Tradições de natal na Alemanha

  • SumoMe

Aqui estamos a pouco menos de um mês para o natal e Berlim já está no clima natalino, os supermercados estão cheios de produtos típicos do natal, as feiras de natal começam hoje e as ruas e lojas já estão enfeitadas. E já que estamos no clima natalino, neste post eu quero falar sobre as tradições de Natal na Alemanha. Mesmo sendo uma festa comemorada em diversas partes do mundo, há algumas diferenças nos hábitos, costumes e tradições.

As diferenças já começam no período pré-natal, que na Alemanha é chamado de Adventszeit (“período do advento”). Este é um período contemplativo, nostálgico.

O Adventszeit dura cerca de quatro semanas e tem quatro Adventssonntag (“Domingo do advento”). O período começa no primeiro domingo do advento (“erster Adventssonntag”) e termina na noite do dia 24 de dezembro, que na Alemanha chama-se Heiliger Abend (“Noite Santa”). A data que cai o primeiro domingo do advento varia e neste ano de 2014, os domingos do advento serão nos dias: 30/11 (erster Adventssonntag), 07/12 (zweiter Adventssonntag), 14/12 (dritter Adventssonntag) e 21/12 (vierter Adventssonntag).  Em alguns destes domingos o comércio é aberto (este ano nos dias 07 e 21 de dezembro), assim as pessoas já podem ir fazendo suas compras de natal.

Além disto, há uma série de costumes e tradições relacionados com o período do advento:

Adventskranz

Meu Adventskranz – no segundo domingo do advento, com duas velas acesas

Uma tradição é o Adventskranz – uma coroa de pinheiro decorada geralmente com 4 velas. As velas são acesas gradativamente nos domingos do advento, numa espécie de contagem regressiva. No primeiro domingo do advento acendemos a primeira vela, no segundo domingo acendemos a do domingo anterior + uma segunda vela, e assim por diante até o Natal. Nestes dias geralmente as famílias se reúnem para um almoço ou café e a(s) vela(s) são acesas.

O Adventskranz foi criado por um pastor evangélico chamado Johann Hinrich Wichern que cuidava de crianças em um orfanato em Hamburgo. Como no período do advento, as crianças sempre perguntavam quantos dias faltavam para o Natal, o pastor fez em 1839 o primeiro Kranz (coroa) de madeira com 19 velas pequenas vermelhas e 4 velas grandes brancas. As velas foram acesas sucessivamente – as pequenas nos dias da semana e as grandes nos domingos. Com o passar do tempo, o Kranz foi decorado com galhos de pinheiro pois na cultura germânica pinheiro representa vida e esperança.

Hoje em dia tanto pode-se comprar o Adventskranz pronto quanto fazê-lo por conta própria. Também pode-se comprar a coroa pronta e adicionar as velas e elementos decorativos à gosto, que é o que eu muitas vezes faço.

Adventskalender

Adventskalender com todas as janelinhas fechadas e outro já com algumas janelinhas abertas

Outra tradição natalina alemã é o Adventskalender (Calendário do Advento). Este é um calendário que vai do dia primeiro ao dia 24 de dezembro, ou seja, até o Natal. Cada dia tem uma janelinha fechada, as quais devem ser abertas nos seus respectivos dias. Atrás de cada janela esconde-se uma surpresa, sendo que a do dia 24 é a maior.

Há Adventskalender que esconde atrás de suas janelinhas imagens relacionadas a história do Natal. Outros escondem mini-livros, pequeno enfeites, ou pequenos brinquedos, mas o tipo mais comum é com chocolate. Os chocolates têm forma de estrela, papai Noel ou outras figuras relacionadas ao Natal.

Os supermercados e lojas tem uma variedade enorme e taí uma coisa que os turistas podem levar de lembrança desta época de Berlim. Eu acho uma coisa bem legal e diferente, que não temos no Brasil e com certeza deve agradar. A primeira vez que vim para cá, foi nesta época e quando voltei levei estes “calendários” para mostrar para minha família.

– Fazer biscoitos

Biscoitinhos (Fonte: wikimedia.org)

Isto é outra coisa típica na Alemanha, fazer biscoitos natalinos. No período de natal os mercados enchem suas prateleiras com os acessórios – livros de receita, pincéis, forminhas com formato de árvore de natal, estrela, botinha, etc. – para preparar os biscoitos.  Há diversas receitas, mas algumas são bem tradicionais como Zimtsterne (estrelinhas de canela) ou Vanillekipferl  (biscoito amateigado com baunilha). Algumas pessoas fazem, colocam em pacotinhos com motivos natalinos e distribuem para outros familiares. Mas principalmente as pessoas que tem criancas, e que cultivam esta tradicao, é que costumam fazer os biscoitos. Pois as criancas ajudam a fazer os biscoitinhos – a cortar a massa, a formar os desenhos, decorar, etc. Inclusive não é uma tradição só daqui, eu já vi na TV, a princesa da Noruega fazendo os biscoitos com seus filhos.

Continue lendo: Tradições de natal na Alemanha – Parte 2

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar milena v.seibert says:

    esas cmidas sao bem estranhas mais tem cara de bem gostozas hehehe bjxxx mily

  2. avatar suely campos says:

    bah e legauuu mesmo numca pasei o natal lah mais gostaria bjx ….

  3. avatar Elaine says:

    Meu filho está indo morar na Alemanha a partir de dezembro. Estou triste pois é época de nata .

Deixe seu comentário

*