Winterwelt na Potsdamer Platz 2013

  • SumoMe

A “Rodelbahn”

E neste último sábado, dia 02 de novembro, teve início o “Winterwelt am Potsdamer Platz”  (Mundo do inverno na Potsdamer Platz). Como eu falei ano passado, o Winterwelt na Potsdamer Platz é um evento que oferece atividades típicas do inverno da Alemanha  e do qual faz parte também a feira de Natal.

Como não temos montanhas em Berlim e arredores onde as pessoas podem esquiar, são montadas então outras coisas para a prática de esportes no gelo, como por exemplo, uma pista de patinação e uma “Rodelbahn”.

Rodelbahn geralmente é uma espécie de tobogã ou “caminho” íngreme onde no inverno as pessoas escorregam em trenozinhos ou nas Rodelbahn de verão em carrinhos. No Winterwelt am Potsdamer Platz é montada uma rampa com 12 metros de altura e 70 metros de comprimento com neve artificial (pois nem sempre neva aqui) e escorregamos sentado em uma bóia enorme. Eu adoro, acho uma delícia – recomendo provar!

Se não gosta de altura, uma outra opção é a pista de patinação no gelo, que eu particularmente acho bem mais difícil, já tentei mas não é minha praia 🙂 Acho uma vergonha, pois vejo aquelas crianças deslizando graciosamente pelo pista e eu me segurando nas bordas!!! Então se nunca patinou no gelo e está/vai estar em Berlim, está aí uma oportunidade. Inclusive eles ainda tem instrutores/monitores para dar aulas de patinação no gelo para crianças de 4 a 7 anos.

Para complementar o ambiente há também as Skihütte, as barracas/restaurantes típicas das estações de esqui. E estas do Winterwelt am Potsdamer Platz são no estilo austríaco, por isto é chamada de “Salzburger Schmankerl-Hüttn” e lá podemos degustar especialidades da culinária austríaca.  À noite há também música popular alemã/austríaca (como também é tipicamente tocado nas estações de esqui) para animar e o pessoal dança mesmo. Geralmente nos finais de semana lota e vale a pena entrar para dar conferir como é ou provar uma das especialidades.

E obviamente há também a feira de natal. Há diversas barraquinhas de madeira que vendem produtos artesenais, feitos à mão de madeira, como enfeites de natal, velas, etc. Você encontra também barracas que vendem luvas, toucas, cachecóis, bijuterias e acessórios, e muito mais.

Veja abaixo os horários de funcionamento e detalhes para as atrações do Winterwelt na Potsdamer Platz:

– Pista de patinação no gelo e Rodelbahn (Rampa de gelo):

De 2 de novembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014, diariamente das 10:00 às 22:00hs. No dias 17 e 24 de novembro ficam fechadas. No dia 24 de dezembro funciona somente até às 16:00hs.

O horário para as aulas de patinação para as crianças é das 10 às 11:30 nos seguintes dias: 03, 09, 10, 16, 23 e 30/novembro, 01, 07 e 08/dezembro.

O aluguel do par de patins custa 2,50 euros por uma hora e meia. O aluguel da bóia custa 1,50 para escorregar uma vez. Há bilhetes que permitem escorregar 4 ou 10 vezes e custam respectivamente 5 e 10 euros.

 

 

– Salzburger Schmankerl-Hüttn (barraca):

De 2 de novembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014, diariamente das 10:00 à meia-noite, sendo que com a música é à partir das 19:00hs. No dia 24 de dezembro funciona somente até às 16:00hs. E no dias 17 e 24 de novembro não funciona.

 

 

– Feira de Natal

A feira de Natal só começa algumas semanas depois, no dia 25 de novembro e vai até o dia 26 de dezembro, funcionando diariamente das 10:00 às 22:hs, sendo que no dia 24 de dezembro funciona somente até às 16:00hs.

 

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Juliana says:

    Oi Isabel, lá vai eu com mais uma pergunta: chego em 05/11, consigo pegar a pista de patinação e as barraquinhas? Acredito que a Feira de Natal eu não consigo ne? Essa feira é mto lotada? Como faço p/chegar? Ficarei hospedada no Hotel H2 Hotel Berlin Alexanderplatz (Karl-Liebknecht-Straße 32a, 10178 Berlin, Alemanha) – outra pergunta, o que você acha desse hotel? Tem alguma observação a fazer?
    Obrigada desde já.
    Obs: Seu site é tudo de bom!!!!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      Eu nao sei ainda quando O Winterweld deste ano comecará, mas pode ser que nos dias 06 e 07 já tenha comecado.

      Do hotel em si, suas instalacoes nao posso te falar muita coisa, posso te dizer que ele é bem central.

      Isabel

  2. avatar Monica says:

    Bom dia, Isabel!
    Estou devorando seu blog! Excelente!
    Este evento ocorre todos os anos?
    Com a mesma proposta?

    Abraços,
    Mônica.

Deixe seu comentário

*