Spargelzeit (Período do Aspargo)

  • SumoMe

Aspargo3

Quem visitar Berlim durante a primavera vai pegar o período dos aspargos.  A colheita dos aspargos pode ser iniciada final de março/metade de abril (dependendo do clima, se as temperaturas já deram uma esquentada para que os aspargos possam crescer) e vai até a metade de junho mais ou menos. Por isto este período chama-se “Spargelzeit” e nesta época podemos comprá-los frescos nos supermercados e feiras.  Além disto boa parte dos restaurantes fazem um cardápio especial  com  pratos feitos com o vegetal (“Spargelkarte” – cardápio de aspargos) – isto é uma tradição.

Um exemplo de Cardápio de aspargos (Fonte: www.friedrichs106.de)

Um exemplo de Cardápio de aspargos (Fonte: www.friedrichs106.de)

Há aspargos brancos e verdes e eles são preparados de diversas maneiras. Mas nos restaurantes o mais comum são os aspargos brancos. O prato padrão geralmente é composto por cerca de 450 gramas (ou metade) de aspargos e batatas cozidas. E para os aspargos você pode escolher se quer com molho holandês ou manteiga derretida.

Fonte: wdr.de

Para quem não é fã desta versão vegetariana, há diversas outras variações, onde presunto pode ser adicionado ao prato padrão ou ainda uma carne, como uma carne grelhada, um peixe ou Schnitzel (bife à milanesa) – como pode ser visto na primeira foto. A sopa de aspargos brancos é outro prato que faz parte da maioria do cardápio de aspargos, mas cada restaurante pode fazer suas próprias criações.

Então fica aí a dica – se você está em Berlim neste época, fique atento(a) ao cardápio dos restaurantes e os pratos oferecidos com aspargos – está aí uma boa oportunidade de degustar este vegetal fresco, pois no Brasil o encontramos mais comumente em conserva.

 

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Regina Célia says:

    Comi aspargos frescos pela primeira vez na Europa e adorei! Adoro quando eles são grelhados e servidos como acompanhamentos de carnes!

Deixe seu comentário

*