Schloss Eckberg – Um castelo para se hospedar

Quem já não visitou um castelo ou palácio e ficou imaginando como seria morar em uma destas mansões de tempos passados?! Bem, morar permanentemente é um privilégio para pouquíssimos, mas passar uma ou algumas noites já é uma possibilidade mais realística, pois há diversos castelos e palácios que foram transformados em hotel. E o Hotel Schloss Eckberg na cidade de Dresden é uma destas alternativas.

O Hotel Schloss Eckberg fica a cerca de 6 quilômetros do centro histórico de Dresden, tendo uma localização privilegiada no topo de uma colina às margens do rio Elba.

Hotel Schloss Eckberg com o rio Elba a seus pés

O Hotel Schloss Eckberg é composto pelo prédio principal – o Schloss (castelo/palácio) – e por prédios anexos que estão inseridos em um parque com trilhas e bonitos jardins. Os quartos de hóspedes encontram-se distribuídos entre o palácio e a Kavaliershaus (um dos prédios anexos), que é na verdade onde está disponível a maior quantidade de quartos.

Tours em Berlim em Português

Na Kavaliershaus encontram-se 67 quartos enquanto no palácio encontram-se apenas 17 quartos.  Os quartos que se encontram no palácio são classificados como 4 estrelas superior enquanto os quartos na Kavaliershaus são classificados como 3 estrelas superior.

O prédio Kavaliershaus onde se encontra a maior parte dos quartos
Uma das construções que compõe o complexo

O Hotel Schloss Eckberg abriga também um fino restaurante, mais no estilo de alta-gastronomia, oferecendo um menu com criações diferentes e exclusivas. O restaurante se encontra em salões do palácio,  assim como o café da manhã para os hóspedes do hotel também é servido no prédio do palácio, em um clássico e bonito salão em estilo neogótico. O restaurante funciona somente a noite, à partir das 17 horas, de segunda a sábado.  

No restaurante do Hotel Schloss Eckberg
O salão do café da manhã

Os quartos em si do Hotel Schloss Eckberg são relativamente simples – muitos outros hotéis tem uma decoração bem mais luxuosa e opulenta – mas o palácio com sua arquitetura neogótica impressiona.

Quarto (Fonte: www.schloss-eckberg.de)

Nós chegamos ao hotel já havia escurecido e quando vi ao longe aquela imponente construção iluminada, se destacando na escuridão, minha reação foi de “Uau! Parece um castelo de conto de fadas!”.

Além disto o ambiente onde o Hotel Schloss Eckberg está inserido é muito bonito e agradável. Do seu jardim e terraço tem-se uma bela vista panorâmica do rio Elba e mais ao longe pode-se visualizar a silueta do centro histórico de Dresden. E próximo da Kavaliershaus, ao lado da estufa, encontra-se também um pequeno, mas bonito e agradável jardim.

O terraço do hotel com a vista do rio e mais ao fundo o centro de Dresden
Um dos jardins

Nossa intenção durante nossa estadia era passar o dia fora, fazendo passeio para o centro de Dresden e outras atrações da região, mas no primeiro dia acabamos ficando somente na área do hotel e imediações. Pois além de passear pelos jardins e parque do hotel, aproveitamos para explorar as imediações, uma vez que na sequência do Hotel Schloss Eckberg encontram-se mais dois palácios: o Lingnerschloss e o Schloss Albrechtsberg. Ambos são um agradável convite a um passeio por seus parques, oferecendo também de seus terraços uma bela vista do rio Elba.

O palácio vizinho Lingnerschloss
Scholoss Albrechtsberg – outro palácio vizinho

O Lingnerschloss abriga um restaurante e nos meses de verão um Biergarten no seu terraço. O Lingnerschloss oferece ainda a possibilidade de subir até o topo do palácio, de onde temos uma vista melhor ainda das imediações.  

O Biergarten do Lingnerschloss
No Biergarten do Lingnerschloss

O Hotel Schloss Eckberg é aberto também para eventos particulares como casamentos ou ainda para eventos corporativos como seminários e conferências que acontecem em um prédio próximo a Kavaliershaus.

A História do Schloss Eckberg

O Schloss Eckberg (Castelo/Palácio Eckberg) foi construído entre 1859 e 1861 em estilo neogótico para ser a residência do comerciante proveninente de Manchester Johann Daniel Souchay.  Após sua morte a propriedade é vendida e troca de morador por diversas vezes.

Com a divisão da Alemanha após a 2ª. Guerra Mundial, Dresden fica pertencendo a Alemanha Oriental e socialista e os proprietários do castelo são expropiados. Assim o Schloss Eckberg passa para as mãos do governo comunista e neste período foi usado para fins diversos. Entre 1980 e 1985 a construção já degradada passa por uma reforma e é transformada em hotel e operado como “Jugendtourist Hotel Schloss Eckberg”, funcionando assim até 1990.

Após a Reunificação da Alemanha, a propriedade foi restituída a seus antigos proprietários que posteriormente a vendem para uma empresa.  Entre 1996 e 1997, todo o complexo que compõe o Schloss Eckberg – o castelo, prédios anexos e jardins – é amplamente restaurado e renovado, funcionado deste então como hotel e restaurante.   

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here