A Topografia do Terror é um museu, ou como também pode ser chamado em alemão, um dos diversos Erinnerungsorten (“locais de lembrança” ou memorial) que existem em Berlim e que documenta e mostra os horrores praticados pelos nazistas, mostrando as gerações atuais e futuras tudo que aconteceu e não deixando assim que estes crimes e atrocidades caiam no esquecimento.
A Topografia do Terror se encontra no local onde, durante o regime nazista, ficava a sede da Polícia Secreta (conhecida como Gestapo) incluindo celas, da SS (Schutzstaffel em alemão ou “Tropa de Proteção”, uma unidade paramilitar dos nazistas que tinha um poder absurdo e que foi responsável por muitas das atrocidades cometidas durante o regime) e das demais instituições que faziam parte do aparato de terror dos nazistas. Neste local foram planejados e gerenciados os crimes cometidos pelos nazistas.
Os prédios que abrigavam estas instituições repressoras nazistas foram praticamente destruídos por bombardeios durante a guerra e suas ruínas demolidas após a guerra. Com a divisão da cidade em setores, a fronteira do setor americano com o soviético ficava exatamente ao longo desta rua onde se encontravam estes prédios e mais tarde passava por ali também o muro de Berlim. Este trecho do muro ainda existe e é na verdade um dos trechos remanescentes mais longos.
Durante muitos anos, o local – que está do lado que era Berlim Ocidental – foi usado para fins comerciais e somente em 1987, como parte das comemorações dos 750 anos de Berlim, a exposição com o nome de Topografia do Terror foi aberta ao público.
Painel que mostra cronologicamente as ações contra os judeus | Painel que mostra autoridades nazistas envolvidas na perseguição aos judeus |
O local onde a Topografia do Terror se encontra é um grande terreno e até 2007 sem construção nenhuma e a exposição ocorria a céu-aberto. Somente no final de 2007 foi que se iniciou os trabalhos de construção do Centro de Documentação, que foi inaugurado em 2010.
Geralmente há uma exposição ao ar livre – a mais frequente é a intitulada “Berlim 1933–1945. Entre Propaganda e Terror” e se estende paralelamente ao trecho remanescente do muro de Berlim. São painéis com textos, fotos, documentos, artigos de jornal, áudios, dispostos ao longo dos restos das paredes que foram escavadas do porão do prédio da Gestapo.
Esta exposição conta cronologicamente sobre o regime nazista, desde sua chegada ao poder em 1933 até sua derrota. A exposição mostra o cenário político da época que levou Hitler ao poder, como era a política e estratégias de propaganda do regime, as ações gradativas de perseguição aos judeus e que culminaram com a exterminação em massa, os nomes das principais autoridades envolvidas na perseguição aos judeus, assim como a perseguição a outras minorias.
A exposição mostra também Berlim durante a guerra, a chegada das tropas aliadas, a derrota da Alemanha, assim como o pós-guerra e as consequências para a cidade e a população, a destruição, a falta de infra-estrutura e depois a divisão da cidade e as demais consequências causadas por isto.
O Centro de Documentação abriga a exposição “Topografia do Terror: Sede da Gestapo, SS e Segurança do Império nas ruas Wilhelmstraße e Prinz-Albrecht-Straße”. O foco da exposição é a ação da polícia secreta e da SS durante o regime nazista e os crimes e atrocidades cometidos por eles não somente na Alemanha, mas pela Europa.
São muitos painéis com informações e fotos históricas que mostram a chegada dos nazistas ao poder, a criação destas organizações, o crescimento delas e as cabeças no topo que as comandavam, a expansão nazistas pela Europa e o rastro de terror e sofrimento deixado por estas pessoas.
Há estações com computadores, há também áudios com gravações originais, como por exemplo, de discursos de autoridades destas instituições nazistas. Os textos das exposições são disponíveis em alemão e inglês.
Topografia do Terror é um local super interessante para se conhecer, as exposições são super enriquecedoras, nos mostram e ensinam em detalhes sobre este capítulo triste da história recente. Fica bem pertinho de outras atrações famosas como o Checkpoint Charlie e a Potsdamer Platz e ainda tem o trecho do muro de Berlim para quem quiser vê-lo e tirar uma foto. Além disto a entrada é gratuita.
A Topografia do Terror é aberta diariamente das 10:00 às 20:00hs, sendo que as áreas externas até o escurecer (mas não mais tarde que as 20:00hs), o que no inverno pode ocorrer bem mais cedo. Nos dias 24 e 31 de dezembro e 1o. janeiro o local fica fechado.
Preço: Grátis
Endereço: Niederkirchnerstrasse 8, 10963 Berlim
Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse; Linha U2, estação Potsdamer Platz
S- Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação Potsdamer Platz ou estação Anhalter Bahnhof
Ônibus: Linha M29, parada Wilhelmstr./Kochstr.; Linha M41, parada Abgeordnetenhaus
Atrações Próximas: Checkpoint Charlie, Checkpoint Charlie Museu, Potsdamer Platz, Exposição BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)
Hotéis nas imediações: Precise Tale Berlin Potsdamer Platz, Winters Hotel Berlin Mitte – The Wall, relexa hotel Stuttgarter Hof, ibis Berlin City Potsdamer Platz, Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz, Hotel Gat Point Charlie, Mövenpick Hotel Berlin Am Potsdamer Platz, Mercure Hotel & Residenz Berlin Checkpoint Charlie
Estou em berlim, e seu blog tem me salvado. 🙂
Legal Patricia 🙂
Nossa fiquei arrepiada ao ler o post… Estive neste memorial em Setembro, e foi perturbador…
O centro de documentação é ENORME, infelizmente não tive tempo para ler tudo, por esse e mais outros mil motivos ainda voltarei a Berlim. 🙂
Oi Daniele,
É a exposição é riquíssima, para vê-la em detalhes precisa de muito tempo! Mas fica aí um bom motivo para voltar (e volte logo rsrsrs).
Abs,
Isabel
Estive lá em outubro de 2022 e foi realmente uma experiência impactante. É para ir com tempo, parando diante de cada cartaz e lendo atentamente tudo. Muito interessante. Obrigada pelo texto, esclareceu algumas coisas sobre o lugar que não tinham ficado claras para mim.