Após a Segunda Guerra Mundial foram construídos em Berlim três memoriais soviéticos para homenagear os 80.000 soldados do Exército Vermelho que morreram durante a Batalha de Berlim – a batalha final da 2ª. Guerra pela conquista de Berlim. Estes memoriais se encontram no parque Tiergarten (Saiba mais sobre o Memorial de Guerra Soviético no parque Tiergarten), no parque Schönholzer Heide e no parque Treptow.
O Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow foi construído nos anos de 1946 a 1949, em um ponto do parque que no passado se encontrava um grande gramado para esportes e recreação, sendo inaugurado exatos quatro anos após o fim da II Guerra Mundial, no dia 08 de maio de 1949.
Responsável pela concepção do Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow – cuja mensagem principal a ser transmitida é a libertação do nazismo – foi um grupo de artistas liderados pelo arquiteto Jakow S. Belopolski, pelo escultor Jewgeni W. Wutschetitsch, pelo pintor Alexander A. Gorpenko e pela engenheira Sarra S. Walerius.
Assim como os outros dois memoriais, o Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow não tem somente a função de homenagear os soldados mortos, mas também funciona como cemitério. Apesar de visualmente não lembrarem um cemitério, de terem um design mais artístico, nestes memoriais foram sepultados milhares de soldados soviéticos que perderam suas vidas na guerra. No Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow foram sepultados 7 mil soldados.
O Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow é o mais impressionante dos três memoriais devido às suas dimensões monumentais e imponentes elementos que o compõem. O memorial é também o maior de todos, ocupando uma área com cerca de 10 hectares.
O elemento principal do Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow é uma monumental estátua de bronze, que tem uma altura de mais de 11 metros e pesa 70 toneladas, representando um soldado soviético. Este soldado carrega em seu braço uma criança alemã que foi salva e na outra mão carrega uma espada inclinada para baixo. Sob seus pés encontra-se uma suástica despedaçada simbolizando assim a vitória sobre o nazismo.
A estátua do soldado soviético, uma obra do escultor Jewgeni Wutschetitsch, encontra-se sobre uma base arredondada, construída no topo de uma colina. O conjunto da colina, da base e da escultura forma um elemento com 30 metros de altura, tornando o monumento do soldado mais imponente ainda.
A base na qual a estátua se encontra é um pavilhão, na verdade um mausoléu e seu interior é decorado com belos mosaicos com cores fortes que retratam os representantes das 16 repúblicas da União Soviética homenageando os mortos. Uma escadaria leva até a base do mausoléu.
A escultura do soldado encontra-se em uma ponta do memorial. No outro extremo encontra-se a escultura intitulada “Pátria Mãe” – a escultura de uma mulher com semblante triste representando uma mãe, uma nação que chora por seus filhos perdidos na guerra.
Mais adiante da escultura “Pátria Mãe”, em direção ao monumento do soldado, encontram-se duas estruturas com formato de triângulo descendente de granito avermelhado e com o símbolo da União Soviética – a foice e martelo – marcado no topo. Na lateral de cada uma delas, encontra-se a escultura de um soldado. Estas estruturas, que ficam uma de cada lado, me lembram paredões espessos que juntos formam um portal. Mas elas representam a bandeira estilizada da União Soviética.
O espaço central entre as bandeiras estilizadas e o monumento do soldado é ornamentado com cinco grandes quadrados de gramado que são simbolicamente projetadas como sepulturas comuns. Os quadrados de gramado são emoldurados por um piso em mosaico.
À esquerda e à direita do eixo central, se enfileiram oito blocos de pedra branca de cada lado que são decorados com detalhes em auto-relevo que retratam os sofridos anos da 2. Guerra. Os 16 blocos representam as antigas 16 repúblicas da União Soviética. Próximo aos blocos encontram-se plátanos e sob a área destas árvores estão discretamente sepultados os 7 mil soldados.
As entradas do Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow, que pode ser acessado pelas ruas “Puschkinallee” ou “Am Treptower Park”, são ornamentadas por portais em arco, que lembram um arco do triunfo. Nos portais encontram-se textos aos soldados mortos, nos idiomas russo e alemão. Um curto caminho levará ao ponto onde encontra-se a escultura da “Pátria Mãe”.
Todos os anos, os soldados soviéticos mortos e a libertação de Berlim é lembrada e coroas de flores são depositadas no Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptow.
Preço: Grátis
Endereço: Am Teptower Park ou Puschkinallee – Berlim – 12435
Como Chegar:
Ônibus: Linha 165, 166 ou 265, parada “Herkomerstr.” ou “Sowjetisches Ehrenmal
S-Bahn: Linhas S9, S41 estação Treptower Park – O memorial fica a 10-15 minutos de caminhada da estação