Como o nome já indica, a exposição “BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)”, que foi inaugurada em setembro de 2012, documenta a guerra fria.
Nas palavras de Rainer Klemke, do Departamento de Administração Cultural “A caixa-preta é um instrumento no avião que grava tudo, portanto uma caixa que armazena a verdade dos acontecimentos. E assim é aqui também”.
O local escolhido para construir a BlackBox foi um terreno a poucos metros do Checkpoint Charlie – o antigo posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental – devido a importância histórica deste lugar.
Provavelmente um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, ocorreu exatamente no Checkpoint Charlie. Em 1961, após a construção do muro, o governo de Berlim Oriental tentou limitar a liberdade de movimento dos membros das forças aliadas ocidental na cidade e por causa deste embate tanques americanos e soviéticos ficaram cara a cara neste posto e prontos para atirar, o que poderia significar o início de uma nova guerra.
Felizmente o confronto militar estre as duas potências Estados Unidos e União Soviética não aconteceu. Nem nesta data, nem em todo o período que a Guerra Fria durou, de 1945 a 1990.
Através de fotos e estações de mídia, a exposição mostra importantes acontecimentos que marcaram o período. Pode-se ouvir, por exemplo, o discurso de Winston Churchill em 1946, quando este já menciona o termo “cortina de ferro”.
Do complexo, faz parte também uma exposição a céu-aberto com fotos e painéis informativos em alemão e inglês sobre o Checkpoint Charlie, o aperfeiçoamento do controle na fronteira, as fugas e tentativas de fugas, assim como a queda do muro de Berlim.
Ah! E se você quiser ver e tirar uma foto, no local você também encontra um fragmento do muro de Berlim.
A exposição a céu-aberto é gratuita e a BlackBox Kalter Krieg custa 5,00 euros / 3,50 reduzida (a entrada é gratuita para crianças de até 14 anos). A BlackBox Kalter Krieg é aberta diariamente das 10 às 18:00hs.
Endereço: Friedrichstrasse 47, 10117 Berlim
Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse
Ônibus: Linha M29, parada U Kochstr./Checkpoint Charlie
Atrações Próximas: Checkpoint Charlie, Checkpoint Charlie Museu, O Muro – O Panorama Asisi de uma cidade dividida, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz, Exposição “Topografia do Terror”
Hotéis nas imediações: Winters Hotel Berlin Mitte – The Wall, Mercure Hotel & Residenz Berlin Checkpoint Charlie, Hotel Gat Point Charlie, Angleterre Hotel, relexa hotel Stuttgarter Hof, ibis Berlin City Potsdamer Platz, Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz
Informação detalhada e fantástica, muito bem documentada. Adorei!
Legal Arlete que você gostou.
Abraço,
Isabel