A Oberbaumbrücke é uma ponte sobre o rio Spree que liga os bairros Friedrichshain e Kreuzberg e é tida por muitos como a ponte mais bonita de Berlim.
De fato a Oberbaumbrücke, ou ponte Oberbaum, com suas torres marcantes é uma magnífica construção que já chama a atenção de longe – quando estou fazendo um tour e desço a rua com os turistas e eles a vêem de longe geralmente já me perguntam o que seria aquela construção e já chegaram até a perguntar “o que seria aquele castelinho” 🙂 Não é de se admirar, pois suas torres lembram torres de fortalezas e castelos medievais.
A Ponte Oberbaum viveu as turbulências que abalaram Berlim no século 20 e foi uma das “portas” de entrada entre Berlim Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria. Hoje a área da Ponte Oberbaum é ponto de encontro no verão, é onde a vida pulsa a noite e muitos festejam a vida.
A Ponte Oberbaum encontra-se próximo de uma das principais atrações de Berlim, a East Side Gallery que é o maior trecho remanescente do muro de Berlim e também a mais longa galeria ao ar livre. Em frente a East Side Gallery se encontra ainda a Mercedes Arena, uma casa de shows e eventos.
Além disto, as imediações da Ponte Oberbaum é uma área de grande movimento, em especial entre o público mais jovem e alternativo da cidade – ela se localiza entre a Revaler Straße em Friedrichshain e o Schlesischen Tor e adjacências em Kreuzberg, uma área que concentra parte da vida noturna de Berlim com muitos restaurantes, bares e casas noturnas.
A Ponte Oberbaum é usado por carros, bicicletas, pedestres e metrô. A ponte tem 2 níveis: no térreo transitam carros e bicicletas e em uma lateral da ponte, há uma passagem coberta com bonitos arcos formando um túnel por onde circulam pedestres; no nível superior transitam as linhas U1 – que inclusive é a linha mais antiga da Berlim – e U3.
Das janelas arqueadas da passagem de pedestres tem-se uma vista magnífica do rio Spree e da mistura de prédios modernos e antigos prédios em estilo industrial que se enfileiram nas margens do rio. Mais ao fundo vê-se a monumental escultura “Homem molecular” que tem 30 metros de altura e encontra-se no rio e logo atrás da escultura vê-se também o moderno prédio “Torre de Treptow”.
A Ponte Oberbaum não somente oferece uma bela vista das imediações como também é em si uma bela visão, sendo constantemente o alvo de fotógrafos ávidos por belas fotos :-). No final da tarde, sob a luz do pôr-do-sol, a fantástica construção em tijolinhos vermelhos se destaca mais ainda, se espelhando nas águas do rio Spree. Outra visão interessante é quando o metrô amarelo passa pela ponte parecendo de longe até de brinquedo 🙂
Se você fizer um passeio de barco mais longo pelo rio Spree, você passará por esta área e do barco terá uma bela vista da ponte. O barco passa sob a Oberbaumbrücke.
A História da Ponte Oberbaum
A ponte tem suas origens em 1724 como uma simples construção de madeira, pela qual os barcos que navegavam no rio Spree passavam e tinham que pagar taxas, uma espécie de pedágio. A noite, para evitar que barcos cruzassem sem pagar a taxa, a passagem no rio era bloqueada por um pesado tronco de madeira coberto de pontas de metal. Este tronco de árvore é que dá nome a ponte: Baum significa árvore e Ober seria “de cima” – no ponto onde o rio Spree flui para a cidade, o bloqueio de madeira era chamado de Oberbaum e onde o rio deixava a cidade era chamado de Unterbaum.
No final do século 19, a construção de madeira é substituída, sendo então construída entre 1894 e 1896 uma nova ponte na sua atual forma. Em estilo neogótico, a Ponte Oberbaum é uma obra do arquiteto Otto Stahn. Poucos anos após sua construção, em 1902, no seu piso superior começa a circular a primeira linha de metrô da cidade, que não era subterrâneo, mas em cima de trilhos elevados – hoje esta é a chamada linha U1.
A Ponte Oberbaum tem 150 metros de comprimento e 28 metros de largura. A ponte é ornamentada no centro por duas torres com 34 metros de altura que tem suas pontas adornadas, uma com o urso de Berlim e a outra com a águia de Brandemburgo. Uma torre da muralha medieval da cidade de Prenzlau serviu de inspiração para as torres da Ponte Oberbaum.
No finalzinho da Segunda Guerra Mundial, durante a Batalha de Berlim, as tropas alemãs implodem a parte central da ponte com o intuito de conter o avanço do Exército Vermelho. Logo após o fim da guerra, os reparos necessários na ponte já são feitos de forma que o metrô pudesse circular de novo.
Após a guerra, Berlim é dividida em setores e a Ponte Oberbaum, que pertence ao bairro Friedrichshain, fica no setor soviético. Com a construção do muro de Berlim em 13 de agosto de 1961, a Ponte Oberbaum foi fechada para qualquer tipo tráfego. Após o Acordo dos Aliados sobre Berlim, a partir de 1972, a ponte passa a ser um dos pontos de passagem – para pedestres – no muro de Berlim.
Após a queda do muro de Berlim e reunificação do país e da cidade, a Ponte Oberbaum é restaurada e desde 1995 é aberta de novo para o tráfego de carros e metrô.
Preço: Grátis
Endereço: Oberbaumbrücke – 10243 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S3, S5, S7 e S9 estação Warschauer Str.
U-Bahn: Linhas U1 e U3, estação Warschauer Str. ou Schlesisches Tor
Atrações Próximas: East Side Gallery, Friedrichshain