O visitante de Berlim com olhar mais atento vai perceber que encontram-se os mais variados tipos de ursos espalhados pela cidade – seja em forma de estátuas, esculturas ou como um produto nas lojas de souvenir.
E muitos dos turistas que acompanho são bem ligados e daí durante o tour me perguntam “o que o urso tem a ver com a cidade!?”. Bem, a resposta é que o urso é símbolo de Berlim!
O urso aparece no brasão da cidade há séculos, para ser mais precisa desde 1280. Neste brasão de 1280, aparecem dois ursos: uma águia no centro e um urso de cada lado. No decorrer dos séculos o brasão vai sendo modificado e o urso vai aparecendo em posição vertical e também sozinho, sem a águia.
O brasão atual, que é válido desde 1954, é composto por um urso preto em posição vertical. O urso tem as garras vermelhas, está de lado e tem a boca aberta com a língua vermelha estirada. Sobre a cabeça do urso aparece uma coroa dourada com 5 pontas, cuja base lembra um muro de tijolos com um portal no centro.
Mas daí surge outra questão: Porque justamente o urso foi escolhido para aparecer no brasão de Berlim e assim acabou se tornando o símbolo da cidade?
Bem, esta questão não tem uma resposta precisa, pois não existem documentos históricos sobre o assunto. Existem, entretanto, algumas hipóteses para explicar a escolha:
(1) A primeira delas é que nestes séculos remotos haviam ursos nas matas e florestas da área que se tornou Berlim e assim o urso seria uma referência a essa época.
(2) Uma outra hipótese bastante difundida é que o urso foi escolhido para ornar o brasão por causa do nobre guerreiro Albrecht I., que foi o fundador do principado de Brandemburgo, que é a área onde Berlim se encontra. Este corajoso guerreiro era conhecido como Albrecht der Bär, que significa “Albrecht, o Urso”. Assim, o urso no brasão seria uma homenagem ao nobre guerreiro.
Mesmo que não se possa saber com precisão o porquê do urso ter sido escolhido para ornar o brasão de Berlim, fato é que ele se tornou o símbolo da cidade e é usado em muitos lugares. O mesmo urso preto de pé e com língua e garras vermelhas também compõe a bandeira de Berlim.
Um urso faz parte do logotipo da Berlinale – o Festival de cinema de Berlim – assim como o prêmio oferecido aos vencedores do festival tem o formato de um urso dourado e é chamado de “Urso de Ouro”.
Um time de futebol local também tem um urso em seu logotipo, assim como determinadas associações. Em rodovias, nas entradas da cidade, também é possível ver escultura de urso sobre a inscrição “Berlin” ou uma placa com um urso dando as boas-vindas à cidade.
Mas hoje em dia, o tipo de urso que se vê com mais frequência pela cidade, e que muito chama a atenção dos turistas, é como o urso da foto acima. Este é o “United Buddy Bears” ou “Ursos Camaradas” que foram expostos em Berlim pela primeira vez em 2001 e desde então novas versões vão surgindo pela cidade (clique aqui para saber mais).
O projeto artístico foi uma adaptação da idéia que já tinha sido realizada em outros lugares, com outros tipos de animais, como as vaquinhas de Nova York. E muito provavelmente o urso foi o animal escolhido para o projeto em Berlim justamente por ele já ser o símbolo da cidade.