Tradições de natal na Alemanha – Parte 2

  • SumoMe

E aqui vai mais algumas tradições e diferença do natal na Alemanha – clique aqui para conhecer outras tradições de natal na Alemanha:

– Dia de São Nicolau

Na Alemanha no dia 06 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau. Principalmente as crianças comemoram esta data. Neste dia (ou melhor na noite anterior) as crianças devem colocar seus sapatinhos atrás da porta, pois São Nicolau trará chocolate, doces e lembrancinhas e deixará nos sapatinhos.

Nicolau, um bispo nascido na cidade de Myra (na Turquia) ficou conhecido por sua generosidade e afinidade com as crianças. Este bispo foi santificado pela igreja católica e é considerado pela mesma o verdadeiro Papai Noel.

Lembro que quando eu era criança, era isto que era dito para mim – para colocar o sapato atrás da porta para que Papai Noel colocasse o presente. Só que no dia 24 para 25 de dezembro. Vê-se que tal costume vem da crença católica.

Inclusive este tradicional Papai Noel (ou São Nicolau) não vestia uma roupa vermelha, mas sim uma roupa branca, uma batina típica dos bispos. A roupa vermelha como é atualmente conhecida foi obra da Coca-cola. Vejam o texto abaixo (fonte: Deutsche Welle):

” São Nicolau x Papai Noel – Há mais de 70 anos, o atual gordinho de roupas vermelhas tem disputado o lugar do velhinho de vestes brancas. Tudo começou em 1931, quando a poderosa multinacional Coca-Cola lançou uma propaganda com a nova versão de Santa Claus. O cartunista americano Thomas Nast foi o criador do atual Papai Noel, que na época apareceu nas telas da televisão oferecendo uma garrafa de refrigerante para uma garotinha. O marketing da empresa parece ter dado tão certo, que fez com que muitos, desde então, nem se dessem conta da existência de outro Papai Noel.”

– O dia 24 de dezembro

Este é o dia mais importante do Natal, é quando as famílias se reúnem (como no Brasil). A diferença é que tradicionalmente a árvore de natal é montada e decorada somente neste dia – isto eu me refiro às casas particulares, pois em lugares públicos as árvores são montadas antes. Outros enfeitos são colocados nas casas antes, mas a árvore geralmente é neste dia. As árvores são pinheiros naturais que as pessoas compram uns dias antes e no dia 24 as decoram e colocam os presentes embaixo dela (aqui em casa eu faço diferente – eu já monto e decoro a árvore quando compro, não sigo a tradição alemã. Mesmo porque acho uma pena deixar uma bela árvore montada e enfeitada por tão pouco tempo).

Outra diferença é que não tem uma ceia de natal tão rica, fartosa e opulenta como no Brasil. E também não tem um prato tão típico como o nosso peru ou pernil. Na família do meu marido sempre teve um jantar especial, mas sempre variado até que em um ano a esposa do tio dele nos saiu com uma de que a comida típica seria “salsicha com salada de batatas”! O meu marido ficou “indignado” pois na opinião dele isto não é comida para uma noite especial. Bom, fomos pesquisar na internet, em um fórum o que seria a comida típica para a noite de natal e o incrível é que cada pessoa diz uma coisa. Alguns dizem que seria o peixe carpa (que é comum por aqui) e muitos citaram a bendita “salsicha com salada de batatas”. Bom, como naquele ano a reunião foi aqui em casa, a comida foi tradicional brasileira: peru, arroz com frutas, etc.!

Após o jantar, os presentes são distribuídos e nas famílias mais tradicionais são cantadas músicas natalinas (principalmente quando tem crianças).

– Erster Weihnachtsfeiertag e zweiter Weihnachtsfeiertag

O dia 25 de dezembro é chamado de “primeiro dia do natal” e é neste dia que geralmente as pessoas preparam uma ave, que aqui não é o peru, mas o ganso que é típico. O ganso assado é geralmente acompanhado com repolho roxo cozido e refinado com especiarias e Klösse (ou Knödel que são umas bolas de massa que eu chamo de nhocão quando tenho que explicar/traduzir para alguém).

E aqui na Alemanha tem também o “segundo dia de natal” (zweiter Weihnachtsfeiertag) que é no dia 26 de dezembro. É mais um dia de feriado, mas já não tem tanta tradição, as pessoas simplesmente aproveitam o dia livre.

Observação: para quem está a turismo na cidade, fiquem atentos com os horários de funcionamento das atrações da cidade no feriado de Natal, pois algumas coisas podem estar fechadas ou fechar mais cedo.

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*