Por muitos anos Berlim foi uma cidade, dois países. Por 28 anos, Berlim foi dividida por um muro – um muro que separou pessoas, uma nação e que acima de tudo encarcerou seus cidadãos. Felizmente, após uma revolução pacífica, este muro cai em 09 de novembro de 1989.
E assim, neste ano de 2019, completa 30 anos da queda do muro de Berlim. E é claro que a data será lembrada!!! Entre os dias 04 e 10 de novembro haverá em Berlim uma programação especial de exposições e eventos.
Exposições ao ar livre, com projeções gigantes de fotos e filmagens, contarão a história da revolução pacífica que leva a queda do muro. Estas projeções áudio-visuais duram cerca de 15 minutos, se iniciando ao escurer e vão sendo repetidas.
Estas exposições serão em locais onde aconteceram fatos significativos da revolução pacífica e queda do muro de Berlim, como na Alexanderplatz, Portão de Brandemburgo, Kurfürstendamm, East Side Gallery, Central da Stasi, Gethsemanekirche e no local onde ficava o Palácio da República (hoje, onde o Palácio Real está sendo reconstruído, ao lado da Catedral de Berlim). As exposições acontecem entre os dias 04 e 10 de novembro/2019.
Também entre os dias 04 e 10 de novembro/2019 podemos apreciar a instalação artística “Sua visão no céu de Berlim”. Berlinenses e visitantes da cidade foram convidados a escrever curtas mensagens em tirinhas de papel expressando seus votos e desejos para a cidade (clientes meus, enquanto fazíamos tour, também foram abordados e deixaram suas mensagens :-). Estas mensagens comporão uma grande faixa que flutuará na Rua 17 de Junho, nas imediações do Portão de Brandemburgo.
No rio Spree, na beira da East Side Gallery (nas imediações da ponte Oberbaumbrücke), uma instalação luminosa de 150 metros simboliza a linha divisória entre o bairro Kreuzberg (na época pertencente a Berlim Ocidental) e o bairro Friedrichshain (na época pertencente a Berlim Oriental). A instalação do artista Rainer Walter Gottemeier é intitulada “O que é aqui agora, o que foi aqui um dia” e pode ser apreciada entre os dias 04 e 10 de novembro/2019 das 17:00hs a meia noite.
E no ponto alto das comemorações, no dia 09 de novembro/2019 – entre 17:30 e 22 horas, shows e concertos acontecerão no palco montado em frente ao Portão de Brandemburgo. Além do concerto da orquestra de Berlim, sob a regência de Daniel Barenboim, outros artistas como Anna Loos, Banda Internationale, Zugezogen Maskulin, Die Zöllner, Dirk Michaelis e Trettmann também se apresentam.
Portanto quem estiver em Berlim nestas datas, não deixe de passar por algums destes pontos, pois sem dúvidas é um momento especial para se vivenciar.