O Checkpoint Charlie Museu é sem dúvidas umas das atrações mais populares e um dos museus mais visitados de Berlim.
O museu tem este nome por causa do famoso posto de fronteira Checkpoint Charlie, já que o museu se localiza a poucos metros do antigo posto de controle entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental.
O Checkpoint Charlie Museu documenta a história do muro de Berlim e as diversas fugas e tentativas de fuga para o lado ocidental.
O museu foi fundado por Rainer Hildebrandt em outubro de 1962, cerca de um ano após a construção do muro. A primeira exibição foi feita em um pequeno apartamento de apenas dois cômodos, no lado ocidental da também famosa rua Bernauer Straße (esta rua ficou dividida em dois setores e após o muro ter sido construído os apartamentos do lado oriental foram evacuados, as janelas foram cimentadas e mais tarde todos os prédios foram demolidos).
Como a exibição recebeu muitos visitantes o local se tornou muito pequeno e menos de um ano após sua abertura, em junho de 1963, o museu se mudou para seu atual local. A idéia de seu fundador era de documentar o “melhor sistema de segurança de fronteira do mundo” (nas palavras do general da Alemanha Oriental Heinz Hoffmann).
O Checkpoint Charlie Museu conta através de fotos e murais com muitas informações a história do muro, os fatos importantes que aconteceram ao longo dos quase trinta anos do muro e os inúmeros casos de fuga. Durante os vinte e oito anos que o muro existiu foram mais de 5 mil pessoas que escaparam pelo muro de Berlim.
Muitas destas fugas são contadas em detalhes no museu, como os casos dos túneis subterrâneos que foram construídos e pelos quais muitas pessoas conseguiram fugir para Berlim Ocidental.
Como com o passar o tempo o sistema de segurança na fronteira foi sendo aperfeiçoado e ficou cada vez mais rígido e difícil para fugir, as pessoas que queriam fugir tinham que ser cada vez mais criativas e inovadoras, muitas modificaram automóveis para poderem se esconder e passar pelos guardas na fronteira, outras utilizaram um balão e tem ainda o caso de uma pessoa que utilizou um sub-marino para fugir. Estes e outros artefatos utilizados em fugas estão expostos no Checkpoint Charlie Museu.
Esta é a parte da exposição que acho mais interessante, nos faz refletir o quanto nossa liberdade é importante e o que as pessoas são capazes de fazer para tê-la, em muitos casos colocando a vida em risco.
Comparando com outros museus de Berlim, o Checkpoint Charlie Museu é relativamente caro, principalmente se considerarmos que se pode conhecer muito sobre a história do muro no Memorial do Muro na Bernauer Strasse e que é de graça. Por outro lado as histórias das fugas e os objetos usados nelas que estão expostos diferenciam o museu e, como eu disse anteriormente, o fazem super interessante.
A sua proximidade com o Checkpoint Charlie, que todo mundo visita, é com certeza um ponto positivo, principalmente para quem não tem muito tempo na cidade. Quem quer saber um pouco mais sobre o muro, pode visitar o museu após conhecer o posto do Checkpoint Charlie sem ter que se locomover muito pela cidade.
O Checkpoint Charlie Museu é aberto diariamente das 9:00 às 22:00 hs. Crianças de até 6 anos não pagam e há descontos para estudantes, que varia dependendo da idade.
Preço: Veja Aqui o Preço e Compre seu Ingresso Antecipadamente Para Evitar Filas
Endereço: Friedrichstrasse 43-45 – Kreuzberg, 10969 Berlim
Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstraße
Ônibus: Linha M29, parada U Kochstr./Checkpoint Charlie
Atrações Próximas: Checkpoint Charlie, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz, Exposição “Topografia do Terror”, Exposição BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)
Hotéis nas imediações: Winters Hotel Berlin Mitte – The Wall, Mercure Hotel & Residenz Berlin Checkpoint Charlie, Hotel Gat Point Charlie, Angleterre Hotel, relexa hotel Stuttgarter Hof, ibis Berlin City Potsdamer Platz, Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz
Ingressos para outros museus que podem lhe interessar…
Bom dia Isabel gostaria que me esclarecesse uma coisa sempre que tem fotos do check point Charlie tem uma foto la no alto de um soldado o que significa aquela foto? Quem e aquele soldado?
Grande abraço e obrigado por ter um blog tão rico de informações
Francisca,
De cada lado daquele painel tem uma foto: de um lado um soldado americano e do outro um soldado russo, cada um olhando em direção ao território do outro. Estas fotos/painél são um trabalho do fotógrafo Frank Thiel e foram tiradas em 1994, mas não sei te informar o nome destes soldados. Estas fotos simbolizam um momento histórico e de muita tensão, quando tanques de guerra dos dois inimigos durante a Guerra Fria – americanos e russos – ficaram cara a cara no Checkpoint Charlie. E segundo o artista simboliza também em forma de foto o aviso “You are leaving the American/British/French sector” que tinha/tem lá.
Abraço
Oi Isabel
Muito obrigada pelo seu blog, estou adorando. Muito rico em cultura e história… Viajo para Europa na próxima semana e, em Berlim, vou me hospedar no The Dude Hotel… Vc conhece ? Dá pra fazer passeios a pé para algum ponto turístico ? Obrigada
Oi Fátima,
Eu não conheço este hotel, nunca acompanhei ninguém que tenha se hospedado nele. Por seu endereço, para chegar à pé até algum ponto do centro histórico você precisa caminhar de 20 a 25 minutos.
Isabel