Top 10 Grátis em Berlim – As melhores atrações para visitar e atividades para fazer na cidade gratuitamente

  • SumoMe

Berlim é uma cidade que oferece muitas atrações gratuitas, são inúmeros museus e exposições, igrejas, memoriais, eventos grátis. Também tem muita atividade legal para se fazer em Berlim sem precisar gastar dinheiro – depende do dia da semana, da época e estação do ano .

A grande maioria das atividades e atrações gratuitas de Berlim que estou listando abaixo podem ser feitas/visitadas em qualquer época, ou seja, você pode aproveitá-las independente do dia da semana ou da época/estação do ano que visite Berlim.  Ah! A ordem das atrações listadas não significa ordem de importância. E clique nos links para obter maiores informações.

1- Portão de Brandemburgo

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_PortaoBrandemburgo

Nenhuma visita a Berlim estaria completa sem visitar o Portão de Brandemburgo. E para visitar o principal marco da cidade você não precisa gastar nem um centavo.

Quanto o Muro de Berlim existia, ele ficava na divisa, pertencente ao lado Oriental – a população não tinha acesso a ele. Com a queda do muro virou um símbolo da reunificação da cidade e do país. Hoje ele é palco de grandes comemorações e podemos cruzá-lo e admirá-lo livremente (e gratuitamente!!!).

2- Muro de Berlim

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_MuroDeBerlim_EastSideGallery

E já que falei em muro de Berlim, esta é outra visita obrigatória na cidade: ver os restos do muro de Berlim.

Os pontos mais visitados são a East Side Gallery, com seus grafites, e o Memorial do Muro de Berlim na Bernauer Str., que é um riquíssimo museu à céu aberto. Mas você pode encontrar pela cidade vários outros restos do muro de Berlim.

3- Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_MemorialDoHolocausto

Comumente chamado de Memorial do Holocausto, este é um dos monumentos mais impressionantes e mais visitados da cidade. Como o nome já denota, ele é dedicado aos milhões de judeus mortes durante a ditadura nazista.

A obra de Peter Eiseman, composta de 2711 blocos simetricamente arranjados , desperta os mais variados sentimentos e sensações. Não deixe de caminhar entre os blocos – a perspectiva é bem diferente.

4- Topografia do Terror

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_TopografiaDoTerror

Eu sempre defino esta exposição como um  “raio x” do terror. Aqui você pode saber mais sobre as organizações nazistas, como Gestapo e SS, que foram responsáveis pela repressão a oponentes e não-conformes com o regime, assim como responsáveis pelo horrores da Segunda Guerra Mundial e mortes dos judeus.

É uma exposição riquíssima em fotos e documentos. Geralmente tem uma exposição à céu aberto e outra, mais detalhada, em ambiente fechado.

5- Alltag in der DDR – O dia-a-dia na Alemanha Oriental

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_AlltagInDerDDR-ODia-a-diaNaAlemanhaOriental

Outra exposição que documenta mais um triste capítulo da história recente da Alemanha. O país é dividido após a guerra, em Alemanha Ocidental e Oriental, fazendo com que um povo com características e hábitos comuns passassem a ser dois.

Esta exposição explora aspectos da vida cotidiana na Alemanha Oriental, como trabalho, moradia, férias, etc.  A “Alltag in der DDR” é outra exposição super rica, fantástica para conhecer mais sobre este período vivido na Alemanha.

6- Visitar o Parlamento Alemão

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_Reichstag_ParlamentoAlemao

Em diversos parlamentos mundo afora, quando possível a visita, geralmente precisamos comprar um ingresso. O Reichstag, o prédio que abriga o parlamento alemão, é aberto a visitação gratuitamente – você só precisa agendar com antecedência.

Você tem as seguintes opções:
– A mais comum e que tem um maior contingente é a visita a sua bela e marcante cúpula. Daqui você ainda pode apreciar uma bela vista panorâmica de Berlim.

– Você pode ainda fazer uma visita guiada pelo parlamento e ao final desta visita também terá acesso à cúpula. Esta visita, que dura cerca de 90 minutos, é conduzida por funcionários do parlamento e é oferecida em várias línguas. O contigente deste tipo de visita é mais limitado.

O agendamento destas visitas podem ser feitas feito através deste link. As requisições de agendamento para visitar a cúpula são aceitas para o mês corrente e a solicitação de tour guiado é aceito para o mês corrente e os dois meses seguintes.

7- Assistir a um “Lunch Concert” na Filarmônica

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_ConcertoGratuitoFilarmonica

Às 13 horas das terças-feiras acontece o “Lunch Concert” na filarmônica de Berlim. É um pequeno concerto de 45 minutos a uma hora, quando integrantes da filarmônica de Berlim e outras orquestras da cidade se apresentam no hall de entrada da Filarmônica.

O “Lunch Concert” é bem concorrido, chegue com algum tempo de antecedência (pelo menos meia-hora) para conseguir um lugar.

8- Admirar a arquitetura na Ilha dos Museus

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_IlhaDosMuseus_BodeMuseu

O complexo da Ilha dos Museus em Berlim foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uma visita externa já vale à pena, pois os prédios são belos e imponentes.

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_CatedralDeBerlim

Ainda na ilha física, do lado dos pédios dos museus, se encontra a Catedral de Berlim – outra construção magnífica que tem que ser vista em uma visita a Berlim.

9- Conhecer a Potsdamer Platz

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_PotsdamerPlatz

Conheça a área moderna de Berlim. Bem no coração da cidade, próxima do Portão de Brandemburgo, esta área deixou de existir por muitos anos. Foi extremamente danificada pelos bombardeios da guerra e cortada pelo muro de Berlim, se tornando uma terra de ninguém nesta época. Após a queda do muro prédios novos e arrojados são construídos.

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_PotsdamerPlatz_SonyCenterNoite

Um destes prédios é o Sony Center – um complexo com uma cúpula que parece uma tenda de circo, inspirada no Monte Fuji. Recomendo uma visita também a noite, quando a cúpula é ganha uma iluminação que vai mudando de cores.

10- Passear pelo Nikolaiviertel

Top10AtracoesGratuitasEmBerlim_Nikolaiviertel

Podemos dizer que o Nikolaiviertel é o berço de Berlim. Ali, nas marges do rio Spree é que se assentam as primeiras comunidades que dão origem a Berlim.

Assim, como outras partes do centro, esta área foi extremamente castigada durantes os bombardeios da segunda guerra. Na metade dos anos 80 é reconstruída com uma cara de vilinha do interior.

Ruas de pedrestes, casinhas com cara de antigas, lojas, Cafés charmosos e restaurantes que oferecem a culinária local é o que você encontrará por lá.

 

Como já mencionado, além das atrações e atividades sugeridas acima, em Berlim tem muitas outras para se ver e fazer sem gastar dinheiro. Acesse este link para ver mais atrações gratuitas em Berlim. E se você quer economizar na hospedagem, neste post você encontra dicas de hotéis baratos em Berlim.

 

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Natalie says:

    Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Deixe seu comentário

*