Se a Alemanha é um dos países incluídos no roteiro dos cruzeiros pelo Mar Báltico, o porto onde os navios atracam é Warnemünde – muitas vezes sendo também o porto de partida e chegada. Se o cruzeiro faz somente uma parada em Warnemünde, uma das excursões oferecidas pelos navios é para a cidade de Berlim – que se localiza a cerca de 250 quilômetros de distância de Warnemünde (veja aqui como ir de Warnemünde para Berlim. E para fazer um tour em Berlim em português, clique aqui).
Warnemünde se localiza no estado de Mecklenburg-Vorpommern (Mecklemburgo-Pomerânia), a menos de 15 quilômetros da cidade de Rostock . Neste ponto o rio Warnow desemboca no Mar Báltico, se originando assim o nome do local – uma combinação do nome do rio com o verbo münden, que significa desembocar em alemão.
Warnemünde é mais que um simples porto – é um distrito de Rostock com cara de vilinha do interior. E na verdade é isto que Warnemünde foi por vários séculos: uma vila de pescadores.
Warnemünde é mencionada em registros históricos já no século XII, mas somente à partir do século XIX é que ganha mais importância, quando é iniciada a exploração do turismo no local. Warnemünde é também um balneário popular entre os moradores locais, oferecendo largas praias de areia branquinha (saiba mais aqui sobre as praias alemãs). Entre os anos de 1950 e 1989 foi um dos principais balneários da Alemanha Oriental, recebendo milhões de visitantes ao longo destes anos. Hoje em dia Warnemünde tem uma importância maior ainda sendo o porto de parada dos navios de cruzeiros e sendo um dos mais movimentados do mundo.
Quem visita Warnemünde pela primeira vez geralmente é surpreendido(a) – e positivamente!!, que foi o meu caso. Por, até então, ser mais conhecida como um porto, acho que imaginava uma área portuária feia, com containers, guindastes, etc., sem muito mais a oferecer. Mas está longe de ser assim – não se vê pilhas de containers próximo do terminal de passageiros, além de ser uma estância balneária muito agradável, com uma vilinha litorânea super charmosa. Eu me encantei com Warnemünde e acho que o local mais que merece uma visita.
A cerca de 10 minutinhos de caminhada do ponto de parada dos navios você já chega no Alter Strom, um canal onde vê-se veleiros, lanchas, barcos que oferecem passeios e muitos antigos e tradicionais barcos pesqueiros, alguns transformados em lanchonetes que oferecem especialidades com (claro!) peixe e frutos do mar.
Em uma das margens do canal encontra-se, além de restaurantes, o mercado de peixes onde diariamente são oferecidos peixes frescos e peixes defumados (muito comum por aqui). Especialmente aos sábados e domingos o movimento é maior, assim como oferta de peixes pescados ali no Mar Báltico.
Na outra margem do canal encontra-se a Am Strom – rua onde se enfileiram antigas casas dos litorâneos hoje restauradas e que abrigam lojas e restaurantes. São casinhas com uma arquitetura própria, algumas coloridas e com uma bela faixa de jardim na frente.
Por muito tempo a vila de Warnemünde teve basicamente duas ruas, a que antigamente no dialeto local se chamava “Vörreeg”, que significa algo como “fileira da frente” (e que hoje é a Am Strom citada acima) e a “Achterreeg”, que é algo como “fileira detrás” e que hoje chama-se Alexandrinenstraße.
A Alexandrinenstraße é linda – uma rua de paralelepípedos com as antigas casinhas dos pescadores. Em uma delas, no número 31, encontra-se o Heimatmuseum Warnemünde, que conta a história do local.
A poucos metros de distância do museum, chega-se na Kirchenplatz, onde se encontra a igreja de Warnemünde – uma igreja luterana do século XIX.
Outro marco da cidade é o farol, que tem pouco mais de 30 metros de altura e foi construído nos anos de 1897 a 1898. Quem encarar os 135 degraus de escada será compensado com uma vista de Warnemünde e do Mar Báltico.
O farol se localiza no início da Seepromenade, o calçadão que margeia a praia – onde de um lado encontram-se hotéis, pousadas e casas de veraneio e do outro lado o acesso para a praia, convidando assim para um passeio à beira mar. A praia de Warnemünde é longa e larga, tendo 5 quilômetros de extensão e em alguns pontos com largura de até 150 metros.
Outro ponto popular de Warnemünde é a Westmole, um pontão/uma faixa que vai 500 metros mar adentro. Ali se encontra o antigo farol e onde muitos gostam de passear e se reunir para observar os navios de cruzeiro.
E aí, se animou a conhecer Warnemünde?! Abaixo você pode pesquisar hotéis em Warnemünde: