Como está a situação do Coronavírus em Berlim e na Alemanha?

Situação do Coronavírus em Berlim e na Alemanha (Fonte: www.morgenpost.de)

Com a pandemia do coranavírus (COVID-19), a indústria do turismo é uma das mais atingidas, pois causa medo e receio nas pessoas de  viajarem. É compreensível, pois como recebemos as notícias pela imprensa a situação parece estarrecedora mesmo. Por isto, nos últimos dias muitas pessoas tem me enviado mensagens querendo saber como está a situação do Coronavírus em Berlim e na Alemanha.

Assim, vamos a alguns dados que temos no momento que escrevo este artigo (21:00 do dia 13/03/2020):

– De acordo com o Instituto Robert-Koch a Alemanha tem 3.062 casos confirmados de coranavírus (a Alemanha tem uma população de pouco mais de 83 milhões de habitantes). Os estados com mais casos de pessoas infectadas são Renânia do Norte-Vestfália, Baden-Württemberg e Bavária. O primeiro caso se deu no estado da Bavária já no mês de janeiro.

Tours em Berlim em Português

– Em Berlim tem 174 casos de pessoas infectadas pelo coranavírus. Deste número tem 8 casos sendo tratados no hospital, enquanto nos demais casos as pessoas estão em isolamento domiciliar.

– Houve 8 casos de morte por conta do coranavírus – estas vítimas tinham entre 67 e 89 anos de idade. 4 mortes aconteceram no estado da Renânia do Norte-Vestfália, 3 no estado de Baden-Württemberg e 1 no estado da Bavária.

Situação do Coronavírus em Berlim e na Alemanha (Fonte: www.focus.de)

Com o intuito de evitar a contaminação de mais pessoas, ao longo da semana instituições, governos e órgãos competentes da Alemanha (assim como no mundo afora) foram adotando medidas com  o objetivo de conter o alastramento do vírus. Aqui na Alemanha, inicialmente estas medidas regulamentavam por exemplo que eventos –  como shows, jogos de futebol –  que reúnam mais de mil pessoas fossem adiados ou cancelados (a meia-maratona de Berlim, que aconteceria no dia 05 de abril foi cancelada assim como o Carnaval das Culturas que aconteceria de 29 de maio a 1º. de junho também foi cancelado).

Já no meio da semana, a Filarmônica de Berlim, a Ópera do Estado, Casas de Concerto e a casa de espetáculo Friedristadt Palast anunciaram que seus shows e concertos estavam suspensos até o dia 19 de abril.

Entretanto, entre ontem e hoje, estas medidas foram sendo cada vez mais restritivas. Hoje foi decidido que à partir de segunda-feira as escolas e creches de todos os estados da Alemanha ficam fechadas até o dia 19 de abril. Há poucas horas, o prefeito de Berlim anunciou que a “vida púlica e o contato social” em Berlim “deve ser reduzido o máximo possível”.  Assim, o oferta de transporte público de Berlim será reduzida, assim como à partir de terça-feira os bares e danceterias devem ficar fechados.

Além disto, algumas das principais atrações de Berlim também decidiram pelo fechamento temporário às visitações. Veja abaixo quais são estas atrações:

– À partir de 14/03/2020 os museus pertencentes a Instituição “Staatliche Museen” ficam fechados por um tempo indeterminado. Os museus pertencentes a “Staatliche Museen” são:  Museu de Pérgamo, Galeria Nacional Antiga, Museu de Pérgamo – O Panorama, Gemäldegalerie,  Museu da  Fotografia, Bode-Museum, Altes Museum,  Neues Museum, Museu das Culturas Européias, Hamburger Bahnhof – Museum de Arte Contemporânea, Museu Berggruen,  Coleção Scharf-Gerstenberg , Kunstbibliothek, Kunstgewerbemuseum, Kupferstichkabinett, Palácio de Köpenick

– Museu Judaico de Berlim fica fechado à partir de 14 de março e por tempo indeterminado

– O Palácio de Charlottenburg, assim como os palácios Sanssouci, Neues Palais e demais palacete e pavilhões do parque Sanssouci ficam fechados de 13 de março a 19 de abril/2020

– A exposição Topografia do Terror fica fechada até o dia 19 de abril/2020

–  A exposição “Local da Informação” do Memorial do Holocausto fica fechada de 13/03 até 19 de abril/2020. OBS.: O Memorial do Holocausto em si é uma obra a céu aberto e continua aberta a visitação

– A Nova Sinagoga fica fechada até o dia 20 de abril/2020

– Museu Histórico Alemão fica fechado à partir de 14 de março e por tempo indeterminado

– Museu Alemão de Tecnologia de Berlim fica fechado de 14 de março até 20 de abril/2020

– Museu Alemão-Russo Berlin-Karlshorst fica fechado à partir de 16 de março e por tempo indeterminado

– Berlinische Galerie fica fechada de 14 de março a 19 de abril/2020

– Bröhan Museum fica fechado de 13 de março até 19 de abril/2020

– Brücke Museum fica fechado de 13 de março até 19 de abril/2020

– Campo de concentração Sachsenhausen fica fechado de 14 de março a 15 de maio/2020

Observação:  Estabelecimentos comerciais (lojas, supermercados ) até o momento funcionam normalmente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here