Neste post eu vou falar de um assunto que não tem a ver só com Berlim, mas com uma viagem a Europa. Na verdade eu quero dar a dica de uma empresa que eu considero ter ótimos preços para fazer um seguro de viagem para a Europa.
Recentemente a minha prima veio de férias para a Europa, inclusive Berlim. Poucos dias antes da sua viagem, ela me ligou dizendo que alguém a alertou que para entrar na Europa é necessário ter um seguro de viagens, e ela me perguntou se eu sabia de algo do tipo. Eu falei que já ouvi falar disto sim! Pelo que já li esta norma está estabelecida no Tratado de Schengen, e muitos países só recomendam que o turista tenha um seguro de viagem. Mas em outros países, como a Alemanha, é uma exigência, podendo ser solicitado do turista a comprovação de que tenha um no momento de entrar no país, ou seja, você deve apresentar a apólice do seguro (veja esta matéria sobre o assunto).
Para ser sincera, eu não conheço ninguém que já tenha tido que comprovar – mas tudo é possível quando se viaja, quando se passa pela imigração e sendo uma norma, devemos estar preparados para atendê-la. Independente disto, até por medida de segurança, quando a minha mãe me visita eu sempre faço um seguro para ela. Eu sempre fiz o seguro com a mesma empresa e foi esta que eu sugeri para a minha prima, pois é super prático e rápido para fazer e eu acho os preços muito bons. Faz tempo que eu não faço uma cotação de seguro de viagens com uma empresa no Brasil, mas quando fiz a bons anos atrás lembro que não era muito barato.
A empresa chama-se Mawista e eles oferecem diversos tipos de seguro. Tem opções de seguro para pessoas com visto de estudante ou visto de trabalho e que vão passar um período maior no país, assim como também para pessoas com visto de turismo – o produto tem o nome de “Mawista visum”. E neste caso, o seguro atende às exigências que constam no Tratado de Schengen, como por exemplo, a cobertura de pelo menos 30 mil euros para assistência médica. Não só isto, a cobertura do seguro abrange todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen, que são: Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Letônia, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Áustria, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, República Checa e Hungria. Portanto se você vem visitar a Alemanha e antes ou depois visita um destes países listados, você também estará coberto pelo seguro.
O “Mawista visum” é oferecido para pessoas com até 64 anos de idade, por um período mínimo de 8 dias e máximo de 183 dias. O valor do seguro é baseado na quantidade de dias que você ficará na Alemanha/Europa. Um seguro para até 31 dias, por exemplo, está custando 34 euros – pela taxa de conversão do câmbio oficial do momento, são cerca de R$ 88,00.
O seguro pode ser fechado via internet e pode ser pago com cartão de crédito (ou débito em conta corrente da Alemanha). Você pode escolher como quer receber a apólice, se via correio ou via email em arquivo pdf. Eu sempre escolho via email, chega bem rápido e daí mando o arquivo para a minha mãe imprimir e trazer consigo.
Neste link você pode ler mais sobre as condições e cobertura do seguro. Tem um vídeo também que vale a pena ver para saber um pouco mais. E quem tiver mais dúvidas pode entrar em contato com a empresa. Os dados para contato se encontram no site.
Sempre fiz esse seguro e até hoje não sei, se e quando for necessário, a quem procurar: a rede pública? Médico particular?
Oi Antonio,
Se for aqui na Alemanha você pode procurar qualquer médico, deverá pagar a conta no final da consulta e depois solicitar reembolso.
Isabel
Olá, em quantos dias eles (Mawista) enviam o seguro via email?
Geralmente é bem rápido Diogo, logo depois de você fazer o fechamento via internet.
Oi Isabel, estou em Berlim sozinho e agora a noite no hotel veio uma febre alta. Meu hotel (MK) não tem nenhum funcionário que possa me ajudar. Vc sabe se existe algum delivery de farmácia aqui?
Oi Léo,
Eu não conheço este tipo de serviço – sempre que preciso de algum remédio vou direto na farmácia. O que posso te dizer é que tem uma na estaçao central de trens que fica aberta 24 horas (pois as demais não!).
Melhoras!
Abs,
Isabel
Olá Isabel,
No formulário de aplicação é pedido um endereço na Alemanha, mas eu ainda não tenho um definido. Você sabe o que eu devo preencher?
Obs: vou fazer um intercâmbio de estágio em uma empresa por 1 ano, e para solicitar o visto preciso apresentar o contrato de seguro-saúde para os três primeiros meses de estadia.
Abraços.
Oi Matheus,
Neste caso eu creio que o endereço no Brasil. Mas para ter certeza talvez seja melhor mandar um email e tirar esta dúvida com eles, qual endereço que querem.
Abs,
Isabel