Aproveitando um sábado de tempo bom, com sol e temperaturas agradáveis resolvemos fazer um passeio para o Castelo de Moritzburg, que já havíamos visitado antes, mas como é muito bonito, sempre vale a pena ver de novo. Olhando na internet os horários de funcionamento do castelo, vimos uma foto de um outro atrativo nas imediações que nos chamou bastante a atenção – era uma foto dos jardins do Schloss Wackerbarth, ou Palácio de Wackerbarth. Como terminamos a visita a Moritzburg ainda cedo resolvemos dar um pulinho no Palácio de Wackerbarth – e foi uma surpresa mais que agradável!!!
A primeira surpresa foi que chegando no estacionamento me deparei com uma colina, o que não esperava ver por ali, pois no caminho até lá passamos por áreas relativamente planas e de repente vejo aquela serra na minha frente.
A segunda surpresa é que o Schloss Wackerbarth é mais que um palácio, ali funciona também uma vinícola. O Palácio de Wackerbarth se localiza no estado da Saxônia – um estado que eu não necessariamente associo a produção de vinho, pois quando se fala em produção de vinho alemão, penso por exemplo na região do rio Reno e do rio Mosel, tradicionais regiões de vinícolas na Alemanha. Mas o Palácio de Wackerbarth é uma das vinícolas mais famosas e renomadas da Saxônia.
O Palácio de Wackerbarth foi construído aos pés de uma colina de videiras entre os anos de 1727 e 1730 por August Christoph Conde de Wackerbarth. August Christoph foi um ministro de estado a serviço de Augusto II, o Forte – que foi duque da Saxônia e rei da Polônia. Naquela época a corte comemorou muitas festas no Palácio de Wackerbarth. Após a morte de August Christoph, o Palácio de Wackerbarth mudou de proprietário por inúmeras vezes ao longo dos séculos seguintes. Hoje em dia, o Palácio de Wackerbarth e sua vinícola pertencem ao estado da Saxônia.
O palácio em si não é grande, mas juntamente com seu jardim barroco e a Belvedere forma um belo conjunto. E está inserido em uma paisagem bem idílica, aos pés da colina coberta por parreiras – o visual parece ter saído de um cartão-postal. E quando chegamos lá a atmosfera estava perfeita: céu azul, temperaturas agradabilíssimas e ainda tinha uma saxofonista tocando no jardim. Eu realmente fiquei encantada com o local!
Primeiro nós subimos a colina para ter uma visão do alto e depois que descemos não podíamos deixar de degustar um vinho. Na área do jardim tinha um estande onde pode-se comprar uma taça de vinho ou alguma outra bebida e depois é só sentar em uma das mesas e cadeiras dispostas no jardim (funciona no esquema de self-service). O ambiente é super agradável – elegante e clássico, mas descontraído ao mesmo tempo.
Quem quiser fazer uma refeição, em um dos prédios que compõem o complexo funciona um restaurante que atualmente é aberto de quinta a domingo. E quem quiser conhecer um pouco mais do local, o Palácio de Wackerbarth oferece tours guiados pelo palácio e seus jardins, pela colina de videiras, entre outros.
E sendo uma vinícola, não poderia faltar a oferta de tour de vinho e tour de espumante, com visita a produção, adega e degustação das bebidas. O tour de vinho e o tour de espumante tem duração de 1 hora e custa cada um 15 euros incluindo na degustação 3 tipos de vinhos/espumantes. Os tours de vinho e de espumante são oferecidos diariamente, sendo que o de vinho acontece às 14 horas e o de espumante às 16 horas. Outros tours podem ser oferecidos dependendo da época do ano.
O Palácio de Wackerbarth promove também uma série de eventos ao longo do ano, como eventos musicais, culinários, de dança, etc. No site tem toda a programação oferecida pelo Palácio de Wackerbarth (infelizmente o site está somente em alemao 🙁 ).
E as instalações do Palácio de Wackerbarth são abertas também a eventos corporativos ou privados, como festas de casamentos, celebrações de bodas, etc. No dia que estivemos lá tinha 2 casamentos e uma comemoração de bodas. Uma das noivas fazia sessão de fotos na colina, entre as parreiras!
Quando a gente vê este ambiente clássico a gente se pergunta se ali realmente produz-se vinho. Mas também faz parte do complexo modernas instalações, que se diferenciam dos edifícios históricos por suas paredes de vidro, onde vinho e espumante são produzidos. E ao lado da fábrica, encontra-se também uma loja onde podemos adquirir vinhos, espumantes, mel, geléias, etc.
A entrada no local é livre – você pode passear no jardim, subir a colina e caminhar entre as parreiras gratuitamente. Você só gasta se consumir alguma coisa.
O Palácio de Wackerbarth se localiza em Radebeul, uma cidade bem próxima a Dresden, ficando a cerca de 10 quilômetros do centro de Dresden. De Berlim fica a cerca de 2 horas de distância. O endereço do Palácio de Wackerbarth é: Wackerbarthstraße 1 – Radebeul – 01445.
Em termos de como chegar, a maneira mais fácil é de carro, pois o acesso direto com transporte público é possível a partir da cidade de Radebeul.