Frequentemente as pessoas me perguntam “o que tem neste museu?” ou “em qual museu de Berlim posso ver …? (…determinado tema)”.
Com tantos museus à disposição, não é a toa que pode causar dúvidas e perguntas – Berlim tem mais de 170 museus. Tem até uma ilha dedicada à museus, a Ilha dos Museus, que é Patrimônio Cultura da Humanidade.
Estas dezenas de museus abordam e apresentam os mais variados temas, assim como também se dedicam aos temas mais específicos. Para ajudá-los a ter uma idéia geral, abaixo estou listando os principais e mais visitados museus de Berlim, agrupados e categorizados por tema e especificando o foco da sua coleção/exposição.
Clique nos respectivos links para obter mais informações sobre cada museu.
Museus de Berlim com Foco em Antigas Civilizações e Descobertas Arqueológicas
–> Pergamonmuseum: O Pergamonmuseum abriga a Coleção de Antiguidades Clássicas, a Coleção do Antigo Oriente Médio e a Coleção de Artes Islâmicas. Seu diferencial são grandes peças remontadas de cidades que não existem mais como a Porta de Ishtar, um portal de entrada da Babilônia.
–> Neues Museum: O forte do Neues Museu (“Museu Novo”) é a coleção egípcia, sendo o busto de Nefertite a peça mais famosa do museu. Sua exposição abrange ainda a Coleção sobre a Pré-história e História Antiga, mostrando objetos do período da Idade da Pedra até a Idade Média.
–> Altes Museum: O Altes Museum (“Museu Antigo”) é dedicado à Grécia e Roma da antiguidade.
Museus de Berlim com Foco nas Artes
–> Bode-Museum: O Bode-Museum abriga uma coleção de esculturas, com obras do início da Idade Média até o século 18, e uma coleção de arte bizantina. Seu diferencial é sua coleção de moedas, com mais de 500 mil objetos.
–> Alte National Galerie: É dedicada as artes clássicas. Sua coleção mostra pinturas e esculturas do século 19.
–> Gemäldegalerie: A Gemäldegalerie (“Galeria dos Antigos Mestres”) se dedica às pinturas clássicas européias. Sua coleção apresenta obras do século 13 ao século 18.
–> Neue National Galerie: Sua coleção é dedicada a arte dos séculos 20 e 21. Obs.: A Neue National Galerie está fechada há anos por conta de reformas.
–> Brücke Museum: Este museu se dedica especificamente ao expressionismo, com foco no grupo de artistas chamado de “Brücke” – um dos precursores deste movimento artístico.
–> Museu Berggruen: O museu Berggruen se dedica a arte Moderna, apresentando obras, entre outros, de Pablo Picasso, Paul Klee, Henri Matisse.
–> Sammlung Scharf-Gerstenberg: Este museu se dedica especificamente ao movimento artístico surrealismo.
–> Bröhan-Museum: O foco da coleção exibida pelo Bröhan-Museum são obras dos estilos art decó, art nouveau e funcionalismo.
–> Dalí – Die Ausstellung: Como o nome já denota, é um museu dedicado exclusivamente ao artista surrealista Salvador Dalí.
–> Berlinische Galerie: A Berlinische Galerie (“Galeria Berlinense) é dedicada à arte moderna, fotografia e arquitetura. Suas exposições mostram a arte produzida em Berlim desde 1870 té os dias atuais.
–> Hamburger Bahnhof: O museu Hamburger Bahnhof é dedicado às artes contemporâneas.
–> KW Institute for Contemporary Art: O KW é outro local dedicado a exposições de arte conteporânea.
–> Urban Nation: O foco do Urban Nation é a arte urbana contemporânea
–> Museu da Fotografia – Fundação Helmut Newton: Como o nome já indica, este museu é dedicado à fotografia, com foco especial na obra do fotógrafo alemão Helmut Newton.
–> C/O Berlin: As exposições do C/O Berlin se dedicam a fotografia e mídias visuais.
–> Deutsche Kinemathek – Museu do Filme e da Televisão: Este museu documenta a história do filme e da televisão alemã do seu começo até os dias atuais.
–> Museu dos Instrumentos Musicais: Sua coleção mostra instrumentos musicais da música européia dos século 16 ao século 21.
Museus de Berlim com Foco na História
–> Museu Histórico Alemão: Como o nome já indica, este museu se dedica à história da Alemanha e de seu povo.
–> The Story of Berlin: Este museu documenta e explora especificamente a história de Berlim.
–> Topografia do Terror: O foco da exposição é o período nazista – com textos e fotos documenta desde as organizações de repressão do regime e seus métodos, passando pelos grupos perseguidos e os países ocupados durante a guerra até o julgamento de Nuremberg após a guerra.
–> Museu Alemão-Russo Berlin-Karlshorst: O foco do museu é a segunda guerra mundial especificamente na União Soviética, entre os anos de 1941 a 1945.
–> Memorial para a Resistência Alemã: Além de memorial é um museu que aborda a resistência alemã contra o regime nazista e documenta os principais movimentos e grupos de resistência .
–> Casa da Conferência de Wannsee: O foco desta esposição é a reunião que acontece em 20 de janeiro de 1942, conhecida como a Conferência de Wannsee, e que marca o início das mortes industrializadas dos judeus.
–> Museu Judaico de Berlim: Documenta a história dos judeus na Alemanha, assim como aborda suas tradições e costumes.
–> Memorial do Muro de Berlim: A exposição no centro de visitantes do Memorial do Muro de Berlim documenta a história do muro de Berlim – desde sua construção até sua queda.
–> Museu do Muro no Checkpoint Charlie: Outro museu que documenta a história do muro de Berlim. Sua exposição mostra muitos objetos que foram usados pelas pessoas para fugirem
–> Museu do DDR: O museu do DDR documenta a vida na Alemanha Oriental.
–> O Dia-a-dia na Alemanha Oriental: Como o nome já indica, também documenta a vida na Alemanha Oriental.
–> Museu da Stasi: O foco deste museu é a polícia secreta da Alemanha Oriental, chamada de Stasi.
Museus de Berlim com Foco nos Desenvolvimentos e Tecnologia
–> Museu Alemão de Tecnologia de Berlim: Este museu é dedicado aos desenvolvimentos tecnológicos na mais variadas áreas, como transporte, energia, telecomunicação, etc.
–> Museu para Comunicação Berlim: Este museu se dedica ao passado, presente e futuro da comunicação.
–> Museu dos Jogos de Computador: O museu se dedica a evolução dos jogos de computador e videogames.
–> Museu da História da Medicina: O museu se dedica aos últimos 300 anos de desenvolvimento na área da medicina.