1. Vou de Dresden para Praga de trem. Como faço? Compro aqui no Brasil?
    2. Vou de Berlim para Dresden de carro. teria neste caminho ou próximo algum castelo que tenha hospedagem? estou comemorando 225 anos de casamento.
    3. Chegando em Berlim, pego taxi? ou tem outro tipo de tranporte?
    muito obrigada.
    Beijo e parabéns!

    • avatar Isabel says:

      Oi Vera,

      Obrigada pelo elogio so blog.

      1. No site da Deutsche Bahn (cia de trens) você pode comprar as passagens.
      2. Não sei te informar de tem um castelo/hotel no caminho
      3. O tipo de transporte depende por onde chega/para onde vai (para ver se tem um ônibus/metrô que vá direto), se está com muita mala, etc. Enfim fica um pouco à teu critério se prefere algo mais cômodo ou econômico. Na opção “Transporte” você encontra as informações sobre o sistema de transporte público de Berlim.

      Bjs,
      Isabel

  67. avatar vera says:

    comemoro 25 anos de casamento e não 225…vixi!
    outra coisa: teria um restaurante em Berlim bem bacana para indicar. Chego no dia do meu aniversário!!! Muitas comemorações!!!

  68. avatar Christina says:

    Oi Isabel
    Estou indo a Berlin final de outubro e gostaria de saber se tem como visitar os antigos studios cinematográficos alemães. Me disseram que em Postdam posso encontrar.
    Gostaria tá,bém de indicação de restaurantes para comida alemã que não seja caro e onde comer as salsichas de diferentes tipos.
    Obrigado
    Christina

  69. avatar roberto pinto says:

    oi Isabel gostaria de passar os dias nove e dez de outubro ai em Berlim vc teria disponibilidade nesta data para dois casais de Salvador -Ba aguardo retorno por e-mail

  70. avatar Regina Estela Benevides de Lima says:

    Olá Isabel! Seu blog é maravilhoso! Somos um casal maduro e estaremos em Berlim de 26/12/13 a 05/01/14. Gostaríamos de contratá-lá como nossa guia nos dias 27 e 28/12 para conhecermos a cidade. Desejamos também obter informações sobre a locais de reveillon e de cidades que podemos visitar próximos a Berlim. Pretendemos pegar trens.
    Aguardo o seu e-mail para maiores detalhes.
    Abraços,

  71. avatar Cybelle says:

    Olá Isabel,
    Eu e meu marido viajaremos pela Alemanha e “arredores” de motohome em abril/maio de 2014. Você saberia me dizer se existe por aí alguma publicação que contenha informações sobre os campings municipais (da Alemanha ou da Europa)?
    Tenho uma amiga que vai passar por Berlim e Frankfurt esses dias, que, se existir algo assim, poderá trazer para começarmos a estudar as possibilidades de pernoite.
    Qualquer dica a respeito será bem-vinda!
    Parabéns pelo blog! Estou adorando.

  72. avatar Helyette Ribeiro says:

    Oi Isabel:
    Vou estar em Berlim em meados de outubro com uma amiga .Interessamo-nos pelo roteiro “coração da
    cidade estendido” Vc poderia nos mandar informações ,preços em grupos,como contata-la, etc.
    Não temos familiaridade com a Alemanha e nosso inglês e sofrivel Vc tbem faz Potsdam ?
    Desde ja agradecemos a atenção
    Abraços Helyette

  73. avatar maria elvira strobel jorge says:

    Estive em Berlim por 3 dias no início do mes de setembro. Gostei muito do blog da Isabel,e solicitei-a como guia. Quero agradecer a sua agradável companhia,Berlim ficou muito melhor com vc! Beijos.

    • avatar Isabel says:

      Oi Elvira,

      Tudo bem contigo? E com o restante do grupo? Espero que o resto da viagem tenha sido legal, que tenham aproveitado bem as outras cidades.

      Muito obrigada por sua atenção e gentileza.

      Beijos,
      Isabel

  74. avatar António Monteiro says:

    Olá Isabel
    Estou em Berlim até domingo e por acaso cheguei ao seu blog que me tem sido muito útil, o que eu lhe agradeço. Hoje, porém, segui mais um conselho seu e fui às 21.30 h ao Bundestag para ver o espectáculo de luz que você fala, mas já tinha acabado. Talvez no verão fosse mais cedo.
    Mais uma vez obrigado e felicidades para você aqui em Berlim e parabéns pela sua iniciativa. Talvez um dia dia siga o seu exemplo e faça um de Lisboa, nade vivo.
    António

    • avatar Isabel says:

      Oi Antonio,

      Que pena que não conseguiu ver o espetáculo. O filme é projetado ao entardecer/escurecer e com o passar do tempo os dias vão ficando mais curtos, vai escurendo mais cedo e a projeção inicia-se mais cedo.

      Obrigada por dar uma passada para deixar seu comentário e tudo de bom para você também.

      Abs,
      Isabel

  75. avatar Rose says:

    Boa tarde!
    Vou viajar p Berlim, Franckfurt, Colina em 14 de outubro/2013, gostaria de saber qual a temperatura ai nesse período
    obrigada

  76. avatar master_zion says:

    Boa noite…

    gostaria de dicas para conseguir alugar uma casa por ai.. Dizem que casa pra achar casa ai é um pesadelo. Outra coisa que me disseram é que o gover alemão da curso de alemão grátis para quem é imigrante e esta morando ai. Como proceder?

  77. avatar Fatima says:

    Olá Isabel, descobri o seu blog por acaso e gostei muito. Vou estar em Berlim de 12 a 16 de outubro, vinda de Amsterdam, e gostaria de saber posso entrar em contato com vc para fazer alguns passeios guiados, como visita a algum campo de concentraçao próximo a Berlim, etc. Voce vai estar livre nesse período? Vou com o meu marido e mais um casal de amigos. Um abraço.

  78. avatar Rosana says:

    Olá Isabel, sou brasileira e vivo em Portugal há muitos anos. Estou pensando em ir conhecer Berlim em Janeiro de 2014. Serão 3 noites. Será que poderia me indicar algum hotel legal no centro da cidade ou bem próximo ao centro? Quais são os valores que vc pratica para guia? Vou eu, minha irmã e uma amiga. 🙂 Se puder, envie email. Obrigada.

  79. avatar Domingos says:

    Estaremos ai de 28 a 31, e gostaria de contratar seus serviços por 2 ou 3 horas. Caso voce não esteja livre poderia indicar outra pessoa?
    domingos@terra.com.br

  80. avatar Luciana says:

    Oi Isabel!
    Nossa, esse seu blog é simplesmente maravilhoso. Vamos a Alemanha em fevereiro/14 e chegaremosem Berlin dia 22. Teremos apenas 3 dias inteiros e receio ser pouco tempo p tanta coisa que vi aqui no seu blog. Talvez fiquemos no Park Inn by Radisson Berlin Alexandre Plaza. Que vc acha do local? Pelo mapa aparentemente poderemos fazer muita coisa a pé mesmo, não é? Ou o portão de Brandemburg fica já muito longe?Não podemos perder tempo, pois ele è muito curto. Vale a pena ir ao Tiergarten? Ou é melhor nos determos aos museus e também irmos a algum mercado? Essa região do hotel é próxima de estação de metrô? Agradeço no que vc possa nos ajudar.

    • avatar Isabel says:

      Oi Luciana,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Neste link você encontra um comentário justamente sobre a localização do Park Inn.

      O Tiergarten fica já em frente ao Portão de Brandenburgo – então você o verá. Se um passeio por ele vale à pena, vai depender de como está o dia, pois é inverno, as árvores estão sem folhas. Mas se tiver com neve acho que fica bonito.

      Um museu que eu recomendo que você não deve deixar de visitar é o Museu de Pérgamo.

      Abs,
      Isabel

  81. avatar Luciana says:

    Ah, ainda esqueci de lhe perguntar sobre o clima. Sei q estará bastante frio. Por isso nem adianta levar tênis, não é? Será q só dá para usar botas? Tem que ser de cano longo, de preferência? E o clima pode atrapalhar algum passeio? Obrigada de novo! Um abraço!

    • avatar Isabel says:

      Fevereiro ainda é bem frio Luciana. Eu particularmente uso mais botas e de cano alto. Tênis também é quentinho, mas se tiver com neve e você afunda o pé na neve, molha fácil e daí ficar com pé úmido no frio é muito desconfortável.

      Abs,
      Isabel

  82. avatar Cristiana Medici says:

    Esqueci de perguntar se costuma nevar em março

  83. avatar Monica says:

    Isabel, foi um prazer conhecer Berlim contigo. muita informação, muita cultura, muita história. era isso que eu queria! um grande beijo e super obrigada! vou te mandar uma foto via e-mail! espero voltar e te ver novamente.

    • avatar Isabel says:

      Oiii,

      Obrigada pelo carinho e atenção. Espero que tenham curtindo bem os demais dias, que tenham “desbravado” um pouco mais de Berlim.

      Super beijo para você e a Marilia

  84. avatar Fernanda says:

    Olá Isabel.

    Estou curtindo muito o seu blog. Vou passar apenas 2 dias em Berlim e gostaria de algumas dicas sobre os melhores pontos turísticos. Gostaria de saber sobre o clima também, vou em março/2014.

    Beijos.

  85. avatar lara Sabrina says:

    Oii Isabel amei o blog dmss!! eu queria saber sobre os empregos, sou estudante e quanto terminar os estudo já quero ir pra Berlim!! tem como eu arranjar um emprego e com salario para ter um vida boa, legal .. Por ai? Bjjjj Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Iara,

      Tudo vai depender da profissao, experiência, qualificacao da pessoa. Você já fala alemao? Se sim, já facilita bastante.

      Abs,
      Isabel

  86. avatar Guilherme Ramos says:

    Bom dia!

    Sou fascinado por essa cidade sem ao menos conhecê-la. Ano que vem em Outubro chego ai para ficar 34 dias, e com certeza irei entrar em contato com você. Parabéns pelo blog achei sensacional.

    Até breve!

    Beijos,
    Guilherme Ramos.

  87. avatar Gisele says:

    Olá Isabel,

    Gostaria de agradecer o domingo de tour por Berlim. Já foi há três meses, mas eu não poderia deixar de registrar que o seu serviço de guia é tão bom quanto o seu blog, o roteiro que você preparou foi perfeito. Continuo lendo o seu blog e já tenho de vontade de voltar em uma época de Natal.
    Adorei tudo e você é muito legal.
    Um beijo
    Gisele

    • avatar Isabel says:

      Oi Gisele,

      Tudo jóia? Bom receber notícias suas….

      Obrigada pelo carinho e atencao. Para mim foi um domingo super agradável também, você também já foi simpática logo de cara, já por email.

      Ah! E solte sim na época de natal, tenho certeza que gostaria do clima de natal, das feirinhas, etc.

      Um beijao e tudo de bom,
      Isabel

  88. avatar Fátima Gomes says:

    Olá bom dia, gostari de poder contar com esse magnífica site. Vou estar em Berlim no período de 26.12.13 por três dias mas ou menos, e gostaria de dicas em português para a estadia. Ainda estou bolando o roteiro. Já te achei e gostei muito. Vou precisar das roupas super quentes para ficar bem .. Beijinho s obrigada

  89. avatar Ana says:

    Isabel,
    Adorei o teu blog e gostaria de fazer umas perguntinhas..kkkkk
    Tenho um sonho bem antigo de passar um tempo ou até mesmo morar na Alemanha(sem nenhuma explicação lógica..eu simplesmente sempre fui apaixonada)..não falo absolutamente nada em Alemão..vc acha complicado aprender ai em uma escola?? as escolas são caras?? No período que estiver ai é possível conseguir algum tipo de emprego??
    Feliz 2014.
    Beijos e Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana,

      Não há nada melhor para aprender um idioma do que estando no país onde se fala este idioma, pois você vai conviver diariamente com a língua. Há escolas de preços variados. Eu não sei se as regras mudaram, mas pelo que sei com o visto para aprender a língua você não tem permissão legal para trabalhar.

      Feliz 2014 para você também.

      Bjs,
      Isabel

  90. avatar Jorge Moschkowich says:

    Boa noite
    Estou formando um grupo de 40 amigos para Janeiro 2015
    Gostaria que me enviasse seu email, skype e facebook para mantermos contato
    Abs
    Jorge Moschkowich
    skype:sales@phoenixbrazil.com

  91. avatar Miriam e Alcides Albuquerque says:

    Oi Isabel, fomos a Berlim em Março de 2013, e tivemos o prazer de utilizar seus serviços, os quais indico a amigos pela sua simpatia e competência , adoro o seu blog e entro sempre para me atualizar,hoje estou lhe escrevendo para lhe desejar saúde e paz juntamente com sua família neste ano que se inicia, estamos aqui a sua disposição. Um grande abraço.

    • avatar Isabel says:

      Oh queridos Miriam e Alcides,

      Obrigada pelo carinho e atenção!! Eu lhes desejo de todo coração o melhor para 2014 – que o ano seja de muita saúde, paz, realizações (e viagens 🙂

      Um abração do tamanho de Berlim para vocês

  92. avatar Marcela says:

    Isabel,

    Seu blog é simplesmente demais!
    Informativo, com dicas bacanas e super úteis!
    Continue com esse trabalho bacana de divulgar a cidade para os brasileiros.
    Um beijo

  93. avatar Robson/Roseane says:

    Querida Isabel,
    As dicas de seu blog foram muito úteis e adoramos o passeio de ontem. Pudemos conhecer os pontos tradicionais e também alguns locais muito interessantes que os passeios turísticos normais não contemplam. Foram horas de caminhada agradável, nada cansativa. Suas explicações foram muito oportunas. Nossa família agradece a atenção que nos foi dada. O passeio de apenas um dia nos permitiu conhecer Berlim com muito mais proveito do que a excursão que fizemos em 2012 (que nos incentivou a retornar para conhecer melhor esta fantástica cidade). Tudo o que foi combinado foi cumprido e superou nossas expectativas iniciais. Beijos. Família Stival (Curitiba-PR).

    • avatar Isabel says:

      Oi Robson, Roseane e todos da família,

      Obrigada pelo carinho e atenção! Fico super contente de ouvir que gostaram do passeio e saber que pude agregar alguma coisa, que ainda pude mostrá-los coisas que não conheciam.

      Se um dia vierem morar aqui não deixem de me avisar (ficarma mais perto de uma parte da família né?!?

      Beijos,
      Isabel

  94. avatar Jamil says:

    Isabel
    impossível conhecer Berlim e sua história sem sua companhia.
    Fica registrado nosso agradecimento pelo carinho e dedicação que dispensou conosco nestes 3 dias que estivemos juntos.
    Parabéns e nossos votos para que continue tendo muito sucesso neste seu trabalho que é simplesmente maravilhoso”.
    Um grande abraço de todos nós !
    Jamil Vera Nelson e Denise

    • avatar Isabel says:

      Jamil meu caro,

      Foi um prazer acompanhar um grupo tão simpático! Quando eu for à Campinas vocês serão então meu “Isabelo” 🙂

      obrigada pelo carinho e atenção.

      Um abraço do tamanho de Berlim para vocês,
      Isabel

  95. avatar Juliana says:

    Oi Isabel!
    passar o dia com voce enriqueceu demais nossa viagem a Berlim, cidade unica, que adoramos ter conhecido (a nossa preferida do roteiro!). Parabéns pelo seu trabalho e um 2014 maravilhoso!! beijos
    Juliana, Gustavo, Sofia e Fernando

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      Fico super orgulhosa por Berlim ter sido a preferida dentre as que visitaram 🙂 E fico feliz em ouvir que de alguma maneira contribui de maneira positiva na sua visita a Berlim. Obrigada por sua atenção e eu os desejo um 2014 de muita felicidade e realizações.

      Um grande beijo de Berlim para vocês,
      Isabel

  96. avatar Marina says:

    Olá Isabel,
    Conheci teu site através do Google! Fui a Berlim e adorei! Eu também tenho um site e falo das minhas experiências e Claro q falo do teu site! Chama-se Mais Elegância: http://www.maiselegancia.com.br
    Sinta-se à vontade para ler o post: Berlin, uma viagem na história Contemporânea. Parabéns pelo teu trabalho e sucesso. Um abraço, Marina

    • avatar Isabel says:

      Oi Marina,

      Dei uma passada no seu blog r li o post sobre Berlim – muito legal, interessante ver que foi conhecer o lado underground de Berlim (digo a Berghain:-)

      Obrigada por mencionar o Simplesmente Berlim.

      Abs,
      Isabel

  97. avatar Telma Avila says:

    Oi
    Estou de partida para Berlim. Vou ficar de 15/01 a 10/03 de 2014 e vou precisar muito de sua ajuda..kkk Vou fazer várias perguntas. Adorei o blog. Parabéns!!!

  98. avatar Arthur says:

    Hallo Dame! ^^)
    Tudo bem Isabel!? Bom, é claro que tb vou colocar minha pequena porcentagem aos tantos, e tantos elogios q vc vem recebendo pelo trabalho feito aqui no site! …ist Wunderbar!!!
    Bem, sou de Sp-Capital, trabalho Dj/Produtor/Sound Designer.. tb como Bartender/Tecnico em Vinhos…. e desde pequeno sou apaixonado pela Alemanha, mais precisamente Berlin!!!!rs
    Tenho planos de um futuro e bem proximo, ir para Berlin… mas não somente a passeio, e sim pra ficar definitivamente!! A ideia é: morar, trabalhar e estudar(na area musical e tb a lingua nativa) em Berlin!!! Não sei qual seria melhor, ficar em Hotel/ ou alugar 1 Apto…. quais lugares seriam melhores para aluguel… ou quem sabe uma compra!?!?
    Sou grato por sua atenção, e fico no aguardo!!!…ales Gut, viel Glück und bis bald!!!! ^^)

    • avatar Isabel says:

      Oi Arthur,

      Eu particularmente ficaria os primeiros dias, talvez 1 semana em um hotel e neste tempo daria uma olhada pessoalmente nos diferentes bairros da cidade para ver qual me agrada, qual se encaixa no meu perfil. Principalmente se pretende comprar algo, pois é um investimento de longo prazo, então é importante você mesmo formar sua opinião.

      Alles gute und viel Glück!

      Abs,
      Isabel

  99. avatar Luciana says:

    Olá Isabel!
    Queria saber também sobre compras em Berlim, pois ouvi que os preços de roupas é muito bom. Gostaria de saber dos eletrônicos, como câmaras e celulares. Há alguma boa loja em Berlim para comprá-los? Você acha que vale a pena?
    Agredeço mais uma vez. Um abraço!
    Luciana.

  100. avatar Daniel says:

    Olá Isabel.
    Estou indo morar em Berlim no início de Março. Farei um curso de alemão no CDC Berlin, na Jägerstraße 64 – 10117 e ainda não foi divulgado onde ficarei alojado (faço parte de um programa de bolsas do governo brasileiro). Uma curiosidade que tenho sobre a cidade é sobre as academias de ginástica. São muito caras? Há uma oferta grande de negócios deste tipo?
    Desde já agradeço se puder e ajudar.
    Abraços!

    • avatar Isabel says:

      Oi Daniel,

      Sim há uma boa oaferta de academias na cidade. Tem a Fitness Company que é uma grande rede, tem a Mc Fit, por exemplo, ouitra rede que é bem barata.

      Abs,
      Isabel

  101. avatar Conceiçao freitas says:

    Oi isabel! Estou seguindo esse blog e cada texto me deixa anciosa para a chegada em berlim. Vou viajar por 22 dias em junho entre alemanha, austria e suiça. Coloquei 4 dias e 5 noites para berlim, voce acha que posso diminuir? Obrigado, abraços
    Conceição freitas

    • avatar Isabel says:

      Oi Conceição,

      Olha o tempo para ficar na cidade varia muito dependendo dos seus interesses – se, por exemplo, pretende visitar museus, quantos, se quer dedicar um tempo para as compras e assim por diante. Dá uma olhada na lista das atracoes e atividades de Berlim para ver o que te interessa e assim poder planejar melhor seu tempo na cidade.

      Abs,
      Isabel

  102. avatar Bel Vaz Tostes says:

    Oi, Isabel.
    Estive em Berlim no final de 08 a 10/02/2014 e segui muitas dicas do seu blog, que me foram muito úteis.
    Simplesmente adorei Berlim!
    Adorei conhecer East Side, a torre de TV, a Cathedral de Berlim, o Museu do Holocausto.
    Encontrei até o mercado de pulgas do Mauerpark! Demais!
    Pena que o tempo foi curto… Ainda tem muita coisa linda que ficará para a próxima viagem, se Deus quiser.
    Parabéns pelo seu blog.
    Um abraço.

    • avatar Isabel says:

      Oi Bel,

      Obrigada por deixar seu feedback. E fico muito contente em ouvir que o blog lhe foi útil e principalmente que gostou de Berlim. Tomara que possa voltar em breve para poder curtir mais a cidade.

      Abs,
      Isabel

  103. avatar Marília says:

    Olá Isabel,
    Queria que você soubesse que o seu site foi a base da viagem que preparei para o meu pai para Berlim, agora em fevereiro de 2014. Achei todas as informações que precisava e usei todas as referências que você trouxe para fazer um roteiro super legal! Muito obrigada!!! Agradeço também pelo meu pai que desfrutou muito da viagem!!!
    O seu site é fantástico, muito organizado, com informações muito legais e diferenciadas, muito bom mesmo!!!
    Muito Obrigada!!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Marília,

      Tudo bem?

      Muito obrigada por passar por aqui para deixar seu comentário tao gentil. É sempre um prazer ouvir que o site foi útil na preparacao da viagem para alguém.

      Um grande abraco,
      Isabel

  104. avatar Blanco says:

    Parabéns!!! Excelente trabalho.
    Encontrei em seu Blog todas as informações necessárias para planejar minha viagem à Berlim (AGO/2014).
    Muito Obrigado.

  105. avatar Gerson Paulino Júnior says:

    Olá Isabel,

    Não sabe o quanto estou me divertindo com o seu blog sobre Berlim, estou indo conhecer a Europa em novembro e diretamente Alemanha. Tenho parentes que moram em Berlim há mais de vinte anos e ficaram felizes em saber do seu blog tão informativo.
    Quero te parabenizar e dizer que até eu ir em novembro vou me deliciar muito com sua página, gostei principalmente da parte de onde comprar bom e barato em Berlim.

    Acima de tudo, Parabéns.
    Abraços, Gerson Júnior!

    • avatar Isabel says:

      Oi Gerson,

      Tudo bem?

      Mas que legal ouvir isto, ainda mais se o blog “foi aprovado” também por quem mora na cidade há tanto tempo 🙂

      Será um prazer receber sempre sua visita por aqui.

      Abs,
      Isabel

  106. avatar Gerson Paulino Júnior says:

    Olá Isabel,

    Retribuindo seu comentário, quem sabe sê não nos encontramos por Berlim, quero conhecer cada detalhe desta maravilhosa cidade, o blog foi aprovadíssimo por quem mora aí há muitos anos. Tenho duas tias casadas com alemães uma viúva morando em Berlim e outra morando em Bamberga com primos.

    O prazer será meu estar conhecendo Berlim e a Alemanha.

    Abraços, Gerson Júnior!

    • avatar Isabel says:

      Quem sabe não nos encontramos mesmo Gerson! É sempre um prazer encontrar nossos conterrâneos em terras distantes 🙂

      Abs,
      Isabel

  107. avatar Gerson Paulino Júnior says:

    Oi Isabel,

    Querida muito obrigado pelas informações sempre.
    Gostaria de corresponder-me com você via email para trocar umas informações pessoais, caso possa irá ajudar-me bastante.

    Abraço, Gerson!

  108. avatar MARCONE SOBREIRA LIMA says:

    Gostaria que me da as dicas e informações sobre a viagem e pousada para Paris-França, quero conhecer Itália, Espanha, Alemanha e Portugal….Estaremos indo para França em dezembro.

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcone,

      Tudo bem?

      Sinto muito, mas o blog aqui é sobre Berlim, não posso te dar informações sobre a França ou outro país.

      Isabel

  109. avatar Rodolfo says:

    Olá Isabel,

    Estou indo para Berlín no dia 10/4/2014, e o seu blog me ajudou muito!Excelente trabalho e grande iniciativa! Só estou com medo em uma coisa, a língua; pois não se parece nada com o português..rsrsrs…Será que apenas com o inglês dá para se virar bem ?
    Uma dúvida, não sei se você poderá me ajudar, quero ir a uma cidade chamada Chemnitz, pois é a cidade onde meu avô nasceu, é uma cidade até que grandinha, fica ao leste da Alemanha. Por conta de ser uma cidade não muito grande, será que consigo me virar bem por lá ?

    Desde já muito obrigado!
    Rodolfo

    • avatar Isabel says:

      Oi Rodolfo,

      Tudo bem?

      Antes de mais nada obrigada pelo elogio ao blog.

      Estou te linkando para este comentário onde respondo sobre a questão do inglês/da língua.

      Quanto a Chemnitz, eu não sei te falar muita coisa, pois não conheço – sinto muito.

      Abs,
      Isabel

  110. avatar Marcelo Kabs says:

    Ola Isabel,

    Parabens pelo site! Tomei a liberdade de matar saudade de Berlin, pois estive na cidade em 2001 e tambem planejei muito do meu retorno utilizando seu site.
    Desta vez estarei com minha esposa neste segunda na cidade e preciso te agradecer pelo apoio informal q seu blog troxe a nos.
    Ah, se quiser add no facebook, sera um prazer para nos te conhecer na cidade.
    Abs
    Marcelo

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcelo,

      Muito obrigada por seu comentário tão gentil. Quem sabe a gente não se encontra mesmo pelas ruas de Berlim – nos próximos diass estou com bastante trabalho, ou seja, sempre na rua.

      Abs,
      Isabel

  111. avatar Rose Oliveira says:

    Parabéns pelo blog e obrigada pela ajuda ! Todo o conteúdo foi super útil na minha visita a cidade ! Berlin e apaixonante

    10/05/2014

  112. avatar Virginia Lucia says:

    Oi, Isabel!
    Estou em Berlim e, procurando dicas através do Google, encontrei seu blog. Excelente! Tudo muito detalhado, ótimas fotos, instruções sobre como chegar… vai me ajudar muito. Abraço e parabéns pelo trabalho.

  113. avatar Geisa Gonzaga says:

    Parabéns pelo blog tão completo e bem organizado. Já tracei meu roteiro para setembro usando suas informações.
    Grande abraço

  114. avatar Regina Mendes says:

    Isabel, seu blog é sensacional e está sendo uma grande fonte de consulta para mim! Parabéns e obrigada por ajudar os viajantes brasileiros!

  115. avatar Vera Ruth L.Pereira says:

    Oi Isabel,adorei descobrir o seu blog.Estamos indo meu marido e eu,em outubro 2014 para Berlim pela segunda vez.por 9 dias,sendo que da primeira vez ficamos muito pouco tempo.Eu falo alemão o que facilita muito,mas mesmo assim tenho algumas duvidas que colocarei nos lugares indicados por tema no seu blog.Um grande abraço para voce e PARABÉNS

  116. avatar Maria Beatriz says:

    Isabel,

    Pretendo estar em Berlim, pela 1ª vez, em março 2015. Após pesquisas no teu site sinto como se já conhecesse Berlim. Me ajudou muito.
    Obrigada,

  117. avatar Bruno says:

    Bom dia Isabel! Tenho 21 anos, sou universitário e curso engenharia em uma universidade federal. Devido a alguns problemas em casa, uma tia que mora em Berlim me convidou para morar com ela e tentar construir minha vida la. Achei a proposta muito boa, pois também ficaria mais perto de minha mãe que mora na Espanha. Acontece que aqui no Brasil já estou encaminhado, estudando e com meu lugar conquistado. Gostaria de saber como é começar a vida do zero em Berlim, desde o aprendizado do idioma à conquista de uma vaga na universidade e um emprego. Vale apena deixar tudo para trás e arriscar?

    • avatar Isabel says:

      Oi Bruno,

      É difícil dizer para alguém se vale à pena ou não, pois cada pessoa tem uma experiência diferente, expectativas diferentes. O que posso te dizer é que se tomar a decisão de vir, tem que estar consciente que primeiro precisa dar alguns passos para trás, pois primeiro terá que aprender a língua, provavelmente fazer um curso para igualar o nível e poder entrar em uma universidade, etc. Porém pode ganhar em outros apectos – de viver em uma cidade com segurança, que oferece boa infra-estrutura, etc. Enfim, depende muito do que cada um procura, como da um é.

      Boa sorte na sua decisão e tudo de bom para o futuro.

      Abraço,
      Isabel

  118. avatar Patrícia Fanteza says:

    Olá, Isabel!

    Tudo bem?

    Chegamos no Brasil no dia 12, início da Copa. A viagem foi super tranquila.

    Quase perdemos o nosso voo… Acho que era a vontade de ficar em Berlim! rsrsrs

    Foi um grande prazer conhecê-la e contar com o seu apoio. Sou grata pelos momentos que passou com a gente. Companhia mais que agradável, além de bastante culta. Adorei conhecê-la!

    Com certeza recomendarei seus serviços a todos os amigos. E espero que um dia possa revê-la. Gostaria de não perder contato.

    Um forte abraço,

    Patrícia

    • avatar Isabel says:

      Oi Pat,

      Tudo jóia. Espero que com vocês também.

      Obrigada pela atençao e gentileza – para mim também foi um prazer conhecê-la e acompanhá-la(s). Vamos ficar sim nos falando.

      Beijos,
      Isabel

  119. avatar Danielly Facundo says:

    Olá Isabel, bom dia!

    Primeiramente parabéns pelo conteúdo do blog, é excelente!
    Queria te pedir uma ajuda: estou de mudança para a alemanha ano que vem, mas não ficarei em Berlim, irei para Ingolstadt, uma cidade universitária perto de Munich. Não sei se você conhece ou sabe alguma coisa de lá, mas seria de GRANDE ajuda qualquer informação que você tenha (sistema de transporte e média de aluguel, principalmente). Se você conhecer alguém que mora/conhece Ingolstadt e puder me passar o e-mail também, agradeço muito!

    Bom, é isso 🙂 Um grande abraço!

    • avatar Isabel says:

      Oi Danielly,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Sinto muito, mas não sei te dar informações sobre Ingolstadt 🙁

      Abraço,
      Isabel

  120. avatar Anette says:

    Isabel:

    Tudo bem com vc? Queria te agradecer por nos acompanhar tão bem em Berlim, realmente foi fundamental para conhecermos todo o lado histórico da cidade..
    Nossa viagem foi ótima, já estamos de volta e pensando na próxima rsrsrs
    Beijos

    Anette & Cia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Anette,

      Tudo bem. E com vocês?

      Que bom receber notícias sua e saber que correu tudo bem com o resto da viagem.

      Muito obrigada por seu carinho e atenção.

      Um grande abraço para você e o restante da turma,
      Isabel

  121. avatar Danilo araujo says:

    Gostaria de saber quanto custa os seus serviços em Berlim nas diversas opções elencadas.Gostaria tb da sua opinião sobre “hotel scandic Berlim potsdamer”? Em tempo, somos 2 casais de fortaleza-cê.

    • avatar Isabel says:

      Oi Danilo,

      Já faz alguns dias que tentei te responder através deste email que informou, mas retornou com msg de erro. Você pode me informar o endereço correto ou me enviar um email para obter maiores detalhes sobre os passeios.

      O Scandic fica bem localizado, na Potsdamer Platz e área (que fica a poucos minutinhos do hotel) tem diversas opções de restaurante, comércio, etc.

      Abs,
      Isabel

  122. avatar Leslie Adriano says:

    Querida Isabel, quero ressaltar a qualidade do seu profissionalismo , a atençao, a dedicaçao, a simpatia, com que nos recebeu no dia 13 de setembro, AMAMOS o encontro e o dia todo com vc. PARABENS pela aula de HIstoria, pelo carinho, por nos fazer sentir praticamente em casa, mesmo estando tao longe!! Voce fez valer a pena o tao pouco tempo que estivemos em Belin, uma cidade realmente apaixonante, ainda mais com voce para nos recepcionar! MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADA POR TUDO!! Se um dia voltar a Berlin, quero lhe encontrar novamente. Bjao

  123. avatar Antonio Ferreira do Amaral JÚNIOR says:

    Nós da Família Amaral (Júnior, Sônia, Vítor, Gabriela e Irene) agradecemos imensamente a oportunidade de termos passado todo um dia com você Isabel. Adoramos a aula que você nos deu sobre Berlim, crescemos muito com isso, aliado à sua extrema empatia. Nosso sentimento ao final do dia, quando nos despedimos, era estar dando um tchau para um membro de nossa família. Destaco também as informações de seu blog…fantásticas, Grande abraço da Família Amaral

    • avatar Isabel says:

      Obrigada pelo carinho e atenção Junior! Foi um prazer acompanhá-los, espero que a dona Irene e vocês tenha gostado do que viram nas terras dos seus ancestrais.

      Meu grande abraço para todos vocês,
      Isabel

  124. avatar marcia de paula godoy says:

    Isabel Parabéns pelo seu blog.Eu e meu marido acabamos de chegar de uma viagem para Berlim e outras cidades e suas dicas foram muito úteis.Adorei Berlim.Obrigada pelas dicas.Márcia

  125. avatar José Carlos&Luciana says:

    Isabel, boa noite, que chique, hoje vc apareceu dando entrevista no Jornal Nacional da Globo, ficamos com saudades de nossa visita por ai, abração.

    • avatar Isabel says:

      Oi josé Carlos e Luciana

      Tudo bem com vocês? bom receber notícias suas!

      Pois é, fiz uma pequena aparição no JN 🙂 Legal que viram (e me reconheceram)

      Grande abraço,
      Isabel

  126. avatar Tiago - Portugal says:

    Cara Isabel,

    Estive uma semana em Berlim no início do mês de Dezembro.

    O seu blog foi simplesmente divinal. Usei-o e estudei-o antes de ir e a viagem correu às mil maravilhas.

    As informações estão todas super completas. Nenhum erro a apontar.

    Dito isto, só queria agradecer a existencia deste blog que tanto ajudou a tornar a minha viagem mais agradável, principalmente porque as pessoas de Berlim são muito distantes e mal educadas.

    Fui ao Barcomi’s Deli, conforme sugerido aqui no blog, e fiz questão de experimentar o bolo de cenoura e efetivamente é muito bom.

    Muitos parabéns pelo blog.

    Com os melhores cumprimentos,

    Tiago

    • avatar Isabel says:

      Oi Tiago,

      Tudo bem?

      Ai que bom saber que deu tudo certo com a viagem, tendo se baseado pelo blog rsrss

      E que legal que provou o bolo de cenoura!!! Eu sou fã deste bolo.

      Mas sinto muito, se encontrou pessoas não muito simpáticas 🙁 Mas nem todos os berlinenses são assim 🙂

      Abraço,
      Isabel

  127. avatar Claudia says:

    Oi, Isabel
    Adorei seu blog! As dicas vão ser muito usadas quando eu for morar aí – o que deve acontecer do meio pro fim de 2015. Moro no Rio, tenho uma filhota de 7 anos e meu marido, depois de passar 3 meses em Berlim fazendo um curso, conseguiu uma oferta da trabalho. Confesso que deixar para trás meu trabalho (sou médica), família e ir para um país totalmente diferente, me deixa apavorada! Ainda mais porque não falo alemão e tenho medo da adaptação da pequena, principalmente com relação à escola…
    Mas, só leio e ouço coisas maravilhosas sobre a cidade… então, arrumar as malas e partir!
    Grande abraço!
    Claudia

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudia,

      Tudo bem?

      Eu imagino sim o receio, o medo de começar uma vida nova em um país estranho, né? Sem dúvidas não é das coisas mais fáceis, pode haver momentos difíceis com a adaptação à nova cultura, às pessoas, etc. Há sempre vantagens e desvantagens. Mas uma vantagem que para mim não tem preço é a questão da segurança, poder andar nas ruas sem medo, não viver cercada, atrás de muros (coisas que infelizmente fazem parte da rotina do nosso Brasil).

      Bem, eu fico te desejando boa sorte quando vier, espero que se adaptem bem e que gostem de morar aqui.

      Abraço,
      Isabel

  128. avatar Augusto Medeiros says:

    Olá Isabel

    Estou passando por uma grande dúvida. Ir passar 3 meses em Berllin ou em Londres. Eu já falo inglês e poderia aperfeiçoar bem. Não falo alemão mas gostaria de aprender. Mas eu acho que meu alemão naõ ficaria tão afiado quanto o inglês, porém, gostaria muito de ter a vivência de sentir a cultura alemã, mas que Londres. Estou em dúvida. É terrível ter uma dúvida sobre algo tão bom.

    • avatar Isabel says:

      Com certeza Augusto – é terrível ter um “problema” destes a resolver 🙂

      Espero que seja qual for a decisão que tomar, no final fique feliz.

      Abraço,
      Isabel

  129. avatar Fatima Santos says:

    Oi Isabel,
    Dando uma visitada no seu blog que eu acho incrível para agradecer a sua companhia e
    os conhecimentos que nos passou no pouco tempo que tivemos. Aproveitamos cada minuto.
    Obrigada também pelo blog que nos ajudou desde o inicio da viagem.
    Nós, o grupo da terceira idade (rsrsrsrs) e os adolescentes ficamos imensamente gratos.
    Abraço,

    Fatima

    • avatar Isabel says:

      Oi Fátima,

      Tudo bem com você e a turminha? Obrigada pelo carinho e atenção.

      Espero que tenham aproveitado bem o resto da viagem e não tenham passado muito frio!

      Grande abraço para todos vocês,
      Isabel

  130. avatar Beth Vieira says:

    Oi, Isabel,

    Já estamos em casa!
    Queria agradecer sua atenção conosco.
    Nosso tour com você foi ótimo, suas dicas foram muito úteis.
    Adoramos Berlim!
    Obrigada e até a próxima.
    bjs
    Beth

    • avatar Isabel says:

      Oi Beth,

      Bom receber notícias suas! E bom saber que gostaram de Berlim 🙂

      Espero que tenha dado tudo certo, que tenham conseguido fazer todos os passeios que pretendiam.

      Beijão para vocês,
      Isabel

  131. avatar Douglas e Lais says:

    Olá Isabel, tudo bem?
    Aqui é o Douglas e a Laís do Blog Viagem LadoB – http://viagemladob.com
    Achamos o seu blog bem legal, e gostaríamos de informar que o colocamos em nossa lista de Blogs Recomendados.
    Espero que goste e esteja de acordo que deixemos o seu link lá.
    Um abraço!
    Douglas e Laís
    Viagem LadoB

    • avatar Isabel says:

      Oi Douglas, Laís

      Tudo bem com vocês?

      Muito obrigada por listar o SimplesmenteBerlim na sua lista de blogs recomendados.

      Grande abraço,
      Isabel

  132. avatar Idália says:

    Oi Isabel, parabéns pelo blog. Muito esclarecedor para quem quer conhecer Berlin. Aproveitarei muitas dicas. Bj

  133. avatar Carolina says:

    Queria que todo destino tivesse um blog assim. Super parabéns pelo conteúdo e dinamismo 🙂

  134. avatar Renata says:

    Parabéns, excelente Blog!! Nível muito acima de qualquer outro, inclusive os especializados em viagens.

  135. avatar Laercio Teixeira says:

    Olá Isabel,

    existe alguma operador de telefonia em Berlim que venda o chip pré-pago e ofereça internet ilimitada por um determinado período de tempo? Pergunto isso pois nos EUA é comum você comprar chips por 30 dólares com dados ilimitado durante 1 Mês.

    Grato.

  136. avatar Gabriela says:

    Isabel,
    Voce é muito gentil.
    Obrigada por tanta informacao útil e parabéns pelo trabalho super legal que faz.
    Tudo de bom!!

    Gabriela

  137. avatar Marcio Arouca says:

    Isabel, tudo bem? Gostaria de agradecer muito o tour que fizeste conosco(Alexandre e Rogerio) por Belim. Além de muito proveitoso e instrutivo deste dicas maravilhosas da cidade. Quando vieres ao Brasil, apareça.
    abraços Marcio(Búzios)

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcio,

      Bom receber notícias – obrigada pela atenção! Tudo jóia contigo? Ah, foi um prazer acompanhá-los um pouquinho por Berlim.

      Ah! Pode ter certeza que ainda vou aparecer em Búzios sim, pois não conheço.

      Grande abraço de Berlim,
      Isabel

  138. avatar Daisy Moreirinhas says:

    Olá Isabel!
    Gostei muito do seu blog. Eu, meu marido e meus primos, passámos 4dias em Berlim e, graças ao seu blog, consegui convencê-los a visitar o espantoso Museu Judaico. As suas descrições são muito elucidativas. Parabéns!
    Somos viajantes do Mundo e também temos um blog que poderá visitar:
    http://alfredo-moreirinhas.blogspot.com

    • avatar Isabel says:

      Oi Daisy,

      Obrigada por seu feedback. Que bom saber que os convenceu a ir até o Museu – eu o acho um dos mais interessantes que tem em Berlim.

      E parabéns pelo blog.

      Abs,
      Isabel

  139. avatar Deogenes says:

    Isabel seu blog é nota 1000, estou no hotel gat aqui no check point e fiz tudo baseado nele, e deu tudo certo até agora rsrs até o táxi foi tudo 100%. Paguei 26 euros do Tegel até o hotel. Pelo transferir iria pagar 37 euros.
    Valeu!!!!

    • avatar Isabel says:

      Uffaa Deogenes, que alívio (rsrsrs) saber que tem dado certo as dicas que seguiu aqui. Espero que esteja aproveitando bastante a cidade (e gostando).

      Abs,
      Isabel

  140. avatar Juan says:

    Acabo de descobrir o seu site, e gostei bastante. Adquiri um livro guia mas não está me ajudando muito. Minha viagem será em novembro. Parabéns pelo site, achei bem detalhado e com muitas informações úteis.
    Abraço
    Juan

    • avatar Isabel says:

      Oi Juan,

      Que bom saber que o blog não tem sido como o guia que adquiriu 🙂 Tomara que possa encontrar todas as informações que precisa.

      Abs,
      Isabel

  141. avatar Julia Camara says:

    Olá Isabel! Parabéns pelo seu blog!
    Estarei indo a Berlim no dia 5 de Outubro próximo. Estou gostando muito das suas dicas! Espero saber aproveitá-las!
    Como está o clima nessa época?
    Abraços
    Júlia

  142. avatar Lúcia e Mariana says:

    Olá Isabel!
    Estivemos em Berlim em agosto e adoramos a nossa viagem e tudo devemos ao Simplesmente Berlim. Foi o nosso único guia e fez-nos sentir como verdadeiras habitantes da cidade. Viajantes e não turistas.
    Obrigada por toda a dedicação que a Isabel pôs neste blog tão útil. Ajudou muito para nos sentirmos acolhidas pela cidade.
    Foi simplesmente… sem palavras!
    Obrigada e beijinhos de Portugal

    • avatar Isabel says:

      Oi Lúcia, Mariana

      Tudo bem?

      Muito obrigada por passar por aqui para deixar seu comentário. Fico feliz em saber que o blog lhes foi útil.

      Beijo de Berlim,
      Isabel

  143. avatar milton says:

    Isabel boa tarde, recentemente te pedi informações sobre passeios e valores, infelizmente perdi todos meus e-mails. Chegarei a Berlim no dia 15 de abril. Gostaria de fazer o passeio guiado de 7 horas, tenho dias 16 e 17. Se puder sugerir algo mais. Somos 1 casal e 2 crianças de 11 e 13 anos, sem problemas com locomoção. Obrigado.
    Milton

    • avatar Isabel says:

      Oi Milton,

      Eu tinha visto seu outro comentário e te respondi através deste email que você deixou aqui no campo dos comentários. Inclusive, acabei de te re-enviar esta mensagem. Se não o recebeu, me avisa por gentileza e me informa um outro endereço de email para onde possa te escrever.

      Abs,
      Isabel

  144. avatar Douglas says:

    Olá Isabel,
    A poucos dias eu e minha esposa estivemos em Berlim e graças ao seu blog foi possível aproveitar melhor o passeio nesta cidade fascinante.
    Excelente trabalho.

    ” Danke”
    Douglas.

    • avatar Isabel says:

      Danke Douglas por sua mensagem!

      É um prazer saber que o blog lhe foi útil durante sua estadia em Berlim. E espero que tenha gostado da cidade.

      Abs,
      Isabel

  145. avatar Beatriz says:

    ADOREI O BLOG. VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!!!

  146. avatar MARIA JOSE MACHADO says:

    Olá Isabel…vamos para Berlim no dia 14 de julho..e como não temos muito tempo..só 5 dias as dicas serão de suma importância…depois iremos para Praga, Vienna e Budapeste…e como vamos por conta própria as dicas princ. de metrôs serão totalmente aproveitadas ,bem como os Top 10 de Berlim. kkk ….obrigada e fique com Deus.

Deixe seu comentário

*