Museus

  • SumoMe

Em Berlim você encontra os mais variados tipos de museus, desde os mais tradicionais aos mais inusitados e excêntricos. Na cidade encontram-se museus mundialmente renomados que têm em seus acervos verdadeiros tesouros da antiguidade. Mas se  você prefere arte moderna e contemporânea, opções não irão faltar, afinal em Berlim existem mais de 150 museus! Ou seja tem museu de todos os tipos e para todos gostos.

Comentários

  1. avatar Tiago Oliveira says:

    Olá Isabel, antes, muito obrigado pelo site excelente que você mantém. Bem, preciso de sua ajuda. Ficarei em Berlim 5 dias durante a primavera, adoro visitar museus, mas também quero caminhar bastante pela cidade. Assim, quais museus você me recomendaria? Muito obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Tiago,

      Fico feliz que goste do site.

      Se está vindo na primavera é realmente gostoso andar pela cidade, se tiver dias bonitos fazer um passeio de barco ou sentar em um dos “bares de praia” à beira do rio, ou em uma cervejaria à céu-aberto. Ou seja, aproveitar bem o tempo ao ar-livre.

      Dos museus eu te recomendo o Pergamon – as peças são monumentais, gigantescas. É o mais visitado, é um must em Berlim. Depois tem o Neues Museum – onde se encontra o busto da Nefertite. Tem um acervo riquíssimo de peças do Egito, é bem grande. E um outro que acho muito interessante é o Museu Judaico – é bem grande também, tem bastante informação.

      Se você quiser algo mais leve, tem o Museu do DDR, é bem interativo, você pode ter uma idéia como era a vida cotidiana na Alemanha Oriental.

      abs,
      Isabel

  2. avatar Tiago Oliveira says:

    Hummm… Interessante. Muito obrigado. Aproveitando a deixa, no quesito “bares de praia” e “cervejaria à céu aberto”, o que você sugere?

  3. avatar Vanessa says:

    Passando para dá parabéns pelo site M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Estou indo para Berlim em outubro e tudo que está procurando está aqui. Muito obrigada e parabéns novamente. 😀

  4. avatar Fabio says:

    Parabéns pelo blog. Sabe me dizer se é preciso reservar ingressos para os museus com antecedência? Abraço. Fabio.

    • avatar Isabel says:

      Oi Fábio,

      Às vezes (principalmente em dias muito frio, pois daí o pessoal corre para museu 🙂 ou se for algum feriado e que a cidade esteja lotada) pode formar uma fila nos Museus de Pérgamos e no Neues Museu, que são os mais visitados, mas em geral não vejo necessidade de reservar com antecedência.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Luís Martins says:

    Bom dia Isabel.
    Sou português e vou com a família a Berlim agora em Julho.
    Parabéns pelo excelente blog que me está a dar uma grande ajuda na preparação da viagem.
    Queremos visitar o Museu Pergamon, mas como temos pouco tempo, gostaria que me desse uma dica de como fazer para evitar as filas que provavelmente existirão. Será que dá para comprar os bilhetes online antecipadamente?
    Um abraço,
    Luís

    • avatar Isabel says:

      Oi Luís,

      Tudo bem?

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Tem dias que é bme tranquilo visitar o museu e em outros forma uma fila enorme (e nestes dias que tem muita gente, há espera mesmo quando já se tem um ingresso). Mas os ingressos podem ser comprados online sim, neste link.

      Abraço e boa estadia em Berlim,
      Isabel

  6. avatar Thais Niquito says:

    Oi Isabel!

    Seu blog é realmente muito, muito bom! Estou indo para Berlim em agosto com uma amiga, passaremos 3 dias aí, e pude encontrar aqui todas as informações que precisava para montar nosso roteiro!
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Tenho uma dúvida em relação à visitação nos museus pagos (como o Mauermuseum e o DDR): precisa/tem como comprar antecipado? Há filas muito longas se formos comprar na hora?

    Muito obrigada!!
    Abraços
    Thais

    • avatar Isabel says:

      Oi Thais,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Geralmente nao tem fila gigantesca nestes museus não (os que podem formar uma fila são os da Ilha dos Museus, mais especificamente o Pergamon), então pode comprar na hora sim.

      Abs,
      Isabel

  7. avatar Goncalo says:

    boa tarde.

    entre o museu da DDR, o Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie e o Stasimuseum (Museu da Stasi) qual aconselharia?

    • avatar Isabel says:

      Oi Goncalo,

      Apesar dos 3 museus documentarem uma mesma época, mas abordam temas diferentes, então vai depender muito do seu interesse, do que quer ver.

      Isabel

  8. avatar Fabiana says:

    Oi Isabel, estamos indo para Alemanha em julho de 2015. Iremos com 2 crianças uma de 3 anos e outro de 10. Na verdade vamos a Berlim e Munich. Como estamos com eles, precisamos priorizar os museus. Quais vc recomendaria, os imperdíveis ? Estamos realizando o sonho de nosso mais velho de conhecer a Alemanha ! Adorei sua página e suas dicas, está sendo muitíssimo útil para o planejamento de nossa viagem.
    Desde já muitíssimo obrigada por sua atenção.
    Feliz Ano Novo.
    Fabiana
    P.s: Alguma dica de restaurantes bons para levarmos crianças?

    • avatar Isabel says:

      Oi Fabiana,

      Tudo bem?

      Feliz 2015 para você também.

      O Pergamonmuseum é o mais visitado da cidade e sem dúvidas vale à pena a visita. O Neues Museum (coleção Egípcia) também é muito visitado. Mas tem muita exposição que documenta certos períodos da história, como a Topografia do Terror, então vai muito do interesse de cada. Eu te recomendaria dar uma olhada na lista de museus para ver o que tem a ver com seus interesses para poder priorizar melhor e montar sua listinha de visitas 🙂

      Abs,
      Isabel

  9. avatar Caio Sepúlveda says:

    Olá Isabel. Tudo bem?
    Tenho uma dúvida sobre os passes de museus, que são uma das coisas que mais me interessam em Berlim. Acontece que vou ficar um mês em Berlim e tenho vontade de conhecer nesse período o maior número possível de museus. Porém, só encontrei passes de curta duração ( 48h, 72h e 5 dias). Você sabe se existe algum passe mensal de museus em Berlim?
    Obrigado.

  10. avatar Luciana Godoy Pais says:

    Ola Isabel!

    Gostaria de saber sua opiniao sobre qual dos seguintes lugares devo escolher (nao ha tempo para os tres!), ja que pela internet nao fica tao claro, entrando nos sites, qual eh mais interessante…
    Sao eles:
    *Exposição Alltag in der DDR
    Knaackstraße 97, Prédio 6.2 – Prenzlauerberg – 10435
    *DDR museum
    *CHECKPOINT CHARLIE
    Ou se forem proximos, por gentileza, me diga se eh possivel escolher a ordem do mais ao menos interessante, para quem gosta do tema “ver como era a Alemanha Oriental.”
    Muito obrigada,
    Att.,
    Luciana Godoy Pais.

    • avatar Isabel says:

      Oi Luciana,

      O museu do checkpoint Charlie documenta o muro, as fugas, etc. Os outros dois que você menciona documenta a vida na Alemanha Oriental, a sociedade, trabalho, lazer, enfim o dia-a-dia e são duas exposições bem similares. O Museu do DDR é pago, mas é mais central e a Exposição Alltag in der DDR é gratuita, um pouquinho mais fora do centro (mas tem um espaço maior que o museu).

      Então você pode escolher o museu do Checkpoint + uma destas exposiçõês/museu.

      Abs,
      Isabel

  11. avatar Roberto says:

    Parabéns pelo blog!! Fantástico!! Vou com minha esposa para Berlin na segunda semana de julho e gostaria de saber se é necessário comprar tickets para os museus com antecedência ou se na hora é tranquilo para entrar. Obrigado!!

    • avatar Isabel says:

      Obrigada Roberto pelo elogio ao blog.

      Movi tua pergunta pois tem mais a ver com esta categoria.

      Geralmente não há grandes filas nos museus de Berlim (só quando há alguma exposição especial), geralmente pode comprar os ingressos tranquilamente na hora.

      Abs,
      Isabel

  12. avatar Laís says:

    Olá. Queria saber se nos museus tem descrições em inglês (especialmente no museu histórico alemão e no judaico).
    Obrigada!

Deixe seu comentário

*